Turismo
Mais uma praia da Bahia recebe o selo Bandeira Azul
Localizada no município de Camaçari, integra a zona turística Costa dos Coqueiros

Itacimirim é a mais nova praia a receber o selo Bandeira Azul, em reconhecimento à preservação ambiental. Agora, na Bahia, serão três praias certificadas pela Foundation for Environmental Education (FEE) e pelo Instituto Ambientes em Rede. As primeiras praias a ganhar o selo foram Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, e Guarajuba, em Camaçari.
A 48 quilômetros do aeroporto de Salvador, Itacimirim também está localizada no litoral do município de Camaçari e integra a zona turística Costa dos Coqueiros, que compreende outros famosos destinos, a exemplo de Praia do Forte, Imbassaí, Sauípe e Mangue Seco.
Bandeira Azul é um prêmio, com revisão anual, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Dentre os critérios analisados para a concessão do selo estão gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
Na última reunião do Júri Internacional Bandeira Azul, realizada em formato on-line, no último dia 6 de outubro, cinco novas praias brasileiras foram aprovadas e outras 13 tiveram o selo renovado.
Turismo
Ferry é afundado de forma controlada para abrigar recifes de corais
A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos

O ferry Juracy Magalhães, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, foi afundado de forma controlada, nesta sexta-feira (21), para a criação de um recife artificial marinho no Rio Vermelho, em Salvador. Ação conjunta da Secretaria do Turismo (Setur) com o Inema e a Marinha do Brasil, a embarcação foi inspecionada para remoção de possíveis espécies invasoras e adaptada para mitigação dos impactos ambientais.
Um dos biólogos do Inema, Marcelo Peres explicou que, após a operação, em apenas um ano o ferry será tomado por corais e espécies marinhas de todo tipo. “Fizemos os estudos prévios de sedimentos, de biodiversidade do local, onde poderia ocorrer o afundamento e, posteriormente, fizemos quatro vistorias para que não haja nenhum tipo de resíduo que possa trazer algum impacto negativo para o meio ambiente. Então, foram quatro inspeções, a gente avaliou também a presença de espécies invasoras e nossa expectativa é bem positiva para a biodiversidade e para o turismo do Estado”, dividiu.
A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos, que estão sendo realizados pelo governo baiano desde os primeiros afundamentos controlados do ferry Agenor Gordilho e de um navio de reboque, realizados em novembro de 2020. O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, destacou que cerca de nove embarcações já foram naufragadas em áreas próximas à costa de Salvador e na Baía de Todos-os-Santos, mas que a submersão controlada tem a característica de compensação ambiental.
“Nós temos naufrágios registrados por acidentes, pelas guerras da Independência da Bahia, do século XIX, mas queremos com os afundamentos planejados transformar Salvador no maior parque de turismo de mergulho do mundo urbano. As nossas embarcações afundadas estão muito perto do litoral, o que possibilita que mergulhadores amadores possam, em pouco tempo, sendo treinados, ter essa experiência”, contou sobre o impacto no turismo para a capital.
A embarcação tem aproximadamente 800 toneladas e 71 metros de comprimento. A estrutura foi afundada a quatro quilômetros da costa e a 30 metros de profundidade na região do Largo da Mariquita. À frente de uma empresa de mergulho, Tania Corrêa conta como a experiência com o ferry Agenor Gordilho tem repercutido no turismo náutico desde 2020.
“Um recife artificial é um aglutinador, uma casa para os animais marinhos. Então, o Agenor Gordilho, mesmo, está todo coberto de corais hoje. No mergulho encontramos alguns animais que são ameaçados de extinção. Isso é muito importante para a natureza e para o turismo. Você dá um upgrade no turismo local, mergulhadores de todo mundo vêm mergulhar em naufrágios que só existem aqui”, enfatizou a empresária, que também é instrutora de mergulho há 25 anos.
Segundo a Setur-BA, o turismo náutico e de mergulho têm se consolidado como segmentos no turismo. Desde a última ação, em 2020, ocorreu um aumento de cerca de 435% na procura por atividades de mergulho, em comparação com a temporada anterior à pandemia.
Sobre o ferry
O ferry Juracy Magalhães começou a operar em 5 de dezembro de 1972, realizando a travessia Salvador-Itaparica, até ser retirado de circulação em 16 de novembro de 2018.
Turismo
Massarandupió recebe festival musical e cervejeiro
Serão oito atrações musicais, entre elas, os músicos Armandinho Macêdo e Eric Assmar, e a participação de seis cervejarias artesanais

