SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cerimônia de Posse

Lula e Alckmin são empossados no Congresso Nacional 

O presidente agora empossado foi aplaudido no Plenário lotado da Câmara

Publicado

em

Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, acaba de proclamar empossados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Gerdan/Câmara dos Deputado

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, acaba de proclamar empossados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Lula foi aplaudido no Plenário da Câmara, que está lotado. Logo depois, o primeiro-secretário do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE), fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado por Lula, Alckmin e pelos integrantes da Mesa.  

O mandato dos dois vai até 4 de janeiro de 2027 

No início da sessão solene de posse, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez uma homenagem a Pelé e ao papa Bento XVI. Ele pediu um minuto de silêncio em homenagem ao rei do futebol e ao papa emérito. Pelé morreu na última quinta-feira (29) e Bento XVI morreu nesse sábado (31). 

Na abertura de seu discurso, Lula afirmou que para vencer a eleição foi preciso superar “a mais abjeta campanha de mentiras e ódio” da história eleitoral brasileira, quando, segundo ele, “nunca a máquina pública foi tão desencaminhada” e “nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico”. 

— Foi fundamental a atitude corajosa do Poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre a violência de seus detratores — acrescentou, sob aplausos. 

ANÚNCIO
Anúncios
Revogaço 

O presidente recém-empossado prometeu revogar uma série de atos do governo de Jair Bolsonaro. Segundo Lula, ele vai desfazer todas as injustiças contra povos indígenas, refundar o Ministério da Cultura, anular todos os decretos armamentistas e rever a política de teto de gastos, considerado por ele uma “estupidez”.  

Lula agradeceu ao Senado e à Câmara dos Deputados “pela sensibilidade frente às urgências do povo brasileiro”, ao aprovar em dezembro a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2022, transformada na Emenda Constitucional 126. Ela permite ao novo governo deixar R$ 145 bilhões do Orçamento de 2023 fora do teto de gastos. 

— Diante do desastre orçamentário que recebemos, apresentei ao Congresso Nacional propostas que nos permitam apoiar a imensa camada da população que necessita do Estado para sobreviver — afirmou o presidente da República. 

Cerimônia de Posse

Secretariado de Jerônimo é empossado

A cerimônia foi realizada nesta terça (3), na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

Publicado

em

secretárias da atual gestão estadual foram empossados na manhã desta terça-feira (3), pelo governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Manu Dias/GOVBA

Secretários e secretárias da atual gestão estadual foram empossados na manhã desta terça-feira (3), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo vice, Geraldo Júnior, durante cerimônia realizada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Assumiram os cargos os secretários e a Procuradora Geral do Estado, além de coordenadores de programas voltados para o combate à fome e às políticas para a juventude. 

Na ocasião, durante coletiva de imprensa, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da reforma administrativa para dinamizar e melhorar a gestão pública, considerando as necessidades e a dimensão da Bahia. “Quando a gente modifica a estrutura de controle dos gastos, de captação de recursos, temos que considerar o tamanho do estado e todas as complexidades. E nós vamos interiorizar ainda mais as políticas públicas, por isso, apresentamos um corpo de secretariado com este perfil inovador. Por conta da evolução histórica, temos o objetivo de garantir mais mulheres no nosso secretariado, e trazer mais jovens”, detalhou. 

Dentre as mudanças apresentadas está a extinção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que passa a ser atendida por duas pastas: Justiça e Direitos Humanos (SJDH), sob a gestão do secretário Felipe Freitas, e a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), que tem à frente a titular Fabya Reis. Já a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, foi transformada em Secretaria da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), que passa a ter como gestora Ângela Guimarães.  

Também tomaram posse o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, a Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli, a Superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó e os titulares de duas novas coordenações gerais, a do Programa Bahia sem Fome, que será comandada por Tiago Pereira Costa, e a de Políticas para a Juventude, que terá à frente   Nivaldo Millet. A cerimônia de posse da secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, se dará assim que ela for licenciada do cargo de Deputada Federal. 

Educação e Saúde 

ANÚNCIO
Anúncios

A secretária da Educação Adélia Pinheiro falou sobre as ações para estabelecer estratégias para o desenvolvimento das estruturas educacionais do Estado de forma integrada. “Seguimos com o fortalecimento da educação básica e da relação entre a Secretaria e os municípios, para que possamos ter uma rede estadual fortalecida, recebendo as crianças e os jovens que vêm das redes municipais, seguindo com o ensino médio, o profissional e tecnológico e também com a educação superior, fortalecendo as nossas estaduais. Mas também sempre muito próximos com todas as universidades, institutos federais que compõem a educação superior no nosso estado”, frisou.   

