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Economia

Bahia Mineração arremata trecho da Fiol por R$ 32,7 milhões

O governo do Estado atuou pela retomada da obra, por entender a importância do equipamento para o desenvolvimento econômico

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) leiloou, nesta quinta (8), a subconcessão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) leiloou, nesta quinta-feira (8), a subconcessão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) que se estende por 537 quilômetros entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia. O Governo da Bahia atuou ativamente para retomar a obra, de responsabilidade da União, por entender a importância do equipamento para o desenvolvimento econômico do estado. Em decorrência desse movimento, foi possível haver o leilão do trecho da Ferrovia EF-334/BA, que aconteceu nesta tarde, na B3, em São Paulo, por meio online. O arremate foi feito pela Bahia Mineração (Bamin), no valor de R$32,730 milhões.

O trecho 1 já tem mais de 80% concluído, com previsão de conclusão em 24 meses. Com o trecho 2, que chegará até Barreiras, a ferrovia funcionará como um corredor de escoamento de minérios do sudoeste baiano e da produção agrícola que vem do oeste, levando toda esta carga para o Porto Sul, uma das principais obras estruturantes realizadas pelo Governo da Bahia. Com a construção da Ponte Salvador-Itaparica, outra grande obra estruturante do estado, o acesso entre a capital e o porto terá ainda redução de 100km no trajeto.

“Mais um dia de vitória. A Fiol será uma locomotiva de desenvolvimento da Bahia e agora vai rodar, carregando minério, soja, melhorando as condições de Ilhéus à Caetité – que vai se transformar em uma grande cidade em função da mineração –, além de Barreiras, um dos principais polos do agronegócio no estado. Essa ferrovia trará ainda mais progresso”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, a mineração, através da Bahia Mineração (Bamin), vai garantir a carga inicial da Fiol. “Se considerarmos as jazidas minerais já localizadas e identificadas na região de Caetité, além de todo o trabalho de prospecção que a companhia está fazendo nos 100 km no entorno dos trilhos, mais o transporte da produção do agronegócio que virá de Barreiras, vamos ver que rapidamente haverá necessidade de ampliar a sua capacidade de transporte. Além de transportar riquezas, os trilhos da ferrovia vão facilitar a implantação de internet via fibra óptica nos 30 municípios que ela cruza, levando desenvolvimento e progresso ao interior do nosso estado”, avalia.

Além da atração de empreendimentos e prospecção mineral para ampliar viabilidade da ferrovia, nos últimos anos, a Bahia atuou ainda para que o Tribunal de Contas da União (TCU) se posicionasse acerca da licitação para conclusão das obras do primeiro trecho, que estavam aguardando autorização do órgão para ser licitadas.

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Em 2015, uma comitiva formada pelo governador Rui Costa, secretários e representantes da sociedade civil da Bahia e Tocantins, esteve com o ministro Aroldo Cedraz, presidente do TCU que deu o aval, no ano passado, para a continuidade, após contínuo diálogo.

Porto Sul

A Fiol tem uma relação direta de dependência com o Porto Sul, localizado no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, que está sendo constituído através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) firmada entre o Estado da Bahia e a Bamin. A ferrovia irá transportar a produção de minérios e de grãos até o porto para que as cargas sejam distribuídas.

As obras já foram iniciadas desde novembro de 2020, com todos os protocolos de segurança para evitar contaminação da Covid-19. Essa etapa conta com a construção da ponte rodoviária sobre o Rio Almada, que terá acessos pela BA-001 e BA-262 e inclui a construção de vias, instalação de sinalização, implantação de redes elétrica e de água, entre outras ações.

O avanço físico da obra, até 30 de março de 2021, é de 18,45%. Esta primeira fase contempla as construções de todas as estruturas viárias internas que devem ser concluídas em 2022. No mês de julho está prevista o início da obra de construção da parte marítima. Atualmente, gera 400 empregos diretos e, quando alcançar o pico, outros 1.200 postos de trabalho indiretos serão gerados, tendo ainda todas as licenças ambientais necessárias para a evolução.

