Pode.com
Lula Oliveira – PODE.com.oficial #012
Hoje o papo é com o baiano, cineasta, roteirista, escritor, um verdadeiro criador de histórias
Gosta de uma boa história? Então sintoniza no canal do Youtube do PODE.com.oficial, nesta quinta (9), às 19 horas, porque hoje o papo é com o baiano Lula Oliveira, cineasta, roteirista, escritor, um verdadeiro criador de histórias.
Há 20 anos, ao colocar a filha Clara Lua para dormir, descobriu esse talento. já se revelava um bom criador e contador de histórias.
Clara Lua tinha entre dois e três anos quando ouviu pela primeira vez a história criada pelo pai, de uma estrelinha que saía do céu para passear sozinha na Terra e não encontrava o caminho de volta para casa.
Agora que Clara Lua já tem 21 anos, Lula resolveu publicar a história que encantava a filha. O livro “A Estrelinha Fujona” será lançado em uma live e inaugura o selo Ouricinho, da Pinaúna. Venha conhecer essa e outras histórias.
Pode.com
João Guisande declama, encena, ri e faz rir nesse bate-papo
O também diretor há dez anos circula com seus projetos entre Brasil e Portugal, com participações em inúmeros festivais
O baiano João Guisande se envolve com teatro, comunicação, audiovisual, educação, memória e humor. Com quinze anos de carreira, desenvolve uma pesquisa centrada no artista criador. Formado em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Guisande é ator, diretor e dramaturgo.
Entre seus principais trabalhos como ator, destacam-se: Amnésis (Melhor ator no Festival de Blumenau (SC), em 2013); Bululú (Melhor Ator no Prêmio Braskem de Teatro, 2016); Foi Por Esse Amor (Melhor Ator no Prêmio Braskem de Teatro, 2019); Laudamuco, Senhor de Nenhures e A Capivara Selvagem.
Como diretor destacam-se: “Sozinha”, “Dois Pesos Duas Medidas” e o projeto “Memória do Teatro da Bahia”. É também um dos idealizadores do Festival Lusoteropolitana que propõe um encontro de criadores e obras artísticas de países lusófonos em Salvador, com três edições já realizadas.
Há dez anos circula com seus projetos entre Brasil e Portugal, com participações em inúmeros festivais, mostras e projetos dedicados às artes cênicas.
Em 2023 encenou o espetáculo “Chovem Amores na Rua do Matador”, texto de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, com “a Bruxa Teatro” grupo de Évora/Portugal e recentemente dirigiu o espetáculo Cúmplices – Transgressões de um Ricardo III que estreou no Janeiro de Grandes Espetáculos 2024, em Recife.
Esse é o convidado do PODE.com, que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h, no Canal do Youtube, com apresentação de Jackson Costa. Confira como foi o bate-papo desses grandes talentos baianos.
Pode.com
A Dama do Pagode mostra porque mulher PODE tudo
Conheça mais Allana Sarah, a mulher que está quebrando paradigmas no Pagodão
Empoderada, cantora, compositora, empresária, preta e favelada. Essa é Allana Sarah, conhecida como A Dama do Pagode. Como a maioria das garotas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, ainda na adolescência já era presença certa nos bailes das favelas onde o pagodão é o que toca nos paredões.
Aos 17 anos iniciou a carreira como dançarina e backing vocal, passando por vários conjuntos musicais. Em 2018, entrou pro grupo “Chefe é Chefe, né pai?” e compôs a música “Dama é Dama” uma resposta para as provocações da canção original. No final de 2019, emplacou “Ai Pai, Pirraça”, que rapidamente virou uma das músicas mais ouvidas de Salvador no verão.
Neste Carnaval de 2023, A Dama teve uma agenda cheia. Comandou seu trio tocando pro povão, fez parceria com Anitta e com Léo Santana, além dos shows no Carnaval do Subúrbio e de Cajazeiras.
Se ligue no PODE.com, nesta quinta-feira (23), às 19h, no Canal do Youtube e saiba mais quem é A Dama do Pagode, a mulher que está quebrando paradigmas no Pagodão.
Pode.com
Moacyr Gramacho e Rose Lima – PODE.com.oficial – #018
O PODE.com.oficial dessa semana é em dose dupla! Jackson Costa recebe Moacyr Gramacho, diretor do Teatro Castro Alves, que realiza sua gestão na reflexão e no fazer artístico. Graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), atua nas áreas de arquitetura, direção de arte em teatro, dança e cinema, além de cenografia e figurino artístico.
A outa convidada é Rose Lima, também arquiteta, formada pela Ufba, pós-graduada em design de produto pela UNEB e atual diretora artística do Teatro Castro Alves.
Acessa o link, siga o canal do PODE.com.oficial no Youtube, ative as notificações para ser avisado dos próximos episódios e confira essa e todas as outras entrevistas disponíveis.
Como você já sabe, o PODE.com.oficial vai ao ar toda quinta às 19h.