SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Política

IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial debate justiça e reparação histórica 

Realizado até esta sexta (22), no Hotel Fiesta, o encontro reúne cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia

Publicado

em

A IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (21),
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (21), no Hotel Fiesta, em Salvador, reunindo cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia. A abertura do evento contou com as presenças das secretárias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, além de outros representantes do governo estadual envolvidos na pauta. Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento segue até sexta-feira (22), com uma programação de debates, atividades culturais e construção coletiva de propostas voltadas à equidade racial e à reparação histórica. 

Promovida pela Sepromi, a conferência é resultado de um amplo processo participativo, que incluiu conferências municipais e territoriais nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, além de etapas temáticas, estudantis e livres. A iniciativa conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), do Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) e do Conselho Estadual dos Povos Indígenas da Bahia (Copiba). 

Durante a cerimônia de abertura, a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, destacou o papel estratégico da conferência para a formulação de políticas públicas: 

“Foram quase 200 conferências preparatórias entre municipais, territoriais, temáticas livres, todos os segmentos, povos originários, quilombolas, juventude negra. Uma representatividade grande dos povos e comunidades tradicionais do Estado para fazer uma discussão profunda sobre todo o caminho que o estado da Bahia vem percorrendo nesses 18 anos de implementação de uma política estadual de promoção da igualdade racial e também atualizando esses desafios”, afirmou. 

Representando o Governo Federal, o secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Cledisson Geraldo dos Santos, enfatizou a importância da articulação entre as diferentes esferas do poder público e os movimentos sociais. “Nos últimos meses, o Brasil todo se mobilizou para participar das etapas da Conferência de Promoção da Igualdade Racial e a ideia é que todos possamos nos encontrar em Brasília para debater essas políticas.  A Bahia mostra, mais uma vez, como essa mobilização pode resultar em avanços concretos”, destacou. 

ANÚNCIO
Anúncios
Diversidade 

Na mesa principal, nomes como o antropólogo e professor titular aposentado da USP, Kabengele Munanga, referência nas pesquisas sobre racismo e população afro-brasileira, que ressaltou: “a conferência é um momento de conscientização, de dar conta para a comunidade, para mostrar o que foi feito até agora, quais são os desafios que nós devemos enfrentar nessa luta de gerações contra uma realidade, e porque o racismo”. 

A superintendente de Políticas para os Povos Indígenas do Estado, Patricia Pataxó, pontuou a importância do evento para todos os povos indígenas. “Somos mais de 34 povos indígenas no estado, a diversidade cultural é muito grande, cada um com seus modos de vida, seus modos de saber e seus modos de fazer. Essa é a quarta conferência, mas, no entanto, é a primeira conferência que os povos indígenas estarão sendo ouvidos, apresentando suas propostas e aqui de forma democrática, esse é o espaço, o espaço para debatermos e a partir daqui a gente sair com propostas que irão nortear as políticas públicas para o estado da Bahia”. 

Entre os presentes, gestores públicos e lideranças sociais também destacaram o significado da conferência. Para Zezito Ferreira, diretor do instituto quilombola do território sudoeste, o momento é de união e resistência. “O governo que tem o olhar para as políticas públicas do povo negro, do povo que se encontra lá distante. Então, para o território sudoeste, para as nossas comunidades de quilombolas, é um avanço, porque aqui hoje nós estamos discutindo sobre a democracia, sobre a reparação e sobre a justiça das nossas lutas e dos nossos espaços de conquista”, declarou. 

Programação 

Na sexta-feira (22), a conferência segue com a sistematização das propostas construídas nos grupos de trabalho e, em seguida, a plenária final, que aprovará as diretrizes da etapa estadual e elegerá as delegadas e os delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada de 15 a 19 de setembro, em Brasília. A IV Conepir se consolida como um espaço fundamental de escuta, formulação de políticas públicas e fortalecimento da democracia, reafirmando o protagonismo da Bahia na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e racialmente equitativo. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo
ANÚNCIO
Anúncios
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula e Trump discutem tarifas e reforçam laços em encontro na Malásia

Reunião de 50 minutos na Cúpula da Asean abre caminho para negociações bilaterais e possível visita de Trump ao Brasil

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,
Foto: Reprodução Instagram/📸 @ricardostuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A conversa, que durou cerca de 50 minutos, teve como foco a revisão das tarifas impostas pelo governo norte-americano às exportações brasileiras.

