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Infraestrutura

Leilão do 5G movimenta R$46,79 bilhões

A informação foi divulgada nesta sexta (5) pela Anatel após o encerramento da análise das propostas

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O leilão do 5G, para selecionar as operadoras de serviços de conectividade utilizando a quinta geração da telefonia móvel, arrecadou R$ 46,79 bilhões.
Foto: Pixabay

O leilão do 5G, para selecionar as operadoras de serviços de conectividade utilizando a quinta geração da telefonia móvel, arrecadou R$ 46,79 bilhões. O valor ficou abaixo dos R$ 50 bilhões previsto inicialmente pelo governo, pois nem todos os lotes foram arrematados. A informação foi divulgada hoje (5) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) após o encerramento da análise das propostas.

De acordo com o órgão, ainda assim, considerando as faixas contratados, houve ágio (valor acima do previsto) de R$ 5 bilhões, cerca de 12%. Nos próximos dias, o governo e a Anatel devem decidir se esse valor total será destinado como outorga ao governo ou se serão revertidos em investimentos no setor.

Segundo a Anatel, é comum em leilões que alguns lotes não sejam contratados. Nesse leilão, mais de 85% de tudo que foi colocado a venda foi comercializado e todas as obrigações de cobertura foram assumidas. Os lotes que sobraram poderão ser reeditados em um novo leilão.

O processo licitatório começou ontem (4), quando as operadoras já em atuação no país, Claro, Vivo e TIM, arremataram o lote principal do leilão, de abrangência nacional, pelo valor de R$ 1,1 bilhão. Além delas, no âmbito regional, empresas atuantes como Sercomtel e Algar Telecom também levaram lotes e seis novas operadoras entrarão em operação no mercado – Winity II, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Neko, Fly Link, Cloud2u.

O leilão consistiu em uma concorrência em quatro faixas de radiofrequências – 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz, que têm finalidades específicas de mercado, divididas em diversos lotes.

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Investimentos previstos

Do valor total arrecadado, R$ 7,4 bilhões (incluído o ágio de R$ 5 bilhões) serão em outorgas para o governo e o restante será utilizado pelas empresas vencedoras em compromissos definidos em edital. O objetivo dessas contrapartidas é garantir investimentos no setor para sanar as deficiências de infraestrutura, modernizar as tecnologias de redes e massificar o acesso a serviços de telecomunicações do país.

“Nosso país tem uma escassez muito grande de internet, tem um deserto digital enorme, e pela primeira vez teremos a garantia e a certeza que todos os valores arrecadados nesse leilão iremos converter em benfeitorias para a população”, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva à imprensa para apresentar os resultados do leilão.

Entre esses compromissos estão as obrigações de investimentos com tecnologia 4G ou superior em áreas sem cobertura, como pequenas localidades e rodovias federais. Para os municípios com mais de 30 mil habitantes, está previsto o atendimento já com tecnologia 5G. Nas capitais e no Distrito Federal, o 5G deverá começar a ser oferecido pelas vencedoras do leilão antes de 31 de julho de 2022 e haverá um cronograma de implantação para as demais cidades até 2029.

Além disso, o edital também contempla recursos para a implementação de redes de transporte em fibra ótica na Região Norte e a construção da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, para sustentação dos serviços de governo. Já os recursos das autorizações da faixa de 26 GHz, cerca de R$ 3,1 bilhões arrecadados, serão destinados a projetos de conectividade de escolas públicas, ainda a serem definidos pelo Ministério da Educação. Esse valor, segundo a Anatel, é significativo e suficiente para garantir cobertura 5G para as escolas de educação básica do país.

Novas tecnologias

O 5G é uma nova tecnologia que amplia a velocidade da conexão móvel e reduz a latência, permitindo novos serviços com conexão com segurança e estabilidade que abrem espaço para o uso de novos serviços em diversas áreas, como indústria, saúde, agricultura e na produção e difusão de conteúdos.

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Diferente das mudanças nas gerações passadas, do 2G, 3G e 4G, não se trata apenas de aumento de velocidade de conexão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações, em especial àquelas relacionadas à chamada Internet das Coisas (IoT), que é o uso coordenado e inteligente de aparelhos para controlar diversas atividades.

