SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Olodum agita Pelourinho com ensaio da “Terça da Bênção”

Evento integra programação do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria” e promete música, cultura e festa para baianos e turistas

Publicado

em

O maior grupo percussivo de samba-reggae do mundo, Olodum, comanda nesta terça-feira (6) uma noite de música, cultura e
Foto: Lucas Rosário

O maior grupo percussivo de samba-reggae do mundo, Olodum, comanda nesta terça-feira (6) uma noite de música, cultura e entretenimento no Pelourinho. A partir das 19h, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, o tradicional ensaio da “Terça da Bênção” integra a programação do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). A promessa é de muita energia e a força dos tambores para animar baianos e turistas. 

Como convidados especiais, sobem ao palco os grupos Jammil e Babado Novo, garantindo ainda mais animação. Os ingressos estão à venda antecipadamente pela internet e também na bilheteria do evento. 

Antes do show principal, a festa começa nas ruas do Centro Histórico com um cortejo itinerante da Escola Olodum, que forma novos artistas, acompanhado pelos tradicionais bonecões do coletivo Mamolengo da Bahia. A saída está prevista para 18h30, com concentração na Rua Alaíde do Feijão, e participação gratuita. 

O samba também tem espaço garantido na programação. O grupo Samba Pra Rua se apresenta no Largo Tereza Batista, às 19h, com ingressos vendidos online e presencialmente. Já no Largo Pedro Archanjo, às 20h, o grupo Movimenti o Trio promete uma mistura de ritmos, com entrada gratuita, passando por clássicos do axé, releituras da MPB e sucessos dos anos 2000. 

Programação completa desta terça-feira (06/01): 

Ruas do Pelô 

ANÚNCIO
  • 18h – Mamolengo da Bahia e Escola Olodum (Gratuito) 

Largo Tereza Batista 

  • 19h – Samba Pra Rua (Ingressos online e físicos) 

Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba 

  • 19h – Olodum e convidados (Ingressos online e físicos) 

Largo Pedro Archanjo 

  • 20h – Movimenti o Trio (Gratuito) 

Carnaval 2026

Carnaval antecipado em Itabuna tem 45 atrações e expectativa de público recorde 

Festa retoma tradição após quatro anos e promete movimentar turismo e economia no Sul da Bahia 

Publicado

em

O Carnaval antecipado de Itabuna, que acontece de 22 a 25 de janeiro, foi lançado na noite desta terça-feira (6), no Centro de
Foto: Eduardo Bastos/Ascom Setur

O Carnaval antecipado de Itabuna, que acontece de 22 a 25 de janeiro, foi lançado na noite desta terça-feira (6), no Centro de Cultura Adonias Filho, com shows, bandas de percussão, fanfarra, desfile de fantasias e mascarados, manifestações populares e presença de autoridades e representantes de religiões de matriz africana. A cerimônia também homenageou o Mestre Sabará, baterista de 91 anos que dá nome ao circuito da folia, o bloco Maria Rosa, considerado o mais antigo da Bahia, com 95 anos, e foliões LGBT+. 

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA, e do Ministério do Turismo, a festa retoma uma tradição interrompida desde 2020 e tem como meta se tornar o maior Carnaval fora de época do Brasil, impulsionando a economia e o turismo regional. Foram anunciadas 45 atrações, incluindo Bell Marques, Léo Santana, Jau, Psirico, Xanddy Harmonia, Timbalada e Filhos de Jorge. Como novidade, os artistas farão duas voltas no circuito. 

“A Bahia já tem o maior Carnaval do mundo, distribuído entre as 13 zonas turísticas, e estamos lançando em Itabuna o maior Carnaval antecipado do Brasil”, afirmou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA. 

A expectativa é ultrapassar 120 mil pessoas por dia, segundo o prefeito Augusto Castro, o que deve gerar negócios e fortalecer o comércio local. A programação inclui ainda a 45ª Lavagem do Beco do Fuxico, no dia 17, Bailinho Infantil, Espaço Kids, Torre de DJs, além de ações sociais e ambientais. Para a segurança, serão mobilizados 400 policiais militares e equipamentos de videomonitoramento. 

