Turismo
Semana Santa aquece turismo religioso na Bahia
A Procissão de Ramos saiu na manhã deste domingo (13), do Campo Grande, em direção à Praça Municipal, onde houve a missa campal
Milhares de fiéis, entre baianos e turistas, lotaram as ruas do Centro de Salvador neste domingo (13), na celebração do Domingo de Ramos, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes da crucificação. O evento abriu as comemorações da Semana Santa e teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações para o incremento das atividades turísticas ligadas ao catolicismo.
A Procissão de Ramos saiu pela manhã do Campo Grande, em direção à Praça Municipal, onde houve a missa campal, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal dom Sérgio da Rocha. Ele destacou o significado da data para os católicos. “O Domingo de Ramos é o início da caminhada da Semana Santa, seguindo os passos de Jesus, desde a entrada em Jerusalém, quando ele foi saudado pelo povo com ramos nas mãos, até a sua crucificação e ressurreição. Uma só paixão e morte, na cruz, para chegarmos, juntos, na vitória pascal”, explicou o arcebispo.
“Estamos na fé em Cristo, para que sejamos pessoas melhores, levando amor e paz nos corações, principalmente, a caridade para os nossos irmãos que mais necessitam”, defendeu Fátima Silva, do movimento Legião de Maria.
Na passagem pela Rua Chile, a procissão foi saudada por turistas franceses, que vieram no voo direto de Paris para Salvador, da Air France, e estão hospedados no Hotel Fera Palace. Eles tiraram fotos da celebração e fizeram o gesto da paz para os fiéis.
Movimento no turismo religioso
A Semana Santa é sempre um período de grande movimentação de visitantes na Bahia, em suas 13 zonas turísticas, onde acontecem celebrações religiosas e iniciativas com outras características. Destaque para os espetáculos da Paixão de Cristo, em Bom Jesus da Lapa (Caminhos do Oeste) e Esplanada (Costa dos Coqueiros); a Procissão do Fogaréu, em Serrinha (Caminhos do Sertão); e a Feira de Caxixis, na cidade de Nazaré (Baía de Todos-os-Santos). Os eventos têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e de outros órgãos.
“Costumamos dizer que na Bahia não existe baixa estação no turismo, devido à diversidade de opções que o estado oferece, após o verão. O feriado da Semana Santa é um bom exemplo disso. Seja por meio da fé ou do interesse de apenas descansar e se divertir, os visitantes podem desfrutar de experiências marcantes. Este ano, estamos apoiando vários eventos religiosos e culturais, com expectativa de um grande fluxo turístico, na capital e no interior”, pontua o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Turismo
Bahia e França ampliam parceria para turismo sustentável com expansão do PROT’AIR
Projeto chega ao Baixo Sul e reforça ações de conservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento comunitário
A cooperação internacional entre a Bahia e a França avançou nesta terça-feira (4) com a expansão do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável e Áreas Protegidas França-Bahia para o município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do estado. A adesão foi oficializada durante visita técnica da comitiva francesa à região, marcada pela assinatura da carta de compromisso.
A iniciativa integra uma série de encontros estratégicos que fortalecem a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França. O objetivo é promover a valorização das áreas protegidas, o desenvolvimento territorial sustentável e o turismo de base comunitária.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a ampliação do PROT’AIR reafirma o compromisso da Bahia com práticas sustentáveis e inclusão social. “A escolha do Baixo Sul traz características de agrofloresta, agricultura sustentável, turismo comunitário e preservação ambiental”, destacou.
Durante a visita, a comitiva conheceu experiências na comunidade quilombola Jatimane, onde o turismo comunitário impulsiona renda e preserva tradições. Pedrina Rosário, liderança local, ressaltou que a iniciativa mantém moradores no território com qualidade de vida e dignidade.
O projeto, inspirado no selo francês Valeurs Parc, busca criar um modelo baiano de certificação para produtos e serviços sustentáveis associados às unidades de conservação. A primeira etapa foi implantada na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e agora avança com diagnóstico turístico e ações de gestão.
A agenda também incluiu reuniões com agricultores familiares em Taperoá e apresentações culturais que celebraram a identidade local.