Ao conectar objetos do cotidiano – como eletrodomésticos, smartphones, roupas e automóveis – à internet (e entre si), a tecnologia 5G permitirá até mesmo a realização de procedimentos médicos delicados a distância, além de sistemas de direção automática de carros e as mais diversas tecnologias de automação e inteligência artificial, inclusive para a agricultura, a indústria e as cidades.

Infraestrutura

Governo da Bahia ouve comunidades sobre a Ponte Salvador-Itaparica

Essa etapa de oitivas é fundamental para incorporar ao projeto as demandas da população de Itaparica e Vera Cruz

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e informadas em comunidades da área de influência do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Essa etapa de oitivas
Foto: Márcio Lírio

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), deu início a uma série de consultas livres, prévias e informadas em comunidades da área de influência do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Essa etapa de oitivas é fundamental para incorporar ao projeto as demandas da população que vive, trabalha ou desenvolve atividades religiosas nos municípios de Itaparica e Vera Cruz.

Durante as reuniões, são abordadas informações sobre o traçado dos sistemas viários, os programas ambientais que serão implementados durante a construção e as ações que objetivam proporcionar desenvolvimento social e econômico à região.

As oitivas integram o conjunto de ações que vem sendo desenvolvido junto às comunidades que estão na área de influência do projeto da construção da ponte, garantindo o diálogo constante entre todas as partes envolvidas no processo. A preparação das consultas iniciou-se em abril deste ano, com as visitas técnicas em campo para identificação e diálogo com as lideranças das comunidades locais; reuniões informativas para apresentação e escutas sociais sobre a realização das oitivas.

Além da Sepromi, que conduz as escutas e diálogos, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) acompanham os encontros e ficam à disposição para esclarecimentos quando necessário.

Construção coletiva

Após a apresentação, os participantes são convidados a integrar uma oficina colaborativa, divididos em grupos. Juntos, discutem e registram suas expectativas, preocupações e sugestões em relação ao projeto. Essa metodologia ratifica o compromisso de manter o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica conectado aos anseios da população local.

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“As consultas têm como objetivo permitir que os povos e comunidades tradicionais decidam livremente sobre seus próprios interesses, com base em seus valores culturais, sociais e ambientais, diante de medidas administrativas ou projetos que possam impactar seus modos de vida. Busca-se, assim, estabelecer um canal respeitoso e intercultural de diálogo entre o Estado e essas comunidades, reconhecendo seus saberes, práticas e formas próprias de organização social”, destacou Valdicley Vilas Boas, representante da Sepromi na consulta.

O primeiro encontro aconteceu no dia 16 de junho, no Fórum de Itaparica, reunindo a comunidade cigana da Praia da Cajá, Rua do Fórum e Vila Cigana. No dia 18 de junho, foi a vez da comunidade pesqueira, com a participação de pescadores e marisqueiras das localidades de Ponta de Areia, Amoreiras, Areial, Manguinhos, São João Manguinhos, Porto dos Santos, Ilha Verde, Urbis e Bom Despacho, em evento realizado na sede da Colônia Z-12.

O gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Concessionária, Carlos Prates, apresentou o empreendimento à comunidade durante o encontro. “A comunicação transparente é um compromisso da Concessionária com todas as comunidades envolvidas. Estamos aqui para compartilhar informações sobre o projeto, ouvir os anseios dos moradores e construir junto com eles programas e ações que façam sentido para a população local”.

A agenda de encontros segue nas próximas semanas com outras comunidades de pescadores, marisqueiras e povos de matriz africana. O processo de consulta é uma etapa prevista nas condicionantes do licenciamento ambiental do empreendimento e reforça o compromisso do Governo da Bahia e da Concessionária com o diálogo permanente e o desenvolvimento responsável.

