Infraestrutura
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
Uma comitiva de líderes comunitários do Subúrbio acompanhou os últimos ajustes técnicos e operacionais dos trens
A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), maior obra de mobilidade urbana em execução no país, com gestão da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) do Governo do Estado, não está transformando apenas a infraestrutura de Salvador e Região Metropolitana, mas também a geração de oportunidades para as comunidades locais e o envolvimento da população em cada etapa do projeto.
Nesta quarta-feira (10), uma comitiva com cerca de 20 líderes comunitários do Subúrbio da capital acompanhou, a convite da gestão estadual, os últimos ajustes técnicos e operacionais dos trens do novo modal e as instalações da fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia, São Paulo, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues.
“A presença da comunidade nesse processo é fundamental. Os líderes comunitários representam as vozes que vivem essa realidade diariamente. O VLT está sendo construído em diálogo com a população desde o início, porque é para ela que essa obra existe. Esse envolvimento fortalece a transparência da gestão pública e garante que as decisões estejam alinhadas com as reais necessidades da população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Ao lado de representantes da CTB e do Governo da Bahia, lideranças comunitárias têm acompanhado de perto cada fase do projeto. Essa atuação ativa reforça a transparência e cria um canal direto de comunicação com os moradores, garantindo que demandas locais sejam ouvidas e incorporadas.
“Essa ação é louvável, trazer a comunidade para ver com os próprios olhos que o VLT chegou, que os trens são muito bons e vão atender toda a população da região. Quem conviveu muitos anos com o antigo trem da Calçada, sempre sentiu falta de um equipamento mais moderno e mais sofisticado para circular com mais fluidez e velocidade. Com o VLT circulando em toda a Salvador, vamos levar em torno de 20 a 30 minutos para chegar ao nosso destino, ao invés de uma hora, fazendo esse percurso atualmente de ônibus”, assegurou Lázaro Conceição dos Santos, líder comunitário do bairro Lobato, no Subúrbio Ferroviário.
Vagão para pescadores e marisqueiras
Um exemplo disso é que, dentro do novo modal conhecido nesta quarta, alguns vagões passaram por adaptação para que as marisqueiras e pescadores possam transportar seus produtos de forma adequada e segura. Medida aprovada pela marisqueira, Geisa Britto, nascida e criada no Porto das Sardinhas, bairro de Plataforma. “Estou bem emocionada e muito feliz porque a gente vai poder transportar o nosso pescado com qualidade aqui. Parabéns, parabéns, parabéns mesmo ao Governo do Estado”.
A expectativa é que, com o avanço da obra, esse modelo de participação se consolide como uma prática permanente, aproximando o Governo da população e garantindo que o VLT não seja apenas uma grande obra de mobilidade, mas também um símbolo de cidadania e transformação social.
Empregabilidade local
Mais do que infraestrutura, o VLT já gera impacto direto na vida de quem mora nas regiões por onde o sistema vai passar. No Trecho 1, por exemplo, 60,86% dos trabalhadores contratados são moradores da área diretamente afetada pela obra, o que reforça a proximidade entre a intervenção urbana e a realidade local.
No total, o VLT emprega no trecho 1, 1.645 trabalhadores e no trecho 2, 494 trabalhadores. Nos trechos 2 e 3, o protagonismo baiano também se destaca: 97% dos trabalhadores e 57% são baianos, respectivamente, ampliando a geração de renda e valorizando a mão de obra local.
Infraestrutura
Obras estruturantes vão ampliar saneamento em Vitória da Conquista
Essas entregas permitirão que o município se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste
Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar a capacidade de distribuição de água tratada em Vitória da Conquista e ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras estão sendo implantadas com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e próprios da Embasa, e têm previsão de serem concluídas no primeiro semestre de 2027. Essas entregas permitirão que Vitória da Conquista se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste.
O engenheiro fiscal destas obras, Jackson Rangel, explica que “os empreendimentos vão suprir demandas decorrentes do crescimento do município e garantir mais água com qualidade e quantidade no sistema integrado”. Em termos de esgotamento sanitário, será ampliada a cobertura deste serviço na cidade, contemplando a região de Simão e Campinhos.
