Meio Ambiente
Especialistas debatem impactos da crise climática no setor de saneamento
O evento acontece nesta quinta-feira (5) no auditório da Universidade Corporativa da Embasa (UCE), no Rio Vermelho, das 9h às 12h
Para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está preparando uma série de ações socioambientais que devem mobilizar um público estimado em 25 mil pessoas na capital e interior do estado em atividades como cine debates, palestras, plantio de mudas, oficinas e caminhadas ecológicas. Em Salvador, o ponto alto da programação da Semana do Meio Ambiente 2025, que traz o tema “Inteligência Sustentável”, será uma mesa-redonda com especialistas que discutirão a interdependência entre meio ambiente, sociedade e inovação no contexto do saneamento básico.
O evento acontece nesta quinta-feira (5) no auditório da Universidade Corporativa da Embasa (UCE), no Rio Vermelho, das 9h às 12h, e será transmitido ao vivo no canal oficial da Embasa no YouTube (@embasaoficial).
Os desafios instaurados pelas mudanças climáticas serão abordados por Paulo Zangalli, professor e pesquisador do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que destacará os impactos de crises hídricas e eventos extremos na prestação dos serviços de saneamento. O diálogo também terá participação de Sueli Conceição, bióloga e doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, e Luciano Queiroz, professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Ufba, que também vão discutir os temas “diálogos territoriais” e “desafios tecnológicos”, respectivamente.
Segundo o gerente Socioambiental da Embasa, Fabrício Tourinho, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para ampliar as ações de mobilização social da empresa, além de estreitar o diálogo com outros setores da sociedade, como as universidades, por exemplo. “Este é um momento oportuno para promover o diálogo com a sociedade, pensar estratégias e buscar soluções tecnológicas sustentáveis”, afirma.
Riscos climáticos e saneamento
Em função de eventos climáticos cada vez mais frequentes e intensos, a Embasa vem reforçando as ações de monitoramento dos mananciais que utiliza para abastecer a população nos 368 municípios atendidos pela companhia em todo o estado.
“Temos presenciado cada vez mais eventos extremos como chuvas abundantes, estiagens prolongadas e enchentes, por exemplo. Torna-se imprescindível o monitoramento contínuo e especializado para garantir a segurança hídrica, a integridade de nossas estruturas e o fornecimento regular dos nossos serviços à população. Por isso, já estamos elaborando um Termo de Referência para contratação de serviços de monitoramento de riscos climáticos, visando fortalecer nossa capacidade de resposta e nos antecipar a este tipo de risco, cada vez mais habitual, infelizmente”, destaca Fabrício.
De acordo com o gerente, este serviço especializado apoia o planejamento de contingência e mitigação de riscos, fortalecendo a tomada de decisões estratégicas e operacionais. “A conservação do meio ambiente e a segurança no abastecimento de água caminham juntas. Esta iniciativa está alinhada às tendências nacionais e internacionais de gestão do setor de saneamento que, cada vez mais, exigem a avaliação de riscos climáticos como condição para o acesso a financiamentos e investimentos, além de contribuir com o cumprimento de metas ambientais e sociais”, sintetiza o gestor. A expectativa de lançamento da licitação para contratação do serviço é ainda no segundo semestre deste ano.
Meio Ambiente
Inmet alerta para onda de calor em oito estados brasileiros
Enquanto uma intensa onda de calor eleva as temperaturas em parte do Centro-Sul do país, a Bahia deve registrar chuvas isoladas no litoral
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para uma onda de calor que atinge os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. De acordo com o órgão, as temperaturas podem permanecer até 5°C acima da média climatológica nessas localidades até o fim da tarde desta segunda-feira (28).
Na Região Centro-Oeste, há previsão de chuvas isoladas no noroeste e na faixa oeste de Mato Grosso. As temperaturas seguem elevadas, com máxima prevista de 40°C em Cuiabá. Já em Brasília, a mínima deve chegar a 20°C.
No Sudeste, o tempo permanece instável em áreas do litoral de São Paulo, do sudeste de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas isoladas. Também há possibilidade de precipitações no sul do Espírito Santo. Entre as capitais da região, a máxima prevista é de 35°C em Belo Horizonte, enquanto o Rio de Janeiro deve registrar temperaturas entre 28°C e 34°C.
Na Região Norte, a previsão indica chuvas acompanhadas de trovoadas em diversas áreas do Amazonas. Pancadas isoladas também podem ocorrer no Acre, Rondônia e Roraima. No Pará, há possibilidade de chuva nas regiões sudoeste, oeste, noroeste, centro e nordeste do estado. Entre as capitais, os termômetros devem variar entre 22°C, em Rio Branco, e 39°C, em Palmas.
No Nordeste, a previsão aponta chuvas ao longo do litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A temperatura máxima entre as capitais da região deve alcançar 39°C em Teresina, enquanto a mínima prevista é de 22°C em Maceió.
