Educação
Classes hospitalares mantêm alunos atualizados durante tratamentos
A modalidade virtual atende crianças e jovens em leitos de hospitais e em casa

A Escola Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, unidade que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem aplicado conteúdos virtuais para crianças e jovens que se encontram em leitos de hospitais, casas de acolhimento e realizam tratamento em casa, assistidos pela instituição.
As aulas acontecem duas vezes na semana, as segundas e quartas-feiras, com duração de duas horas, através das plataformas do Google Meet e Whatsapp. Os conteúdos pedagógicos são trabalhados em sala virtual, seguindo os respectivos anos de escolaridade, baseado no planejamento da secretaria e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A coordenadora pedagógica da escola, Guaciara Soares, enfatizou que as aulas são ministradas de acordo com o estado de casa aluno, ministradas de formas diferentes, respeitando as condições dos estudantes.
“Sabemos da importância em continuar ofertando o conteúdo pedagógico durante a pandemia, mas estudamos caso a caso, levando em consideração as questões de saúde e de acesso às tecnologias de cada paciente”, relata Guaciara.
Ainda segundo ela, os estudantes que utilizam computador ou tablet estão tendo aulas pelo Google Meet. Para quem faz uso do celular, o conteúdo é por chamada de vídeo, grupos de WhatsApp, permitindo chamadas de voz para tirar dúvidas e receber orientações.
Conteúdo
Além disso, a programação online conta com aulas em tempo real, atividades gravadas e slides explicativos enviados pelas professoras. O conteúdo remoto também é aplicado no Youtube, Canal da TV ou pela Plataforma Mais. “Todos que têm possibilidades de fazer as atividades propostas têm recebido pela cesta blocos de atividades”, pontua a coordenadora.
Para a mãe do menino Miguel Nascimento de Oliveira, de 8 anos, os conteúdos são essenciais para estimular o desenvolvimento das crianças em casa. Adriele Oliveira, têm se dedicado para que seu filho, vítima de hipotonia global, doença muscular que inviabiliza os movimentos, realize todas as atividades online.
“Ele fica bastante atento à tela do tablet, prestando atenção ao que professora está explicando. Aos vídeos que são apresentados, ele responde sim ou não, e quando não gosta ele grita e se balança para derrubar o tablet para não olhar mais. Mas interage bastante com a professora e, nesse momento de pandemia, tem sido muito importante”, reforça a mãe.
Localizada no bairro de Amaralina, a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce promovia, antes da pandemia, aulas para estudantes internados em 13 hospitais, três clínicas de hemodiálise, três casas de apoio e no Lar Vida, em Canabrava.
Além do Martagão, os profissionais ensinavam aos estudantes hospitalizados no Hospital Ana Nery, Aristides Maltez, Couto Maia, Eládio Lasserre, Otávio Mangabeira, Roberto Santos, Santo Amaro, Santo Antônio, Santa Izabel, São Rafael e Subúrbio.
O trabalho também é desenvolvido nas clínicas D Vita, Climbahia e Clínica Senhor do Bonfim, todas especializadas em hemodiálise. A iniciativa contempla mais de mil alunos. Além de outros 160 com doenças crônicas e internamentos rápidos, pequenas cirurgias e doenças de cura rápida. Mais 20 crianças sem possibilidade de sair das suas casas, recebem aulas nos seus domicílios.
Ciência
Jovens utilizam moringa e mandacaru para tratamento de água barrosa
Estudantes do interior baiano desenvolvem projeto de ciências com base em sementes tradicionais do Nordeste

Com sementes coletadas na própria comunidade e experimentos feitos em casa, estudantes do Colégio Estadual Dr. Jairo Azzi, no município de Lamarão, desenvolveram uma técnica de purificação da água utilizando sementes de moringa e a casca de mandacaru como coagulantes naturais. Com orientação do professor Djanderson Nascimento, as jovens cientistas Anne Caroline Nogueira e Clara Bispo pesquisaram um método que oferecesse uma solução acessível, eficaz e sustentável para o tratamento de água em regiões com acesso limitado a tecnologias convencionais.
“Os testes que realizamos indicaram que a combinação das sementes alcança resultados comparáveis aos coagulantes químicos tradicionais, como o sulfato de alumínio, especialmente na remoção de turbidez, com eficiências superiores a 90%” aponta Djanderson. “A moringa é responsável por remover a turbidez da água, enquanto o mandacaru atua como bactericida, inativando microrganismos remanescentes. Essa solução natural se adequa nos critérios de práticas sustentáveis, pois gera não resíduos tóxicos”, complementa.
De acordo com pesquisa do Instituto Trata Brasil, em 2022, cerca de 7,7 milhões de residências nordestinas não recebiam água diariamente. Esses dados são, segundo a equipe, uma oportunidade para buscar soluções para o problema. “O projeto visa melhorar a qualidade de vida dos povos do Nordeste brasileiro, que, muitas vezes, sofrem pela falta de água, tendo que recorrer a poços e açudes, nos quais a água tende a ser barrosa”, destaca Anne Caroline.
Além da inovação científica, a proposta também representa um exercício de engajamento comunitário e educação ambiental, tendo sido apresentada na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), com apoio da Secretaria da Educação (Sec). A próxima etapa prevê a ampliação das análises e da divulgação da técnica, visando sua adoção em outras comunidades do semiárido.
Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.
Ciência
Estudantes do CPM Lobato representarão o Brasil na RoboCup 2025
O maior campeonato de robótica do mundo acontecerá de 15 a 21 de julho, no Centro de Convenções de Salvador

