Sala de Aula
Liderança e empreendedorismo nas aulas de projeto de vida
A animação Vida de Inseto é um dos tantos recursos da linguagem cinematográfica para o uso em sala de aula


Leonardo Campos
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Quatro pilares que integram um relatório da UNESCO, emitido em 1996, direcionamento para muitas reflexões sobre a formação dos nossos jovens, cada vez mais desafiados por um mundo que se transforma vertiginosamente. Adquirir instrumentos de compreensão, agir sobre o meio que o envolve, a busca por cooperação com o outro na realização de atividades e a associação com o conceito principal que dialoga com todos os outros mencionados. Respectivamente, estas são as definições para os pilares citados na abertura deste parágrafo, conjunto de direcionamentos que refletem a importância do desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI. Aqui, para permitirmos um debate caloroso diante de uma jornada de aprendizagem com possibilidades significativas, deixo a indicação de Vida de Inseto, animação assertiva para rodas de conversa, seminários e outras metodologias em sala de aula, tendo em vista dialogar com tópicos temáticos que envolvem liderança, empreendedorismo e construção de um projeto de vida, este último, itinerário que é parte integrante do novo Ensino Médio.
Lançada em 1998, Vida de Inseto é uma animação que conta com as vozes de um grande elenco do esquema industrial estadunidense: Dave Foley, Kevin Spacey, Hayden Panettiere, Julia Louis-Dreyfus, David Hyde Pierce, Richard Kind, Phyllis Diller, dentre outros. A narrativa sobre formigas oprimidas que se tornam fortes ao digladiarem com gafanhotos tiranos se passa no cotidiano de uma colônia que precisa recolher, arduamente, uma considerável quantidade de alimentos para os invasores na posição de poder, tendo em vista evitar o encontro com a morte por não obedecer aos ditames desta relação de colonização e opressão. Julgadas como frágeis e fracas, as formigas são constantemente aterrorizadas pelos gafanhotos. Inicialmente, não conseguem reagir, temerosas diante do que pode acontecer com o seu grupo, preferindo, então, obedecer ao que é ordenado. As coisas mudam quando uma delas decide ouvir o seu coração e ativar as boas ideias que circulam dentro de si. É o Flik, a formiga revolucionária. Desacreditado, torna-se o herói de todo o processo ao passo que a narrativa se desenvolve.
Além do interesse em conquistar Atta, uma princesa, o personagem precisa ressignificar a sua trajetória. Antes de estabelecer uma revolução mais engajada, ele já começa organizando a dinâmica de trabalho dos seus parceiros, elaborando materiais que permitem o melhor desenvolvimento das atividades. Ao se posicionar assim, Flik demonstra versatilidade, engajamento, inteligência emocional e uso assertivo da tecnologia, tornando as missões diárias um pouco menos ofegantes. Ao perceber que a sua colônia está longe de se libertar do regime de opressão perpetrado pelos gafanhotos, ele sai em busca de novas parcerias com outros insetos, tendo em vista fortalecer a sua região e colocar em prática um jargão do tipo “pequenos unificados podem ir muito longe”. Sabiamente, ele lidera o trabalho em equipe, permite que os seus sonhos sejam alcançados e ao pensar na relação com o “outro”, pavimenta um extenso caminho de esperança, para que todos possam caminhar juntos, cada um, por sua vez, dentro de suas possibilidades, singularidades e alteridades.
Vida de Inseto foi a segunda animação da Pixar, uma narrativa sagaz e inteligente que nos lembra pontos trabalhos em Os Sete Samurais, do cineasta japonês Akira Kurosawa, relido em Sete Homens e Um Destino, adaptação do conteúdo para o Velho Oeste estadunidense. As suas bases, no entanto, estão estruturadas no popular conto A Formiga e a Cigarra, nalguns casos, o sonoro inseto é substituído por um gafanhoto, haja vista a escolha de algumas edições brasileiras que expõem a história em livros publicados por aqui. Sob a direção da dupla Jon Lasseter e Andrew Stanton, guiados pelo roteiro que compuseram, juntamente com uma significativa sala de roteiristas que ainda conta com Bob Shaw e Joe Ranft, a produção traz, ao longo de seus 95 minutos, lições interessantes sobre liderança, empreendedorismo e, como se propõe na educação básica hoje, reflexos sobre os nossos projetos de vida. Assim, a nossa formiga protagonista elabora um planejamento audacioso para sair de sua condição “escrava” e se torna a líder de uma revolução que pensa não apenas em si, mas no coletivo, afinal, mesmo que conseguisse se libertar as amarras impostas, ninguém vive sozinho, não é mesmo?
Visualmente interessante e muito longe de ser datado, Vida de Inseto contou com uma cuidadosa equipe técnica de produção, por isso, alcançou bons resultados além de sua estrutura dramática. A direção de fotografia de Sharon Calahan traz dos esboços, quadros e movimentos que contemplam os principais conflitos da animação, o design de produção de William Cone capricha na criação dos espaços por onde os personagens circulam, além da entrega de figuras que dialogam com as propostas do texto, isto é, enquanto os gafanhotos são construídos como monstros ditadores, as formigas ganham características humanas, com pernas e braços, numa alegoria muito interessante sobre as coerções do capitalismo, a manutenção disfarçada do colonialismo, numa representação cabal de nossa sociedade composta modelos de sistemas. Aqui, as formigas protagonizam o que podemos chamar de uma revolução da classe trabalhadora, guiada por um líder inicialmente desacreditado por todos, mas que comprova o seu engajamento em um novo projeto de vida que não pensa apenas em si, mas na coletividade.
Diante do exposto, nesta jornada de reflexões sobre protagonismo juvenil, também possível de ser pensada numa perspectiva adulta, em empresas e demais grupos de trabalho, Vida de Inseto é uma narrativa que abre possibilidades para dialogarmos a construção de conhecimentos e valores que nos permita a tomada de decisões simples ou importantes; o vislumbrar de cenários diferenciados e a maneira como agiremos dentro de suas dinâmicas; a construção de projeções entre o hoje e o amanhã, com caminhos traçados por escolhas mais conscientes; o desenvolvimento da responsabilidade diante de nossas opções, num processo de compreensão sobre o que é escolhido no presente como ponto de partida para os resultados do futuro; a prática constante da vivência protagonista e a construção de um projeto de vida. A animação é um dos tantos recursos da linguagem cinematográfica para o uso em sala de aula, numa busca dos professores orientadores por encontros que tenham como foco, o estabelecimento de dinâmicas de aprendizagem que permitam aos estudantes uma jornada crítica e reflexiva.
Leonardo Campos é Graduado e Mestre em Letras pela UFBA.
Crítico de Cinema, pesquisador, docente da UNIFTC e do Colégio Augusto Comte.
Autor da Trilogia do Tempo Crítico, livros publicados entre 2015 e 2018,
focados em leitura e análise da mídia: “Madonna Múltipla”,
“Como e Por Que Sou Crítico de Cinema” e “Êxodos – Travessias Críticas”.

Sala de Aula
A Corrente do Bem
No texto de hgoje, o professor Leonardo Campos fala sobre as relações entre cinema e ensino de matemática


Leonardo Campos
Dizem que gentileza gera gentileza. No desenvolvimento do drama A Corrente do Bem, a vida não é nada gentil com o protagonista da narrativa em seu desfecho, no entanto, o legado deixado pelo jovem após colocar em prática um trabalho escolar nos demonstra como boas ações ainda podem ser possíveis num mundo colapsado por comportamentos egoístas, relacionamentos tóxicos, desigualdade social bastante violenta, dentre outras celeumas que acompanham a humanidade em seu processo evolutivo. Lançado em 2000, sob a direção de Mimi Leder, responsável por conduzir o roteiro de Leslie Dixon, dramaturga que toma como ponto de partida, o livro homônimo de Catherine Ryan Hyde, o filme nos apresenta a trajetória de um garoto cheio de ideais, influenciado pelas ideias de seu professor, se tornando responsável por colocar em prática um projeto considerado utópico, mas que funciona de maneira muito eficiente e muda a realidade de diversas pessoas que gravitam em torno de sua existência.
Na trama, o professor Eugene Simonet (Kevin Spacey) ministra um componente curricular que podemos definir como “Estudos Sociais”. Todo ano, ele aplica um projeto em suas aulas, mas como é de se esperar no âmbito educacional em escala global, a sua expectativa é que alguém apresente algo transformador, no entanto, a realidade comprova a cada período o contrário. Trabalhos repetitivos, nada inovadores, sempre focados na mesmice. Desta vez, diferentemente do esperado, há uma proposta bastante peculiar, desenvolvida pelo jovem Trevor McKinney (Haley Joel Osment). O garoto cria uma corrente do bem, inspirado no projeto do professor que pede aos seus estudantes uma proposta capaz de mudar o mundo. Assim, Trevor pensa em algo para fazer pelo outro que não possa fazer para si mesmo. Em sua ideia, ele pretende promover uma ação para três pessoas, indivíduos que, por sua vez, fazem para mais três, e assim, em progressão aritmética, permite que o bem se espalhe por meio desta corrente.
Utópico, Trevor é desacreditado pelos colegas de sala de aula, mas observado com admiração por seu professor, alguém que inicialmente acha a proposta grandiosa demais, no entanto, abraça fortemente a ideia do estudante que rapidamente coloca o ideal em ação, para o espanto de muitos, inclusive de sua mãe, surpreendida pela presença de um estranho em casa após chegar de uma maratona de drinques servidos em seu trabalho na madrugada. O que começa com 3 parte para 9, depois para 27 e assim sucessivamente, numa progressão que sai de Las Vegas e se espalha pelos Estados Unidos, ganhando visibilidade na mídia e modificando a vida de todos que são tocados por esta corrente. Ao romper barreiras geográficas, numa era antecessora ao advento dos aplicativos e redes sociais, as ideias do jovem Trevor contaminam. Para o espectador mais exigente, focado no cinema enquanto estética e narrativa, A Corrente do Bem é puro exagero. Excessivamente dramático, é um daqueles filmes que imploram ao público por lágrimas, em especial, no desfecho trágico que tira todos os envolvidos de seus eixos.
Mas, é também uma lição sobre o quão podemos criar coisas grandiosas, mesmo numa existência turbulenta.
A vida do pequeno Trevor não é nada fácil. Ele convive com a sua mãe, Arlene (Helen Hunt), uma mulher que trabalha como garçonete nas noites de uma boate de strip-tease, além de outras funções em estabelecimentos do ramo de atendimento durante um dia, uma pessoa que batalha bastante para dar sustento ao filho, mas sequer possui tempo hábil para acompanhar os seus estudos e crescimento, algo que tradicionalmente se esperar num mundo de obrigações da maternidade. Ademais, Arlene sofre de alcoolismo e ainda tem no pai de Trevor um fantasma assombroso, prestes a reaparecer a qualquer momento, personagem interpretado por Jon Bon Jovi. Ele é um homem nocivo, com histórico de violência doméstica, criatura que pode aparecer a qualquer instante e elaborar o caos dentro de casa, medo que acompanha o garoto, mesmo com as promessas de sua mãe sobre nunca mais aceitar o indivíduo novamente, principalmente depois que Trevor testemunhou situações de agressão e ficou bastante traumatizado.
Esteticamente, A Corrente do Bem funciona assertivamente. Os figurinos de David Rosenbloom são críveis e funcionam como elemento de identificação dos personagens com as suas necessidades dramáticas e perfis. Na direção de fotografia, Oliver Stapleton consegue captar, por meio de enquadramentos eficientes, as emoções propostas pela narrativa, dando também ênfase ao design de produção de Leslie Dilley, cuidadoso tanto no ambiente escolar quanto na casa de Trevor e Arlene. Para quem possui uma compreensão básica de cinema, não é difícil reconhecer o estilo de Thomas Newman, responsável pela trilha sonora, no desenvolvimento dos 123 minutos de A Corrente do Bem, condução musical que lembra bastante os seus trabalhos em Beleza Americana e Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento, isto é, uma sonoridade condizente com o movimento visto em tela, espécie de composição didática que nos ajuda a ampliar as reflexões sobre os temas abordados pela produção. Em linhas gerais, um ótimo trabalho.
Agradando ou não enquanto narrativa, A Corrente do Bem suscita uma série de questionamentos. É um daqueles filmes ideais para trabalhos escolares em projetos transdisciplinares ou o que chamamos de “cinema espelho” para professores assistirem em suas formações continuadas, tendo em vista refletirem sobre as suas práticas docentes. Dentro os debates, na época de seu lançamento, muita gente comentou a injustiça da lição final, pois mesmo após criar algo tão grandioso, o garoto tem a sua vida arrancada ao tentar defender um colega vítima de agressão por valentões da escola, uma realidade não apenas estadunidense, mas algo de escala global, uma das preocupações para quem vive dentro dos muros escolares cotidianamente. Para estas pessoas, quando meus interlocutores, sempre devolvo a pergunta, provocando sobre, de fato, a vida ser assim em muitos momentos, afinal, “coisas ruins acontecem com pessoas boas”, não é verdade? Ademais, a narrativa é elucidativa ao ser utilizada como reflexão de vida, em especial, para aqueles que atuam com liderança, empreendedorismo e educação.
Sempre exponho, como crítico de cinema e professor, o potencial do cinema não apenas como entretenimento, mas também como elemento motivador em diversas esferas de nossas vidas. Ao debater A Corrente do Bem, por exemplo, elucido o caráter pedagógico da trama ao permitir que professores repensem as suas práticas, mesmo em cenários de muita tensão. No personagem de Kevin Spacey, o professor responsável por ressoar os seus ideais no pequeno Trevor, podemos observar o quão o educador precisa compreender sobre a realidade dos seus estudantes, figuras que são parte de um microcosmo, sujeitos como o próprio mentor, capazes de conduzir ações, estabelecer condutas inteligentes e realização de julgamentos pertinentes, mesmo sem a especialização e formação dos docentes, algo a ser pensado numa era que ainda traz, habitados em sala de aula, profissionais que acreditam na intocabilidade de seus conhecimentos em relação ao que o estudante traz enquanto experiência, num modelo de ensino autocrático e defasado.
Ainda sobre educação, creio ser pertinente também pensar A Corrente do Bem como uma narrativa que traz um professor capaz de permitir o desenvolvimento da autorresponsabilidade de seus estudantes nas dinâmicas em sala de aula. Mesmo sendo complexo, afinal, Trevor e muitos de seus colegas são oriundos de uma região conhecida periférica da cidade, a ação demonstrada no projeto de Eugene Simonet dialoga com os princípios da cidadania, das práticas que desenvolvem habilidades e competências capazes de transformações, mesmo que pequenas, no entorno dos envolvidos, situações que ressoam em suas existências futuras. É o olhar para o mundo como protagonista, em posturas individuais capazes de estabelecimento da diferença. Trevor é um personagem desafiador, pois conduz a sua presença em aula com participação ativa, questionando quando não compreende determinadas ideias ou discorda de posicionamentos. Persistente, ele reage mesmo diante das dificuldades na execução de sua missão.
É isso, mesmo sendo demasiadamente idealista, que esperamos de nossos estudantes enquanto professores. Não é mesmo? Ao menos, conforme relatos de colegas na experiência docente, ansiamos por salas de aula preenchidas por indivíduos interessados em modificar as suas realidades, num processo que transforma a todos os envolvidos. Dentre outras discussões relevantes, A Corrente do Bem nos ajuda a pensar os nossos projetos inovadores e o impacto causado nas famílias, muitas vezes, receptores que enxergam propostas diferenciadas como coisas fora da curva e desnecessárias para os seus filhos, pessoas que em tese, deveriam aprender conceitos mais imediatos e supostamente práticos para a vida. Curioso observar também como Trevor não se importa com a nota em si, mas com o desenvolvimento de seu processo, em algo bastante debatido sobre mudanças estruturais nos processos avaliativos em voga na contemporaneidade, ainda focada no boletim como indicador de resultados.
Para uma proposta matemática, A Corrente do Bem traz reflexões sobre a lógica da multiplicação. Quantas pessoas conseguiram ser atingidas pela ação de Trevor? Em suas respectivas participações, basta que um indivíduo realize algo por três pessoas e essas três pessoas realizem algo para mais três e assim sucessivamente, adentrando na progressão geométrica e permitindo, assim, que compreendamos numericamente uma determinada situação. Aqui, temos a fase 0, constituída pela primeira pessoa da corrente, neste caso, Trevor, seguido da fase iniciada pelas pessoas que ele beneficiou e, consequentemente, os contemplados pelas ações destes beneficiados. O protagonista ajudou a pessoa em situação de rua, depois a sua mãe, juntamente com o seu professor. Por meio do lema Pay For Foward (Passe Adiante), estas pessoas conduziriam as suas ações garantindo que os demais sigam o esquema. Desta maneira, um professor de matemática, por exemplo, pode debater o filme em propostas transdisciplinares e, assim, permitir que o aprendizado seja amplificado por uma observação filosófica deste campo do saber humano tão essencial para a nossa formação escolar e cidadã.
Para uma proposta em sala de aula, você pode iniciar uma discussão posterior ao processo de exibição do filme com um mapa mental. Observe.
Para consolidação do conhecimento, numa proposta com o filme em sala de aula, o professor pode trabalhar com questões objetivas (múltipla escolha, asserção/razão, complementação simples), discursivas (com descritores que permitam a resolução de um problema), a criação de um projeto com a turma, numa ação coletiva iniciada com observações individuais, além de solicitar a elaboração de mapas mentais sobre o relacionamento das ideias do filme com lógicas de multiplicação e progressão geométrica. Ao lado de um professor de Produção Textual, o responsável por estudos matemáticos pode ampliar as reflexões com uma proposta de redação, juntamente com debates sobre o assunto em componentes curriculares diversos, tais como Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Cultura Digital, Projeto de Vida, dentre outros.
Já pensou numa articulação entre as ideias de A Corrente do Bem com debates sobre uma ação do tipo na era das redes sociais e aplicativos? É um ponto de partida pertinente para Cultura Digital, também capaz de ressoar nas propostas de intervenção de uma produção escrita. Pensado como filme para um projeto maior, as discussões sobre os limites geográficos da corrente de Trevor podem culminar numa interessante roda de conversa em nas aulas de Geografia. Para Projeto de Vida, há peculiaridades do filme que aproximam a sua narrativa das reflexões sobre como os estudantes pretendem delinear as suas trajetórias e, consequentemente, as dinâmicas de seu entorno. Assim, tem-se um instigante debate sobre construção da cidadania. Dá até mesmo para elaborar seminários onde grupos construam apresentações com suas próprias propostas para um mundo melhor, tendo tópicos como introdução, objetivos (o geral e os específicos), justificativa, problema/hipótese, processos metodológicos, dentre outros, construindo uma ponte segura entre o Ensino Fundamental e Médio com as demandas do Ensino Superior e a vida profissional dos estudantes, mais preparados e conscientes dos mecanismos da metodologia da pesquisa para melhor desenvolverem as suas respectivas formações intelectuais.
Leonardo Campos é Graduado e Mestre em Letras pela UFBA.
Crítico de Cinema, pesquisador, docente da UNIFTC e do Colégio Augusto Comte.
Autor da Trilogia do Tempo Crítico, livros publicados entre 2015 e 2018,
focados em leitura e análise da mídia: “Madonna Múltipla”,
“Como e Por Que Sou Crítico de Cinema” e “Êxodos – Travessias Críticas”.
Sala de Aula
A leitura como hábito para o crescimento pessoal
Ler abre diversas portas em nossas jornadas pessoais e profissionais, sabia?


Professor Leonardo Campos
Há estudos que comprovam a eficiência dos hábitos de leitura para proteção do cérebro, pois pessoas que leem com frequência tem menor chance de desenvolver demência e diminuem os riscos do Mal de Alzheimer, além de ter uma rotina com cargas de estresse reduzidas, pois ler permite viagens tão relaxantes quanto ouvir música, permitindo que a carga do cotidiano seja suavizada. As pessoas que tem na leitura um hábito permanente também conseguem desenvolver mais empatia, sabia? Ao ler, o indivíduo pode compreender mais o que o “outro” sente e, assim, por meio das experiências em suas jornadas literárias, consegue interpretar melhor comportamentos e fazer ilações que podem ser úteis para as suas relações interpessoais cotidianas. Tão importante quanto o exercício físico é o treino da mente, por isso, aderir ao processo constante de leitura permite que tal segmento tenha atuação nos diferentes circuitos neurais e nesta dinâmica, processos de estimulação cerebrais promovam mudanças significativas em sua maneira de agir e pensar. Ademais, ler ajuda na aprendizagem de conteúdos diversos, pois influencia a forma como lidamos com os diversos assuntos, além de ampliar o nosso vocabulário. Por isso, ler deve ser parte de sua rotina diária, tal como se alimentar e dormir.
Mas, afinal, quais são os principais tipos de leitura?
Como posso organizar uma eficiente rotina de leitura?
Primeiro é preciso começar de algum lugar. Se for literatura e você não tiver ainda habituado, comece por crônicas e contos, indo posteriormente para os romances. É uma maneira de não enfrentar volumes maiores de texto e estabelecer barreiras que o desanime. Se sua jornada diária estiver conectada com o mundo acadêmico, treine também com a leitura de textos científicos de sua área, tendo em vista ampliar os seus horizontes interpretativos e promover o conhecimento acerca de modalidades mais diversas de escrita. Muita gente me questiona sobre iniciar com os livros físicos ou investir nos digitais. Sinceramente, apesar da pegada sustentável e da mobilidade dos e-books, ainda prefiro aderir aos livros impressos, pois acredito que haja uma relação maior de pertencimento e descanso, também, para a visão, fora que nos suportes digitais, a tendência para mudarmos da leitura para redes sociais, aplicativos e outras distrações é bem maior. Assim, sem fundamentação científica, prefiro o físico, mas depende muito do desprendimento do leitor.
Dizem que ler durante a noite dá sono, por isso, invista em leituras diurnas, não apenas nas pausas, mas em deslocamentos no metrô, dentre outras paradas e travessias. É uma maneira bacana de exercitar a mente, principalmente para aqueles desacostumados com a prática tão necessária para se manter relevante socialmente na contemporaneidade. Ademais, não esqueça de carregar consigo um livro, em qualquer oportunidade, pois nas passagens do seu dia, a leitura pode se tornar uma belíssima opção de acompanhamento, seja na fila de um banco, de loja ou na sala de espera para um atendimento clínico. Crie, para você, as oportunidades, para que a prática da leitura se transforme uma rotina orgânica do cotidiano. Para isso, é importante que não haja desistência no primeiro obstáculo, combinado? As conquistas neste processo não estão garantidas como numa ciência exata, mas é bem possível que aliando Hábitos de Leitura com Conhecimentos Gerais, você turbine o seu perfil profissional e as suas habilidades e competências no âmbito do pleno exercício de sua cidadania.
Leonardo Campos é Graduado e Mestre em Letras pela UFBA.
Crítico de Cinema, pesquisador, docente da UNIFTC e do Colégio Augusto Comte.
Autor da Trilogia do Tempo Crítico, livros publicados entre 2015 e 2018,
focados em leitura e análise da mídia: “Madonna Múltipla”,
“Como e Por Que Sou Crítico de Cinema” e “Êxodos – Travessias Críticas”.
Sala de Aula
Argumentação e escrita nas questões discursivas
Leia, coloque as sugestões em prática e ótimos estudos, combinado?


Professor Leonardo Campos
Na dinâmica dos concursos, vestibulares e processos avaliativos, tal como o ENADE, as questões discursivas se estabelecem como um grande desafio para os candidatos. Sabemos que a escrita fluente é algo que se relaciona diretamente com hábitos de leitura, por isso, apesar de macetes e sugestões para melhoria da estrutura de um texto escrito neste tipo de ocasião, desenvolver uma rotina de estudos que contemple assertivamente o treinamento para a elaboração de textos argumentativos é um dos caminhos não apenas para situações avaliativas, mas também algo a ser levado para a vida. Escrever bem permite a abertura de portas no competitivo cotidiano profissional, além de permitir que possamos colocar para a apreciação do outro, as nossas ideias, desde as legendas em redes sociais, aos e-mails que enviamos, nos discursos que precisamos elaborar em situações especiais ou qualquer modelo de mensagem que tenha como direcionamento, passar uma mensagem eficiente para nossos receptores.
No caso das questões discursivas, o candidato precisa levar em consideração que os seguintes aspectos serão avaliados em sua jornada argumentativa: a explicação e solução para um determinado problema apresentado, a aplicação de conteúdos aprendidos sobre assuntos pontuais para aplicação em situações inovadoras, argumentação que trace comparações ou classificação de dados e informações, estabelecimento de relações de causa e efeito ao longo da exposição argumentativa, demonstração da capacidade de sintetizar ideias sem prejudicar a dinâmica da escrita, formulação de conclusões com base nos elementos fornecidos ao longo do enunciado que deve ser lido e atendido adequadamente, bem como comprovar a habilidade de manter organizado, por meio da escrita, as ideias, de maneira lógica, coesa, coerente, pois neste processo avaliativo, são levados em consideração, as suas estratégias argumentativas, vocabulário minimamente expressivo e adequação gramatical, ou seja, elementos básicos de regência e concordância verbal e nominal, acentuação, pontuação, dentre outros.
Quando ministro aulas, oficinas e cursos sobre escrita para este tipo de situação, geralmente aconselho os candidatos a não escrever parágrafos longos demais, tendo em vista evitar a perda de coesão com as possíveis inadequações no uso da vírgula. Demonstrar erudição é importante, mas utilizar palavras que fogem do significado daquilo que se pretende dizer pode ser um problema, por isso, sempre indico que saiba usar adequadamente cada palavra empregada no texto. Divagações podem funcionar no discurso oral, mas na escrita, é preciso optar pela objetividade, pois neste esquema avaliativo, o número de linhas disponíveis para a argumentação precisa ser atendido sem prejuízo ao conteúdo das ideias. Sendo assim, torna-se fundamental manter-se atento ao tema e ao enunciado, para evitar fuga do que é solicitado ou transparecer que está enrolando por não saber muito sobre o que foi proposto. Neste ponto, adentramos nas discussões sobre atualidades. Entender um pouco de muitas coisas pode ser o guia de sobrevivência para quem está num processo avaliativo.
É claro que devemos ser especialistas de determinados assuntos, próprios de nossa área de atuação, mas conhecer um pouco do que é tema recorrente no mundo contemporâneo é parte de nosso ingresso para circular por espaços diversos. Quem vos escreve, por exemplo, é formado em Letras e Cinema, mas não significa que tenha que me limitar e não dialogar sobre Meio Ambiente, Educação, Segurança Alimentar e Nutricional, dentre outros assuntos que se tornaram tangenciais em meu cotidiano, por motivos diversos, muito além da preparação de projetos para o ENADE. Assim, na questão discursiva, além da organização das ideias, do devido fluxo de conhecimentos gerais para reflexão, relação e aplicação de conceitos, controle do espaço disponível para respostas e citações relevantes, é preciso também aderir ao rascunho, algo que muitos estudantes preferem fugir, sem sequer imaginar que essa postura pode ser prejudicial ao texto que escreve, pois é no rascunho que habita a elaboração das ideias.
Diante do exposto, o seu uso deve ser considerado indispensável. O rascunho serve para o autor se comportar como uma espécie de leitor crítico de sua própria composição textual, numa dinâmica que permite a elaboração de alterações antes de entregar a versão argumentativa final, tendo na revisão, a melhoria na qualidade do que escreveu. Rascunhar é treino, hábito de dedicação para aqueles que desejam os melhores resultados. Um paradoxo, por exemplo, no meio do texto, pode ser resolvido quando o autor relê o que compôs e reorganiza as ideias de sua produção. Ao rascunhar, o candidato tem a chance de reler a proposta, anotar as suas ideias, criar sentido entre os elementos elencados para compor o texto e, assim, determinar melhor o começo, o meio e o fim de sua escrita. Ademais, além destas dicas valiosas, proponho sempre que o indivíduo responda as questões de provas anteriores, uma ótima solução para treinamento, afinal, na questão discursiva, o “chute” não é uma possibilidade.
Ao lidar com uma questão discursiva, o candidato precisa ter em mente que vai elaborar um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. Neste tipo de produção textual, é preciso iniciar com uma declaração afirmativa ou negativa sobre algo, desenvolver contemplando de maneira explicativa todos os pontos para, mais adiante, concluir com uma proposta de intervenção ou solução para o tema explorado. E, como costumo dizer aos meus estudantes, sair do clichê que delega apenas ao Estado as obrigações diante de uma situação problemática que requer ajuste. Sociedade civil, espaços educacionais, a mídia, ONGS e tantos outros setores de nossas vidas podem ser responsáveis por abraçar causar necessárias para a mudança do que está estabelecido. Outro ponto que destaco é a importância de cuidar da caligrafia e manter a legibilidade do que está escrito, afinal, a banca avaliadora consta de seres humanos, não de robôs que fazem uma leitura programada. Respeitar os limites das linhas, margens e parágrafos também é muito pertinente, pois se passa uma ideia de organização da arquitetura textual.
Censura nunca é e nunca deve ser uma opção, mas nas questões discursivas, precisamos evitar discursos demasiadamente inflamados, isto é, ser coerente e coeso na militância, evitar posições partidárias que prejudiquem a escrita, como por exemplo, “todo bandido deve ser morto” ou “todo político é ladrão”. Se afastar de abordagens categóricas também é algo muito problemático, tipo “todo gay é afetado” ou “todo branco é um racista”, dentre coisas do tipo, inacreditavelmente muito comuns em respostas e redações de processos avaliativos. No enunciado, há um manancial de palavras-chave que precisam ser inseridas na sua produção, num texto que deve ir direto ao ponto e prezar pela objetividade. Ademais, escrever com autonomia também é um ponto importantíssimo, pois é necessário fundamentar a sua argumentação com teorias e discursos especializados, mas evitar frases prontas, apontamentos vagos e atribuir erroneamente algumas máximas aos autores errados. Um exemplo: citar algo de Clarice Lispector e atribuir ao Arnaldo Jabor, dentre outros deslizes, também bastante costumeiros.
Aos leitores, desejo uma excelente jornada de escrita, continuem praticando e, se ainda não começaram, a hora é agora, combinado?
Leonardo Campos é Graduado e Mestre em Letras pela UFBA.
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