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Economia

Pix é usado para troca de mimos e até para reatar relacionamentos

O brasileiro conseguiu agregar funcionalidades ao sistema de pagamento que vão muito além do imaginado pelo BC

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Dar um match e flertar com o crush correm risco de virar coisa do passado. “Anota o meu Pix” passou a ser a senha para indicar que há espaço
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Dar um match e flertar com o crush correm risco de virar coisa do passado. “Anota o meu Pix” passou a ser a senha para indicar que há espaço para um relacionamento. Em menos de três meses da entrada em vigor do sistema de pagamento instantâneo e transferência sem custos, o brasileiro conseguiu agregar funcionalidades ao Pix que vão muito além do imaginado pelo Banco Central (BC).

Nas redes sociais as brincadeiras envolvendo a modalidade já têm até nome: PixTinder ou PixSexual. A origem vem de outro aplicativo de sucesso, o Tinder, criado especificamente para que pessoas possam se conhecer e se relacionar de maneira íntima. Ele se converteu numa mistura de rede social, por meio da transferência de valores modestos, até na casa dos centavos.

Quem já conquistou espaço em redes sociais, convida seus seguidores a ir muito além dos likes e partir para a demonstração de apreço por meio de transferências. E há até quem troque “mimos”, que vão desde um lanche até nudes no celular, por meio da ferramenta.

A equipe do presidente do BC, Roberto Campos Neto – que já veio a público reconhecer que o Pix não foi criado como rede social –, não poderia imaginar que ele viraria até mesmo ferramenta de solução de conflito.

Chrystian Santanna, de 25 anos, e a namorada, Amanda Costa, de 24 anos, estão juntos há oito anos, mas se desentenderam. Seguindo o roteiro tradicional do ensaio do fim nos tempos atuais, Amanda cortou laços: bloqueou o namorado no WhatsApp, no Instagram e até nas ligações.

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O caminho para reconquistar o afeto contou com a bênção inadvertida do BC, por meio de uma mensagem enviada no espaço de identificação da transação por meio do Pix.

“Apareceu no celular uma notificação do aplicativo do banco e me surpreendi. Quando vi, era um Pix dele no valor de R$2. Achei engraçada a forma como ele tentou entrar em contato comigo. Na hora até passou a raiva. Mas respondi no WhatsApp: “podia ter sido um valor maior, né?” — brincou Amanda.

Para especialistas, o Pix para o relacionamento social reflete uma combinação de fatores. Entre eles, está a possibilidade de flertar ou se expressar sem ser visto ou julgado, o que abre a porta para extravasar opiniões.

“Esse fenômeno já se manifestou anteriormente no Instagram e também no Linkedin, que é uma rede social de negócios e de busca de oportunidades de trabalho. A gente já percebe que é uma característica muito forte no país: os brasileiros utilizam bastante os aplicativos para a busca de relacionamento”, afirmou Fábio Mariano Borges, professor de Sociologia do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

O BC já refutou o uso do Pix como rede social e desta vez não parece disposto a entrar no espírito de brincadeira como ocorreu no lançamento da nota de R$ 200. Na ocasião, o vira-lata caramelo, que estrelava os memes sobre a cobiçada nova cédula, foi incorporado à campanha de divulgação da nota.

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Mesmo de forma reservada, técnicos da autoridade monetária evitam comentar os novos usos da plataforma e se resumem a repetir a mensagem de que o sistema deveria ser usado apenas para pagamentos e transferências.

Para especialistas, há risco de vazamento de dados pessoais que compartilham informações sensíveis em redes, ao divulgar uma chave Pix com número de CPF, celular ou e-mail.