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Infraestrutura

Governo do Estado autoriza licitações para obras Tramo IV e compra de trens do Metrô  

Nova estação será construída no Campo Grande, ponto estratégico da capital baiana 

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Rui Costa, autorizou a publicação dos editais de licitação para a implantação do Tramo IV da Linha 1 do Metrô, que vai
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A mobilidade urbana de Salvador avança com mais um passo rumo à integração e modernização do transporte público. Nesta segunda-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizou a publicação dos editais de licitação para a implantação do Tramo IV da Linha 1 do Metrô, que vai ligar a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande, e a aquisição de 10 novos trens que reforçarão a operação do sistema.  

O anúncio foi realizado durante evento, na Praça do Campo Grande, onde será construída a nova estação, considerada um ponto estratégico da cidade por sua proximidade com equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves e com o tradicional circuito do Carnaval. A nova estação está projetada para atender cerca de 11,5 mil usuários por dia, o que reforça o impacto direto da obra na mobilidade do centro da cidade e na vida de milhares de pessoas que circulam por essa região. 

Com 1,105 km de extensão em túnel, a obra do Tramo IV, que será viabilizada pelo Ministério das Cidades em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), está orçada em mais de R$ 1,518 bilhão, no âmbito do PAC Seleções. O edital será publicado nesta terça-feira (10), com a abertura das propostas prevista para o dia 18 de agosto. Além disso, o governador também autorizou o início do processo licitatório para a aquisição de 10 trens modernos, com capacidade para 1.250 passageiros cada, que serão incorporados à frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). O investimento nessa etapa será de R$ 648,4 milhões, sendo R$ 616 milhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do governo estadual. O edital também será publicado no dia 10 de junho, com propostas a serem abertas no dia 1º de setembro. 

Somados, os dois investimentos totalizam R$ 2,166 bilhões, sendo R$ 2,134 bilhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do Estado. Para o governador Jerônimo Rodrigues, os investimentos representam uma resposta direta às demandas da população e o compromisso com o transporte público de qualidade. “É uma alegria, neste momento, autorizar essa licitação para mais um trecho. Estamos ampliando o alcance do metrô, levando mais dignidade, conforto e rapidez para quem depende do transporte coletivo”. O governador ainda acrescentou, “e nossa expectativa é que até o final de novembro, no máximo dezembro, tenhamos a ordem de serviço pronta. Pela regra, a empresa precisa de tempo para ajustar o projeto executivo. E além do ganho de tempo, teremos benefícios com os equipamentos culturais e turísticos da região”, destacou.  

O ministro Rui Costa reforçou a importância da parceria entre os governos federal e estadual: “O PAC está fazendo acontecer. Essas obras são estruturantes, transformadoras e voltadas para melhorar a vida das pessoas. Logo que o presidente Lula assumiu, ele pediu que a gente investisse fortemente em mobilidade urbana, independente de quem fosse o governador do estado. Portanto, são investimentos em todas as capitais brasileiras como Minas Gerais, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Porto Alegre, São Paulo e até na capital do Distrito Federal”. 

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Já o diretor da CTB, Eracy Lafuente, pontuou que: “essa expansão gerará um conforto de quem está na Linha 1 e Linha 2 para chegar nessa região da cidade, onde nós temos museus, carnaval, parte histórica da cidade. Então, nós estamos levando para uma área turística o metrô e endereçando para eventuais expansões para a parte mais sul da cidade. É algo de enorme envergadura, que traz conforto, agilidade, modernidade e revitalização de território na cidade de Salvador”. Ainda de acordo com Eracy, o metrô terá câmeras, sinalização, Wi-Fi gratuito — tanto na nova estação quanto embarcado. 

O evento contou também com a participação de movimentos sociais, vereadores e deputados, além do vice-governador, Geraldo Júnior, da secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e dos secretários de Comunicação, Marcos Di Flora, da Cultura, Bruno Monteiro; do Trabalho e Renda (Setre), Augusto Vasconcelos, e da Casa Civil, Afonso Florence. 

Sobre o Metrô 

O Metrô Bahia é uma obra do Governo do Estado, operado pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. A concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP). O Metrô Bahia é o sistema metroviário que mais cresceu na América Latina nos últimos anos, gerando cerca de oito mil empregos no auge das obras. Com R$ 5,9 bilhões, duas linhas, 42 km de extensão, 20 estações, 40 trens e oito terminais de ônibus integrados, é um dos maiores do país. 

Operação 

No sétimo maior sistema metroviário do Brasil, a CCR Metrô Bahia opera com uma infraestrutura robusta e eficiente, que inclui 38 km de linha metroviária distribuídos em duas linhas. A Linha 1, com 10 estações, liga Águas Claras à Lapa em 23 minutos, enquanto a Linha 2 possui 12 estações e conecta o Acesso Norte ao Aeroporto em 28 minutos. O sistema conta com 22 estações e nove terminais de ônibus integrados, sendo a Lapa uma exceção operada por outra empresa.  

São mais de 400 mil clientes por dia útil e a segurança é prioridade, com mais de duas mil câmeras de monitoramento e mais de 500 agentes de atendimento e segurança. Desde sua inauguração, o metrô da Bahia já realizou mais de 2,3 milhões de viagens, percorreu cerca de 32 milhões de quilômetros e transportou mais de 730 milhões de passageiros. Com cerca de 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos. 

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Infraestrutura

Bahia amplia liderança em energia limpa com novo complexo eólico

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A Bahia deu mais um passo rumo ao protagonismo nacional na produção de energia limpa com a inauguração, neste sábado (7), do Complexo Eólico

A Bahia deu mais um passo rumo ao protagonismo nacional na produção de energia limpa com a inauguração, neste sábado (7), do Complexo Eólico Pedra Pintada. Localizado entre os municípios de Umburanas e Ourolândia, o empreendimento da Enel Green Power Brasil, braço de energia renovável da Enel, reforça a matriz sustentável do estado e marca mais uma importante conquista no setor. O evento de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, de executivos e representantes da empresa e do senador Jaques Wagner.

O chefe do executivo baiano destacou a importância do parque eólico para construir um ambiente favorável para a transição energética. “Um parque como este, que vem se instalar aqui em Ourolândia, o investimento é de médio prazo. Outra importância da gente poder estar aqui em Pedra Pintada é a nossa alegria de ver a geração de empregos. A Bahia está se destacando como um forte potencial energético das energias renováveis, energia eólica, energia solar e biomassa”, indicou o governador.

“Isto é parte do nosso grande parque de geração que temos no Brasil, mas grande parte distribuída na Bahia. A Bahia, em particular, representa um dos lugares com os melhores recursos, solar e, sobretudo, eólico. Por isso, as condições para desenvolver crescimento, emprego e renda, são ótimas. O suporte por parte do Governo do Estado sempre foi muito positivo para incentivar esse tipo de empreendimento dando visibilidade sobre as áreas com maior recurso eólico”, explicou Antonio Scala, CEO da Enel Brasil. Este é o 11º parque da Enel na Bahia, sendo nove eólicos e dois solares.

Com capacidade instalada de 194 MW, o complexo é composto por 43 aerogeradores e tem potencial para produzir, anualmente, 894 GWh de energia, volume suficiente para abastecer aproximadamente 435 mil residências. O projeto, que recebeu um investimento de R$ 1,8 bilhão, também tem impacto significativo na redução de emissões de gases de efeito estufa, evitando a emissão de 374 mil toneladas de CO₂ por ano.

Durante as obras, mais de dois mil empregos foram gerados, sendo 51% das vagas ocupadas por trabalhadores locais, o que impulsionou diretamente a economia da região.

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“A cada momento, o governador Jerônimo Rodrigues vem atualizando e fortalecendo a política de atração de empreendimentos com base em programas e incentivos. Recentemente, foi lançado o Proteiner, que é o programa de transição energética do Estado. A Bahia é pioneira neste programa. Nós acreditamos que o ecossistema existente no território baiano, traz a atenção dos investidores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

Com a entrada em operação do Complexo Eólico Pedra Pintada, a Bahia reafirma sua liderança na geração de energia eólica no Brasil e reforça seu papel estratégico na transição energética, se alinhando as metas globais de sustentabilidade e à criação de um futuro mais verde para todos.

Atualmente, a Bahia tem 227 parques eólicos em operação, com 5,9 GW de potência instalada, que investiram R$ 23 bilhões e geraram mais de 89 mil empregos na fase de construção em toda cadeia produtiva.

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