Lula defendeu a suspensão imediata do tarifaço enquanto os dois países negociam. Em julho, Trump anunciou um aumento de 50% nas tarifas sobre todos os produtos brasileiros destinados ao mercado norte-americano. Além disso, ministros brasileiros e membros do Supremo Tribunal Federal tiveram vistos revogados e sofreram outras sanções.

“O Brasil quer manter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há motivo para desavenças. Quando dois presidentes sentam à mesa, cada um apresenta seus pontos e problemas, e a tendência natural é buscar um acordo”, afirmou Lula.

Participaram do encontro o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Após a reunião, Vieira declarou que Trump autorizou sua equipe a iniciar negociações ainda neste domingo, no horário local da Malásia, 11 horas à frente do Brasil.

“A reunião foi muito positiva. Trump disse que dará instruções para começar um processo de negociação bilateral imediatamente, para resolver tudo em pouco tempo”, afirmou o ministro.

ANÚNCIO
Anúncios

Segundo Vieira, a conversa foi descontraída e Trump elogiou a trajetória política de Lula, destacando sua recuperação após perseguições e sua vitória no terceiro mandato.

O chanceler também confirmou que Trump pretende visitar o Brasil, embora a data não esteja definida. Lula, por sua vez, aceitou o convite para ir aos Estados Unidos.

Fonte: Agência Brasil
Continue Lendo

Política

Colégio é modernizado e ampliado em Lafaiete Coutinho

Governador inaugurou unidade de ensino em tempo integral e equipamento para segurança pública do município

Publicado

em

neste sábado (25), durante a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Eraldo Tinoco, na cidade de Lafaeite Coutinho
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

“Com a reforma e ampliação do colégio, o sonho de entrar em uma universidade fica ainda mais próximo”, disse a estudante do terceiro ano do ensino médio, Lunna Dias, de 17 anos, neste sábado (25), durante a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Eraldo Tinoco, na cidade de Lafaeite Coutinho. Outras obras e equipamentos saúde e segurança pública foram entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues e secretários de Estado e somam R$ 7,1 milhões investidos no município do Centro-Sul baiano.

Lunna é uma das alunas inscritas no Universidade Para Todos (UPT), projeto da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que prepara para provas de vestibular e Enem, sediado pela escola no município, e tem se preparado para concorrer a uma vaga para o curso de odontologia. “Temos o UPT, o colégio também oferece aulas de redação, reforço de matemática, que já contribuem para a nossa formação. Mas as salas agora são climatizadas, isso facilita a nossa aprendizagem e nossa preparação para o Enem. Temos áreas de lazer, lugares para estudos em grupo”, comentou a adolescente.

O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou que os aportes estaduais são a aposta na escola como um lugar de formação crítica, de incentivo ao esporte e ao lazer, mas também de segurança pública, quando a frequência escolar reduz os índices de violência. “Cada escola que nós entregamos, eu entrego com o sentimento de pai, com o sentimento de professor, mas também com o sentimento de um governador que quer ver um estado melhor, de paz, com educação de qualidade, porque uma escola nunca é só uma escola. Escola é equipamento de segurança pública, é equipamento de esporte e lazer, é lugar de formação crítica”, sublinhou o chefe do Executivo baiano.

Com investimento de R$ 4,8 milhões do Estado, através da SEC, o colégio passou por obras de requalificação que incluíram a construção de novas salas de aula, salas de vídeo e leitura, estufa para o ensino profissionalizante em agroecologia, restaurante estudantil e cobertura da quadra poliesportiva. A escola atende cerca de 190 estudantes nos ensinos médio, profissionalizante e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi entregue um ônibus escolar rural para os estudantes da rede estadual de Lafaeite Coutinho.

A secretária da educação, Rowenna Brito, ressaltou os investimentos na infraestrutura das escolas como parte do esforço do governo estadual para garantir o acesso à universidade. “Estamos reestruturando os prédios antigos da nossa rede. Modernizar é importante. Faz diferença ter equipamento novo, laboratório, salas climatizadas, alimentação escolar e essa escola abriga um projeto fundamental nosso, que é o Universidade Para Todos. Então, uma estrutura nova é parte do esforço para garantir o acesso dos nossos estudantes à universidade”, disse.

ANÚNCIO
Anúncios
Segurança pública

Para a segurança, foi inaugurada a nova sede do Pelotão da Polícia Militar, que contou com mais R$ 1,3 milhão da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). O prédio dispõe de equipamentos de radiocomunicação, videomonitoramento, salas para planejamento, instrução e sala de comando, ampliando as condições operacionais das forças de segurança no município.

