Economia
Saldo de empregos formais mais que dobra na Bahia
O resultado coloca o estado na primeira posição do Nordeste e um polo de crescimento e desenvolvimento
Com 99.593 admissões e 79.461 desligamentos, a Bahia registrou um saldo de 20.132 postos de trabalho, em fevereiro de 2025. O resultado que colocou o estado na primeira posição do Nordeste na geração de empregos formais, também o posiciona como um polo de crescimento e desenvolvimento no cenário nordestino. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, refletem as iniciativas do Governo do Estado para ampliação das oportunidades e o fortalecimento das articulações com empregadores.
O governo estadual tem desempenhado um importante papel na atração de novos investimentos, o que tem impulsionado a criação de empregos. As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções. Ize Geovana Almeida é ajudante de obra e faz parte desse grupo.
“Essa oportunidade que foi dada para mim, como mulher e PCD, foi muito importante, porque eu já estava há três anos fora do mercado de trabalho. Gostaria de agradecer a abertura das portas para as mulheres estarem inseridas no mundo do trabalho. Fico feliz em poder dizer a meus sobrinhos-netos que eu fiz, eu participei, tive a oportunidade de estar ali, com a mão na massa”.
Moradora de Simões Filho, Ivanildes Ferreira é soldadora e já imagina como será viajar no modal, que hoje ajuda a construir. “Cheguei nessa obra há dois meses, e para mim é gratificante. Espero que com o decorrer do serviço, cheguem outras mulheres, como pedreira, carpinteira, armadora. Quando o VLT estiver indo e vindo, eu vou estar ali, plena, contando que eu participei desse empreendimento”.
Qualificação e intermediação
O saldo positivo na geração de postos de trabalho tem relação direta com a estratégia adotada pelo governo baiano de reforçar programas de qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra, oferecidos por meio do SineBahia. A política pública gratuita de intermediação de mão-de-obra tem um papel fundamental na democratização do acesso ao mundo de trabalho, com a colocação ou recolocação de trabalhadoras e trabalhadores baianos no mercado.
Nos últimos anos, o estado investiu aproximadamente R$ 50 milhões, em parceria com o Ministério do Trabalho, em ações e iniciativas que visam à inserção dos cidadãos ao mercado. “Temos feito os termos de cooperação específicos para customizar esses cursos em áreas importantes e estratégicas, como é o caso da energia eólica, indústria naval, área do petróleo, mineração, agricultura, cultura, dos serviços e turismo. Um conjunto de esforços que estão sendo realizados para que nós possamos ampliar a oferta de qualificação, de acordo com os investimentos que estão chegando aqui na Bahia”, indicou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos.
“O tripé desta atração está firmado, iniciando pelos investimentos robustos de infraestrutura que tem sido feito, em estrada, em escolas e a decisão do governador em ir a campo, dialogar. A Bahia tem sido receptiva aos investidores, sobretudo por conta da nossa riqueza energética. São obras que, somadas aos parques eólicos e solares, têm trazido uma consistência no crescimento, no desenvolvimento econômico e social do estado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
Além dos investimentos na intermediação de mão-de-obra, bem como as oportunidades geradas através dos cursos de qualificação profissional, o Estado tem concentrado investimentos na área do empreendedorismo e da economia solidária, que são alternativas econômicas de geração de renda para os pequenos empreendimentos, apostando no microcrédito através do CrediBahia e estimulando o surgimento de novos negócios.
Outros projetos também reforçam a continuidade do desempenho da Bahia na geração de oportunidades de emprego, como a construção da Ponte Salvador-Itaparica, que deve criar aproximadamente sete mil novos postos de trabalho. A BYD, por sua vez, prevê a geração de dez mil vagas de empregos diretos até o final de 2025, além dos empreendimentos nas áreas de energia eólica e solar, que prometem movimentar a economia de cidades do interior da Bahia.
Economia
Inflação desacelera para 0,07% em julho e volta a ficar dentro da meta do governo
Queda nos preços dos alimentos ajudou a conter o avanço do custo de vida, enquanto a energia elétrica exerceu a maior pressão de alta sobre o índice
A inflação oficial do país perdeu força pelo quarto mês consecutivo e fechou julho em 0,07%, impulsionada principalmente pela redução dos preços dos alimentos. Com o resultado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 4,44% nos últimos 12 meses, retornando ao intervalo da meta estabelecida pelo governo federal.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou em linha com as projeções do mercado financeiro, que, segundo o Boletim Focus do Banco Central, já esperava inflação de 0,07% para o mês.
