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Infraestrutura

Empresa baiana atua no processo de sondagem da Ponte SSA-Itaparica

A Belov Engenharia é uma das responsáveis por fornecer balsas e montar equipamentos chineses no Porto de Aratu

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O corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu o presidente da Concessionária Ponte
Foto: Divulgação

O corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu o presidente da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, para discutir o Plano de Desenvolvimento Econômico em torno da área impactada pelo sistema viário, importante vetor de distribuição de renda, que vai impulsionar a economia de toda a Bahia. O secretário da pasta, Angelo Almeida, recebeu com alegria a notícia de que a empresa de Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore, Belov, é umas das empresas que está atuando no processo da sondagem, fornecendo balsas e montando os equipamentos chineses em seu estaleiro no Porto de Aratu. De acordo com a concessionária, o investimento do serviço, que vai coletar amostra do solo marítimo, é de R$ 160 milhões. 

Além do secretário e do presidente da Concessionária, participaram da agenda, que ocorreu nessa quarta-feira (15), o gerente de Comunicação e Relações Institucionais, Carlos Prates e a equipe técnica da SDE, o superintendente Luciano Giudice, os diretores Paulo Henrique de Almeida e José Carlos Oliveira, os arquitetos urbanistas Graça Torreão e Heber Sena, responsáveis pelo diagnóstico técnico Plano Estratégico para o Desenvolvimento Econômico dos Territórios Recôncavo, Baixo Sul e entorno. 

“Discutir com o consórcio da Ponte Salvador-Itaparica um plano estratégico para o desenvolvimento econômico dos territórios do Recôncavo, do Baixo Sul e do entorno do sistema viário é fundamental para garantir a sustentabilidade e para que a sociedade tome conhecimento de que, para além de um projeto de mobilidade urbana, é um projeto de desenvolvimento econômico, sustentável e robusto”, afirma Angelo Almeida, que comemorou o trabalho de uma empresa baiana no fornecimento de três balsas e montagem dos equipamentos chineses. A maior balsa mede 75 metros de comprimento e tem dois mil metros quadrados de área de convés. 

De acordo com Cláudio Villas Boas, a construção do novo sistema viário, que inclui a ponte, é uma construção civil de obra pesada, onde a maior parte de seus insumos e serviços e empresas parceiras virão das regiões mais próximas de onde se efetivará a construção. “Iniciamos a sondagem com a contratação de duas grandes empresas, uma chinesa e uma brasileira, porém todo o serviço executado localmente é terceirizado para empresas locais. Um exemplo é a Belov, parte integrante do consórcio. E assim acontecerá em todo o processo construtivo desse novo sistema viário, ou seja, as empresas baianas e locais terão papel preponderante nesse investimento. Neste momento, eu imagino em torno de 300 a 400 empregos de uma forma indireta, mas na obra em si, a perspectiva é de cerca de 7 mil vagas de trabalho no processo de construção da ponte”, explica. 

“O Plano de Desenvolvimento Econômico do Baixo Sul, Recôncavo e entorno da área impactada pela ponte Salvador-Itaparica é mais do que um projeto de apoio à construção da ponte, ele é um plano de desenvolvimento necessário, já que a região tem um baixo dinamismo econômico, apesar da proximidade da Região Metropolitana, ela apresenta um descompasso considerável com relação às outras regiões do estado. Com a construção do equipamento, acredito na otimização e investimento, propiciando a atração de empreendimentos e de um maior impulso à atividade econômica na região, melhorando a qualidade de vida da população”, afirma a analista técnica, Graça Torreão. 

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Ponte Salvador-Itaparica 

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, contemplando 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. O investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema irá também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia, já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 km. 

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa. Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km, que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária. 

Infraestrutura

Governador autoriza pavimentação em trecho da BA-782, no Litoral Norte

A obra compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km

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a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Durante reunião realizada no COI, no Centro Administrativo da Bahia, nesta quinta-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) a iniciar o processo licitatório para a execução da pavimentação, construção de ciclovia e drenagem no trecho da rodovia BA-782, que compreende o entroncamento da BA-099 até o distrito de Costa Azul, em Jandaíra, com extensão de 10,95 km, no Litoral Norte.

A assinatura aconteceu durante audiência com representantes da empresa espanhola Invisa Internacional Hotéis, que apresentou detalhes do empreendimento Costa Azul Bahia Resort e Condomínio, que será instalado na região do Litoral Norte da Bahia.

“Hoje, estamos dando um passo importante para o desenvolvimento da Bahia. Discutimos os detalhes de um projeto que não só vai impulsionar o setor turístico e imobiliário, mas também gerar milhares de empregos e atrair investimentos significativos para nossa região”, declarou o chefe do executivo, Jerônimo Rodrigues.

O encontro também contou com a participação dos secretários estaduais do Turismo, Maurício Bacellar; Infraestrutura, Sérgio Brito; e Meio Ambiente, Eduardo Sodré; além do diretor da Superintendência de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes.

O secretário Sérgio Brito ressaltou, “é um investimento muito importante para a Bahia, que vai gerar empregos, mais de seis mil empregos. Então, é isso que nós queremos. Geração de emprego e renda para o nosso estado, para o nosso povo”.