“O risco é ter a conta invadida, o que é um problema grave já que a pessoa teria acesso à conta e poderia fazer operações. Alguns bancos estão implementando bloqueios de certos caracteres no envio de mensagens via Pix, que poderiam facilitar o uso de links usados como meio para clonar a chave e dar acesso à conta”, afirmou Henrique Castro, professor de Finanças da FGV-EESP

Economia

Conab prevê safra de grãos da Bahia acima das expectativas iniciais

O algodão teve um aumento de área de 17,9% e um aumento de produção de 15,8%, com lavouras na fase de formação das maçãs

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A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, na última semana, o mais recente levantamento da safra de grãos do Brasil,
Foto: Ascom/Seagri

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, na última semana, o mais recente levantamento da safra de grãos do Brasil, destacando um recorde histórico previsto para a Bahia. A Conab, responsável por monitorar e divulgar dados sobre a produção agrícola no país, estimou uma safra total de 13,4 milhões de toneladas no estado, representando um crescimento de 7,9% ou 977,3 mil toneladas em relação à safra de 2023/24. Este aumento é atribuído à incorporação de 223 mil hectares e às condições climáticas favoráveis até o momento. 

A Bahia se destaca como a maior produtora de grãos do Nordeste, reafirmando sua importância no cenário agrícola nacional. No estado, o destaque vai para a safra de soja, que apresentou um crescimento de 16,5%, passando de 7,4 milhões de toneladas para 8,7 milhões de toneladas a serem colhidas.  

A produtividade média da soja também aumentou, passando de 63 sacas por hectare na safra anterior para 68 sacas por hectare em 2025. Este crescimento é resultado de práticas agrícolas aprimoradas e condições climáticas propícias para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das lavouras. 

Além da soja, outras culturas também apresentaram números positivos. O algodão teve um aumento de área de 17,9% e um aumento de produção de 15,8%, com lavouras na fase de formação das maçãs e expectativas positivas em relação à produtividade.  

A produção de sorgo cresceu 8,7%, enquanto o milho primeira safra continua em fase de colheita, com lavouras apresentando desenvolvimento regular e qualidade heterogênea devido à distribuição irregular das chuvas.  

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As condições climáticas têm sido favoráveis para a maioria das lavouras, contribuindo para o bom desenvolvimento das culturas. Nesse cenário, o milho segunda safra está em fase de plantio, com lavouras nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo. 

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Mercado do Rio Vermelho aumenta vendas na Semana Santa

A Ceasinha possui mais de 50 anos de atuação, conta com 138 boxes em funcionamento e 240 vagas de estacionamento

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Na Semana Santa, o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha, se torna referência para compra dos produtos para
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Na Semana Santa, o Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha, se torna referência para compra dos produtos para o almoço tradicional da Sexta-feira da Paixão. O aumento na procura por ingredientes tradicionais da culinária baiana impulsiona as vendas e aquece a economia local. Este ano, o espaço administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), já apresenta um aumento de mais de 35% na movimentação em relação ao ano passado. 

Quem antecipou a compra, nesta quarta-feira (16), foi a psicóloga e escritora, Iêda Domitilo. “Sempre venho aqui porque o produto é de extrema qualidade. Venho procurar qualidade e preço, né? E aqui tem, por exemplo, o dendê, que é maravilhoso, com pouca acidez, a comida fica maravilhosa”. 

O período é marcado por uma forte valorização das tradições gastronômicas, que movimentam feirantes e consumidores em busca dos sabores típicos da época. Todos os itens para o almoço são encontrados no equipamento, oferecendo opções desde comida congelada, fresca, vegana e sem glúten, a vinhos, chocolates, pescados, camarão fresco e defumado, azeite e temperos. 

“O mercado está pronto para receber os clientes, nós já estamos com um aumento de procura e esperamos que até sexta-feira chegue a uns 50%. O mercado está preparado para receber todos os clientes, é um local que ele encontra tudo de qualidade, com preços acessíveis e vai ter uma Semana Santa mais tranquila”, acrescenta o diretor de gestão de mercados da SDE, Alberto Queiroz. 

Um dos tradicionais boxes, O Pesqueiro, oferece aos clientes todo tipo de pescado e frutos do mar. A proprietária Débora Oliveira já comemora o aumento da procura dos clientes.  

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“Temos hoje um movimento muito bom, vocês podem ver a loja cheia de gente. Nós comemoramos agora dois anos, nascemos em uma Semana Santa, é a nossa terceira Semana Santa aqui dentro do Mercado do Rio Vermelho e desde então só tem crescido esse mercado. Nós nos preparamos aqui com uma variedade enorme de pescados, os queridinhos da Semana Santa, desde pescada amarela, bacalhau, até camarões frescos, congelados, todo tipo de produtos para que todos possam fazer suas compras”, disse Débora. 

