Economia
IBGE divulga dados do setor de Serviços
Foi ampliado o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia, situando-se 6,6% acima do nível de fevereiro de 2020

Em dezembro de 2021, o volume de serviços no Brasil cresceu 1,4% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Com isso, o setor de serviços ampliou o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia, situando-se 6,6% acima do nível de fevereiro de 2020, e alcançou seu maior patamar desde agosto de 2015. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10), pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
Frente a dezembro de 2020, o setor teve sua décima taxa positiva consecutiva: 10,4%. No acumulado do ano, o volume de serviços fechou 2021 com alta de 10,9% frente a igual período do ano anterior, recorde da série histórica iniciada em 2012. O acumulado nos últimos doze meses foi de 9,5% em novembro para 10,9% em dezembro de 2021, mantendo trajetória ascendente desde fevereiro de 2021 (-8,6%).
De acordo com o IBGE, o avanço de 1,4% do volume de serviços de novembro para dezembro de 2021, foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para os ganhos vindos de transportes (1,8%) e de serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%), com ambos avançando pelo segundo mês consecutivo.
As demais expansões vieram de outros serviços (1,4%) e de serviços prestados às famílias (0,9%), com o primeiro reduzindo a magnitude de crescimento frente a novembro (4,2%); e o último emplacando o nono avanço seguido, período em que acumulou 61,6% de expansão. A única taxa negativa do mês foi dos serviços de informação e comunicação (-0,2%) que devolveu uma pequena parcela do ganho obtido em novembro (4,7%).
A média móvel trimestral cresceu (0,8%) no trimestre encerrado em dezembro de 2021 frente ao nível do mês anterior, após ligeira variação positiva de 0,1% em novembro. Entre os setores, quatro deles acompanharam o crescimento do índice global: os serviços prestados às famílias (1,8%), os transportes (1,3%), os serviços de informação e comunicação (0,7%) e os profissionais, administrativos e complementares (0,3%). Por outro lado, apenas os outros serviços (-0,5%) tiveram resultado negativo no trimestre terminado em dezembro de 2021.
Economia
Operação Combustível Legal cancela inscrição de postos em Ipirá
Com o cancelamento da inscrição pela Sefaz-Ba, os postos ficam impedidos de funcionar, já que não podem emitir nota fiscal

Dois postos localizados no município de Ipirá tiveram a inscrição estadual cancelada por não estarem funcionando em horário comercial, quando seriam alvos de uma ação de fiscalização da operação Combustível Legal. Com o cancelamento da inscrição pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), os postos ficam impedidos de funcionar, já que não podem emitir nota fiscal. A ação fiscalizou um total de 60 postos em Ipirá, Santo Estevão, Itatim, Serra Preta e Anguera, entre os últimos dias 22 e 25.
Durante a ação, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) lacrou nove bicos de combustíveis que estavam irregulares e interditou uma bomba por funcionar com o display queimado. Já a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba) lavrou 12 autos de infração, dos quais sete por produtos vencidos expostos para venda e cinco por ausência da placa de razão entre os preços da gasolina comum e do etanol.
Além disso, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) colheu amostras de combustíveis para análise em laboratório. Já a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) fez a cobrança de 32 postos que estavam em débito com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol).
Força-tarefa
Entre os órgãos participantes da força-tarefa, o Ibametro é responsável por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. O Procon-Ba afere questões relativas ao direito do consumidor. O DPT faz a coleta dos combustíveis para análise local e laboratorial, e a Sefaz-Ba é responsável por conferir a regularidade fiscal e cadastral das empresas.
Integram ainda a equipe da Combustível Legal a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que analisa aspectos relacionados à qualidade do produto comercializado, entre diversos outros itens, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-Ba), que dá suporte à operação por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (CIPfaz), e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que se encarrega das questões de ordem jurídica.
Disque Denúncia
Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).
Economia
Confira os horários de funcionamento dos shoppings no Dia do Trabalhador
Se ligue nas opções de lazer e gastronomia dos centros comerciais em Salvador

