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Cultura

Após dois anos, baianos voltam a celebrar o 2 de Julho

Desde a alvorada de fogos, às 6h, a população começou a se concentrar no Largo da Lapinha

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neste sábado (2), depois de dois anos de suspensão do tradicional cortejo do 2 de Julho, devido à pandemia de Covid-19.
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

A alegria e o orgulho em reverenciar a Independência do Brasil na Bahia voltou a tomar conta das ruas do Centro Histórico em Salvador, neste sábado (2), depois de dois anos de suspensão do tradicional cortejo do 2 de Julho, devido à pandemia de Covid-19. Desde a alvorada de fogos, às 6h, a população começou a se concentrar no Largo da Lapinha, ponto de partida dos festejos, e esteve em peso durante toda a primeira parte do percurso, até a Praça Municipal.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, destacou que a festa deste ano é uma prévia da grande celebração a ser realizada em 2023, quando o 2 de Julho completará 200 anos. “É uma festa que o baiano adora, importantíssima para a nossa identidade. A gente volta saudando a formação da memória da cidade a partir desta data, que emociona a todos”.

Moradora do entorno, a promotora de eventos Bárbara Lima, de 45 anos, afirmou que nem dormiu de ansiedade. “Agora podemos andar livremente, ter a aproximação das pessoas de novo. Essa retomada é importante. Faço questão de vir todos os anos para comemorar e cheguei cedo para não perder o horário”.

Representando os Guaranis de Itaparica, que participam dos festejos há mais de oito décadas, 18 índios estiveram presentes no cortejo. Há 55 anos, Rildo Peixoto desfila com o grupo na data cívica. “Estou muito feliz e me sentindo bem de estar aqui. Fazemos essa puxada do carro do caboclo e esse desfile, homenageando os 199 anos de festa. A emoção é grande, uma satisfação enorme representar nosso povo neste evento”.

Já a Associação de Capoeira Angola apresentou a tradicional roda com a presença de mais de 20 integrantes. O contramestre Toureiro, codinome de Edmilson Veloso, é um dos mais novos do grupo, tendo desfilado durante seis anos no evento. “Retornar hoje é muito gratificante para nós, me emociono e me arrepio. O Dois de Julho representa um legado grande, de geração para geração, e a cada ano aprendo mais na celebração”.

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Além da presença de políticos e autoridades, o trajeto contou ainda com o retorno da decoração da fachada das casas, das apresentações culturais e até mesmo de crianças e adultos caracterizados como os heróis da Independência do Brasil na Bahia. Ao final, os carros do Caboclo e da Cabocla chegaram à Praça Municipal e ficaram à exposição do público para a retomada do cortejo, no período da tarde.

A partir das 14h, a segunda parte da caminhada seguiu com a presença de fanfarras e grupos culturais em direção à Praça 2 de Julho, no Campo Grande, No local, a pira do Fogo Simbólico foi acesa por Hebert Conceição, campeão olímpico de boxe. O momento é acompanhado pelo hasteamento das bandeiras, a deposição de flores no Monumento ao 2 de Julho e a execução do hino nacional e do Estado da Bahia.

Em seguida, às 17h30, o público pôde prestigiar o XXXI Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas. O tradicional evento musical congrega distintas filarmônicas da Bahia, em um momento de saudação ao 2 de Julho.

Demais atrações

No domingo (3), às 17h, ainda no Campo Grande, o cantor Gerônimo apresenta um repertório especial em celebração à data. Na sequência, às 19h, a Orquestra do Maestro Fred Dantas promove o Baile da Independência, que traz uma ambiência dos tradicionais bailes com quermesse.

Por fim, na terça-feira (5), às 18h30, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla retornam ao Pavilhão, no trajeto que parte do Campo Grande à Lapinha. Estão previstas a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.

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Cultura

Cri.Ativos da Favela traz formação de jovens em audiovisual e inteligência artificial

A iniciativa que chega a Salvador é uma realização do Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e CUFA

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Salvador será palco da nova etapa do Cri.Ativos da Favela, programa que une criatividade, capacitação e tecnologia
Foto: Divulgação

Salvador será palco da nova etapa do Cri.Ativos da Favela, programa que une criatividade, capacitação e tecnologia para promover oportunidades e perspectivas para jovens com potencial criativo. A trilha terá início em maio, com duração de quatro meses e possibilitará que jovens mergulhem no universo do audiovisual e da inteligência artificial, desenvolvendo novas habilidades e ampliando suas perspectivas de futuro.  

A iniciativa é uma realização do Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e Central Única das Favelas (CUFA), e já impactou 180 jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro desde seu lançamento, em 2023. Agora, chega a Salvador com o propósito de ampliar o acesso de jovens ao mercado criativo, abrindo portas onde antes havia barreiras.  

“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é reconhecer o quanto o talento da juventude baiana já existe — o que muitas vezes falta é oportunidade, ferramentas e acesso. Em uma cidade que respira cultura e criatividade, nosso objetivo é contribuir para que mais jovens tenham perspectiva de futuro e novas possibilidades para acessar lugares que nem sempre estiveram abertos e ao alcance desses jovens de potencial criativo. Essa é uma ação que transforma trajetórias, fomenta inclusão e fortalece o talento e a vivacidade cultural da favela”, afirma Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.  

O curso será realizado na sede da Favela Filmes em Lauro Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A trilha formativa será dividida em diferentes módulos: inteligência artificial aplicada ao audiovisual; criação de roteiro; direção de fotografia; operação de câmera e Gaffer e maquinaria. Além disso, captação de áudio; trilha sonora; edição de vídeo, e desenvolvimento pessoal e social com conteúdo sobre autoconhecimento, consumo responsável, cidadania e empreendedorismo.  

Os jovens terão acesso a equipamentos profissionais e ao laboratório de audiovisual, e contarão com acompanhamento psicossocial durante toda a jornada. Após a conclusão do curso, os jovens ainda poderão acessar os laboratórios do projeto, ampliando suas possibilidades de atuação por meio de trabalhos autorais, produção de portfólio e oportunidades como freelancers.  

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“Estamos perto de começar uma nova turma do Cri.Ativos da Favela, um projeto incrível que nasceu em 2023, em São Paulo com o propósito de transformar a vida desses jovens. Iniciar a nova turma de 2025 fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo é maravilhoso. Demonstra que nosso objetivo e propósito vêm sendo ampliados e que estamos proporcionando oportunidades para diversos jovens. A Bahia é um lugar que respira cultura e arte. Temos certeza de que vamos potencializar ainda mais os talentos do audiovisual por aqui”, diz Debora Freire, coordenadora Cri.Ativos da Favela.  

O Cri.Ativos da Favela integra a estratégia do Instituto HEINEKEN de promover equilíbrio social por meio de iniciativas de transformação, capacitação e inclusão produtiva nos territórios onde atua. Na Bahia, essa presença vem se consolidando com ações como o programa Esse Verão é Meu, voltado à qualificação de vendedores ambulantes, e a expansão do Conexão Cidadã, que apoia o fortalecimento do trabalho de catadores de materiais recicláveis na região. O Instituto está dedicado ao aprofundamento da atuação nos territórios em que está presente — com foco na qualidade do impacto, no fortalecimento das redes locais e na geração de transformação real e duradoura.  

“Trazer o Cri.Ativos da Favela para Salvador é de extrema importância para a CUFA Bahia. Temos grandes talentos que serão lapidados por um time de professores incríveis, sem contar a experiência prática que eles viverão nos próximos quatro meses. Acredito que esta será a primeira turma de muitas aqui em Salvador”, diz Marcio Lima, presidente da CUFA Bahia.  

“As aulas foram muito impactantes para mim, ver que é possível foi o que mais me impressionou, pensar todo o conceito por trás de projetos tão grandes é o que me motiva hoje. Tivemos acesso a profissionais de calibre pesadíssimo”, diz Bernardo Moreira, de 26 anos, que participou da turma do Cri.Ativos de 2024.  

As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o link: https://forms.gle/13fYi261cqsYz2hC8   

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O Cri.Ativos da Favela em Salvador tem patrocínio do Instituto HEINEKEN e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.  

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil     

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).  

Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.  

O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram. 

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Cultura

Bahia é o Estado brasileiro que mais realiza feiras literárias

Para o reitor da UFOB, Jacques de Miranda, a realização dos eventos só é possível por conta dos governos estadual, federal e municipais

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mais de 81 eventos do tipo serão realizados até o final deste ano. Com isso, a Bahia é o Estado que mais realiza feiras e eventos
Foto: Emerson Santos

Nos 27 territórios de identidade do estado, com o apoio das secretarias de Educação e de Cultura, mais de 81 eventos do tipo serão realizados até o final deste ano. Com isso, a Bahia é o Estado que mais realiza feiras e eventos literários no Brasil.

No total, são mais de R$ 24 milhões investidos em ações de incentivo à leitura, entre elas a l Feira Literária da Bacia do Rio Corrente: Ecoar das Margens, realizada, na unidade da Universidade Federal do Oeste (UFOB) no município, e a Festa Literária do Território do Velho Chico (FLIVEC), em Bom Jesus da Lapa, nesta quinta-feira (15).

A secretária de Educação do Estado, Rowena Brito, participou dos dois eventos: um pela manhã, em Santa Maria da Vitória, e pela tarde, em Bom Jesus da Lapa. “A Bahia é o Estado que mais investe em política de livro e leitura no Brasil inteiro. Nós estamos falando de R$ 24 milhões de investimentos em festas e feiras, liberadas através de coletivos que organizam esses eventos nos territórios dos 417 municípios. A Bahia sai na frente, e é uma determinação do governador Jerônimo para que a gente possa avançar na democratização do livro e da leitura”, afirmou a titular da SEC, lembrando ainda da parceria fundamental com os municípios e coletivos de cultura para a realização dos eventos.

Ainda na agenda nos dois territórios, a secretária de Educação visitou a obra da nova unidade do Colégio Estadual de Tempo Integral Rio Corrente, no município de São Félix do Coribe.

Integração entre gestões

Para o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jacques de Miranda, a realização das feiras literárias só é possível por conta da interação dos governos da Bahia e do Brasil e das prefeituras. “Mas, sobretudo, pela atuação forte do Governo do Estado, fortalecendo as parcerias entre a Educação Básica e Superior, possibilitando que esses jovens tenham essa formação crítica, com muita leitura e cultura”, opinou.

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Representante da Fundação Pedro Calmon – entidade diretamente envolvida com a realização das feiras -, Tatiane Vanderlei também destacou o protagonismo do fomento à leitura na Bahia. “É uma enorme satisfação fazer parte de um governo que enaltece a educação, que enaltece a cultura, que inclusive identifica que somos um grande Estado com culturas bem diversas e que a territorialização desses saberes, dessas culturas e desses conhecimentos são importantes”, afirmou.

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Cultura

Estado publica edital para apoiar municípios baianos nos festejos juninos

Prefeituras devem se inscrever entre 15 e 21 de maio com entrega presencial de documentos

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e Financeira para Viabilização do “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2025”. O objetivo é viabilizar a realização
Foto: Joá Souza/GOVBA

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), publicou, nesta quinta-feira (15), o edital de seleção pública para Celebração de Convênios de Cooperação Técnica e Financeira para Viabilização do “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2025”. O objetivo é viabilizar a realização de Festas Juninas, no período de 6 de junho a 6 de julho de 2025. O edital completo está disponível no site da Sufotur: www.ba.gov.br/sufotur/sao-joao-2025.

As inscrições acontecem entre os dias 15 e 21 de maio, de forma presencial, no Protocolo Central da Sufotur, no Centro Administrativo da Bahia, das 8h30 às 12h e 13h30 às 18h, no Protocolo Central da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – SUFOTUR, na 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, andar térreo, Centro Administrativo da Bahia – CAB.

As prefeituras devem apresentar todos os documentos exigidos, incluindo comprovação de regularidade fiscal. Os municípios serão classificados em cinco grupos (A a E), com repasses que variam de R$ 70 mil a R$ 600 mil, de acordo com a pontuação obtida. A nota considera presença digital, constância de participação em editais anteriores e aspectos do projeto, como valorização das manifestações juninas e impacto no turismo e na economia local.

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