Frente fria avança pelo Sul
A semana começa com a chegada de uma frente fria à Região Sul do país, provocando chuvas acompanhadas de trovoadas no Rio Grande do Sul e em áreas do sul, centro e leste de Santa Catarina.
Também há previsão de chuva isolada no oeste e norte catarinense, além de regiões do sudoeste, sul, leste, oeste, centro e Campos Gerais do Paraná. O calor persiste apenas no norte e noroeste paranaense.
Entre as capitais do Sul, a temperatura máxima prevista é de 22°C em Porto Alegre, enquanto Curitiba deve registrar mínima de 16°C.
Meio Ambiente
Possibilidade de granizo no Oeste e Sudoeste da Bahia marca previsão do tempo desta quinta (24)
Fenômeno pode ocorrer de forma isolada em áreas próximas à divisa com Minas Gerais; calor intenso e instabilidades atmosféricas favorecem pancadas de chuva, ventos fortes e trovoadas
Áreas de instabilidade podem provocar queda de granizo em pontos isolados das regiões Oeste e Sudoeste da Bahia, especialmente nas áreas próximas à divisa com Minas Gerais, nesta quinta-feira (24). A previsão é do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (Cocep).
Segundo o órgão, a combinação entre o calor intenso e áreas organizadas de instabilidade atmosférica favorece a ocorrência do fenômeno, principalmente entre a tarde e a noite, acompanhada de pancadas de chuva e rajadas de vento.
Na Chapada Diamantina, também há previsão de pancadas de chuva isoladas, com possibilidade de trovoadas e ventos fortes. No entanto, não há indicação de ocorrência de granizo para a região.
Embora desperte atenção da população, o registro de granizo no Nordeste brasileiro é mais comum do que se imagina. De acordo com os especialistas, os episódios observados na região geralmente envolvem pedras de pequeno porte, sem potencial para causar danos estruturais significativos. A possibilidade prevista para esta quinta-feira é pontual e não significa que todas as cidades próximas à divisa com Minas Gerais serão atingidas.
Previsão do tempo na Bahia
Ainda nesta quinta-feira, a atuação de um sistema frontal aumenta as condições para chuva no Extremo Sul do estado. No Baixo Sul e no Litoral Norte, a influência da brisa marítima favorece pancadas rápidas e isoladas, com baixos volumes acumulados.
Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, a previsão indica aumento da nebulosidade durante a manhã, com possibilidade de chuva passageira e redução das instabilidades ao longo do dia. Nas demais regiões baianas, o tempo deve variar entre sol e nuvens, sem previsão de chuva.
Na sexta-feira (25), as áreas de instabilidade entre a Chapada Diamantina e o Oeste continuam favorecendo pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em pontos isolados. No litoral, a atuação da brisa marítima mantém a possibilidade de chuvas rápidas. Já no Vale do São Francisco, no Norte do estado e em parte do Sudoeste, o predomínio será de tempo seco, com baixos índices de umidade relativa do ar.
As temperaturas seguem elevadas em grande parte da Bahia. Os municípios de Barra e Ibotirama podem registrar máximas de até 40°C nesta quinta-feira. Em Formosa do Rio Preto e Barreiras, os termômetros podem alcançar 39°C. Já em Salvador, a temperatura deve variar entre 23°C e 28°C.
Meio Ambiente
Bahia reforça planejamento para enfrentar possíveis impactos do El Niño no biênio 2026/2027
Reunião entre órgãos estaduais e Defesa Civil Nacional discutiu estratégias de monitoramento, prevenção e resposta a eventos climáticos extremos no estado
Representantes de órgãos estaduais e da Defesa Civil Nacional se reuniram nesta quarta-feira (23), em Salvador, para alinhar ações de monitoramento, prevenção e resposta aos possíveis impactos do fenômeno El Niño na Bahia. O encontro foi realizado na Sala do Portal das Águas, na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A reunião abordou diferentes cenários climáticos associados ao fenômeno e integra o planejamento de proteção e defesa civil para o período de influência do El Niño no biênio 2026/2027. O evento foi promovido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Entre os temas discutidos estiveram os riscos relacionados à estiagem, seca, ondas de calor, queimadas e episódios de chuvas intensas. Também foram debatidas medidas de comunicação de risco e estratégias de atuação adaptadas às características e necessidades de cada região do estado.
De acordo com os participantes, o acompanhamento contínuo das condições climáticas e a adoção antecipada de medidas preventivas são fundamentais para minimizar impactos e fortalecer a capacidade de resposta dos municípios diante de possíveis eventos extremos.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (28)
-
Saúdehá 2 diasCICAN é a primeira unidade do SUS na Bahia a contar com tecnologia PET-CT
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 398 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (28)
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (29)
