SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cidade

Mobilização de vacinação contra Covid-19 no Dia Nacional de Imunização

Cerca de 1,5 mil profissionais da capital baiana tem proporcionado resultados de destaque no Brasil

Publicado

em

Nesta quarta-feira (9) é celebrado o Dia Nacional da Imunização no Brasil. Em Salvador, a mobilização de vacinação contra a Covid-19, principal
Fotos: Jefferson Peixoto/SecomPMS

Nesta quarta-feira (9) é celebrado o Dia Nacional da Imunização no Brasil. Em Salvador, a mobilização de vacinação contra a Covid-19, principal campanha de imunização que foi iniciada em 19 de janeiro deste ano, tem tido um papel fundamental para controlar o contágio do coronavírus. A megaestrutura montada pela Prefeitura – com cerca de 1,5 mil profissionais distribuídos em pontos fixos e drive-thru – tem proporcionado resultados de destaque no Brasil.

Até hoje pela manhã, mais de 1,2 milhão de doses – dentre a primeira e segunda doses – foram aplicadas em Salvador, o que faz do município uma das capitais que mais imuniza contra a doença no Brasil. Segundo indicadores do Vacinômetro, da Prefeitura, 38% dos vacinados são do sexo masculino e 62% do sexo feminino. São números que trazem sentimentos de esperança e orgulho tanto para os profissionais de saúde envolvidos na ação de imunização, quanto para os cidadãos que recebem a vacina.

A técnica de enfermagem Andréa Santos, de 47 anos, há um ano e meio atua com a vacinação. Para ela, que já foi imunizada, o sentimento de salvar vidas é algo que não tem como explicar, ainda mais quando a ação é feita em pessoas que comparecem aos postos para receber a primeira dose e se emocionam com o momento. “Dá vontade de chorar junto, porque chegar até aqui é uma grande vitória”, declarou.

Ela chega sempre às 7h30 em um dos pontos de imunização, na Arena Fonte Nova, monta seu espaço na baia pré-determinada e, com as doses disponibilizadas, chega a vacinar até 350 pessoas por dia. A rotina é quebrada com demonstrações como o recebimento de mimos como bombons, frutas, cartazes e bilhetes, levados pelos cidadãos. A própria Andrea já fez a “dancinha da vacinação” nas redes sociais da Prefeitura. “Sempre com alegria e sorriso estampado no rosto”, concluiu.

Aos 35 anos, Fernanda Teles Carvalho trabalha há 60 dias no esquema de vacinação do município e há quatro anos é técnica de enfermagem. Ela se sente privilegiada e útil por ajudar a população a sair da pandemia. “Nós contribuímos para que o nosso próximo se sinta feliz e isso não tem preço”.

ANÚNCIO
Anúncios

Ela lembrou de um episódio no qual um filho se emocionou bastante com a imunização dos pais. “Choramos todos juntos, os quatro. É gratificante! Muitos dizem que oram por nós, técnicos que estamos aqui nos doando, muitas vezes de domingo a domingo. Estou muito feliz por participar deste momento”, relatou.

Primeira dose

Um dos cidadãos que compareceram ao posto da Arena Fonte Nova para a primeira dose foi o técnico de futebol Vagner Mancini. Para ele, a vacinação é um momento importante na vida de todos. “Sabemos o quanto o pessoal da saúde e todos os demais envolvidos têm se dedicado para que a pandemia diminua a cada dia. Não é só isso, mas o fato de ver que neste momento de maior dificuldade um está estendendo a mão para o outro, me deixa muito feliz e emocionado”, pontuou.

Depois da dose, Mancini garante que manterá os protocolos: máscara, álcool gel e distanciamento. “Muito cuidado e muito zelo por todos na família também, porque temos pessoas mais velhas que estão dentro de casa e acho importante a conscientização da população, porque a educação nessa hora faz a diferença também”.

Aos 54 anos, o pedreiro Nerivaldo Ribeiro Rodrigues foi de bike para a Arena Fonte Nova, diretamente do bairro do IAPI. Feliz com a vacinação, ele comentou estar com o coração totalmente feliz, fazendo a parte dele.