Para o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, a Fiol e o Porto Sul vão proporcionar uma mudança não só para o desenvolvimento econômico do estado, mas também na infraestrutura rodoviária da Bahia. “A ferrovia é um avanço da estrutura logística não só do estado, mas do Brasil. A construção dos empreendimentos provocará alterações importantes de rodovias já existentes e a necessidade de implantação de outras. Além disso, vai reduzir o fluxo de cargas pesadas nos corredores rodoviários”.

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Economia

BYD apresenta primeiros veículos montados na Bahia 

A fábrica começa com capacidade anual de produzir 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase

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BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, apresentou nesta terça-feira (1º) os primeiros veículos da gigante chinesa
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Bahia deu mais um importante passo na liderança do setor de energias renováveis no Brasil. Com uma linha de montagem das mais modernas do mundo, a Fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, apresentou nesta terça-feira (1º) os primeiros veículos da gigante chinesa montados no país, os modelos Dolphin Mini e Song Pro.  

A chegada da primeira unidade de produção da empresa chinesa em solo brasileiro foi resultado de uma ampla articulação feita pelos governos federal e estadual, com objetivo de garantir uma revolução tecnológica no setor automotivo nacional, por meio da transição energética.  

Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o marco histórico do novo momento vivenciado pela Bahia, que passa a sediar uma das maiores e mais modernas montadoras da América Latina.  

“Nós estamos em uma caminhada muito forte, para garantir que a Bahia possa continuar sendo destaque na produção de energias renováveis. Se a Bahia produz e tem um potencial muito forte de energia eólica, solar e biomassa, a gente quer trazer para aqui, para próximo, aquelas indústrias que são potenciais consumidores dessas energias. Então, fico feliz com essa iniciativa da BYD em vir à Bahia”, disse Jerônimo. 

Foram apenas 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo em caráter experimental, com tecnologia de última geração, automação inteligente e controle total de todas as fases da produção. A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — em uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. A fábrica começa com capacidade anual de produzir 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase, com geração de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. 

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“É por isso que a gente tem trabalhado com qualificação profissional e em parceria com a empresa, com o sistema S, com o Ministério do Trabalho, para que a mão-de-obra local seja aproveitada ao máximo e tenhamos empregos de baianos e baianas na BYD”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos. De acordo com Vasconcelos, aproximadamente 30 empresas ligadas ao setor procuraram o governo estadual, interessadas em se instalar também no complexo automotivo. A Continental, fabricante de pneus, já tem contrato homologado para se instalar no polo e fornecer equipamentos para a BYD. 

Segundo Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa, a empresa é das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo, trazendo toda sua tecnologia para a fábrica brasileira. “Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma. 

Já o vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, disse que o objetivo é transformar Camaçari em uma potência para o futuro. “Agora, nesse regime de teste que estará sendo realizado nos próximos dias, como disse aqui o governador, as licenças que são necessárias, creio eu, serão liberadas em dias. Então, em poucas semanas nós estaremos de volta aqui celebrando a produção em linha, para poder, então, começar a fabricação oficial em linha dos nossos carros BYD Dolphin Mini e o BYD Song Pro”, destacou. 

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Economia

Movimentação econômica de Salvador cresceu 8,3% em abril

O indicador ampliou 3,4% em relação a abril de 2024

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O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) apontou expansão de 8,3% em abril de 2025, na comparação
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) apontou expansão de 8,3% em abril de 2025, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal). 

Todas as seis variáveis que compõem o indicador puxaram o índice para cima, com destaque para Carga portuária (18,7%) que apontou a variação positiva mais expressiva, seguida por Passageiros de ônibus intermunicipais (7,9%), depois Passageiros de ônibus urbanos (7,1%), Combustíveis (6,0%), Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (5,4%) e Consumo de energia elétrica (0,9%). 

O indicador ampliou 3,4% em relação a abril de 2024. Caiu 0,9% no acumulado do 1º quadrimestre do ano de 2025. E, expandiu 3,4% no acumulado dos últimos 12 meses, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. 

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Economia

Bahia avança na produção de energias renováveis com a chegada da Windey no estado

A Windey Energy no Brasil, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo, vai instalar seu escritório no campus do Senai Cimatec, em Salvador

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Uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo – a Windey Energy no Brasil – vai fincar raízes em solo baiano.
Foto: Joá Souza/GOVBA

Uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo – a Windey Energy no Brasil – vai fincar raízes em solo baiano. O anúncio oficial foi realizado nesta sexta-feira (27), no campus do Senai Cimatec, em Salvador, onde o escritório da empresa chinesa funcionará. A ocasião também marca a instalação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para estudos em energia eólica, o que reforça o investimento em inovação e compromisso com o avanço das energias renováveis no Brasil.

