Cultura
Museu do Saneamento participa da 22ª Semana Nacional de Museus
O MuSa preparou uma programação especial para estudantes da rede pública e particular e para grupos de docentes

De segunda a sexta-feira (13 a 17 de maio), o Museu do Saneamento Embasa (MuSa) participa da 22ª edição da Semana Nacional dos Museus, evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração do Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, o Museu do Saneamento preparou uma programação especial para estudantes da rede pública e particular e para grupos de docentes de unidades de ensino próximas ao MuSa.
Além disso, na quarta-feira (15), a partir das 9h, o Webinar “Pesquisas acadêmicas com acervos arqueológicos: possibilidades de parcerias institucionais” terá transmissão aberta aos interessados pelo link: https://online.evnts.com.br/evento/webinar-musa.
O encontro online contará com palestras de Jarryer Pinheiro, arqueólogo da Embasa que vai abordar o papel do museu como local de pesquisa; e de Morgana Ribeiro, doutoranda em Arqueologia, que apresentará sua pesquisa de doutorado, incluindo os resultados obtidos através do acervo do MuSa. Os participantes receberão certificado de participação com carga horária de duas horas.
História
O MuSa está instalado em um prédio de estilo colonial, tombado pela Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), no bairro da Caixa D’Água. No local onde está instalado o MuSa foi construído, na segunda metade do século XIX, o primeiro reservatório de água do país pela Companhia do Queimado, primeira distribuidora de água canalizada do Brasil. No acervo do MuSa destacam-se peças e equipamentos utilizados pela Embasa, além de artefatos resgatados em sondagens arqueológicas durante obras realizadas pela empresa em diversas partes do estado.
O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A marcação de visitas pode ser realizada através do site www.embasa.ba.gov.br (menu A Embasa>Museu).
Cultura
Rio de Contas vive a magia da Noite das Lanternas
O evento faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município da região da Chapada Diamantina

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, realizou mais uma edição da Noite das Lanternas, uma das mais antigas expressões do turismo religioso católico da Bahia. O evento, que faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município, teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que acompanhou a emocionante procissão ao lado de moradores e visitantes.
“Essa é uma celebração muito forte para nós, uma caminhada, levando as luzes que iluminam os caminhos da gente pela paz, para que Rio de Contas possa ter um bom desempenho na geração de emprego, na educação da meninada, na juventude”, disse Jerônimo na saída do cortejo, que partiu da Igreja Matriz, passando pelas ruas do Centro Histórico em direção a Igreja de Nossa Senhora Santana.
Tradição
Com mais de 300 anos de história, a Noite das Lanternas mantém viva uma tradição única: na véspera do feriado de Corpus Christi, todas as luzes da cidade são apagadas e a população segue em procissão pelas ruas, iluminando o caminho apenas com lanternas. Ao fim da caminhada, a fé e a cultura se unem em uma missa seguida de um show musical nas sacadas dos casarões coloniais.
Dona Ezaide Santos nasceu em Rio de Contas e mora em São Paulo. Há 45 anos retorna à terra natal para a celebração. Um momento de muita emoção. “É a coisa mais linda. Acabei de falar pra minha amiga que pra mim não tem outra festa, tem que ser Corpus Christi. É linda! A emoção toma conta, principalmente quando canta o hino de Rio de Contas. A festa comove muito”.
De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a festa religiosa é também uma grande vitrine para o turismo da região. “O governo apoia essa festa porque, além de valorizar essa nossa cultura, herança da colonização portuguesa, nós também incrementamos o fluxo turístico do estado. Esse trabalho que nós desenvolvemos nas 13 zonas turísticas da Bahia, colocou o estado na liderança do turismo nacional”, destacou o secretário.
São João 2025
Público prestigia shows da primeira noite no Parque de Exposições
Os festejos no local, seguem até segunda (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas, nos seis dias de festa

A abertura do São João de Salvador na noite desta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, na avenida Paralela, contou com grandes atrações musicais com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Os festejos juninos no local, seguem até segunda-feira (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas de diferentes ritmos, nos seis dias de festa.
A banda baiana Seu Maxixe foi uma das primeiras atrações da noite, levando todo o seu romantismo e sofrência para o palco. “Abrimos o melhor e maior São João da Bahia com chave de ouro. Foi um show especial. São João é uma festa democrática, para todos. Quem quiser vir, venha, curtir e se divertir, está todo mundo em paz aqui. Trouxemos a característica do Seu Maxixe que são releituras de músicas que mexem com o coração da galera”, afirmou o vocalista Rafa.
Acompanhada pelo marido, a ajudante de cozinha, Maria Anisia, 37 anos, estava curtindo todas as músicas da banda baiana e aproveitando bastante a festa. “Está top, perfeito, cerveja gelada, sem chuva. Um som gostoso e especial. Agora vou esperar o cantor Leonardo”, disse.
Ícone da música sertaneja nacional e com canções bem conhecidas pelo grande público, como “Temporal de Amor” e “Não aprendi a dizer adeus”, o cantor Leonardo é a atração mais esperada da noite também para a enfermeira Bárbara Souza, de 53 anos. “Estou ansiosa para cantar todas as músicas antigas dele. Vai ser demais!”, disse.
Nesta quarta-feira (18), se apresentam também as bandas: É o Tchan, Escandurras, Manu Bahtidão, Péricles e Leonardo, Matheus Fernandes, Priscila Sena e Iguinho e Lulinha.
Bahia Sem Fome
Combinando tradição e solidariedade, um ponto de coleta do Programa Bahia Sem Fome também foi montado na entrada do parque, para o público que deseja contribuir com alimentos não perecíveis.
Programação completa
19/06 (QUINTA-FEIRA)
- JOÃO GOMES
- SIMONE MENDES
- XAND AVIÃO
- THIAGO AQUINO
- MASTRUZ COM LEITE
- DANNIEL VIERIA
- BANDA LÁ FURIA
- FÁBIO CARNEIRO
- JUCIÊ
20/06 (SEXTA-FEIRA)
- BELL MARQUES
- DEL FELIZ
- TIERRY
- MURILO HUFF
- ISRAEL E RODOLFFO
- PSIRICO
- KART LOVE
- PEDRO LIBE
- PIRILAMPO
21/06 (SÁBADO)
- SOLANGE ALMEIDA
- NATANZINHO LIMA
- BELO
- TONY SALLES
- DAN VALENTE
- TIO MANÉ
- NUZIO MEDEIROS
- TAYNÁ AGAZZI
- FILOMENA BAGACEIRA
22/06 (DOMINGO)
- LÉO SANTANA
- GUSTAVO MIOTO
- TARCÍSIO DO ACORDEON
- PAPAZONI
- TAYRONE
- PAGODART
- TIMBALADA
- MIKAEL SANTOS
- MARQUINHOS NAVAIS
23/06 (SEGUNDA-FEIRA)
- DORGIVAL DANTAS
- ZÉ VAQUEIRO
- PABLO
- SILVANO SALLES
- PARANGOLÉ
- LARISSA MARQUES
- BERGUINHOS
- JÚ MÁRQUES
- KIKO CHICABANA
Agronegócio
Brasil se declara país livre da gripe aviária
De acordo com o Ministério da Agricultura, o país concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença

O Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras medidas, o prazo de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais.
O anúncio oficial de cumprimento do período de vazio sanitário foi dado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em comunicado enviado nesta quarta-feira (18) à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
“Com a notificação, o país se autodeclara livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)”, informou o ministério.
O único caso confirmado em estabelecimento comercial ocorreu em uma granja no município gaúcho de Montenegro, no dia 16 de maio. A confirmação da doença foi feita no dia 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja contaminada. Conforme previsto em protocolo, foi iniciado, ali, o período de vazio sanitário.
De acordo com o ministério, com o encerramento desse prazo sem novas ocorrências, “o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença”.
Notificações
“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, declarou, por meio de nota, o ministro Carlos Fávaro.
Com o fim do período de vazio sanitário, teve início a etapa de notificação, pelo ministério, dos países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas. A expectativa é de que as relações comerciais sejam restabelecidas o mais rápido possível.
Doença
A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, afeta principalmente aves, mas também foi detectada em mamíferos, incluindo bovinos.
A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.
A doença raramente afeta humanos, e a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas.
-
Políticahá 3 dias
Bahia é palco do 41º Encontro Econômico entre países Brasil e Alemanha
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (17)
-
São João 2025há 2 dias
Festejos juninos movimentam oito zonas turísticas da Bahia
-
Segurançahá 2 dias
Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em ações da Coppa