O mercado possui mais de 50 anos de atuação, conta com 138 boxes em funcionamento e 240 vagas de estacionamento. Os boxes do Mercado do Rio Vermelho funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e nos domingos e feriados das 7h às 14h, exceto a praça de alimentação que funciona até as 16h. O equipamento estará aberto de forma facultativa na Sexta-feira da Paixão, até as 14h, retornando ao funcionamento normalmente no sábado (19). Para o comerciante Ramiro Campelo, o espaço se torna também um ponto de encontro dos amigos. “O melhor peixe da Bahia está aqui. Isso aqui é o coração da Bahia. Aqui, a gente encontra os amigos, dá risada. Isso aqui é Bahia, gente. Só falta o caranguejo para ficar mais gostoso”, acrescenta. 

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Fábrica da Dragão é inaugurada em Mata de São João nesta terça (15)

Instalação da unidade reforça compromisso do Estado com o desenvolvimento e a geração de empregos

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integrante do Grupo Interlândia, foi inaugurada no município de Mata de São João, a 63 quilômetros de Salvador. Com um investimento
Foto: Joá Souza/GOVBA

O Governo do Estado segue colhendo os frutos de uma política de incentivo à atração de investimentos para o interior da Bahia. Nesta terça-feira (15), a nova unidade da Dragão, marca integrante do Grupo Interlândia, foi inaugurada no município de Mata de São João, a 63 quilômetros de Salvador. Com um investimento de R$ 100 milhões, a fábrica vai produzir água sanitária, desinfetante e alvejante multiuso, com expectativa de gerar cerca de 300 postos de empregos diretos e indiretos.

Presente ao ato, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o esforço do Estado em incentivar novos negócios para o desenvolvimento econômico e social de municípios baianos. “Nós temos, por exemplo, no Oeste, no Extremo Sul, as idas nossas para fora do país buscar empresas para se instalarem, como uma empresa forte de tecnologia, como foi o caso da BYD; no agro, nos serviços, na indústria e no comércio. O papel do Estado forte é esse. Os incentivos nossos continuarão sendo disponibilizados, para que indústrias e serviços possam se instalar na Bahia”, afirmou o governador.

Reconhecida como líder de seu segmento no Nordeste, a Dragão já gerou 70 empregos diretos, sendo 90% dessa mão-de-obra residente em Mata de São João. A previsão é dobrar o número de contratações até o final de 2025. A capacidade produtiva ultrapassa os 200 milhões de litros por ano, o que não apenas garante o abastecimento do mercado baiano com maior eficiência, como também permite a ampliação da distribuição para outras regiões do país, como o Sudeste e Centro-Oeste.

O executivo de Desenvolvimento de Novos Projetos do Grupo Interlândia, João Abreu e Lima, ressaltou os impactos positivos da iniciativa para a cidade. “Em toda cidade onde nós fixamos a nossa indústria, a gente procura desenvolver a região como um todo, ter um bom relacionamento com a sociedade que está ao redor, gerando emprego, trazendo tecnologia e procurando desenvolver a economia local”, explicou.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, indicam que no mês de fevereiro de 2025 a Bahia apresentou um saldo positivo de 20.132 postos de trabalho formais. O resultado colocou o estado na liderança na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste. Esse desempenho é reflexo da estratégia adotada pelo governo baiano na atração de novos investimentos, o que tem impulsionado a criação de empregos.

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São ações e projetos que ampliam as oportunidades, posicionando a Bahia como um polo de crescimento no cenário nordestino. Outro exemplo da política de industrialização e atração de novos empreendimentos, executada pelo Governo do Estado, foi a inauguração, no último dia 28 de março, da Indústria de Alimentos São Braz, localizada no município de Conceição do Jacuípe.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, explicou os impactos positivos na economia e na geração de novos empregos com a atração de novas empresas, principalmente para o interior do estado. “Estamos avançando e dando consistência a essa marca de 75% de novos investimentos no estado serem feitos no interior, contemplando uma população de 15 milhões de habitantes, desconcentrando a distribuição de renda”, disse.

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