Serão fabricadas turbinas eólicas, hidrogênio verde e bess — as chamadas super baterias, impulsionando assim, a descarbonização, a industrialização e a qualificação técnica local. De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a chegada da Windey à Bahia marca um avanço estratégico para o setor de energias renováveis no estado, que já é o maior produtor de energia eólica do país.

“A Bahia já é muito potente e a vinda dessa fábrica tem um significado muito forte, que é a construção de uma mão de obra especializada para aumentarmos essa produtividade, para termos condições de exportar para outros países, e atrair indústrias com acesso à energia mais acessível e a menor custo”, afirmou o governador.

O diretor de vendas para a América Latina da Windey Energy, Hugo Louchan Chanf Miranda, explicou como foi tomada a decisão de vir para a Bahia. “A Bahia reúne condições ímpares que temos no Brasil, como recursos energéticos, potencial eólico e recursos solar. Tem ainda, uma agricultura muito forte, biomassa. Se pudermos aproveitar 1% dos recursos energéticos que a Bahia tem, já estamos muito satisfeitos”, disse o executivo que destacou ainda a importância da parceria com o Cimatec, no suporte às atividades da empresa.

A presença da empresa ainda vai permitir a verticalização da cadeia produtiva na Bahia e geração de empregos diretos e indiretos, beneficiando polos industriais como Camaçari e Lauro de Freitas. Já o Centro P&D, em parceria com o Senai Cimatec, vai fortalecer a pesquisa, desenvolvimento e inovação, a partir da integração de universidades, startups e projetos-piloto em energia inteligente.

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Missão China

A vinda da empresa para o Brasil é resultado da assinatura de um memorando de entendimentos, em maio de 2025, durante missão na China. A convite do Governo Federal, o governador Jerônimo Rodrigues participou de três reuniões ao lado do presidente Lula e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, com representantes da Windey Energy.

Rui Costa destacou durante discurso, a importância de o Brasil buscar relações multilaterais com outros países, como a China, cujo resultado é a formação de mão de obra, geração de emprego e o desenvolvimento tecnológico.

“O governo chinês, por diversas vezes, tem reafirmado o seu compromisso e a sua determinação em fazer parceria com o Brasil. E eu diria que entre todos os estados, o que talvez tenha saído na frente e tenha conseguido tamanho êxito em alguns projetos, em áreas diferentes, seja o Estado da Bahia. E por isso o nosso orgulho de estar aqui no dia de hoje. Podemos destacar a vinda da BYD, a Ponte Salvador-Itaparica, e agora a fábrica de turbinas eólicas”, enfatizou.

Protagonismo da Bahia

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A matriz elétrica baiana é 98% renovável. O estado tem como principal característica os melhores ventos, constantes, unidirecionais e sem rajadas proporcionando um fator de capacidade superior a 50%. Além de possuir excelentes níveis de irradiação solar e uma ampla área para instalação de usinas na região do semiárido.

Atualmente, a Bahia conta com um total de 1.220 empreendimentos solar e eólico, em operação, em construção ou a ser construído, que estão presentes em 69 municípios. O investimento é da ordem de R$ 232 bilhões, com capacidade para geração de mais de um milhão de empregos.

A partir da instalação dessa fábrica, a Bahia pode se destacar ainda mais no setor de energia renovável: aproveitando o potencial eólico, especialmente no semiárido baiano; ampliando parcerias público-privadas para atração de novos investimentos e fortalecimento da cadeia produtiva local; integrando centros de pesquisa, universidades e indústria para inovação e competitividade.

A iniciativa é ainda um incentivo à produção local de componentes (torres, pás, geradores), com apoio à indústria baiana; na consolidação da Bahia como referência nacional e internacional em transição energética e sustentabilidade.

Também participaram do evento o senador Jaques Wagner, o presidente mundial da Windey Energy, Cheng Chenguang, o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai-Cimatec, Leone Andrade e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida.

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