A cooperação ganha ainda mais destaque nesta quarta-feira (5), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron em Salvador para o Fórum Nosso Futuro, dentro do Festival Nosso Futuro, que reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras em sustentabilidade e clima.
Turismo
Bahia lança projeto piloto de turismo inteligente em Morro do Chapéu
Plataforma digital conecta empreendedores locais ao mercado global e impulsiona desenvolvimento sustentável
O Governo da Bahia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur-BA), lançou oficialmente nesta sexta-feira (31) o projeto Visite a Bahia, que tem como objetivo posicionar o estado como referência em turismo inteligente. Morro do Chapéu foi escolhido para sediar a iniciativa piloto, que integra micro e pequenos empreendedores ao mercado global por meio da plataforma digital Visite a Bahia – Morro do Chapéu.
Desenvolvido em parceria com a traveltech Just Travel e a prefeitura local, o projeto oferece um ecossistema digital que reúne hospedagem, alimentação, guias turísticos e experiências regionais, operando em multimoedas e multi-idiomas. A solução elimina barreiras tecnológicas e amplia a visibilidade dos negócios locais.
Durante a cerimônia de lançamento, empreendedores certificados após treinamento realizado na última semana foram habilitados para operar a plataforma. O diretor de Certificação e Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges, destacou que a iniciativa promove integração territorial e valorização das identidades baianas. “O Visite a Bahia – Morro do Chapéu é mais do que uma plataforma digital, é um convite para descobrir tudo o que torna esse destino único”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, ressaltou que o projeto é um instrumento para impulsionar o interior do estado. “O turismo vai dialogar com comércio, serviços e varejo, gerando emprego e renda”, disse. A prefeita Juliana Araújo celebrou a escolha do município como pioneiro entre os 417 da Bahia, reforçando o potencial da região.
Além das autoridades estaduais e municipais, representantes da Just Travel e empreendedores locais participaram do evento, que marca um passo importante para consolidar Morro do Chapéu como destino turístico estratégico.
Turismo
Bahia se consolida como polo de turismo de negócios
Com a realização inédita da Exposibram em Salvador, estado atrai atenção global e fortalece sua vocação para o turismo corporativo
A Bahia é palco, pela primeira vez, da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos principais eventos do setor no mundo, que acontece no Centro de Convenções Salvador até quinta-feira (30). Com quatro dias de programação, o encontro reúne 400 expositores das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia, com apoio do Governo do Estado, e expectativa de atrair 30 mil participantes.
Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promove ações de receptivo cultural e divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com destaque para a capital e seu entorno. A iniciativa reforça a diversificação da oferta de produtos e experiências turísticas.
“A vinda inédita desse grande evento para a Bahia é resultado do trabalho de captação de encontros corporativos, que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o turismo de negócios nos destinos em que eles acontecem, com Salvador em destaque pela sua agenda mais intensa”, afirmou Giulliana Brito, titular da Setur-BA em exercício, durante a abertura da Exposibram.
Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), também celebrou a escolha da capital baiana: “A Bahia é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta potencialidade ainda a ser explorada. É uma felicidade termos escolhido Salvador para sediar nosso evento, também pela sua rica história e cultura.”
A programação cultural da Exposibram inclui apresentações de ícones da música baiana como Bell Marques, Luiz Caldas, Olodum, Timbalada, Leo Stakazero e Targino Gondim, além de um festival gastronômico com culinária típica.
Eventos diversificados movimentam Salvador e o interior
Além da Exposibram, Salvador recebe nesta semana o 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM) e o 13º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), ambos com apoio da Setur-BA.
No último fim de semana, a secretaria também patrocinou eventos em diferentes zonas turísticas: a 13ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o Festival Náutico Outubro Rosa na Marina da Penha, o Fórum Mundial de Afroturismo em Camaçari, o 32º Encontro Brasileiro dos Comerciantes de Material de Construção na Praia do Forte, e o Pedal dos Jogos da Integração em Valente.
-
Políticahá 3 diasJerônimo Rodrigues destaca eficiência da cooperação entre os poderes
-
Agriculturahá 3 diasAgricultura familiar chega ao prato dos trabalhadores do VLT em Salvador
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (4)
-
Segurançahá 3 diasPolícia Civil deflagra Operação Freedom contra facção criminosa no Nordeste

