SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Esporte

Atletas baianos conquistam 14 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Sete baianos disputaram a competição e classificaram-se para a etapa nacional

Publicado

em

Foto: Divulgação

A delegação baiana da paranatação e do paratletismo desembarca às 14h deste sábado em Salvador, trazendo na bagagem 14 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares. A competição reuniu nesta semana, em Brasília, mais de 500 atletas da Bahia e de outros nove estados brasileiros da região centro oeste e norte do país.

Com a conquista das medalhas, os sete atletas baianos que disputaram a competição classificaram-se para a etapa nacional que ocorrerá em novembro,  em São Paulo,  capital.

“Retornamos a Salvador com a certeza de mais uma etapa vencida não só pelos resultados, mas, sobretudo, pelo compromisso de cada um do grupo que formou nossa delegação paralímpica escolar – estudantes atletas, professores, técnicos de instituições que atuam com PCDs e do Governo do Estado e familiares. Agora, é focar ainda mais nos treinos para garantirmos uma performance ainda melhor na etapa nacional e também buscar sempre o fortalecimento das políticas públicas inclusivas”, destacou o professor Virgílio Leiro, chefe da delegação da Bahia.

Atleta da paranatação e que conta com o apoio do Programa FazAtleta, Bárbara Britto conquistou medalha de ouro nas quatro provas que disputou. A sua técnica, a também atleta da paranatação Verônica Almeida, destaca a importância das Paralimpíadas Escolares. “É uma competição que fortalece muito o movimento paralímpico da Bahia e de todo o Brasil, ficando evidente o valor que tem o esporte na vida desses jovens. Dessa competição, saem os futuros atletas paralímpicos do nosso país”, enfatizou Verônica.

Responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Adelmare Júnior acompanhou toda a competição em Brasília. “Foi muito importante ver de perto essa competição. Retorno ainda mais empenhado em fortalecer e ampliar as políticas públicas do paradesporto em nosso estado. O desafio é enorme, mas com a participação e o trabalho conjunto do Estado e das instituições vamos superar os desafios e tornar mais representativo o paradesporto escolar baiano”, observa Júnior, que também é cadeirante.

ANÚNCIO
Anúncios

Os atletas que representaram a Bahia na competição treinam e são acompanhados pelas instituições: Centro de Referência Paralímpica Baiana;  Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION/BA); Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee) de Vera Cruz; Federação Brasileira das Instituições de Reabilitação (Febiex – Bahia); Instituto de Cegos da Bahia e Fundação José Silveira.

As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação baiana viajou à capital federal com apoio do Governo do Estado, por meio  da Secretaria de Educação e da Sudesb.

Abaixo, nome dos atletas e medalhas conquistadas:

·        Bárbara Britto (Jequié), 04 OURO nas provas 50M,  100M livre, 400M e 100M costas;

·        Daniel Rios (Salvador), 03 OURO na prova salto a distância, arremesso  de peso e 400 M livre;

ANÚNCIO
Anúncios

·        Davy Galvão (Salvador), 01 OURO (arremesso de pelota)  + 02 pratas 150 M livre e 60 M livre;

·        Leandro Galvão (Vera Cruz), 01 OURO, lançamento de disco;

·        Riquelme Araújo (Jequié), 01 PRATA, arremesso de peso;

·        Felipe Santos (Salvador), 01 PRATA na prova salto a distância;

·        Helen  Prado (Salvador), 01 BRONZE, salto a distância.

ANÚNCIO
Anúncios

Ascom Sudesb

Esporte

Baiano assume liderança do ranking mundial de bodyboarding

Uri Valadão foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e assumiu a primeira colocação do circuito

Publicado

em

O surfista de bodyboarding, Uri Valadão, foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e com esse resultado
Foto: Arquivo pessoal

O surfista de bodyboarding, Uri Valadão, foi vice-campeão da terceira etapa do World Bodyboarding Tour e com esse resultado assumiu a liderança do circuito. A terceira etapa da competição aconteceu em Iquique, no Chile, durante a última semana, e o surfista baiano Gabriel Braga também se destacou, com o posto de terceiro lugar na disputa, que terminou na última segunda (23).

Ambos os atletas viajaram para a prova com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A expectativa é grande sobre os dois atletas. Uri Valadão conta em seu histórico com o título mundial conquistado em 2008, enquanto Gabriel foi o melhor brasileiro no ranking mundial nos últimos dois anos e é apoiado pelo programa FazAtleta.

“Muito feliz com esse grande resultado em um dos eventos mais difíceis de chegar na final. Foi um evento de muita superação. Mas, valeu todo esforço e dedicação! Agora, após esses três grandes eventos e com a liderança do ranking mundial, já posso dizer que a disputa de título se tornou mais realidade. Incrível como a Sudesb e o Governo do Estado me abraçaram e apostaram em mim. Sou muito grato por isso”, pontua Uri.

Na primeira etapa do circuito deste ano, no Marrocos, Uri se sagrou campeão do torneio com duas notas 10 e uma grande virada contra o francês Pierre Louis Costes, vice-campeão. Já Gabriel conquistou a terceira colocação no Marrocos e o nono lugar na segunda etapa em Itacoatiara, no Rio de Janeiro, onde Uri foi 17º lugar.

