Turismo
Santuários da Bahia são promovidos na 17ª Expocatólica
Durante quatro dias de atividades, 230 expositores têm a expectativa de atrair mais de 30 mil pessoas

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) divulga os roteiros baianos da fé na 17ª Expocatólica, a maior feira de produtos e eventos do catolicismo da América Latina, que acontece até domingo (7), no Espaço Pro Magno, em São Paulo. Durante quatro dias de atividades, 230 expositores têm a expectativa de atrair mais de 30 mil pessoas.
“Queremos aumentar o fluxo de visitantes nos destinos baianos com atrativos do turismo religioso católico. Os cinco principais santuários do segmento, o do Senhor do Bonfim, de Santa Dulce dos Pobres e de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, e de Nossa Senhora das Candeias e Bom Jesus da Lapa, nos municípios de mesmo nome, estão representados aqui”, explicou a assessora técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira.
“O Governo da Bahia tem o compromisso de todos os anos nos convidar para esse grande evento, onde divulgamos a nossa riqueza cultural, religiosa e espiritual”, relatou o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim.
“Estamos felizes em participar dos esforços que chamam a atenção para os santuários baianos. Quando há comunhão e o entendimento de que juntos somos mais fortes, podemos construir muito mais”, completou o gestor do Santuário Santa Dulce, Márcio Didier. Pacotes turísticos ligados à primeira santa brasileira são comercializados no estande da Bahia.
No espaço, também é divulgado o processo de canonização da beata Lindalva Justo, que viveu em Salvador. Os visitantes ainda ficam sabendo da implantação de dois novos roteiros religiosos: Santa Dulce, entre Boa Vista do Tupim e Andaraí (Chapada Diamantina); e a romaria de Vitória da Conquista (Caminhos do Sudoeste) a Bom Jesus da Lapa (Caminhos do Oeste).
“A Bahia é uma presença forte na promoção do segmento religioso católico, contribuindo para que tenhamos, nesta edição da feira, a participação de 14 estados e mais de 40 municípios, além de representantes do exterior”, ressaltou o organizador da Expocatólica, Fábio Castro.
Turismo
Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia
Com apoio do Governo do Estado, evento discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística

Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador.
O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’.
Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional.
“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário.
Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior.
“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo.
Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade de os municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal.
Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios.
Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida.
Turismo
Santa Cruz Cabrália celebra 525 anos da Primeira Missa no Brasil
Mais de 10 mil pessoas participaram, entre autoridades religiosas e civis, indígenas, moradores da região e turistas

As comemorações do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, com a presença da cruz original, vinda de Portugal, tiveram seu ponto alto, no sábado (26), com a celebração da Missa Pontificial, na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento. Mais de 10 mil pessoas participaram, entre autoridades religiosas e civis, indígenas, moradores da região e turistas. A programação durante o dia incluiu a Carreata da Fé e a Procissão de Nossa Senhora da Esperança, na cidade de Porto Seguro, além de apresentações musicais e show pirotécnico, à noite, em Cabrália.
“Um momento histórico, que permite ver o passado um pouco pela perspectiva do heroísmo de nossos primeiros missionários. Aqui em Coroa Vermelha foi anunciado, pela primeira vez, o evangelho. Agora, o futuro está em nossas mãos. Vamos começar a construir um Brasil novo, a partir dos valores humanos”, disse o bispo da Diocese de Eunápolis, dom Edson Santana, que celebrou a missa comemorativa.
O evento teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), como parte das ações para a valorização do patrimônio histórico, cultural e religioso da zona turística. “É um dia de muita emoção receber a cruz da primeira missa, o primeiro símbolo católico que chegou em nossa terra. O governo baiano contribuiu para as celebrações do Jubileu, no momento em que a Igreja está sentindo a perda do papa Francisco. Este evento fortalece a Bahia como o principal destino do turismo religioso católico no país”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que participou de todos os atos, desde a chegada da cruz e celebrações, em Porto Seguro, até a condução dela para Cabrália, onde ele acompanhou a missa.]
“Alegria enorme sediar um evento desta grandiosidade. Cabrália vive um momento de ápice, com o apoio da Setur-BA, que entende a importância da nossa cidade para o turismo”, ressaltou o prefeito Girlei Lage.
Para a superintendente de Política para os Povos Indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó, “a celebração representa um momento de junção de religiões, porque os habitantes originários tinham também os seus cultos e ritos, que seguem presentes na região”.
História e turismo
A primeira missa em solo brasileiro foi celebrada no dia 26 de abril de 1500, pelo frei português Henrique de Coimbra, na enseada da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. Ao longo dos séculos, o município transformou-se em um dos principais pontos de visitação na Costa do Descobrimento, que oferece a experiência indígena Pataxó, belas praias e um rico acervo histórico, entre outros atrativos. Em 2014, o destino ganhou destaque internacional, quando foi o local escolhido para a concentração da Seleção da Alemanha, na Copa do Mundo daquele ano.
Turismo
Celebrações da Semana Santa movimentam turismo baiano

Na última quinta-feira (17), uma multidão seguiu a Procissão do Fogaréu, em Serrinha, na zona turística Caminhos do Sertão, reunindo baianos e visitantes. A tradição completou 95 anos, na retratação da prisão de Jesus, pelas tropas romanas. O governador Jerônimo Rodrigues e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, participaram da celebração, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia.
“Estamos aqui para agradecer, pedir perdão e paz, para que as pessoas possam viver com tranquilidade, ter dignidade na vida, ter comida no prato, ter emprego”, disse o governador.
A comunidade religiosa manteve a tradição, coordenada pela Igreja, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e da Polícia Militar, visando fortalecer o desenvolvimento socioeconômico regional.
“Assim como aqui em Serrinha, as celebrações da Semana Santa acontecem por toda a Bahia, trazendo muitos fiéis do Brasil e de fora do país, que movimentam atividades turísticas, impulsionando a nossa economia”, destacou o secretário Bacelar.
Na sexta-feira (18), em Esplanada, na Costa dos Coqueiros, a Setur-BA patrocinou o espetáculo Paixão de Cristo, considerado o maior do litoral norte e agreste baiano. Cerca de sete mil pessoas, entre moradores e visitantes, assistiram à apresentação, na Praça de Eventos, com a atuação de uma equipe formada por 150 atores, dançarinos e técnicos.
“O evento vem crescendo, a cada ano, e se consolidou como produto do turismo religioso em Esplanada, que tem dentre os atrativos do segmento a estátua do Cristo, considerada a maior da Bahia e a segunda maior do Nordeste. Sem o apoio da Setur-BA, não seria possível fazer algo tão grandioso, como essa festa da Sexta-feira da Paixão”, declarou o prefeito Nandinho da Serraria. Segundo a prefeitura, os meios de hospedagem, na sede do município e no distrito de Baixio, tiveram ocupação máxima na Semana Santa.
“Sempre venho a Esplanada visitar minha afilhada e aproveitei o feriado para ver esse espetáculo emocionante, com uma produção de qualidade e ótimos atores. Divulguei nas minhas redes sociais e, certamente, voltarei no ano que vem”, elogiou Cleone de Araújo, moradora de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
O fluxo de visitantes na cidade também fez o faturamento de pequenos comerciantes aumentar. “Atendi muita gente de fora de Esplanada. O meu faturamento foi 80% maior do que na feira de artesanato local, onde estou todos os fins de semana”, relatou a artesã Luciana Almeida, que vende peças religiosas.
Já em Nazaré, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, as celebrações da Semana Santa acontecem no período da tradicional Feira de Caxixis, a maior feira de artesanato ao ar livre da América Latina. Este ano, em quatro dias de atividades artísticas e culturais, 250 ceramistas participaram do evento, que teve o apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur-BA), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Cultura (Secult) e de Promoção da Igualdade Social (Sepromi). No Sábado de Aleluia (19), a feira recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues e do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, entre outras autoridades.
Ainda no sábado, em Jacobina, na Chapada Diamantina, aconteceu a Caminhada da Luz, que fez o percurso da Igreja da Matriz até o Morro do Cruzeiro. A manifestação católica completou 21 anos, com o incentivo da Setur-BA, como parte das ações para o incremento do turismo religioso no estado.
Outros segmentos
No último fim de semana, a pasta estadual de turismo também atuou em iniciativas, fora do segmento religioso, que movimentaram atividades turísticas. O órgão apoiou o 11° Sarau Poético e Musical de Vera Cruz (Baía de Todos- os-Santos); o Surf Soul Festival de Arembepe (Costa dos Coqueiros); e a Festa dos Caretas de Canarana e comemoração pelos 170 anos de Ipirá (Caminhos do Sertão).