Economia
Travessia de catamarã Salvador-Morro de São Paulo está de volta
Já as escunas de turismo que também tiveram suas atividades paralisadas, voltarão a operar na próxima quinta (10)

A Travessia Salvador-Morro de São Paulo será retomada a partir desta quinta-feira (3). A operação estava suspensa desde o dia 20 de março, por conta das medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus na Bahia.
O retorno da operação entre Salvador e Morro seguirá as medidas de flexibilização do Governo do Estado para o transporte intermunicipal de passageiros.
No entanto, as atividades turísticas no Morro retornaram ontem (1º) de forma parcial, incluindo o uso de praias para atividades individuais. E logo após, no próximo dia 10 de setembro, as escunas de turismo que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos também voltarão a operar.
Retomada gradual
Antes da pandemia, a travessia Salvador-Morro operava com cinco horários diários. Com o retorno gradativo, as operações serão feitas em dois horários por dia em cada terminal – Terminal Náutico da Bahia e Terminal de Morro de São Paulo.
Saídas de Salvador: 9h e 11h30
Saídas de Morro de São Paulo: 11h30 e 14h30
Já as escunas de turismo que também tiveram suas atividades paralisadas, voltarão a atender baianos e turistas na próxima quinta (10). As embarcações sairão do Terminal Náutico, no Comércio, a partir das 9h, com retorno a Salvador, às 17h. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica.
Economia
Movimentação econômica de Salvador cresceu 8,3% em abril
O indicador ampliou 3,4% em relação a abril de 2024

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) apontou expansão de 8,3% em abril de 2025, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal).
Todas as seis variáveis que compõem o indicador puxaram o índice para cima, com destaque para Carga portuária (18,7%) que apontou a variação positiva mais expressiva, seguida por Passageiros de ônibus intermunicipais (7,9%), depois Passageiros de ônibus urbanos (7,1%), Combustíveis (6,0%), Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (5,4%) e Consumo de energia elétrica (0,9%).
O indicador ampliou 3,4% em relação a abril de 2024. Caiu 0,9% no acumulado do 1º quadrimestre do ano de 2025. E, expandiu 3,4% no acumulado dos últimos 12 meses, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Economia
Bahia avança na produção de energias renováveis com a chegada da Windey no estado
A Windey Energy no Brasil, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo, vai instalar seu escritório no campus do Senai Cimatec, em Salvador

Uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo – a Windey Energy no Brasil – vai fincar raízes em solo baiano. O anúncio oficial foi realizado nesta sexta-feira (27), no campus do Senai Cimatec, em Salvador, onde o escritório da empresa chinesa funcionará. A ocasião também marca a instalação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para estudos em energia eólica, o que reforça o investimento em inovação e compromisso com o avanço das energias renováveis no Brasil.
Serão fabricadas turbinas eólicas, hidrogênio verde e bess — as chamadas super baterias, impulsionando assim, a descarbonização, a industrialização e a qualificação técnica local. De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a chegada da Windey à Bahia marca um avanço estratégico para o setor de energias renováveis no estado, que já é o maior produtor de energia eólica do país.
“A Bahia já é muito potente e a vinda dessa fábrica tem um significado muito forte, que é a construção de uma mão de obra especializada para aumentarmos essa produtividade, para termos condições de exportar para outros países, e atrair indústrias com acesso à energia mais acessível e a menor custo”, afirmou o governador.
O diretor de vendas para a América Latina da Windey Energy, Hugo Louchan Chanf Miranda, explicou como foi tomada a decisão de vir para a Bahia. “A Bahia reúne condições ímpares que temos no Brasil, como recursos energéticos, potencial eólico e recursos solar. Tem ainda, uma agricultura muito forte, biomassa. Se pudermos aproveitar 1% dos recursos energéticos que a Bahia tem, já estamos muito satisfeitos”, disse o executivo que destacou ainda a importância da parceria com o Cimatec, no suporte às atividades da empresa.
A presença da empresa ainda vai permitir a verticalização da cadeia produtiva na Bahia e geração de empregos diretos e indiretos, beneficiando polos industriais como Camaçari e Lauro de Freitas. Já o Centro P&D, em parceria com o Senai Cimatec, vai fortalecer a pesquisa, desenvolvimento e inovação, a partir da integração de universidades, startups e projetos-piloto em energia inteligente.
Missão China
A vinda da empresa para o Brasil é resultado da assinatura de um memorando de entendimentos, em maio de 2025, durante missão na China. A convite do Governo Federal, o governador Jerônimo Rodrigues participou de três reuniões ao lado do presidente Lula e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, com representantes da Windey Energy.
Rui Costa destacou durante discurso, a importância de o Brasil buscar relações multilaterais com outros países, como a China, cujo resultado é a formação de mão de obra, geração de emprego e o desenvolvimento tecnológico.
“O governo chinês, por diversas vezes, tem reafirmado o seu compromisso e a sua determinação em fazer parceria com o Brasil. E eu diria que entre todos os estados, o que talvez tenha saído na frente e tenha conseguido tamanho êxito em alguns projetos, em áreas diferentes, seja o Estado da Bahia. E por isso o nosso orgulho de estar aqui no dia de hoje. Podemos destacar a vinda da BYD, a Ponte Salvador-Itaparica, e agora a fábrica de turbinas eólicas”, enfatizou.
Protagonismo da Bahia
A matriz elétrica baiana é 98% renovável. O estado tem como principal característica os melhores ventos, constantes, unidirecionais e sem rajadas proporcionando um fator de capacidade superior a 50%. Além de possuir excelentes níveis de irradiação solar e uma ampla área para instalação de usinas na região do semiárido.
Atualmente, a Bahia conta com um total de 1.220 empreendimentos solar e eólico, em operação, em construção ou a ser construído, que estão presentes em 69 municípios. O investimento é da ordem de R$ 232 bilhões, com capacidade para geração de mais de um milhão de empregos.
A partir da instalação dessa fábrica, a Bahia pode se destacar ainda mais no setor de energia renovável: aproveitando o potencial eólico, especialmente no semiárido baiano; ampliando parcerias público-privadas para atração de novos investimentos e fortalecimento da cadeia produtiva local; integrando centros de pesquisa, universidades e indústria para inovação e competitividade.
A iniciativa é ainda um incentivo à produção local de componentes (torres, pás, geradores), com apoio à indústria baiana; na consolidação da Bahia como referência nacional e internacional em transição energética e sustentabilidade.
Também participaram do evento o senador Jaques Wagner, o presidente mundial da Windey Energy, Cheng Chenguang, o diretor de Tecnologia e Inovação do Senai-Cimatec, Leone Andrade e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida.
Economia
Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil
A estatal chinesa é a terceira maior fabricante mundial de tecnologias verdes

A Bahia vai abrigar o primeiro escritório da Windey Energy no Brasil. A chinesa é a terceira maior fabricante mundial de turbinas eólicas, hidrogênio verde e bess, as chamadas super baterias. Uma comitiva da companhia foi recebida nesta quinta-feira (26), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), um dia antes do lançamento oficial da sua sede no Senai Cimatec. Durante a audiência com o secretário da pasta, Angelo Almeida, os representantes da estatal chinesa destacaram os estudos elaborados sobre o potencial da Bahia e apresentaram o plano de negócios elaborado para o estado.
De acordo com o secretário Angelo Almeida, com a Windey como parceira internacional, a Bahia consolida sua posição como um hub latino-americano em energias renováveis, atraindo investimentos estrangeiros e ganhando protagonismo em fóruns globais de clima e sustentabilidade, promovendo um desenvolvimento socioeconômico sustentável e inovador para o estado.
“A chegada da Windey à Bahia marca um avanço estratégico para o setor de energias renováveis no estado, que já é o maior produtor de energia eólica do Brasil. Com expertise em turbinas eólicas, armazenamento de energia (BESS) e hidrogênio verde, a empresa traz grande potencial para impulsionar a descarbonização, a industrialização e a qualificação técnica local. A instalação da nova sede fortalece a pesquisa, desenvolvimento e inovação, criando um centro de excelência que integrará universidades, startups e projetos-piloto em energia inteligente. A presença da empresa permitirá a verticalização da cadeia produtiva na Bahia, com a instalação de uma fábrica local de aerogeradores, desenvolvimento de fornecedores regionais e geração de empregos diretos e indiretos, beneficiando polos industriais como Camaçari e Lauro de Freitas”, afirma.
O CEO da Windey Brasil, Ricardo Galvão, explica que a decisão de vir para a Bahia foi natural. “Hoje, o estado é protagonista quando falamos de energia renovável no Brasil. Ele concentra alguns dos melhores ventos do mundo, tem infraestrutura em expansão e, mais do que isso, uma cultura voltada para inovação e sustentabilidade. A Windey acredita que, para transformar a matriz energética do país, é fundamental estar onde essa transformação já acontece. Ter uma base aqui é estratégico. Nos aproxima dos principais parques eólicos do país, agiliza nossa operação e reforça parcerias locais. Também nos permite contribuir com a geração de empregos, capacitação de mão de obra e desenvolvimento tecnológico. Nossa presença física mostra que viemos para ficar e para crescer junto com o setor eólico brasileiro.”
Galvão completa, “a Bahia é, sem exagero, o coração da energia renovável no Brasil. O estado já responde por uma parcela significativa da energia eólica nacional e tem potencial para crescer ainda mais. Além disso, a matriz energética baiana já é mais de 90% renovável. Isso mostra um compromisso com o futuro que está totalmente alinhado com o que a Windey acredita. Esse escritório é apenas o começo. Além dele estamos inaugurando nosso centro de pesquisa e desenvolvimento em parceria com o Cimatec”, finaliza.
-
Economiahá 3 dias
Bahia avança na produção de energias renováveis com a chegada da Windey no estado
-
Culturahá 2 dias
Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’
-
Meio Ambientehá 3 dias
Planejamento Espacial Marinho do Nordeste será lançado nesta segunda (30)
-
Cidadehá 3 dias
Clubinho da Limpurb presenteia crianças no Acupe de Brotas