Na pasta da Saúde, a secretária Roberta Santana destaca a importância das políticas públicas para extinção da miséria como essenciais para a conquista de melhores índices na saúde.  “O governador nos faz um grande chamamento, com o desenho da reforma do combate à fome, à pobreza e à desigualdade. Dentro dessa perspectiva a saúde se alinha. Óbvio que quando a gente trabalha no combate à pobreza e à fome, também trabalhamos numa população mais saudável. Temos outras ações em andamento, como a qualificação do acesso. Nos últimos anos tivemos um grande investimento na área, e trabalhamos agora para avançar nos modelos de gestão, no aprimoramento dos processos e dos fluxos”, explicou. 

Continue Lendo

Cerimônia de Posse

Jerônimo participa da posse de Margareth na Cultura

A solenidade foi realizada no Museu Nacional da República e contou com a presença de artistas e de outras autoridades

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda em Brasília, ao longo desta segunda-feira (2), onde participou, no início
Foto: Márcia Espíndola

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda em Brasília, ao longo desta segunda-feira (2), onde participou, no início da noite, da cerimônia de posse da ministra baiana Margareth Menezes no Ministério da Cultura (Minc). A solenidade foi realizada no Museu Nacional da República e contou com a presença de artistas e de outras autoridades. Entre elas a historiadora Lilia Schwarcz, a escritora Elisa Lucinda e a primeira dama do Brasil, Janja Lula.

Durante a cerimônia, o governador falou sobre o simbolismo de ter um dos grandes nomes da música baiana como maior representante nacional da cultura. “Trazer para essa pasta uma artista, uma cantora, uma mulher, uma negra e uma empreendedora social. Margareth tem um projeto muito bonito e faz gestão e articulação entre a cultura e a inclusão. Eu conheço muito bem o projeto de Margareth e tenho certeza que a presença dela no ministério fortalece o papel da cultura brasileira”, frisa

Em sua fala, a ministra destacou o papel social do Ministério da Cultura para o país e para os artistas e “fazedores de cultura”. Ela afirmou que “o Minc é uma conquista da cultura brasileira e dos trabalhadores e trabalhadoras dessa área, que, desde a sua fundação, vêm buscando ter o seu lugar, seu ministério, pelo que ele representa em termos de reconhecimento da sua identidade”.

Durante a tarde, o governador Jerônimo Rodrigues esteve presente nas solenidades de posse dos ministros de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; Além das cerimônias nas quais foram empossados os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Hadadd, ocorridas pela manhã.

Continue Lendo

Cerimônia de Posse

Jerônimo dá posse aos novos secretários nesta terça (3) 

Publicado

em

Nesta terça-feira (dia 3), às 9h, os secretários e secretárias da próxima gestão estadual serão empossados pelo governador Jerônimo

Nesta terça-feira (dia 3), às 9h, os secretários e secretárias da próxima gestão estadual serão empossados pelo governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia vai acontecer na tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mesmo local onde aconteceu, no domingo (1º), a transmissão de cargo de Rui Costa para Jerônimo.  

Pontualmente, às 7h30, antes da posse dos secretários, o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior e os secretários e secretárias de Estado participam de um café da manhã com a imprensa e concedem entrevista coletiva. O encontro com os jornalistas será em um espaço climatizado ao lado da tenda onde ocorrerá a posse, na área verde da Alba.

Secretariado do governador Jerônimo Rodrigues 
  • Secretaria da Administração:  Edelvino Góes 
  • Secretaria do Planejamento:  Cláudio Peixoto  
  • Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação:  André Joazeiro  
  • Secretaria de Segurança Pública: Marcelo Werner  
  • Chefia de Gabinete do Governador:  Adolpho Loyola 
  • Casa Civil: Afonso Florence  
  • Secretaria de Relações Institucionais:  Luiz Caetano 
  • Secretaria de Comunicação Social: André Curvello 
  • Secretaria de Saúde:  Roberta Santana 
  • Secretaria de Educação: Adélia Pinheiro 
  • Secretaria de Justiça e Direitos Humanos:  Felipe Freitas  
  • Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social:  Fabya Reis 
  • Secretaria de Infraestrutura:  Sérgio Brito 
  • Secretaria da Fazenda:  Manoel Vitório 
  • Secretaria da Agricultura: Wallison Oliveira (Tum)  
  • Secretaria do Turismo: Maurício Bacelar 
  • Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: Ângela Guimarães 
  • Secretaria do Meio Ambiente:  Eduardo Sodré Martins 
  • Secretaria de Desenvolvimento Rural: Osni Cardoso  
  • Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Larissa Gomes Moraes 
  • Secretaria de Administração Penitenciária: José Antônio Maia Gonçalves 
  • Procuradoria Geral do Estado: Bárbara Camardelli Loi 
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano:  Jusmari Oliveira  
  • Secretaria de Cultura:  Bruno Monteiro  
  • Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte:  Davidson Magalhães 
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Ângelo Almeida  
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres: Elisângela Santos Araújo  
Continue Lendo

Mais Lidas