Conforme Ranking do Saneamento 2025, Vitória da Conquista é considerado um dos municípios mais bem saneados do país, e o primeiro nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o relatório, na sede urbana, o serviço de abastecimento de água chega a 99,37% e o atendimento com esgotamento sanitário alcança 92,61%.
Água
Com investimentos aproximados de R$ 79 milhões, a obra compreende a instalação de uma nova adutora de água tratada com 13 quilômetros de extensão e 700 milímetros de dimensão, que se integrará às adutoras existentes de 700 e 500 milímetros. A obra também prevê a construção de duas novas estações de bombeamento de água bruta e tratada e ampliação da capacidade de adução de 03 estações elevatórias de água bruta, com a implantação de novos equipamentos eletromecânicos para aumentar a capacidade de transporte de água até a estação de tratamento, e posteriormente até os reservatórios do sistema distribuidor, no alto do bairro Candeias.
Esgotamento
Para beneficiar cerca de nove mil moradores do bairro Campinhos e da localidade de Simão, a Embasa está investindo R$ 19 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Serão instalados 18 quilômetros de rede coletora, 5,6 quilômetros de linhas de recalque, 5,7 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública) para atender cerca de mil imóveis, e construídas três novas estações elevatórias de esgoto.
Infraestrutura
Rui Costa autoriza obras do Novo PAC e acompanha intervenções na Cidade Baixa
Investimentos somam R$ 143,7 milhões e prometem eliminar pontos críticos de alagamento, beneficiando milhares de famílias em Salvador
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem das bacias do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa, e autorizar o início das intervenções no Canal Dom Avelar e Castelo Branco, projeto selecionado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
As obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e integram um conjunto de investimentos em infraestrutura urbana viabilizado pela parceria Bahia-Brasil.
Cidade Baixa: obras avançam 69%
A visita começou no bairro do Uruguai, onde estão em andamento as obras de drenagem que somam R$ 101 milhões em investimentos federais e beneficiam cerca de 190 mil pessoas em bairros como Massaranduba, Roma, Mares, Boa Viagem, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa e Jardim Cruzeiro.
O projeto, com conclusão prevista para 2026, abrange 33 ruas e inclui implantação de sistemas de drenagem, limpeza e recuperação de canais, pavimentação, ciclovias, parque linear e pista de corrida.
Novo PAC: ordem de serviço assinada
Na sequência, Rui Costa seguiu para Castelo Branco, onde assinou a ordem de serviço para a obra de macrodrenagem do Canal Dom Avelar e Castelo Branco, com investimento de R$ 42,7 milhões em recursos federais. A intervenção prevê a construção de um canal de concreto armado com 1,2 km de extensão, beneficiando moradores de Dom Avelar, Castelo Branco, Porto Seco Pirajá e entorno da Avenida 29 de Março. O prazo de execução é de 20 meses.
“Damos hoje mais um passo importante na parceria Bahia-Brasil, com o início de uma obra fundamental de macrodrenagem. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues estão investindo cerca de R$ 2 bilhões em ações de prevenção de alagamentos em Salvador e no interior”, afirmou Rui Costa.
Compromisso com qualidade de vida
Para o presidente da Conder, José Trindade, as obras representam a superação de um problema histórico.
“São projetos que interferem na rotina das pessoas, mas os benefícios vão melhorar a qualidade de vida, impactando na economia, mobilidade e acessibilidade”, destacou.
Infraestrutura
Bahia lança licitação para contenção de encostas em seis municípios
As intervenções serão realizadas em Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju
O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis municípios baianos: Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Conder (www.conder.ba.gov.br) a partir de hoje (30).
As obras integram o Novo PAC, no eixo Gestão de Riscos e Desastres, e serão contratadas no regime semi-integrado, contemplando desde a elaboração dos projetos até a execução completa dos serviços de engenharia. Com recursos previstos de R$ 23,5 milhões, as novas contenções representam mais um avanço da parceria Bahia–Brasil em favor da segurança e da qualidade de vida da população que vive em áreas de vulnerabilidade geotécnica. O prazo de execução varia entre 14 e 17 meses.
As intervenções previstas abrangem soluções técnicas de estabilização e drenagem, e devem empregar tecnologias sustentáveis para minimizar impactos no entorno das comunidades. Essa nova etapa se soma às diversas obras já em execução no estado, reafirmando o compromisso do Governo da Bahia com a redução de riscos e a prevenção de desastres naturais.
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