SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

São João 2023

Festejos de São João encerram sem registro de homicídio

Mais de 23 mil policiais e bombeiros estiveram presentes nas festas em Salvador, na RMS e nas cidades do interior

Publicado

em

Nenhum homicídio foi registrado nos eventos de São João da Bahia 2023 realizados em 244 municípios baianos. A Secretaria da
Coletiva de imprensa realizada pela SSP, em Salvador para apresentação dos dos números da festa. Foto: Haeckel Dias/Ascom Polícia Civil da Bahia

Nenhum homicídio foi registrado nos eventos de São João da Bahia 2023 realizados em 244 municípios baianos. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) empregou cerca de 23 mil policiais e bombeiros, além da implantação de tecnologia de Reconhecimento Facial, que auxiliou na captura de 13 foragidos da Justiça. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (27), durante coletiva de imprensa realizada pela SSP, em Salvador.

Conforme o titular da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, o bom resultado foi obtido por causa do planejamento, estratégia e investimentos. “Foi o São João mais seguro de todos os tempos, apesar do recorde de pessoas que vieram aproveitar a festa, não só baianos, mas também turistas nacionais e internacionais. Tivemos festas tranquilas, sem ocorrências graves, e com muita integração das forças, tecnologia e acolhimento da população. E o Estado da Bahia vai continuar com esses investimentos em tecnologia, integração entre as polícias e concursos na área, para que a gente possa proporcionar, não só em todas as grandes festas populares, mas o dia a dia mais seguro para a nossa população”.

Investimento em tecnologia

Com mais de 700 câmeras de monitoramento, entres elas, 153 do Sistema de Reconhecimento Facial, instaladas na capital, Região Metropolitana e interior, 13 criminosos, com ordens judiciais, foram capturados. Foram cinco prisões em Salvador, três em Jequié, duas em Jaguaquara, duas em Camaçari e uma em Irecê. Os criminosos respondem por tráfico de drogas, roubo, estupro, homicídio e dívida de pensão alimentícia.

Números

Os dados estatísticos da SSP apontaram 28 prisões em flagrante, nove apreensões de armas de fogo e brancas, três tentativas de homicídios e 36 lesões corporais dolosas, entre 21 a 26 junho. Neste mesmo período, foram registrados 12 roubos, 14 vias de fato, 30 desacatos e 362 furtos.

Polícias Militar, Civil e Técnica

A Polícia Militar recuperou 11 veículos, apreendeu 12 adolescentes e fez a condução de 180 pessoas. Também foram abordadas quase 400 mil pessoas e cerca de 12 mil motos e carros. Para o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, a cobertura da PM em todos os municípios que realizaram festejos oficiais foi fundamental para reforçar a segurança. “Além dos 244 municípios citados, nós tivemos um reforço no policiamento em 358 municípios, dos 417. O mais interessante, eu acho que é presença institucional em todos esses lugares, elevando o nível de assertividade. Nós tivemos mais de 20 mil policiais militares empregados, que se somam a mais de seis mil plantões, o que, efetivamente, deixa bem claro a participação do Estado nesse índice de zero crime contra a vida durante o São João”, apontou.

ANÚNCIO

A Polícia Civil registrou oito boletins, instaurou 34 inquéritos e 81 termos circunstanciados. Também foi realizado o trabalho de conscientização dos ‘Guardiões da Infância’, equipe composta por policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), reforçando o combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito, chamou atenção ao trabalho realizado voltado para grupos vulnerabilizados. “Nós levamos para o interior do estado o ‘Servir’, que é um serviço especial de proteção aos grupos vulnerabilizados, onde equipes são preparadas para dar um atendimento diferenciado a esse público. Também passamos a fazer o controle das ocorrências online, monitorando o que estava acontecendo”, destacou.

Na capital, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou seis exames de lesões corporais, três identificações de drogas, uma identificação de periciando – vítima que chega sem documento- e um de crime contra a vida. Já em outras 19 cidades foram realizadas 46 análises de drogas de abuso, lesões corporais e identificação de periciando.

Corpo de Bombeiros

As pulseiras de identificação produzidas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) foram entregues em 39 municípios com eventos juninos. Orientações quanto ao uso de fogos também fizeram parte das ações preventivas da instituição. No total foram contabilizados 808 atendimentos pré-hospitalares, 782 orientações, 12 incêndios e cinco buscas e salvamentos, nas cidades com eventos tradicionais.

Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública (SSP)
ANÚNCIO

São João 2023

Municípios da região de Irecê recebem recursos para festejos juninos 

Cafu Barreto garante, através do Governo do Estado, mais de R$ 1,5 milhão para Irecê, Uibaí, Ibititá, Barra do Mendes e América Dourada 

Publicado

em

Graças ao empenho do deputado estadual Cafu Barreto (PSD) junto ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), municípios da região de Irecê
Show do cantor Alcymar Monteiro na cidade de Irecê. Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Graças ao empenho do deputado estadual Cafu Barreto (PSD) junto ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), municípios da região de Irecê foram beneficiados com recursos para organizar os festejos juninos deste ano e contratar atrações. De acordo com levantamento oficial, o deputado que mais trabalha pela região conseguiu destinar cerca de R$ 1,5 milhão para Irecê, Uibaí, Ibititá, Barra do Mendes e América Dourada.  