“O Carnaval estava fazendo muita falta e, com estas atrações, tem tudo para ser um dos melhores do país”, comemorou Maciel de Souza, comerciário itabunense. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Agronegócio

Pecuária baiana projeta crescimento em 2026 com foco em tecnologia e diversificação

Bovinocultura, leite, aves e suínos lideram expansão; estado mantém posição de destaque na caprinovinocultura nacional

Publicado

em

Quatro atividades devem seguir como principais impulsionadores da pecuária baiana em 2026: bovinocultura de corte, produção leiteira
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Quatro atividades devem seguir como principais impulsionadores da pecuária baiana em 2026: bovinocultura de corte, produção leiteira, avicultura e suinocultura, que deve ampliar sua participação na economia local. Além disso, a Bahia continuará como líder nacional na caprinovinocultura, segundo projeção da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

O secretário Pablo Barrozo destaca que políticas públicas e iniciativas do Governo do Estado vêm fortalecendo o setor. “Esse conjunto de ações cria um ambiente favorável para que o pecuarista baiano aproveite as oportunidades disponíveis, gere riqueza e contribua para o crescimento econômico e social da Bahia”, afirma.

Destaques do setor:
  • Bovinocultura: Bahia é líder no Nordeste e ocupa a 7ª posição nacional, com rebanho estimado em 14 milhões de cabeças. Em 2024, o Valor Bruto da Produção (VBP) da carne bovina chegou a R$ 5,9 bilhões.
  • Leite: 8ª maior potência nacional, com produção anual de 1,27 bilhão de litros e VBP de R$ 1,3 bilhão.
  • Avicultura: Bahia está entre os maiores produtores de frango de corte do país, ocupando a 9ª posição nacional.
  • Suinocultura: Em expansão, com modernização e tecnificação, consolidando-se como atividade estratégica.
  • Caprinovinocultura: Predominante no semiárido, reforça a agricultura familiar e atende à demanda por carnes magras.

A Seagri aponta ainda para maior adoção de tecnologias voltadas à sanidade animal, melhoramento genético, manejo sustentável e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), garantindo mais competitividade e sustentabilidade.

Continue Lendo

Cultura

Pelourinho ferve com música, dança e alegria no projeto “Verão na Bahia”

Evento gratuito reúne artistas consagrados e atrações para toda a família no Centro Histórico de Salvador 

Publicado

em

Independente da idade ou preferência musical, quem esteve no Pelourinho neste domingo (4) aproveitou um dia de pura animação
Foto: Ascom/Secult-BA

Independente da idade ou preferência musical, quem esteve no Pelourinho neste domingo (4) aproveitou um dia de pura animação nos palcos e largos do Centro Histórico. Foi mais uma etapa do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), que leva cultura, arte e entretenimento para baianos e turistas. 

A festa contou com apresentações da Banda Didá, Viola de Doze, Tio Paulinho e VP in Samba, que fizeram centenas de pessoas dançarem pelas ruas do Pelô. A turista Rosemara Santos, de Guaratinguetá (SP), destacou a organização e a diversidade musical: “Adorei que as barracas estão bem organizadas, ouvi muita música boa em várias praças e até os banheiros estavam bem cuidados”, comemorou. 

A Banda Didá arrastou uma multidão pelas ruas antes de chegar à Praça Tereza Batista, onde o samba-reggae tomou conta do espaço. Já a criançada se divertiu com as gincanas e brincadeiras comandadas por Tio Paulinho, que celebrou a iniciativa: “Incentivar a cultura dentro de um patrimônio como o Pelourinho é uma satisfação enorme”. 

E a festa continua: nesta segunda-feira (5), o Cortejo Afro anima o Largo Quincas Berro D’Água, enquanto Gal do Beco leva música pelas ruas do Pelô, a partir das 18h30, em mais uma programação gratuita do projeto. 

Continue Lendo

Mais Lidas