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Infraestrutura

Estado investe R$ 54 milhões para pavimentação de rodovias

Os municípios beneficiados são Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Coração de Maria e Pedrão

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O Governo do Estado investirá R$ 54 milhões para pavimentação de diversas rodovias na Bahia. Nesta sexta-feira (20), o governador
Feijão Almeida/GOVBA

O Governo do Estado investirá R$ 54 milhões para pavimentação de diversas rodovias na Bahia. Nesta sexta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues assinou os atos, em seu gabinete, em Salvador, junto a prefeitos e representantes dos municípios envolvidos: Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Coração de Maria e Pedrão. 

No início da tarde, Jerônimo autorizou a abertura de processo licitatório para pavimentação do trecho da BA-084, que conecta o município de Coronel João Sá a Sítio do Quinto. Serão destinados R$ 37 milhões pela administração estadual para melhorias do tráfego e da mobilidade dos moradores da região.  

“Eu espero que, ainda no primeiro semestre de 2025, a gente possa dar ordem de serviço. É um compromisso nosso fazer ligações das sedes aos povoados, aos distritos, levando conforto às pessoas, segurança, mas, também, desenvolvendo economicamente essas regiões. São dois povoados importantes. Vi a necessidade das pessoas com transporte escolar, com cargas de produção, com viatura, com ambulância. Então, vamos chegar, cada vez mais, com as estradas em todos os povoados e distrito do estado da Bahia”, reforçou o governador. 

As obras, executadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em duas etapas, vão se estender aos acessos aos povoados de Gasparino, em Coronel João Sá, e de Tinguí, em Sítio do Quinto. Ao todo, serão 25 quilômetros de rodovia pavimentada.  

Pela manhã, o governador recebeu o atual prefeito e o prefeito eleito da cidade de Pedrão. O município, que faz parte da área de extensão metropolitana de Feira de Santana, teve ordem de serviço assinada para início imediato da pavimentação de 13 quilômetros da rodovia, que conecta o município à Coração de Maria, no entroncamento da BA-084. 

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Serão R$ 17 milhões investidos no trecho, que beneficia também setores econômicos como a mineração, a agricultura e a pecuária. Na ocasião, também foi autorizada a elaboração de projeto para a pavimentação da BA-515, que liga a BR-101 a BA-503, recuperando o acesso ao distrito de Patrimônio, também em Pedrão. 

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Infraestrutura

Governador Jerônimo Rodrigues realiza vistoria nas obras do VLT em Salvador 

O modal será movido por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes e terá capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia

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A obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, também conhecido como VLT do Subúrbio, iniciada em junho deste ano, foi vistoriada,
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, também conhecido como VLT do Subúrbio, iniciada em junho deste ano, foi vistoriada, nesta segunda-feira (16), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo vice-governador Geraldo Júnior. O novo modal está sendo entregue, gradativamente, e conectará não só bairros do Subúrbio como a Calçada à Ilha de São João, Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã. A inspeção do primeiro trecho, com 16 quilômetros, foi da estação da Calçada até Paripe, onde algumas etapas de construção já estão avançadas.  

“A gente quer que o povo tenha um transporte coletivo de qualidade, de primeiro mundo. Nessa etapa, existe todo o nosso cuidado, não só com o trajeto, como com a estrutura das estações e seu entorno. Estamos colocando na nossa pauta mais encostas, mais serviço de água, mais escola de ensino integral. E as pessoas vão ganhar tempo, vão chegar desestressadas em casa. É isso que a gente quer”, frisou o governador sobre o projeto do VLT.  

Na capital baiana, já foram entregues 39.636 metros de trilhos, 2202 barras de trilho, que estão estocadas na Calçada e em Periperi, e parte do material elétrico já foi testado.  

“Já fizemos a limpeza do trecho, recuperação de boa parte do subleito e aplicação de base. Na sequência, entra a parte da laje, que dá fixação aos trilhos. A gente tem 17 paradas daqui até Paripe”, explicou Rogério Rosado, gerente do Lote 1 da obra. 

O VLT, construído pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), será movido por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes. Terá capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia.  

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“Esse equipamento vai dar uma qualidade de vida para a população do Subúrbio e da Região Metropolitana. É uma das maiores obras do país, cravando a marca desse governo, de modernidade, de cuidado com as pessoas, de segurança”, reforçou a titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira. 

As obras estão sendo realizadas em três lotes, com diferentes prazos. O primeiro, da Calçada à Ilha de São João, é o maior, com 16,6 quilômetros de extensão e investimento de R$ 1,4 bilhão. Já o Lote 2 — de Paripe a Águas Claras —, tem extensão de 9,2 quilômetros e R$ 1 bilhão destinado pela administração estadual, e o Lote 3 — de Águas Claras a Piatã — mais 10,5 quilômetros e custo estimado em R$ 791 milhões. Ao todo, serão 36,4 quilômetros percorridos pelo modal, com parada em 34 estações.  

O projeto ainda inclui a criação de uma unidade de beneficiamento de pescados na parada São Braz, no bairro de Plataforma, que será integrada ao sistema de VLT, e terá vagões adaptados para o transporte de equipamentos, com até 240 quilos de mercadoria, por marisqueiras e ambulantes.  Além de um mercado no Parque das Ruínas, também em Plataforma, e uma estrutura modernizada na estação calçada.  

Serão R$ 3,4 bilhões destinados às obras civis, R$ 400 milhões para os sistemas de comunicação e sinalização do VLT e R$ 820 milhões para a aquisição do material rodante até a entrega do modal. Atualmente, o projeto está com serviços em andamento nos três lotes, com trabalhos de construção de viadutos, estações e infraestrutura para a integração com outros sistemas de transporte em Salvador e na Região Metropolitana e Salvador (RMS). 

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