Cinco alunos do Colégio da Polícia Militar da Bahia – Unidade Lobato – foram classificados para a RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo, que acontecerá de 15 a 21 de julho, no Centro de Convenções de Salvador, localizado na orla da Boca do Rio.
João Souza, Larissa Marques, Maria Andrade, Robert Silva e Wendel Abreu conquistaram o feito após garantirem o 2º e 3º lugares na Competição Brasileira de Robótica (CBR), durante o evento Robótica 2024, realizado em novembro na cidade de Goiânia (GO).
O CPM Lobato será a única escola pública da Bahia a competir nesta edição, o que representa não apenas um motivo de orgulho para a comunidade escolar, mas também um símbolo de esperança e inspiração para toda uma geração de jovens estudantes baianos.
Reconhecida como a “Copa do Mundo da Robótica”, a RoboCup reúne equipes de diversos países que projetam e programam robôs autônomos capazes de cumprir tarefas inspiradas em desafios da vida real. As categorias incluem, por exemplo, simulações de tarefas domésticas, como limpeza de ambientes e descarte de resíduos, além de competições dinâmicas como o futebol de robôs e provas de resgate, que exigem estratégias para localizar e salvar vítimas em áreas simuladas de desastre.
As equipes Bravo e Echo, formadas pelos estudantes do CPM Lobato, estão em plena preparação para enfrentar os melhores times do planeta, com criatividade, técnica e espírito de equipe.
Esse resultado reafirma o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a formação integral dos seus alunos, fortalecendo o ensino público com excelência, disciplina e oportunidades reais de transformação social por meio da educação e da tecnologia.
Educação
Itiúba recebe colégio e sistemas de abastecimento de água
Entre os anúncios de novos investimentos para o município, Jerônimo assinou decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo

A cidade de Itiúba recebeu, neste sábado (28), uma série de entregas nas áreas de educação, abastecimento de água, saúde e infraestrutura. Durante agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Ary Silva, com investimento superior a R$ 9 milhões.
A nova estrutura inclui a construção de 10 salas de aula, restaurante estudantil com 200 lugares, teatro, vestiários, campo society, reforma civil e elétrica e na quadra de esportes coberta. A estudante Eloá Trindade, de 15 anos, comentou sobre a importância do novo colégio: “Agora temos um espaço melhor para aprender, praticar esportes, fazer arte e estar com nossos colegas. Dá mais vontade de vir para a escola todo dia.”
Entre os atos realizados, está a assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, uma política pública voltada à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais em áreas ambientalmente sensíveis. “Estamos estruturando uma ação permanente de enfrentamento ao fogo, com planejamento, fiscalização e apoio técnico. É mais uma frente no cuidado com nossa biodiversidade”, destacou Jerônimo.
Outras ações
Foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Tatu, Alagadiço da Puã, Limpos, Mata do Riacho e Agrovila, com investimentos que somam mais de R$ 1,5 milhão. Além disso, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Mel na comunidade de Várzea Formosa, fortalecendo a produção local.
Na área da saúde, o governador autorizou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos povoados de Picos e Sítio dos Moços. Também foram entregues uma ambulância, um aparelho de ultrassonografia, dois kits odontológicos e diversos equipamentos hospitalares para o município.
A programação incluiu ainda a inauguração do sistema de esgotamento sanitário da sede do município, a entrega da primeira etapa das obras de pavimentação do acesso ao roteiro religioso do Cristo Protetor da Serra do Cruzeiro e o início da segunda etapa de intervenções, além da entrega de tratores e tanques-pipa para Itiúba e outras nove cidades da região.
-
Culturahá 2 dias
Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’
-
Ciênciahá 2 dias
Estudantes do CPM Lobato representarão o Brasil na RoboCup 2025
-
Educaçãohá 2 dias
Itiúba recebe colégio e sistemas de abastecimento de água
-
Políticahá 2 dias
Sertão Vivo é lançado em Itiúba com ações para combate à pobreza