Subsecretário da Segurança Pública do Estado (SSP), Marcel de Oliveira reforçou que a aproximação das estruturas da Polícia Civil e Militar é estratégico. “Mais uma unidade que entregamos, já são 99 somente este ano e coladinha com a Delegacia Territorial da cidade. Essa é uma estratégia para integrar as forças de segurança para que elas possam, somadas, prover melhor segurança para as cidades, principalmente do interior do estado”.

Saúde

Durante a agenda, também foi entregue uma van para transporte de pacientes fora do domicílio e uma sala de estabilização para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Silveira Andrade, frutos de emenda parlamentar. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foi autorizada a proceder com a cessão de um veículo administrativo e dois aparelhos de eletrocardiograma para a saúde municipal.

Uma celebração de convênio entre a Sesab e a Prefeitura ainda foi firmada para a cessão de equipamentos para a implantação de Laboratório Municipal de Análises Clínicas na sede.

Infraestrutura rural

Já para a povoado Amazonas, foi anunciada a elaboração de projeto para a implantação de um sistema de abastecimento de água. Cerca de 15 quilômetros de estrada também serão restaurados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), conectando a sede de Lafaiete Coutinho ao entroncamento da BR-116.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Política

Jequié comemora 128 anos com missa na Catedral de Santo Antônio

Para celebrar a data, o governador Jerônimo Rodrigues assinou ordens de serviço e realizou entregas em diversas áreas

Publicado

em

O acesso ao Instituto Federal da Bahia (Ifba) de Jequié foi uma das vias pavimentadas e entregues pelo governo baiano à
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O acesso ao Instituto Federal da Bahia (Ifba) de Jequié foi uma das vias pavimentadas e entregues pelo governo baiano à população da Cidade do Sol nesta sexta-feira (24). Por meio do programa Bahia em Movimento, a intervenção contou com aporte de R$ 2 milhões. Durante agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues ainda assinou ordem de serviço para a requalificação do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG) e de obras no seu entorno.

Executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a implantação de pavimentação asfáltica em trecho de 2,4 quilômetros, do entroncamento da BR-116 até o bairro Sol Nascente e entre os acessos ao Instituto Federal da Bahia (IFBA) e à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

“A gente quer somar esforços com os Municípios para construir estradas vicinais, investir em desenvolvimento rural. Trato com responsabilidade o investimento em infraestrutura nos municípios, porque queremos dar uma vida melhor para a população baiana e isso deve ser feito em diálogo com as prefeituras”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

Funcionário do Ifba, Júlio Dantas disse que as estradas de terra batida já fizeram muitos alunos terem dificuldade de ir à escola nos dias de chuva. “São mais ou menos 1,5 mil alunos e servidores que todos os dias sobem e descem. E já tivemos momentos aqui de carro não subir, de alunos pararem na pista, os pais deixarem os alunos lá embaixo para subirem a pé, por causa dos buracos em períodos de chuva. Essa pista nova, asfaltada, é um sonho realizado, um presente para todos nós”, celebrou.

“É mais segurança e qualidade de vida no dia a dia dos estudantes e dos moradores aqui da região. E ainda tem mais um quilômetro que está prestes a ser iniciado, com previsão de ser concluído ainda em dezembro. São investimentos do programa Bahia em Movimento, um programa criado na gestão do governador Jerônimo, que contemplou praticamente todos os municípios da Bahia com mobilidade urbana”, explicou o diretor em exercício da Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT) da Seinfra, Rafael Bastos.

ANÚNCIO
Anúncios
Desenvolvimento rural

Um convênio entre o Estado e a Prefeitura foi firmado para a construção de praça, passeios e pontos de ônibus no Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG). Cerca de R$ 5 milhões serão destinados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) para a obra que contempla também a requalificação dos 65 boxes, compostos de restaurantes, salões e depósitos, com cobertura de telha em aço, alvenaria e blocos cerâmicos, revestimentos, bancadas em granito. Além de paisagismo com arbustos ornamentais e gramado.

Na programação, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou um trator à Associação de Moradores e Produtores Rurais do Povoado de Vista Alegre de Morro Verde (AMOPVA) e foi autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues a adotar medidas para a cessão de um caminhão com carroceria de madeira para a Associação dos Agricultores de Limoeiro.

Em parceria com a Prefeitura de Jequié também foi anunciada a construção de um Centro de Educação Infantil na comunidade quilombola do Barro Preto.

Aniversário da cidade

Como parte das celebrações pelos 128 anos de Jequié, o governador Jerônimo Rodrigues participou da missa realizada na histórica Catedral de Santo Antônio, presidida pelo bispo Dom Paulo Romeu.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas