SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Comunicação

Secretários de Comunicação criam conselho e elegem Curvello presidente

Os gestores estão finalizando uma carta com as principais metas do conselho nacional para os próximos anos

Publicado

em

pública. Esses foram temas que orientaram o 1º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social, realizado
Foto: Divulgação

Debates sobre a comunicação pública nas diferentes regiões do país, o combate à desinformação e às fake news e a importância do diálogo com os órgãos de controle, para aprimoramento da gestão pública. Esses foram temas que orientaram o 1º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social, realizado nesta quinta-feira (15), no Fera Palace Hotel, Centro Histórico de Salvador. No evento, que reuniu gestores e representantes de 22 estados brasileiros, foi criado o Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação.

O secretário de comunicação da Bahia, André Curvello, foi eleito presidente; a secretária do Espírito Santo, Flávia Mignoni, atuará como vice-presidente, e a secretária do Amapá, Ilziane Launé, vai secretariar. André afirmou que dará o ponta pé inicial na atuação do Conselho. “A pedido dos colegas secretários, vou dar uma colaboração, no sentido de fortalecer o Conselho, que é totalmente democrático. O propósito é fortalecer a comunicação pública no Brasil”, afirmou Curvello.

Para o secretário de comunicação de Sergipe, o Conselho será uma forma de atuar com base em normativas, além de ter referência do trabalho realizado em outros estados. “A expectativa é de que traga uma normativa, busque uma forma de encontrar resolutividade de forma conjunta, defina um eixo para que, em uma só voz, possamos deliberar sobre questões relativas à comunicação frente à sociedade’’.

Os gestores estão finalizando uma carta com as principais metas do Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação para os próximos anos, com base no que foi discutido durante o 1º Fórum.

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues esteve presente no evento como chefe do Executivo, para escutar os secretários e falou da importância da comunicação pública para o fortalecimento da democracia. Também participaram, na parte da manhã, o vice-governador Geraldo Júnior, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Inaldo Paixão, e a procuradora Luciane Rosa Croda, representando a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

ANÚNCIO

Comunicação

Presidente da Abracom participa de evento sobre IA na comunicação

O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano

Publicado

em

bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA
Publicitária Yasmin Cardim e o presidente da Abracom, Fábio Santos. Foto: Divulgação

A próxima edição do “Abará About”, evento organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que, nesta edição, contará com a co-realização da ABRACOM-Bahia, promete trazer discussões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo. Marcado para esta quinta-feira (31), a partir das 17h, no HUB Lighthouse, no bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores. O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano. 

“Nestes encontros, temos demonstrado como as tecnologias de IA potencializam o trabalho dos profissionais de comunicação e como é fundamental desenvolver habilidades para manejar estas ferramentas”, afirma Lucas Reis, presidente da ABMP, e responsável pela mediação da roda de conversa. 

O evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público, contará com a presença de Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN, que pela primeira vez desembarca na Bahia à frente da entidade e Yasmin Cardim, publicitária e coordenadora do Portal Umbu. A abertura da roda de conversa ficará a cargo de Monique Melo, jornalista, CEO da Texto e Cia e diretora regional da Abracom Bahia. Os interessados em participar deste momento de aprendizado e troca de experiências podem garantir suas vagas através da plataforma Sympla, pelo site https://www.sympla.com.br/evento/ia-na-comunicacao-e-jornalismo-usos-praticos-e-tendencias/2696717 . 

“É de suma importância debatermos os desafios e as melhores práticas e resultados da IA na comunicação corporativa. Não podemos ficar de fora desta nova realidade. Será um encontro que vai proporcionar muito conhecimento, inovação, conexão e networking”, declara Monique Melo. 

O presidente da Abracom, Fábio Santos, apresentará aos presentes, insights sobre o uso da IA na assessoria de comunicação. Segundo Fábio, a inteligência artificial generativa entrou em nossas vidas para ficar. “Todos os profissionais minimamente antenados já estão experimentando usos para a IA. Mas ainda estamos longe de vivenciar toda a transformação que essa tecnologia vai gerar nos modos como trabalhamos. Essa transformação está em construção e logo se tornará realidade. Quem não se preparar para esse momento corre o risco de ficar fora do jogo”, declara. 

ANÚNCIO

Para a publicitária e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, Yasmin Cardim, que levará orientações sobre o uso da IA no jornalismo, a ferramenta não significa a substituição de jornalistas, mas sim a potencialização de suas habilidades. “O uso da inteligência artificial traz inovações valiosíssimas para o jornalismo ao mesmo tempo que gera muitas controvérsias, especialmente no que diz respeito à ética. O uso da IA é um tema que exige uma reflexão de muita cautela e cuidado, e é justamente essa discussão que abordaremos nesta edição do Abará About”, comenta. 

Com a realização deste evento, a ABMP e a ABRACOM-Bahia reafirmam seu compromisso em promover o desenvolvimento e a atualização dos profissionais baianos, contribuindo para o fortalecimento do mercado publicitário e de comunicação no estado. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de comunicação ampliarem seus conhecimentos sobre as aplicações práticas da IA e as tendências que moldarão o futuro do setor. 

Continue Lendo

Comunicação

Morre Cid Moreira, aos 97 anos

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, tratando de uma pneumonia

Publicado

em

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira,
Foto: Reprodução

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. 

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. 

O jornalista, locutor e apresentador, Cid Moreira, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. Ele estava tratando uma pneumonia no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. 

Natural de Taubaté (SP), Cid Moreira nasceu em 29 de setembro de 1927 e começou sua carreira na rádio Difusora de Taubaté, como contador aos quinze anos. Como sua voz era muito bonita e grave, foi convidado para ser locutor. 

Cid foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, função que ocupou entre 1969 e 1996, sendo um recordista como um âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estreia do Jornal Nacional em 1.º de setembro de 1969 foi com o locutor Hilton Gomes. A última edição de Cid Moreira como âncora do Jornal Nacional ocorreu em 29 de março de 1996, ao lado de Sérgio Chapelin. 

ANÚNCIO

Moreira vivia com sua terceira esposa, Fátima Sampaio, e deixou os filhos, Roger e Rodrigo. 

Continue Lendo

Comunicação

TVE Bahia decide não aceitar propagandas de bets nas suas transmissões

A decisão foi tomada em função dos impactos sociais, econômicos e psicológicos causados por essa atividade

Publicado

em

TV do país a anunciar essa decisão, a TVE Bahia transmite com exclusividade mais de 80 jogos de todos os campeonatos de futebol da
Foto: Reprodução

A TVE da Bahia decidiu que não exibirá mais anúncios publicitários de empresas de jogos eletrônicos – conhecidas como “bets” – durante as transmissões dos campeonatos de futebol que a emissora exibe no estado. Primeira emissora de TV do país a anunciar essa decisão, a TVE Bahia transmite com exclusividade mais de 80 jogos de todos os campeonatos de futebol da Bahia e chega a ser líder de audiência. A decisão foi tomada em função das recentes informações que circularam no país sobre os impactos sociais, econômicos e psicológicos causados por esse tipo de atividade, especialmente entre trabalhadores, jovens e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família.

“Como uma emissora pública, a TVE reafirma seu compromisso com o bem-estar da população baiana e a diminuição das desigualdades sociais e econômicas. Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas; pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos, impactos perversos e educar a população”, afirmou o diretor geral, Flávio Gonçalves.

A TVE Bahia tem se destacado desde 2016 por sua cobertura de eventos esportivos, especialmente os campeonatos de futebol que envolvem clubes e seleções do estado. Além da série A do Campeonato Baiano de Futebol, a TVE ainda exibe a Série B, o Sub-20, Sub-17, Estadual Feminino, a Copa 2 de Julho (Sub-15) e o Campeonato Intermunicipal de Futebol. A exibição ao vivo na TV aberta está disponível para 12 milhões de pessoas e as partidas ainda estão disponíveis no canal do Youtube da emissora. Nos últimos anos, empresas públicas e privadas têm anunciado suas marcas durante as transmissões dessas competições na TVE Bahia.

“Sabemos que os brasileiros e baianos são apaixonados por futebol e a audiência da TVE é enorme durante os jogos. Por isso, vamos continuar apresentando a oportunidade para as agências de publicidade que atendem clientes públicos e privados. Esses recursos são importantes para realizarmos novos investimentos que qualificam e ampliam as transmissões dos jogos”, disse o diretor geral da emissora.

Continue Lendo

Mais Lidas