Famosa por abrigar uma praia de naturismo, a localidade de Massarandupió, no município de Entre Rios, na Costa dos Coqueiros, vai sediar o Festival Rock, Blues e Cervejas – Massará, nos dias 4 e 5 de abril, com atividades no campo de futebol. Serão oito atrações musicais, entre elas, os músicos Armandinho Macêdo e Eric Assmar, além de food street e a participação de seis cervejarias artesanais. O evento é uma iniciativa da DuCA 30 Produções e tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que também patrocina o Bahia Beer Festival – Alagoinhas, na zona turística Caminhos do Sertão.
“O sucesso do festival cervejeiro em Alagoinhas tem estimulado a realização de outras festas do segmento, como acontece em Entre Rios, que fica numa região de grande potencial turístico. Por isso, decidimos apoiar esse evento em Massarandupió, que tem viabilidade para atrair visitantes em busca de shows, boa gastronomia e belezas naturais”, explica o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
“Nossa ideia é, por meio da cultura musical e gastronômica, expandir as atividades turísticas em Massarandupió, até então conhecida apenas pela área de naturismo, que ocupa apenas dois quilômetros da praia, cuja extensão total é oito vezes maior. O local tem outros atrativos, como rios, dunas, mangues e trilhas, uma delas dentro de uma fazenda de búfalos”, relata o administrador da DuCA 30, Allessandro Canella.
Bahia Beer
A Setur-BA tem divulgado a edição 2025 do Bahia Beer Festival -Alagoinhas (7 a 9 de novembro), em feiras nacionais e internacionais. Na semana passada, o órgão fez a promoção no Festival Brasileiro da Cerveja, em Balneário Camboriú (SC), onde algumas marcas artesanais confirmaram presença em Alagoinhas, como a catarinense Big Jack, vencedora do concurso realizado no evento.
Turismo
Barco Show Bahia movimenta turismo náutico e milhões em negócios

A quarta edição do Barco Show Bahia, o maior evento náutico do Norte e Nordeste, foi aberto nesta quinta-feira (20), no Terminal Turístico de Salvador, no Comércio, com a expectativa de atrair mais de 4 mil pessoas e gerar R$ 50 milhões em negócios. A programação segue até domingo (23), com exposição de grandes marcas, desfile de embarcações e mergulhos guiados, entre outras atrações. O Governo do Estado, um dos patrocinadores do evento, foi representado pelo vice-governador Geraldo Júnior, acompanhado do titular da Secretaria de Turismo (Setur-BA), Maurício Bacelar.
“A feira cresce a cada ano, com um número maior de participantes e de volume de negócios, o que significa mais emprego e renda para os baianos”, disse o vice-governador.
“A náutica é um importante segmento turístico do estado, que tem uma atenção especial do nosso governo. A Bahia mostra que já realiza eventos no mesmo patamar das grandes iniciativas nacionais dessa atividade”, completou Bacelar.
“Essa edição ganhou uma outra pegada, com áreas flutuantes para exposição e experiências diversas, além de espaço gastronômico e centro de artesanato. Nada disso seria possível sem o apoio de parceiros como o Governo do Estado, por meio da Setur-BA”, destacou o criador do Barco Show, Hugo Leonardo.
O evento também firmou parceria com o Esporte Clube Bahia Associação, responsável por uma arena de atividades náuticas, tendo como destaque o campeão mundial de jet ski, o baiano Bruno Jacobs, que fará manobras de exibição, no sábado (22). “Pratico jet há 15 anos, representando a Bahia e o Brasil no exterior, e acho o nosso estado o melhor local do mundo para esse esporte, com a maravilhosa Baía de Todos-os-Santos e o maior litoral do país. Fico feliz por termos um evento como esse em nossa casa”, declarou Jacobs.
-
Cidadehá 3 dias
Linhas de Cajazeiras são modificadas a partir deste sábado (22)
-
Culturahá 3 dias
Casa do Benin recebe exposição “Assentamentos” até 30 de abril
-
Políticahá 2 dias
Minha Casa, Minha Vida é retomado em Barreiras
-
Segurançahá 3 dias
Proteção à Mulher será disciplina na formação de oficiais e praças da PMBA