“Cada qual tem que se integrar na sociedade para não dar danos ao próximo. Espero que a vacina chegue para todos, e tem que se conscientizar quem faz paredão, porque prejudica os demais”. Sobre os vacinadores, Nerivaldo foi direto: “o meu sentimento é agradecer a Deus e pedir que guarde todos os profissionais, eu oro muito por todos”.

ANÚNCIO
Anúncios
Sobre o dia

O Dia Nacional da Imunização foi criado no Brasil para chamar atenção da sociedade para a importância da vacinação. Esta é uma eficaz maneira de combater doenças que acometem diversos públicos, como caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras.

No Brasil, existe um Calendário Nacional de Vacinações, que foi instituído através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A ideia é manter um leque de vacinas anualmente para proteger pessoas de todas as idades. São ofertados gratuitamente mais de 40 diferentes imunobiológicos para a população, dentre eles a BGC, Hepatite B, Pentavalente e contra a febre amarela.

Mesmo agora, diante de uma pandemia de Covid-19, não podemos deixar de lado outras patologias que ameaçam a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização, o Brasil tem registrado índices insatisfatórios de cobertura vacinal para algumas enfermidades, como a poliomielite. Dados da entidade apontam que, antes mesmo do Covid-19, a cobertura vacinal para a poliomielite estava em 80%, sendo que o ideal é 95%.

Na campanha de vacinação da gripe, por exemplo, que teve início em 12 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou, até a quinta-feira (3), mais de 230 mil pessoas imunizadas. O número corresponde a apenas 32% do público alvo.

ANÚNCIO
Anúncios

Cidade

Clubinho da Limpurb presenteia crianças no Acupe de Brotas

A ação contemplou dez crianças que, no Dia do Gari, homenagearam os profissionais que atuam na localidade com cartazes e presentes

Publicado

em

a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promoveu mais uma edição do projeto Clubinho da Limpurb, desta vez no
Foto: Ascom/Limpurb

Na manhã desta sexta-feira (27), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promoveu mais uma edição do projeto Clubinho da Limpurb, desta vez no bairro Acupe de Brotas. A ação contemplou dez crianças que, no Dia do Gari — celebrado em 16 de maio deste ano —, fizeram uma surpresa com cartazes, presentes e uma homenagem especial aos profissionais que atuam na localidade.

O Clubinho da Limpurb tem como objetivo fortalecer a humanização do trabalho dos garis e das margaridas desde a infância, despertando o respeito, a empatia e a valorização desses profissionais que mantêm a cidade limpa diariamente. O presidente da Limpurb, Carlos Gomes, destacou que essa edição teve a finalidade de retribuir o carinho que as crianças compartilham diariamente com os agentes de limpeza.

“Quando vi o vídeo, no Dia do Gari, fiquei encantado com o gesto dessas crianças. Junto à nossa equipe, programamos a realização do Clubinho da Limpurb com elas para tentar retribuir esse momento inesquecível que proporcionaram aos nossos heróis”, comentou.

Para Vitória Peixinho, de 32 anos, mãe de uma das crianças, esse é mais um dia que ficará marcado na memória dos pequenos e de todos os moradores da localidade. “É uma felicidade e uma realização para essas crianças, que admiram essa profissão tão digna e humana, que serve a todos nós”, destacou.

Márcio Queiroz, um dos agentes que trabalham no local, ficou bastante emocionado com a iniciativa. “Elas fazem o nosso dia. Esse carinho e essa homenagem são muito importantes para o reconhecimento do nosso trabalho. Acho que temos que retribuir da mesma forma”, comentou.

ANÚNCIO
Anúncios

Os interessados em participar do Clubinho da Limpurb podem se inscrever por meio das redes sociais da pasta ou solicitar a participação pelo Fala Salvador, no número 156.

Continue Lendo

Cidade

Salvamar alerta para riscos com avanço de frente fria em Salvador

A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados a serem tomados

Publicado

em

A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país mudou o cenário de céu azul e calmaria em Salvador.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país mudou o cenário de céu azul e calmaria em Salvador. A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados diante da previsão de ventos fortes e chuvas moderadas a intensas.

De acordo com a Marinha, o sistema afetará a faixa litorânea entre Caravelas e Salvador, com ventos variando de sudoeste a sul e rajadas de até 60 km/h, entre a manhã de quinta (12) e a noite de sexta-feira (13). A orientação é para que navegantes e embarcações de pequeno porte redobrem a atenção e evitem atividades marítimas recreativas durante o período. As informações atualizadas estão disponíveis no site oficial da Marinha ou nos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”.

Diante do cenário, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuará em esquema de plantão para possíveis emergências no litoral soteropolitano. Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o alerta é fundamental, principalmente por conta do comportamento do mar nos próximos dias.

“Observando a frente fria já registrada nas regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sabemos que esse mesmo fluxo deve chegar a Salvador, o que pode provocar ocorrências graves de afogamento. O mar fica mais perigoso, com aumento das ondas, intensificação dos ventos e formação de correntes de retorno. Recentemente, tivemos um caso em que um surfista precisou ser resgatado por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, após ser levado por uma corrente de retorno para longe da costa”, lembra.

A recomendação da Salvamar é evitar o banho de mar e a prática de esportes náuticos, especialmente por pessoas sem experiência. “Pedimos que todos redobrem os cuidados, principalmente com crianças e idosos. Não deixem essas pessoas sozinhas na praia, mantenham sempre o contato visual e a distância de um braço. Assim, conseguimos evitar tragédias. Quando a Marinha emite um alerta, é porque a situação é realmente séria. O ideal é evitar o mar neste fim de semana”, reforça.

ANÚNCIO
Anúncios
Atuação preventiva

A Salvamar atuará com rondas ostensivas na orla, orientando e sinalizando banhistas que se expuserem ao risco. “A galera que tem o costume de pegar o baba de manhã, por exemplo, que evite entrar no mar depois. Se for se molhar, que seja com muito cuidado. Como sempre digo: água acima do umbigo é sinal de perigo”, alerta Dantas.

Estrutura

A Salvamar atua ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Continue Lendo

Cidade

Rótula do Abacaxi terá bloqueios das 21h30 às 5h

A interdição teve início nesta quarta (4) e seguirá até domingo (7)e ocorre entre o supermercado Assaí Atacadista e o acesso à Avenida ACM

Publicado

em

Para a continuidade das obras de construção de um elevado na Rótula do Abacaxi, o trânsito será bloqueado no trecho entre o
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Para a continuidade das obras de construção de um elevado na Rótula do Abacaxi, o trânsito será bloqueado no trecho entre o supermercado Assaí Atacadista e o acesso à Avenida ACM, das 21h30 às 5h. A interdição teve início nesta quarta-feira (4) e seguirá até domingo (7).

Durante as três primeiras noites, os condutores que estiverem vindo da Rótula com destino à Avenida ACM deverão retornar no sentido Avenida Barros Reis, realizar outro retorno em frente à Fiori e seguir pelo elevado da Rótula do Abacaxi, alcançando assim a Avenida ACM. Aqueles que precisarem acessar a Avenida Bonocô poderão utilizar a via marginal em frente ao Supermercado Assaí, onde uma faixa estará livre para permitir o trânsito até a Bonocô.

Nas noites de sábado e domingo, o bloqueio será ampliado, afetando também os veículos provenientes da Avenida Barros Reis com destino ao Cabula/BR-324. Nesses casos, os motoristas deverão seguir pela Avenida Heitor Dias, retornar na Avenida Dois Leões e subir o elevado da Via Expressa, de onde poderão seguir para o Cabula ou descer em direção à BR-324. Os veículos com destino às avenidas ACM e Bonocô deverão utilizar o mesmo trajeto já indicado.

Para orientar condutores, pedestres e passageiros, agentes de trânsito estarão presentes no local. Além disso, painéis luminosos e placas informativas serão instalados para alertar sobre as alterações temporárias no tráfego.

Continue Lendo

Mais Lidas