Além do compromisso de valorizar as tradições nordestinas, o mandato de Cafu Barreto está focado em auxiliar as prefeituras do interior e defender as causas municipalistas.  

“Estamos atuando em diversas vertentes, como infraestrutura, educação, saúde, defesa dos direitos da mulher e geração de emprego. Mas não podemos deixar de lado o nosso direito ao lazer e ao entretenimento. Afinal, somos um povo alegre e que, graças a Deus, tem orgulho da sua cultura”, afirma o deputado. 

Cafu destacou ainda a grande movimentação da economia regional durante o mês de junho, com a atração de turistas e a geração de emprego e renda. “São João é cultura e alegria. É momento de rever os amigos e a família que mora longe. É uma época em que nosso comércio se fortalece e os trabalhadores informais podem ganhar um dinheiro extra”, ressaltou. 

O deputado agradeceu o apoio de Jerônimo Rodrigues e o atendimento ao pedido feito pelo seu gabinete na Assembleia. “Mandei mensagem ao nosso governador para agradecer e dizer também que ainda é pouco, pelo tamanho da festa. Precisamos dobrar. A festa é linda, gera emprego, renda, cultura e lazer”, completou. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

São João 2023

Sesab distribui 2 milhões de preservativos e realiza 15 mil testes

Em sete dias de festa foram realizados 14.548 exames de ISTs nos postos de testagem na capital e em seis cidades do interior

Publicado

em

números expressivos nas estratégias de saúde promovidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). 
Fotos: Leonardo Rattes / SaúdeGovBA

O São João da Bahia foi encerrado oficialmente na madrugada desta segunda-feira (3) no Parque de Exposições, em Salvador, com números expressivos nas estratégias de saúde promovidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). 

Em sete dias de festa, de 22 a 25/6 e de 30/6 a 2/7, foram realizados 14.548 exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos postos de testagem na capital e em seis cidades do interior do Estado: Amargosa, Cachoeira, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Na capital, o estande da Sesab funcionou no Parque de Exposições nos sete dias, enquanto no interior, somente no primeiro período, quando houve festejos juninos oficiais. 

No acumulado, foram 27 casos positivos de HIV, 201 para Sífilis, além de três reagentes para Hepatite B e sete para Hepatite C. Todas as pessoas que tiveram testes positivados receberam orientação nos estandes e foram encaminhadas para início do tratamento. Além dos testes, profissionais de saúde também realizaram o trabalho educativo para a população, mesmo aqueles que tiveram os exames negativados. No mesmo período de festejos juninos, foram distribuídos mais de 2 milhões de preservativos masculinos e femininos, entre distribuição nos postos de testagem e ações nos municípios. 

“Essa ação do Governo da Bahia envolveu dezenas de profissionais nos principais destinos do São João, com o objetivo de trazer mais saúde, segurança e prevenção à população baiana. Foi uma estratégia que deu certo no Carnaval e repetimos com sucesso agora no São João. Este é o nosso trabalho incansável: promover assistência de saúde de qualidade ao nosso povo”, avalia a secretária da Saúde Roberta Santana, que, durante a ação, visitou postos na capital e no interior. 

Última noite 

Na última noite de forró na capital baiana, no dia em que foi comemorado o Bicentenário da Independência da Bahia, foram realizados 960 testes no estande montado no Parque de Exposições. Ao todo, dois exames de HIV, dois de Hepatite C, um de Hepatite B e 20 de Sífilis deram positivo. 

ANÚNCIO

No posto de atendimento também montado pela Sesab no Parque de Exposições, o último dia registrou 82 atendimentos, com 79 altas, duas transferências para hospitais e uma evasão. Entre o dia 30/6 e a madrugada desta segunda-feira, foram 259 atendimentos. Quatro pacientes necessitaram de transferência para unidades de saúde e 240 receberam alta no próprio módulo de saúde. 

Continue Lendo

São João 2023

Bell Marques canta no último dia de shows no Parque

As últimas apresentações foram da banda de pagode Parangolé, da Timbalada e de Felipe Escandurras

Publicado

em

Um dos artistas baianos mais amados e celebrados no Brasil, Bell Marques é uma das grandes atrações que se apresentam
Foto: Walter Guedes

Um dos artistas baianos mais amados e celebrados no Brasil, Bell Marques é uma das grandes atrações que se apresentam no Parque de Exposições na noite deste domingo (2).  

O show, promovido pelo Governo Estado como parte das comemorações do São João, São Pedro e 2 de Julho, foi recheado de sucessos que embalam gerações ao longo de toda carreira de Bell.  

As últimas apresentações deste domingo de festa para o povo baiano foram da banda de pagode Parangolé, da Timbalada e de Felipe Escandurras, que vai fechar o evento.  

Ações 

Durante os três dias de eventos, estão sendo distribuídos preservativos, como parte da campanha Camisinha tá na Mão, promovida pela Secretaria da Saúde, visando o sexo seguro e livre das infecções sexualmente transmissíveis. Outra ação que continua é a arrecadação de alimentos não perecíveis para o Programa Bahia Sem Fome, cujo ponto de coleta fica próximo à entrada. 

Continue Lendo

Mais Lidas