O Shopping Piedade estará fechado no feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º), mas no dia 2 o empreendimento volta a funcionar normalmente — e já com uma promoção especial em comemoração ao Dia das Mães.
Os clientes que acumularem R$ 250,00 em compras nas lojas participantes poderão trocar suas notas fiscais por uma bolsa personalizada, disponível em dois modelos exclusivos, desenvolvidos especialmente para a data.
Além disso, todos que participarem da promoção estarão concorrendo a uma viagem de sete dias em um cruzeiro da MSC pelo litoral brasileiro, com embarque e desembarque em Salvador, passando por Ilhéus, Rio de Janeiro e Maceió. O prêmio inclui passagens para dois adultos e duas crianças de até 12 anos.
O regulamento completo da promoção está disponível no site do Shopping Piedade e no balcão de trocas, localizado no empreendimento.
Salvador Shopping
O Salvador Shopping tem horário especial de funcionamento no feriado. Confira a programação:
- Bompreço: 8h às 21h;
- Alimentação, Lazer, farmácias, salões de beleza: 12h às 21h;
- Cinemark, Espaço Gourmet e Restaurantes do G1: a partir das 12h;
- Academia, bancos, clínicas, Correios, Lotéricas, SAC, demais lojas e quiosques: fechados.
Aproveite lazer e gastronomia no Salvador
Embora as lojas do Salvador Shopping estejam fechadas no Dia do Trabalhador, você ainda pode aproveitar a folga para viver o melhor do lazer e da gastronomia! Compre ingressos para grandes filmes no Cinemark, divirta-se no Game Station e na Vila Trampolim, e aproveite para comer nos melhores restaurantes.
Esperamos você para viver a melhor experiência em lazer e gastronomia. Aproveite e pague o estacionamento pelo app para evitar filas.
Shopping da Bahia
As lojas e âncoras estarão fechadas, mas você ainda pode aproveitar as opções de alimentação e lazer, que funcionam das 12h às 21h!
Já sabe, né? O SDB é sempre uma boa pedida, até no feriado!
Salvador Norte Shopping
O Shopping também funciona com horário especial. Farmácias, salão de beleza, lazer e alimentação abrem das 12h às 21h. Demais lojas e quiosques permanecem fechados.
Economia
Conab prevê safra de grãos da Bahia acima das expectativas iniciais
O algodão teve um aumento de área de 17,9% e um aumento de produção de 15,8%, com lavouras na fase de formação das maçãs

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, na última semana, o mais recente levantamento da safra de grãos do Brasil, destacando um recorde histórico previsto para a Bahia. A Conab, responsável por monitorar e divulgar dados sobre a produção agrícola no país, estimou uma safra total de 13,4 milhões de toneladas no estado, representando um crescimento de 7,9% ou 977,3 mil toneladas em relação à safra de 2023/24. Este aumento é atribuído à incorporação de 223 mil hectares e às condições climáticas favoráveis até o momento.
A Bahia se destaca como a maior produtora de grãos do Nordeste, reafirmando sua importância no cenário agrícola nacional. No estado, o destaque vai para a safra de soja, que apresentou um crescimento de 16,5%, passando de 7,4 milhões de toneladas para 8,7 milhões de toneladas a serem colhidas.
A produtividade média da soja também aumentou, passando de 63 sacas por hectare na safra anterior para 68 sacas por hectare em 2025. Este crescimento é resultado de práticas agrícolas aprimoradas e condições climáticas propícias para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das lavouras.
Além da soja, outras culturas também apresentaram números positivos. O algodão teve um aumento de área de 17,9% e um aumento de produção de 15,8%, com lavouras na fase de formação das maçãs e expectativas positivas em relação à produtividade.
A produção de sorgo cresceu 8,7%, enquanto o milho primeira safra continua em fase de colheita, com lavouras apresentando desenvolvimento regular e qualidade heterogênea devido à distribuição irregular das chuvas.
As condições climáticas têm sido favoráveis para a maioria das lavouras, contribuindo para o bom desenvolvimento das culturas. Nesse cenário, o milho segunda safra está em fase de plantio, com lavouras nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo.