Geral
Seu Jorge debate diversidade no Festival Liberatum
O artista participou do debate com a atriz espanhola Rossy de Palma e sua filha Luna Lionne, além do rapper baiano Hiran

“Eu nasci no Rio de Janeiro, me considero um africano nascido em terras brasileiras, mas na Bahia me considero um completo brasileiro”. A declaração é de Seu Jorge, que participou do Festival Liberatum, em Salvador, neste sábado. O artista participou do painel “De Quem é o Papel de Promover a Diversidade?”, que reuniu também o a atriz espanhola Rossy de Palma e sua filha Luna Lionne, além do rapper baiano Hiran. O diálogo foi proposto pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), Cultura (Secult) e Trabalho, Emprego e Renda (Setre).
Também perguntada sobre suas experiências na Bahia, Rossy de Palma revelou visitar o estado pela segunda vez. “Na primeira, aconteceram algumas coisas místicas e agora quero ter outras experiências, a Bahia está sempre em meu coração”. Já Hiran disse que sua terra natal é inspiração: “Eu levo tudo daqui para o mundo”.
O turismo integrou também os debates em torno de Afrofuturismo – Ancestralidade, Inovação e Transformação, painel com o empreendedor Paulo Rogério e a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres. “Pouco fica para a população negra com o turismo, então temos de começar a reestruturação e isso pede protagonismo, empreendimento, é disto que se trata o afroturismo”, disse Neres.
“Precisamos entender que o afroturismo perpassa por várias outras questões e que o povo preto está organizado e sabe o que quer”, completou a mediadora do painel, Marina Duarte, presidente estadual da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro).
Promoção dos destinos
No espaço destinado ao Governo do Estado no evento, a Setur-BA divulga entre o público visitante os potenciais e atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia. Com uma baiana estilizada, distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim e cocadas e confecção de turbantes, além de apresentações de grupos culturais, como o bloco Muzenza, o estande atrai a atenção dos participantes do público do Liberatum. Empreendedores da economia solidária mostram o que a Bahia tem de melhor no artesanato e na agricultura familiar, em parceria com outros órgãos estaduais.
“O evento, assim como a própria Bahia, que eu só conhecia pela mídia, superaram minhas expectativas. Vim especialmente para a palestra de Seu Jorge e suas posições sobre a negritude”, afirmou o angolano Mika Costa, de 24 anos.
“Gostei muito da Bahia, principalmente da cultura, com a qual tenho muitas afinidades e foi este aspecto também que me atraiu ao evento”, completou Jailson Cardoso, de 23 anos, da Guiné-Bissau.
Agricultura
Bahia avança na sustentabilidade agropecuária com capacitação do Plano ABC+
O treinamento foi promovido em parceria com o MAPA e o Instituto 17, e marca um importante avanço na incorporação de práticas sustentáveis

Reforçando seu protagonismo no cenário agropecuário nacional, a Bahia deu mais um passo decisivo rumo à sustentabilidade ambiental e à modernização do setor rural. Nesta quarta-feira (28/5), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) participou de uma capacitação técnica de alto nível sobre o Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), em alinhamento com as diretrizes do Plano ABC+ Bahia — iniciativa central para a agricultura de baixo carbono no estado. Realizado no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Salvador, o treinamento foi promovido em parceria com o MAPA e o Instituto 17, e marca um importante avanço na incorporação de práticas sustentáveis, com potencial direto para transformar passivos ambientais em ativos econômicos.
Thiago Guedes, assessor técnico da Seagri e coordenador do grupo gestor estadual do Plano ABC+ Bahia, destacou a relevância do tratamento de resíduos como uma estratégia para promover a sustentabilidade agropecuária e aumentar a competitividade das propriedades rurais.
“Com os maiores rebanhos do Nordeste, temos uma oportunidade única de transformar desafios em soluções inovadoras. O tratamento adequado desses resíduos pode gerar biogás e biofertilizantes, estimulando a economia circular, melhorando a qualidade do solo e da água e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Guedes.
Durante o treinamento, foi apresentada a ferramenta ABC+ CALC, uma calculadora desenvolvida pelo MAPA em parceria com outras instituições, que permite o monitoramento das ações voltadas ao MRPA em níveis estadual e federal. A ferramenta transforma dados técnicos em informações estratégicas, apoiando a tomada de decisão nos setores público e privado.
O Plano ABC+ Bahia tem como meta ampliar o volume de resíduos manejados, promovendo a convergência entre ganhos econômicos e benefícios ambientais nas propriedades rurais. Com uma expressiva produção pecuária — incluindo 13 milhões de bovinos, mais de 40 milhões de aves, 9 milhões de caprinos e ovinos, e cerca de 300 mil suínos — a Bahia apresenta um cenário promissor para a adoção de tecnologias sustentáveis de manejo de resíduos.
Fábio Rodrigues, superintendente do MAPA na Bahia, reforçou a importância da iniciativa:
“O Manejo de Resíduos da Produção Animal é fundamental para garantir a sustentabilidade da agropecuária baiana. A adoção dessas práticas nos alinha às exigências de sustentabilidade e rastreabilidade dos mercados nacional e internacional, fortalecendo a imagem do nosso setor agropecuário.”
A capacitação integrou as ações do projeto “Integrando a Mitigação do Metano nas Estratégias Nacionais de Agricultura” e contou com um público diverso. Estiveram presentes Lúcio Leopoldo, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia; Airton Kunz, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves; Kesley Jordana, presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA); além de representantes do Senar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), gestores municipais e técnicos da Seagri.
Geral
Mais 328 agentes do DPT serão nomeados para atuar na Bahia
O curso, com duração de 10 meses, é a última etapa do concurso, que é concluída com uma avaliação final de aprendizagem

A Polícia Técnica da Bahia ganha, a partir desta terça-feira (8), 328 novos agentes da segurança pública com a formatura da segunda turma do concurso do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Peritos em odontologia legal, criminais, médicos-legistas e técnicos atuarão no trabalho pericial na capital e no interior. O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de formatura, acompanhado do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública da Bahia Marcelo Werner, e de outras autoridades, em Salvador.
“O DPT tem a responsabilidade de garantir que o eixo da segurança pública funcione bem. São estes agentes que garantem que a ação policial seja efetiva, que a justiça se complemente com a segurança. É assim que, com a digital da segurança, homologam decisões judiciais, levando o parecer técnico para os processos. Nenhum juiz dá um parecer sem ouvi-los. Isso é muito valioso”, destacou o chefe do executivo baiano, parabenizando a turma.
A turma, composta por 378 formandos, dos quais 328 foram aprovados nesta etapa, teve como parte da habilitação aulas de gestão, direitos humanos, valorização profissional, criminalística, balística forense, papiloscopia, telecomunicações e disciplinas específicas de cada área. Diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva destacou a importância desta etapa do concurso.
“Esta etapa do concurso é indispensável para que os novos servidores possam ingressar na instituição. O curso possui disciplinas técnicas, humanísticas e a parte prática, para que os servidores possam aprimorar os trabalhos do DPT, oxigenar o efetivo, com novas ideias, e servir melhor à sociedade, que é a nossa missão primordial”, afirmou.
Para a mais nova perita criminal Ana Beatriz Massaranduba, a formação foi fundamental para o entendimento de como funciona o trabalho de perícia no dia a dia. “A gente aprende muito! Eu fiquei muito feliz com os professores e espero usar tudo o que aprendi no curso no meu dia a dia. Quero contribuir para a segurança pública do estado, entregar o trabalho que o DPT merece e atender ao que nossos professores nos ensinaram, tão bem, durante o curso”, compartilhou.
Com o maior desempenho da formação, o médico-legista Deivson Souza dividiu que o sonho de se tornar médico-legista da instituição é antigo. “É um curso difícil e é uma experiência única para mim, de muita dedicação. Fez 20 anos que eu prestei o meu primeiro concurso para nível técnico, na época, e hoje estou realizando um sonho, com essa oportunidade de me tornar médico-legista”, acrescentou.
O curso, com duração de 10 meses, é a última etapa do concurso, que é concluída com uma avaliação final de aprendizagem. Antes, os profissionais também passaram por testes de aptidão física, exames médicos e psicológicos, investigação social e de conduta pessoal.
Secretário da SSP, Marcelo Werner elencou as responsabilidades dos novos agentes da segurança. “Vocês são responsáveis, a partir de agora, por melhorar o processo criminal, fortalecer a criminalística durante as investigações, junto à justiça; e a gente vai dar todos os meios, como a gente vem fazendo, para o projeto de perícia forte. Sejam muito bem-vindos”, celebrou.
Geral
Segurança é reforçada em Jussari com entrega de nova unidade integrada
Durante visita ao município, governador também autorizou a reforma de Centro de Assistência Multidisciplinar

“Estamos estabelecendo uma unidade integrada entre as Polícias Civil e Militar, o que reforça, primeiramente, a diretriz de integração entre as forças de segurança no combate à criminalidade organizada”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, ao se referir à inauguração da Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar, neste sábado (15), no município de Jussari. A entrega, realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, contou ainda com a presença da delegada-geral Heloísa Brito e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.
A construção do equipamento recebeu investimento total de R$ 2,8 milhões e faz parte do projeto de Modernização das Forças Policiais e de Bombeiros, que já entregou neste ano, 15 novas unidades, somando um investimento de R$ 20 milhões. Em 2024, o Governo do Estado entregou 72 novas estruturas. De acordo com a delegada-geral, Heloisa Brito, “é mais uma estrutura que está sendo entregue nesse programa inédito e revolucionário de modernização das estruturas, das forças de segurança, especialmente da Polícia Civil. Hoje somamos 90 unidades entregues, aqui, [contamos com] um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, trazendo infraestrutura e dignidade para os nossos servidores”.
Infraestrutura e Saneamento
A agenda também celebrou a inauguração da 2ª etapa da pavimentação e drenagem de sete ruas no bairro Leonel Batista, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 700 mil. Um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água foi entregue, na sede de Jussari, para garantir uma distribuição mais eficiente e capaz de atender de forma adequada toda a população. A implantação, realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), contou com um investimento de R$ 225 mil.
A área da saúde também foi contemplada com a entrega de equipamentos importantes. Uma ambulância vai reforçar o atendimento de urgência e emergência na cidade, além da entrega de kits odontológicos e para a Unidade Básica de Saúde Roberto Santos e as Unidades de Saúde da Família Valdenor Cordeiro e Joana Chagas.
Mais investimentos
“Hoje autorizei uma ação muito especial, que tem um lugar no meu coração, a construção de um centro de atendimento para pessoas com deficiência e autismo. O prefeito aceitou essa proposta e vamos dar início à reforma do espaço. Saio daqui fortalecido, reforçando a parceria com os deputados, o apoio federal e estadual, e a colaboração dos prefeitos da região”, declarou o governador, após o anúncio de autorização para novos investimentos, que incluem a reforma do Centro de Assistência Multidisciplinar (Ceam), a cargo da Secretaria da Educação (SEC), com recursos de R$1,4 milhão do Governo do Estado.
Ainda em Jussari, Jerônimo Rodrigues autorizou a celebração de convênio com o Município para a duplicação da ponte sobre o Rio Paraíba, obra que ligará os bairros Leonel Batista ao Agenor de Sousa, com um investimento estimado de R$ 1,4 milhão, e a pavimentação do bairro Paraíba. A Cerb também recebeu autorização para a construção dos Sistemas de Abastecimento de Água nas comunidades Viva Vida e Areia Branca, já a Secretaria da Saúde (Sesab) deverá adotar as providências para reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro Leonel Batista.
Jerônimo autorizou também a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a celebrar convênio com o Município de Jussari para execução das obras de pavimentação do bairro da Caixa D’Água. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi autorizada a adotar as providências para as obras de reforma e reparos do Hospital Eduardo Gileno Amado Brandão; e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) elaborar projeto para o revestimento de estrada entre Jussari e Itaju do Colônia.
-
Culturahá 3 dias
Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’
-
Ciênciahá 3 dias
Estudantes do CPM Lobato representarão o Brasil na RoboCup 2025
-
Meio Ambientehá 2 dias
Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet
-
Políticahá 3 dias
Sertão Vivo é lançado em Itiúba com ações para combate à pobreza