Cultura
Elton John adia shows em Dallas
O cantor britânico precisou suspender as apresentações, após testar positivo para Covid-19

Sir Elton John adiou seus shows em Dallas, Texas, nos Estados Unidos, depois de testar positivo para Covid-19 uma semana depois de reiniciar sua turnê de despedida.
O cantor, de 74 anos, havia acabado de voltar aos palcos pela primeira vez após um hiato de quase dois anos, retomando sua turnê Farewell Yellow Brick Road em Nova Orleans na semana passada.
A turnê, a última de John depois de mais de meio século na estrada, começou em 2018, mas foi adiada devido à pandemia e depois porque o músico precisou realizar uma cirurgia no quadril após uma queda em setembro do ano passado.
Depois de revelar no Instagram que havia contraído o vírus, John disse que seus sintomas eram leves e que ele esperava se apresentar no Arkansas no fim de semana.
“Olá a todos, queria enviar uma mensagem para informar que contraí Covid e tive que remarcar meus shows em Dallas”, escreveu ele. “Se você tiver ingressos, será contatado com as novas datas muito em breve.
“É sempre uma grande decepção mudar de show e sinto muito por qualquer um que tenha sido incomodado por isso, mas quero manter a mim e minha equipe seguros. Felizmente, estou totalmente vacinado e reforçado e meus sintomas são leves, então espero poder fazer os shows do Arkansas neste fim de semana.
“Como sempre, obrigado por todo o seu amor e apoio e mal posso esperar para ver todos vocês em breve!”
Elton John é a mais recente estrela musical a ter uma turnê atingida pelo Covid depois que Adele adiou o início de uma série de shows em Las Vegas por causa de atrasos relacionados ao Covid. A turnê, intitulada Weekends with Adele, deveria começar em 21 de janeiro no Colosseum, no cassino Caesars Palace, comemorando seu último álbum, 30, que liderou as paradas musicais no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos.
Adele disse que o show foi “absolutamente destruído por atrasos nas entregas e Covid”, acrescentando que metade da equipe estava com o vírus.
John deve tocar em estados dos Estados Unidos até o final de abril, após o que ele começará a parte européia da turnê. Em novembro, ele anunciou dois shows especiais de boas-vindas na Vicarage Road, a casa do clube de futebol Watford, para encerrar a turnê em julho.
Carnaval 2025
Sábado de Fuzuê e de festa no Carmo termina sem registro de crime grave
Policiamento reforçado e emprego de tecnologia garantiram a segurança dos eventos de Pré-Carnaval

O Fuzuê, celebrado no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra), e o terceiro dia de festa no Santo Antônio Além do Carmo, região do Centro Histórico de Salvador, terminaram na madrugada deste domingo (24), sem registro de crime grave contra a vida e de roubo.
Ações preventivas e de inteligência foram realizadas pelas Forças Policiais e de Bombeiros, garantindo a manutenção da paz nos festejos.
Nos dois eventos, que reuniram milhares de baianos e turistas, as Forças da Segurança registraram 13 furtos. Dois criminosos foram capturados. Um foi flagrado, após um furto e o outro preso por descumprimento de medida protetiva de urgência.
Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e de Inteligência de Segurança Pública (CIISP) acompanharam as festas. Em funcionamento 24h por dia, o Disque Denúncia (181) recepcionou informações dos festejos.
Carnaval 2025
Cabrália Folia 2025 terá monitoramento do Centro Integrado Móvel da SSP
Estrutura da SSP integra equipes da PM, Bombeiros, Vara da Infância e Juventude, STELECOM e SGTO

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) da Secretaria da Segurança Pública iniciou na noite de sexta-feira (21), o monitoramento do Cabrália Folia 2025. O equipamento será utilizado até a madrugada de segunda-feira (24), quando se encerra o evento na cidade de Santa Cruz Cabrália.
A estrutura da SSP abriga equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Vara da Infância e Juventude, além de profissionais das Superintendências de Teleconunicações (STELECOM) e Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO).
Dez câmeras do CICC-M monitoram os Portais de Abordagem que dão acesso à festa e também são empregadas em pontos estratégicos.
Cerca de 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras serão empregadas pela SSP nos eventos de Carnaval em todo o estado.
Carnaval 2025
Portais de Abordagem reforçam segurança durante a festa
Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso

Os Portais de Abordagem já estão sendo preparados para serem utilizados no Carnaval de Salvador 2025. As estruturas foram ativadas neste sábado (22), durante o Fuzuê, festa pré-carnavalesca no bairro da Barra, antecipando o esquema que será usado durante a folia de Momo.
Este ano, a capital baiana terá um aumento no número de Portais de Abordagem. Em 2025, serão 47 estruturas — quatro a mais que no ano passado, quando 43 equipamentos faziam o controle de acesso dos foliões na festa. Eles estarão distribuídos nos principais circuitos do carnaval e têm papel fundamental na fiscalização, assegurando que itens proibidos não entrem nos espaços da folia.
De acordo com o tenente-coronel Edmilton, um dos coordenadores dos portais de abordagem, os equipamentos são peça importante para a segurança do evento, permitindo uma atuação mais eficaz dos policiais. “Nosso objetivo é garantir a tranquilidade dos policiais militares que estão trabalhando e fazer a proteção do folião. Nós fazemos isso retendo objetos que são proibidos, como pistolas d’água, tesourinha e cortadores de unha, canivetes e facas, que muitas vezes podem ser utilizados como arma”, afirmou.
Para os foliões, o emprego dos Portais de Abordagem é visto como uma medida positiva. “É importante que a gente tenha uma abordagem dessa, tendo em vista a estrutura da festa, a própria violência na cidade”, pontuou o advogado e bibliotecário Fábio Gonzaga.
A psicopedagoga e terapeuta Ingrid Freitas, que frequenta a festa há anos, também aprova o esquema de segurança. “O portal traz uma segurança para nós, foliões, principalmente a gente que traz crianças. É importante, sim, que faça essa investigação do que trouxe. Eu acho uma abordagem necessária para o carnaval, inclusive depois disso a violência diminuiu”, pontuou Ingrid.
Os eventos pré-carnavalescos, que ocorrem até́ a próxima quarta-feira (26), contam com a estrutura de segurança reforçada e a atuação de 1,3 mil policiais militares, de diversas unidades. Os agentes estão distribuídos nos circuitos e áreas adjacentes, como estações de transbordo e principais vias de tráfego. A tropa tem o apoio de viaturas, cavalos, aeronaves e drones.
“O policiamento começa pelas principais vias de acesso, aqui da região do Circuito Tapajós. As pessoas que vêm para esse local já começam a ver o policiamento de duas e quatro rodas, todos os acessos estão fechados por Portais de Abordagem, para evitar qualquer material que vá contra a integridade física das pessoas que estão dentro do evento”, explicou o coronel Ricardo Passos, comandante do CRPC Atlântico.
O Governo do Estado está́ investindo R$ 101 milhões para reforçar a segurança durante os festejos em 90 municípios, com a atuação de 37 mil profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros, peritos e servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Só a Polícia Militar contará com 29 mil agentes.
A estrutura montada ainda tem o suporte da tecnologia, com câmeras de videomonitoramento inteligente, que fará reconhecimento facial e contagem de público. Plataformas de Observação Elevada e a ativação do Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC), com a presença de 44 órgãos estaduais, federais, municipais e privados, também compõem o planejamento de segurança montado especialmente para a festa.
-
Meio Ambientehá 3 dias
Fim de semana na Bahia se equilibra entre sol e nuvens
-
Políticahá 2 dias
Estado vai potencializar agronegócio com obras de infraestrutura no extremo oeste
-
Carnaval 2025há 2 dias
Celebrando 40 anos de Axé Music, festa atrai novo recorde de turistas
-
Serviçoshá 1 dia
Mega-Sena acumula e vai pagar R$130 milhões na terça (25)