SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Assinada ordem de serviço para construção da Maternidade Regional do Vale do Jiquiriçá

A obra vai garantir às mulheres da região mais tranquilidade e segurança durante a gestação, com uma estrutura moderna e acolhedora

Publicado

em

Rodrigues assinou, neste sábado (18), a ordem de serviço para a construção da Maternidade Regional do Vale do Jiquiriçá,
Fotos: Amanda Ercília/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, neste sábado (18), a ordem de serviço para a construção da Maternidade Regional do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, ao lado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Com investimento de R$ 76,2 milhões — sendo R$ 50 milhões provenientes do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e R$ 26,2 milhões do Estado — a nova unidade contará com 117 leitos, incluindo 35 destinados a cuidados intensivos e semi-intensivos maternos e neonatais.

A obra vai garantir às mulheres do Vale do Jiquiriçá mais tranquilidade e segurança durante a gestação, com uma estrutura moderna e acolhedora. Na ocasião, Jerônimo visitou o terreno e conheceu o projeto de construção do complexo. Os serviços estão sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Para o mestre de obras Josemar Silva, morador de Amargosa e contratado para a construção, essa maternidade é muito especial. “É muito gratificante trabalhar numa obra dessa grandeza, trazer um hospital para a região, que vai desafogar as outras regiões. É uma emoção muito grande trabalhar aqui, se dedicar ao máximo e entregar no prazo da obra”, contou, emocionado.

A nova maternidade, que será entregue em 18 meses, será referência para gestação de alto risco e também contará com Centro de Parto Normal (CPN), oferecendo uma estrutura humanizada e moderna para o nascimento seguro. Terá suítes de pré-parto, parto e pós-parto; centro cirúrgico/obstétrico; setor de atendimento das urgências e emergências; diagnóstico por imagem e métodos gráficos; internação para as mulheres de alto risco; casa da gestante, bebê e puérpera e unidade de atendimento ambulatorial. Além disso, integrará a Rede de Atenção ao Parto e Nascimento da Região de Saúde de Santo Antônio de Jesus, com serviços como atenção a situações de abortamento e violência, diagnóstico por imagem, telemedicina e patologia clínica.

O governador Jerônimo Rodrigues pontuou a importância da unidade para a descentralização do atendimento. “Uma maternidade moderna, preparada para atender casos de alta complexidade e a gente não precisar correr para levar uma mulher em Jequié, Itaberaba, Feira de Santana ou Salvador. A gente sempre torce para que nossas mulheres não precisem sofrer com um parto difícil, mas a gente garante a segurança de um parto seguro”, afirmou.

ANÚNCIO

Mãe Bahia

A unidade faz parte do Programa Mãe Bahia, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil e ampliar o acesso a um parto humanizado. O programa terá investimentos superiores a R$ 820 milhões em novas maternidades e centros de parto, além da implantação de ambulatórios de alto risco em policlínicas regionais de Jequié, Ilhéus e Vitória da Conquista. A Maternidade Regional do Vale do Jiquiriçá se somará a essas iniciativas, ampliando a cobertura e fortalecendo a atenção obstétrica descentralizada no estado.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou a parceria com o Governo Federal e a transformação que a nova maternidade levará para a região. “Era uma necessidade do Vale do Jiquiriçá, uma maternidade regional para atender 23 municípios que compõem essa região de saúde. Uma maternidade para gestação de alto risco, com 117 leitos, para garantir à mãe o cuidado essencial, com equipamentos modernos, e trazer a saúde mais perto da população”, declarou.

Novos equipamentos

Além da ordem de serviço, o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária Roberta Santana fizeram a entrega de equipamentos para o município de Amargosa. Dentre os aparelhos estão um raio-X, monitores e ventilador pulmonar, representando um investimento de R$ 291 mil. Foi entregue ainda uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), investimento de R$ 245 mil. O Governo do Estado destinou também equipamentos para a Fazenda Esperança – Lar de Idosos, um investimento de R$ 45 mil.

ANÚNCIO

Vacinação

Em Amargosa, o governador e a secretária abriram o Dia D de Multivacinação. Em um Vacimóvel, veículo preparado para administração de vacinas, foram ofertados diversos imunizantes do calendário vacinal. Além de Amargosa, as equipes das secretarias municipais de saúde da Bahia trabalharam para que a população pudesse atualizar a caderneta de vacinação.