Em 2026, o IPCA registra a seguinte trajetória mensal:
- Janeiro: 0,33%
- Fevereiro: 0,70%
- Março: 0,88%
- Abril: 0,67%
- Maio: 0,58%
- Junho: 0,16%
- Julho: 0,07%
Inflação volta à meta
O acumulado de 12 meses voltou a ficar dentro da meta de inflação, definida em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, o que estabelece um intervalo entre 1,5% e 4,5%.
Após permanecer dentro desse limite em abril, quando acumulava 4,39%, o índice havia ultrapassado o teto da meta em maio (4,72%) e junho (4,64%).
Desde 2025, a avaliação do cumprimento da meta considera a inflação acumulada nos 12 meses imediatamente anteriores, e não apenas o resultado fechado em dezembro. O descumprimento ocorre apenas se o índice permanecer fora da faixa de tolerância por seis meses consecutivos.
Menor índice em quase um ano
O resultado de julho foi o menor desde agosto de 2025, quando a inflação ficou em 0,11%. Considerando apenas os meses de julho, trata-se do menor índice desde 2022, quando houve deflação de 0,68%.
O índice de difusão, que mede o grau de disseminação da inflação, ficou em 50%, indicando que metade dos 377 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE apresentou aumento de preços.
Alimentos lideram queda
Pelo segundo mês consecutivo, o grupo Alimentação e Bebidas, de maior peso no orçamento das famílias, registrou deflação. Em julho, a queda foi de 0,67%, após recuo de 0,24% em junho.
A alimentação consumida em casa ficou 1,14% mais barata, puxada principalmente pela redução nos preços de tubérculos, raízes e legumes, que recuaram 16,15%.
Os itens que mais contribuíram para a queda da inflação foram:
- Tomate: -29,09%
- Batata-inglesa: -19,59%
- Cenoura: -14,41%
- Café moído: -2,45%
O IBGE destacou ainda que o café acumula queda de 17,2% nos últimos 12 meses, a maior desde o início do Plano Real, em 1994.
Segundo o analista Fernando Gonçalves, do IBGE, a redução dos preços está associada ao aumento da oferta de alimentos, favorecida por condições climáticas mais adequadas para a produção.
Conta de luz pressiona índice
Apesar da desaceleração da inflação, a energia elétrica residencial apresentou alta de 3,09% e foi o item que mais pressionou o IPCA no mês, respondendo sozinho por 0,13 ponto percentual do índice.
O aumento foi influenciado por reajustes tarifários registrados em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
A expectativa, porém, é de alívio nas contas em agosto, em razão da concessão do chamado Bônus Itaipu, desconto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Passagens aéreas sobem e combustíveis caem
No grupo Transportes, o destaque de alta ficou com as passagens aéreas, que subiram 11,67% em julho.
Por outro lado, os combustíveis registraram queda média de 1,44%, refletindo recuos nos preços do:
- Etanol: -2,26%
- Gasolina: -1,37%
- Óleo diesel: -1,22%
- Gás veicular: -0,08%
Resultado dos grupos pesquisados
- Alimentação e bebidas: -0,67%
- Habitação: 0,99%
- Artigos de residência: 0,07%
- Vestuário: -0,66%
- Transportes: 0,05%
- Saúde e cuidados pessoais: 0,40%
- Despesas pessoais: 0,22%
- Educação: -0,03%
- Comunicação: 0,04%
O IPCA mede a variação do custo de vida de famílias com renda entre um e 40 salários mínimos e acompanha preços de 377 produtos e serviços em diversas regiões metropolitanas e capitais do país.
Fonte: Agência Brasil
Economia
BYD abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em fábrica de Camaçari
Oportunidades contemplam diferentes áreas de atuação no complexo industrial da montadora na Bahia; inscrições seguem abertas até 13 de agosto
A BYD Auto do Brasil está com novas oportunidades abertas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD) em seu complexo industrial de Camaçari, na Bahia. A iniciativa faz parte do plano contínuo da companhia de ampliar a inclusão e gerar empregos na Região Metropolitana de Salvador.
As vagas contemplam diferentes níveis de atuação na fábrica, com oportunidades para motorista carreteiro (2 vagas), operador de empilhadeira (4 vagas), almoxarife (3 vagas), técnico de processos (2 vagas), inspetor de qualidade (2 vagas) e operador de produção. As inscrições permanecem abertas até o dia 13 de agosto.
Os interessados podem participar do processo seletivo de duas formas. A primeira é retirar uma carta de encaminhamento presencialmente em uma das unidades do Sine Bahia localizadas em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias d’Ávila e Mata de São João.
A segunda opção é realizar a candidatura diretamente pelo Portal de Carreiras da BYD (careers-bra.byd.com), plataforma desenvolvida para atrair profissionais interessados em integrar o setor de mobilidade elétrica no país.
“Queremos que a nossa fábrica em Camaçari seja construída com a participação de todos. Abrir e manter essas oportunidades para Pessoas com Deficiência é fundamental para garantir que o crescimento da BYD no Brasil venha acompanhado de diversidade e valorização dos talentos locais”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil.
Alerta aos candidatos
A BYD ressalta que todas as etapas de recrutamento seguem critérios rigorosos e estruturados. A empresa reforça ainda que não cobra qualquer taxa para participação em processos seletivos e não envia cartas de cobrança aos candidatos.
A orientação é que as inscrições sejam realizadas exclusivamente pelos canais oficiais da companhia ou por meio de agências parceiras autorizadas, a fim de evitar golpes e fraudes.
Economia
Construnordeste 2026 debate uso da inteligência artificial nos negócios
Especialista Edney Souza apresenta aplicações práticas da IA para aumentar produtividade, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões nas empresas
A Inteligência Artificial já vem transformando a forma como empresas tomam decisões, otimizam processos e criam novas oportunidades de negócios. Com foco nesse cenário de inovação, a Construnordeste 2026 recebe, no próximo dia 14 de agosto, às 15h, a palestra “A Inteligência Artificial nos Negócios”, promovida pela Coopercon.
O convidado será Edney Souza (InterNey), uma das principais referências brasileiras no tema. Professor, palestrante, conselheiro em inteligência artificial e autor do best-seller Engenharia de Prompts na Prática, ele apresentará aplicações práticas da tecnologia capazes de gerar ganhos reais de produtividade, eficiência e competitividade para empresas de diferentes segmentos.
Segundo o especialista, a adoção da inteligência artificial vai além da simples incorporação de novas ferramentas ao cotidiano corporativo.
“IA nos negócios significa mudar a forma como a empresa decide, produz e compete, não apenas adotar mais uma ferramenta no dia a dia. Na construção civil, esse impacto já é percebido na obra, no orçamento e na tomada de decisão. Na Construnordeste, vou mostrar aplicações reais, já testadas em empresas brasileiras, para quem quer sair da curiosidade e passar para a prática”, afirma Edney Souza.
Durante a apresentação, o palestrante mostrará casos de organizações que já utilizam a inteligência artificial para reduzir custos operacionais, aumentar a velocidade dos processos e aprimorar a tomada de decisões estratégicas.
A proposta é demonstrar como a tecnologia pode ser incorporada ao ambiente empresarial de forma objetiva, transformando dados e automação em resultados concretos para os negócios.
Tecnologia e inovação para a construção civil
A palestra integra a programação técnica da Construnordeste 2026 e será uma oportunidade para empresários, gestores, engenheiros e profissionais da construção civil compreenderem de que forma a inteligência artificial está impactando o setor.
Além de apresentar tendências e experiências já aplicadas no mercado, o encontro abordará os novos caminhos abertos pela IA para impulsionar a inovação, elevar a produtividade e fortalecer a competitividade das empresas.
A expectativa é que a atividade atraia profissionais interessados em compreender como a tecnologia pode contribuir para tornar a gestão mais eficiente e preparar os negócios para os desafios de um mercado cada vez mais digitalizado.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (10)
-
Esportehá 3 diasMorre Douglas Franklin, ídolo do Bahia e um dos maiores nomes da história do clube
-
Serviçoshá 22 horasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (11)
-
Segurançahá 3 diasANPD abre fiscalização contra Discord após caso envolvendo adolescente