“Fiquei muito feliz de voltar a subir no pódio aqui no Chile, ainda mais em uma etapa tão importante do circuito mundial. Esse resultado me dá ainda mais confiança para as próximas disputas da temporada. Meu foco agora é seguir evoluindo e buscando consistência nas etapas que ainda vêm por aí. Ter o apoio frequente da Sudesb faz toda diferença. É um suporte fundamental para que a gente consiga se manter competitivo internacionalmente, representando bem a Bahia e o Brasil”, comenta Gabriel

ANÚNCIO
Anúncios

O circuito da International Bodyboarding Corporation (IBC) da categoria principal masculina segue em 2025 para Sintra, em Portugal, entre os dias 3 e 7 de setembro; e em Gran Canaria, na Espanha, entre 11 e 25 de outubro.

Continue Lendo

Esporte

Arena Aquática Salvador inscreve para hidroginástica e natação nesta terça (10)

O sorteio eletrônico ocorrerá na sexta-feira (13) e a lista dos mais de 1,2 mil contemplados será divulgada no site da Arena Aquática Salvador

Publicado

em

Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) abre inscrições para aulas de natação e hidroginástica na Arena Aquática Salvador, na Pituba.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) abre inscrições para aulas de natação e hidroginástica na Arena Aquática Salvador, na Pituba. O cadastro é gratuito e pode ser realizado entre esta terça (10) e a quinta-feira (12), exclusivamente pelo site http://arenaaquatica.salvador.ba.gov.br.

O sorteio eletrônico ocorrerá na sexta-feira (13) e a lista dos mais de 1,2 mil contemplados será divulgada no site da Arena Aquática Salvador. Os sorteados, receberão um e-mail, informando a lista de documentos e data que devem comparecer para efetivar a matrícula.

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressalta que a Arena Aquática Salvador não promove apenas a prática esportiva e o lazer, mas também fortalece os valores da inclusão e da cidadania, ao integrar as duas missões fundamentais da Secretaria: a promoção do esporte e a inclusão social. “Em um único espaço, acolhemos pessoas de todas as idades, oriundas de diferentes regiões da cidade, incluindo pessoas com deficiência. Através do sorteio, priorizando o acesso democrático, adotamos um sistema de inscrições aberto a todos, garantindo igualdade de oportunidades para os interessados”, declara.

As aulas acontecem nos três turnos, das 6h às 18h, com duração média de 45 minutos, dois dias por semana, de segunda a sexta, com periodicidade de um ano. Para se inscrever nas aulas de hidroginástica é necessário ter, no mínimo, 18 anos. Já para as aulas de natação, podem participar pessoas a partir dos seis anos. Todas as informações podem também ser conferidas no site.

Estrutura

Com 15 mil m² de área, a Arena Aquática Salvador abriga a piscina olímpica (50×25 metros). O equipamento foi utilizado no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos, onde foram realizadas as disputas de medalhas da natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Esporte

Projeto Natação em Rede tem novo cronograma de inscrições

As 2.200 vagas gratuitas para Salvador nos núcleos Bonocô e do CAB seguem integrais

Publicado

em

online do Projeto Natação em Rede, previstas para acontecer a partir das 14h da segunda-feira (2), e definir um novo cronograma
Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb.

O alto volume de acessos simultâneos ao site oficial da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no início da tarde desta segunda-feira (2), fez com que a homepage da autarquia de esporte ficasse fora do ar por mais de duas horas. Com a instabilidade, a direção da Sudesb decidiu suspender temporariamente as inscrições online do Projeto Natação em Rede, previstas para acontecer a partir das 14h da segunda-feira (2), e definir um novo cronograma escalonado por modalidade.

A inscrição escalonada visa não levar um número grande de usuários simultaneamente ao site. Assim, o cronograma agora estabelecido inicia com as vagas de natação nesta quarta-feira (4); na quinta-feira (5), será o grupo da hidroginástica; nado artístico e polo aquático na sexta-feira (6). Em cada data estipulada, o link estará disponível no site da Sudesb (www.sudesb.ba.gov.br) a partir das 14h, permanecendo ativos até preenchimento total das vagas, com prioridade de vagas para estudantes de escola pública.

Portanto, as 2.200 vagas gratuitas do Projeto Natação em Rede para Salvador, nos núcleos Bonocô (Piscina Olímpica da Bahia) e do Centro Administrativo da Bahia (CAB), seguem integrais, já que nenhuma vaga foi preenchida. As modalidades estão divididas em: 840 para natação (538 para público de 7 a 17 anos e 134 para adultos de 18 a 59 anos); 1.100 para hidroginástica – 176 de 18 a 59 anos e 704 para maiores de 60 anos; e 130 vagas tanto para nado artístico quanto polo aquático no público de 7 a 17 anos. 20% do quantitativo de cada modalidade é reservado às Pessoas com Deficiência (PCD), num total de 440 vagas.

Público PCD

Para o público PCD, será realizada uma pré-inscrição, também através do site da Sudesb, entre os dias 9 e 11 de junho. Após essa data, será realizado sorteio eletrônico na sexta-feira, 13 de junho, com resultado divulgado no mesmo dia, através do envio de e-mail informado no ato da inscrição.

Interior

Além de Salvador, a cidade de Serrinha passa a contar também com um núcleo do projeto, que chega pela primeira vez no interior do estado, com a oferta de 400 vagas, sendo 200 para natação e 200 para hidroginástica. Diferentemente da capital, a inscrição em Serrinha será feita de forma presencial, a partir do dia 03 de junho (terça-feira), no 16º Batalhão de Polícia Militar (Av. Cidade de Araci, S/N – Cidade Nova). A entrega da documentação será no mesmo local de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, ou até o preenchimento total das vagas.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas