Turismo
Turismo religioso e esportivo movimenta Salvador, Camaçari e Canavieiras
Na Costa do Cacau, aconteceu a primeira etapa do Campeonato Baiano de Pesca/ Torneio Royal Charlotte
![na Basílica Santuário em sua homenagem, que fica no Comércio, em Salvador. A programação tem o apoio da Secretaria de Turismo](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/12/AnyConv.com__Com-apoio-da-Setur-BA-eventos-do-turismo-religioso-e-esportivo-movimentam-Salvador-Camacari-e-Canavieiras-Foto-Ascom-SeturBA.webp)
A Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira dos baianos, acontece no próximo domingo (8), na Basílica Santuário em sua homenagem, que fica no Comércio, em Salvador. A programação tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e inclui o novenário, que começou na última sexta-feira (29) e segue até sábado (7), com missas diárias e atividades pastorais. No domingo (1º), foi realizada a I Feira Social da Padroeira da Bahia, oferecendo serviços de saúde, assistência jurídica e drive-thru de roupas e alimentos, além de inscrições para casamentos. A programação completa está disponível no Instagram @basilicaconceicaopraia.
“Nesta edição, nós comemoramos 170 anos do dogma da Imaculada Conceição e suas virtudes. A festa vem crescendo, com a ajuda de parceiros, a exemplo da Setur-BA. Como ela será no domingo, esperamos um grande movimento de baianos e turistas”, declarou Marília Gabriela Dias, da equipe organizadora do evento.
Outra atração do turismo religioso baiano, com o incentivo da Setur-BA, é a Festa de Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros e dos mercados. Ela terá seu ponto alto, nesta quarta-feira (4), a partir das 6h, com alvorada de fogos de artifício, salva de clarins, missa campal em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, seguida de procissão e apresentações musicais. As celebrações começaram no domingo (1º) e seguem nesta segunda (2) e terça-feira (3), com missas na mesma igreja. Os detalhes estão disponíveis no Instagram @irmandadedoshomensdepreto.
Turismo esportivo
Ainda em Salvador, na última sexta-feira (29), foi encerrada a 37ª Copa da Associação de Futebol Internacional Amador (Afia), com jogos realizados no Estádio de Pituaçu e no Campo do Marão (Boca do Rio), envolvendo 36 equipes brasileiras e duas alemãs. A competição reuniu 1,4 mil pessoas, entre organizadores, atletas e familiares. Ela foi patrocinada pela pasta estadual do turismo, com concentração e premiação no Hotel Vila Galés Marés, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros.
A capital recebeu, também, no domingo (1º) a 13ª Volta dos 3 Faróis (Humaitá, Itapuã e Barra), evento de bike com a participação de mais de dois mil ciclistas baianos e de 14 estados. A largada foi na Avenida Centenário, com passagens pelo Centro Histórico, Cidade Baixa, Centro Administrativo e Itapuã, finalizando no Farol da Barra. A iniciativa teve o apoio da Setur-BA.
Já em Canavieiras, na Costa do Cacau, aconteceu a primeira etapa do Campeonato Baiano de Pesca/ Torneio Royal Charlotte, no último fim de semana. A segunda etapa acontece até 21 de dezembro. A competição registra um número recorde de participantes, com 14 equipes do Brasil e dos Estados Unidos. O turismo de pesca esportiva tem recebido ações do projeto “Avança Turismo Bahia”, desenvolvido pelo Governo do Estado, para a qualificação de destinos.
Turismo
Setur leva Agô Bahia para a Festa de Iemanjá
O projeto foi desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo
![Salvador. O órgão fez uma ativação do projeto Agô Bahia, desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__IMG_0588.webp)
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou dos 103 anos da tradicional Festa de Iemanjá, neste domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O órgão fez uma ativação do projeto Agô Bahia, desenvolvido para valorizar as religiões de matriz africana e promover o afroturismo. Baianas típicas, com jarros de flores brancas e água de cheiro, e a batida do samba reggae do bloco Muzenza animaram milhares de baianos e turistas que circulavam pelo local.
“A Festa de Iemanjá é emblemática, porque acontece no bairro mais boêmio da capital e envolve a crença dos pescadores em fartura para suas famílias. Trouxemos o projeto Agô Bahia, visando reforçar o nosso trabalho pelo fortalecimento das tradições afro-baianas, que são um dos principais atrativos para os visitantes”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“É a segunda vez que venho para a festa, que se destaca por sua grande popularidade. Aqui estão pessoas de todo o mundo, independente da religião”, ressaltou o pernambucano Vitor Galvão.
“Achei tudo muito bonito, principalmente, a saída das embarcações com as oferendas, um momento que me emocionou bastante “, completou o italiano Luiggi Pennacchio.
Quem teve contato inédito com as celebrações em homenagem à orixá, considerada a rainha do mar, foram cinco jornalistas franceses que fazem press trip pela cidade. Eles vieram no voo direto de Paris para Salvador, da Air France, e chegaram de madrugada ao caramanchão montado ao lado da Colônia de Pescadores Z-1, de onde saiu o presente principal para a divindade. A iniciativa é uma parceria entre Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Setur-BA.
“Ver de perto essa manifestação cultural e religiosa é um privilégio, uma experiência inesquecível. Além da fé e da espiritualidade, é um encontro profundo com as raízes do Brasil, com a nossa ancestralidade, em uma celebração que traduz o povo incrível que somos”, relatou a jornalista da Embratur, Marília Rastelli, que coordena a press trip.
Na agenda do grupo francês constam ainda visitas ao Pelourinho, Candyall Guetho Square, Feira de São Joaquim e santuários do Senhor do Bonfim e de Santa Dulce dos Pobres, além de experiências gastronômicas.
Turismo
Mutirão reforça preservação ambiental na praia do Rio Vermelho
O programa Bahia Mais Verde Verão 2025 realizará uma mobilização ambiental e de limpeza às vésperas da Festa de Iemanjá
![programa Bahia Mais Verde Verão 2025 realizará uma ação de mobilização ambiental e limpeza na praia do Rio Vermelho,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/AnyConv.com__52665570703_c03aa11130_o.webp)
Nesta sexta-feira (31), às vésperas da Festa de Iemanjá, o programa Bahia Mais Verde Verão 2025 realizará uma ação de mobilização ambiental e limpeza na praia do Rio Vermelho, próximo à Casa de Iemanjá. Das 7h às 12h, voluntários irão participar de um mutirão para a coleta de resíduos sólidos na areia e no mar. A ação é organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Secretaria de Turismo (Setur) e da Colônia de Pescadores, com o objetivo de conscientizar sobre práticas sustentáveis.
A limpeza da praia contará com a participação de servidores equipados com EPIs para a coleta na areia, enquanto mergulhadores farão a remoção no mar. Todo material será submetido à triagem, priorizando a reciclagem e o descarte responsável. Paralelamente, jovens do Programa ECOguardiões, formados por estagiários e colaboradores do Programa Primeiro Emprego, realizarão atividades educativas para sensibilizar o público sobre os impactos do descarte inadequado e incentivando hábitos sustentáveis.
Parte dos resíduos coletados será transformada em uma obra de arte pelo artista plástico André Fernandes. A escultura, que será exposta durante os festejos de Iemanjá, simbolizará a integração entre cultura, sustentabilidade e preservação ambiental, destacando a importância de ações conscientes para proteger o meio ambiente.
A ação de limpeza da praia integra a edição especial do Bahia Mais Verde Verão, que visa intensificar as iniciativas de educação ambiental durante o período de alta temporada. O programa tem a finalidade de envolver a sociedade, o poder público e a iniciativa privada na promoção de práticas sustentáveis, contribuindo para a conservação ambiental e o fortalecimento da consciência ecológica.
Turismo
Setur-BA oferece capacitação turística e divulga destinos na Espanha
O órgão realiza treinamento sobre destinos baianos, voltado para operadores e agentes de viagens espanhóis
![A partir desta segunda-feira (20), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) cumpre agenda oficial de uma semana em Madri,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/01/AnyConv.com__Praia-baiana.webp)
A partir desta segunda-feira (20), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) cumpre agenda oficial de uma semana em Madri, capital da Espanha. O órgão realiza capacitação sobre destinos baianos, voltada para operadores e agentes de viagens espanhóis, expõe na Feira Internacional de Turismo (Fitur) e promove rodadas de negócios com redes hoteleiras e companhias aéreas da Europa. A pasta ainda participa de um encontro na Embaixada do Brasil sobre investimentos em infraestrutura turística no território brasileiro.
Na Fitur, um dos maiores eventos de turismo do mundo, que acontece de quarta-feira (22) a domingo (26), no espaço Ifema, a Setur-BA irá divulgar experiências únicas oferecidas nas 13 zonas turísticas da Bahia, com a distribuição de produtos típicos e a participação da tradicional baiana. Este ano, o Brasil é o país homenageado na feira, que tem expectativa de receber mais de 250 mil pessoas, entre profissionais do setor e público visitante.
“Estaremos em Madri com a responsabilidade de representar o destino que lidera o turismo brasileiro, mostrando que a Bahia ainda pode avançar muito mais, na atração de visitantes estrangeiros. Começaremos pela Espanha um intenso trabalho de capacitação, promoção e prospecção de negócios, que vai acontecer durante todo o ano, em diversas regiões do mundo”, explica o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.