SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Municípios

Aeronaves são enviadas para auxiliar no combate a incêndio, no oeste da Bahia

Bombeiros que atuam no combate ao fogo, estimaram que os incêndios se propagaram por área de 1 mil hectares

Publicado

em

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Há mais de uma semana o município de Barra, no oeste baiano, sofre com fortes incêndios. Os bombeiros que atuam no combate ao fogo, estimaram que os incêndios se propagaram por um área de cerca de 1 mil hectares. Na última quarta-feira (23), a estimativa é de que as chamas tenham atingido mais de 1.500 hectares, mas os agentes ainda não sabem o tamanho real da destruição.

Equipes de Bombeiros de Salvador, Barreiras e voluntários de Buritirama seguem no local para tentar controlar as chamas. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o incêndio tem características de ação criminosa, e o tempo seco e ventos fortes, ajudam a espalhar o fogo.

Duas aeronaves do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram deslocadas para ajudar no combate às chamas nos locais onde os bombeiros não conseguem se aproximar por causa do calor. Os locais mais atingidos foram evacuados para facilitar o controle do fogo.

Municípios

Cisternas levam água potável e segurança hídrica a famílias de Nova Soure

A implantação dos equipamentos não apenas garante o acesso à água potável, mas também proporciona autonomia às famílias

Publicado

em

A vida de centenas de famílias no Semiárido baiano mudou com a implantação de 150 cisternas de consumo, reservatório de água
Foto: André Frutuôso

A vida de centenas de famílias no Semiárido baiano mudou com a implantação de 150 cisternas de consumo, reservatório de água da chuva que pode ser usada para uso doméstico, no Território Semiárido Nordeste II, garantindo acesso à água potável para comunidades rurais. Em Nova Soure, 50 famílias já foram beneficiadas, trazendo mais dignidade e segurança hídrica. O investimento faz parte das ações do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que desde 2023 já destinou mais de R$ 35 milhões para a implantação de tecnologias sociais de acesso à água em toda a Bahia.

Para Mariza dos Santos Silva, moradora da Comunidade Beré, a cisterna representa um recomeço. “Antes era horrível, faltava muita água, principalmente no período da seca. As fontes ficavam longe e a água era salgada. Agora, temos água de qualidade, que uso para cozinhar e beber. A vida ficou muito melhor”, conta.

A implantação das cisternas não apenas garante o acesso à água potável, mas também proporciona autonomia às famílias. Edilane de Almeida Ferreira, da Comunidade Cabeleireiro, lembra o quanto a dependência de vizinhos dificultava seu dia a dia. “Eu tinha que buscar água de balde na casa dos vizinhos que tinham. Hoje, posso beber, lavar louça, roupa e cuidar de tudo sem precisar depender dos outros”, celebra.

Investimentos que fazem a diferença

Além do consumo doméstico, a implantação desse tipo de tecnologia fortalece a produção rural e a segurança alimentar no campo, garantindo melhores condições de vida para milhares de baianos. Com acesso à água, os agricultores familiares podem plantar, criar animais e permanecer em suas terras com mais dignidade.

O acesso à água é um direito essencial para garantir qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. As cisternas instaladas pela CAR estão transformando essa realidade e garantindo um futuro com mais segurança hídrica para quem vive no Semiárido.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Municípios

Caetité celebra talentos locais com o Troféu Internet

Premiação destaca contribuições de empresas e profissionais da cidade. Participe da votação

Publicado

em

Em dezembro, Caetité se prepara para a nova edição do "Troféu Internet", um evento que busca reconhecer e valorizar os talentos
Foto: Divulgação

Em dezembro, Caetité se prepara para a nova edição do “Troféu Internet”, um evento que busca reconhecer e valorizar os talentos que se destacaram ao longo do ano. Com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação, a premiação permite que o público indique e vote nas categorias que, em sua opinião, brilharam em 2024.

Os indicados, selecionados pela comunidade, receberão menções honrosas e troféus em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade caetiteense. Este processo de votação não apenas promove o envolvimento do público, mas também celebra o espírito colaborativo que caracteriza a cidade.

Durante o ano, empresas e profissionais têm demonstrado dedicação e compromisso, e agora é o momento de retribuir esse esforço com homenagens. A cerimônia ocorrerá no Gand Royalle. A organização do evento fica a cargo do jornalista Mauri Oliveira, que promete uma experiência emocionante para todos os participantes. Prepare-se para celebrar o talento e a inovação na cidade do patrono da escola pública no Brasil, Anísio Teixeira.

Clique aqui para votar.

Serviço
  • Troféu Internet 2024
  • Data: 27 de dezembro de 2024
  • Local: Gand Royalle, Centro Comercial de Caetité
  • Horário: 19h
Continue Lendo

Municípios

SPM discute implantação da Sala Elas à Frente no município de Candeal

O objetivo foi aprofundar informações sobre programas que podem ser implementados no município

Publicado

em

A Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM) recebeu, nesta quarta-feira (12), em Salvador, uma delegação feminina da cidade de Candeal
Foto: Ascom/SPM

A Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM) recebeu, nesta quarta-feira (12), em Salvador, uma delegação feminina da cidade de Candeal para uma visita técnica na Casa da Mulher Brasileira e para o diálogo com parlamentares da Comissão das Mulheres e da Procuradoria das Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O objetivo foi aprofundar informações sobre programas e projetos estratégicos desenvolvidos pela SPM e que podem ser implementados no município a partir de um regime de colaboração.

A chefe de gabinete da SPM, Aldinha Sena, acompanhou a comitiva representando a secretária das mulheres, Elisangela Araújo. Segundo Aldinha, um dos possíveis desdobramentos do encontro será a instalação de equipamentos para atendimento às mulheres, em Candeal. “Esses encontros fortalecem todas as mulheres que participam e ajudam a criar políticas para a ampliação dos direitos das mulheres em todos os municípios. Durante esta agenda de hoje, discutimos e tiramos encaminhamento como a implantação de uma Sala Elas à Frente no município para o atendimento às mulheres, em caso de violências de gênero, e para o desenvolvimento de ações com foco na inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres”, afirmou.

Outra ação que deve ser potencializada no município é o programa Oxe, me respeite – nas escolas, que é executado pela SPM em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e envolve toda a comunidade escolar. O objetivo é promover práticas educativas de prevenção das violências doméstica e familiar nas escolas da rede estadual de ensino, com a finalidade de reduzir o impacto das violências de gênero na vida das meninas e mulheres, conforme recomenda a Lei n° 11.340, a Lei Maria da Penha, e contribuir para popularizar o debate sobre o empoderamento feminino.

A secretária de Educação de Candeal, Crisângela Oliveira, falou sobre a expectativas a partir de agora. “Acho que este é um momento muito importante, que abre portas e nos permite, do interior, vislumbrar as políticas públicas para as mulheres. Saímos daqui com a mochila carregada de conhecimento e de coisas boas para a nossa cidade. Estamos propagando políticas para as mulheres”, afirmou.

Continue Lendo

Mais Lidas