Saúde

Barreiras passa a contar com serviço de radioterapia e amplia atendimento oncológico no Oeste baiano 

Governo do Estado investe R$ 9,8 milhões na nova unidade e anuncia ampliação do Hospital do Oeste, com aporte de R$ 62 milhões 

Publicado

em

O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras,
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões. A unidade amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros. 

Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans ao Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde. 

“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. 

A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o Hospital do Oeste completa 20 anos de funcionamento em constante processo de expansão e ressaltou que a nova entrega consolida a unidade como referência em alta complexidade. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou. 

A ampliação anunciada pelo Governo do Estado elevará a capacidade do Hospital do Oeste de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, um Centro de Ensino e Pesquisa, serviço de ressonância magnética, novas áreas de emergência e a requalificação da estrutura da unidade. Atualmente, o hospital realiza mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de toda a região Oeste. 

ANÚNCIO

Entre pacientes e familiares, a entrega foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, acredita que o novo serviço fará diferença para quem enfrenta a doença. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse. 

Continue Lendo

Saúde

Governo da Bahia entrega 42 leitos requalificados e amplia serviços de saúde em Itabuna

Investimentos incluem melhorias na Santa Casa, novo ambulatório no Hospital de Base e requalificação do Núcleo Regional de Saúde Sul

Publicado

em

Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna,
Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, passam a contar, a partir desta quinta-feira (25), com 42 leitos requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega do espaço ocorreu com a participação da secretária da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana. Ainda em Itabuna, foram inaugurados o novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a requalificação do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.

Com recursos de R$ 615 mil do Governo do Estado, todos os leitos foram equipados com centrais de ar-condicionado. A Santa Casa também investiu na substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, do corredor e do posto de medicação do Pavilhão Francisco Ferreira. A unidade recebeu, ainda, novo piso em manta e teve o telhado substituído.

A secretária Roberta Santana destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a assistência à saúde. “Aqui, a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para garantir o acesso dos moradores aos serviços das três unidades mantidas pela Santa Casa de Itabuna”, afirmou.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, ressaltou a importância da obra. “É um ambiente pensado para proporcionar mais conforto aos pacientes e acompanhantes, além de assegurar condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria entre a nossa instituição, o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos representam uma conquista para a população da região”, disse.

Hospital de Base

Para o ambulatório do Hospital de Base, o Governo do Estado destinou R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário. O espaço conta com dez consultórios voltados ao atendimento em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Trata-se de mais um investimento na unidade, que, em março de 2025, recebeu da Sesab mais de R$ 56,3 milhões para ampliação e aquisição de equipamentos. O hospital é referência macrorregional para 22 municípios.

ANÚNCIO

Ainda em Itabuna, Roberta Santana entregou as novas instalações da base do NRS Sul. Para a requalificação do espaço, foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões na readequação da estrutura física, beneficiando tanto os profissionais que atuam na unidade quanto a população que busca serviços no local, como atendimento farmacêutico. A ação integra um plano da Sesab para requalificar as sedes dos nove Núcleos Regionais de Saúde, além das bases regionais.

Continue Lendo

Saúde

Bahia terá novo centro estadual para reabilitação de pessoas com deficiência

Unidade no bairro do Stiep receberá mais de R$ 136 milhões em investimentos e ampliará capacidade de atendimento em 40%

Publicado

em

A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR)
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo na ampliação da rede estadual de atenção às pessoas com deficiência.

“Essa é uma pauta muito especial para nós. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Com investimento estimado em R$ 80 milhões para obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referentes ao terreno — totalizando mais de R$ 136 milhões —, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.

O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também ampliará a oferta de atendimentos especializados, incluindo reabilitação visual, uso de equipamentos de alta tecnologia e uma oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.

“É um centro de cuidado e acolhimento, não só para os pacientes, mas para toda a rede de apoio. Aqui, os quatro tipos de deficiência serão tratados, e vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

ANÚNCIO

Ainda conforme a gestora, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.

Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura moderna, recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.

Mãe de Yan, de 16 anos, e de Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados aumentam a expectativa em torno do novo centro.

“Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.

Novos centros no interior

Durante a agenda, o governador também autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação, que serão implantados nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas