Política
Governo do Estado apresenta pacote de investimentos para Salvador
O governador Jerônimo Rodrigues reuniu parlamentares para anunciar ações em celebração ao aniversário da capital baiana
Com o objetivo de apresentar as ações e entregas do Governo do Estado referentes aos 476 anos de Salvador, na manhã desta terça-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues promoveu um café da manhã com parlamentares no Centro de Operações Inteligência (COI), em Salvador. Durante o encontro, que reuniu secretários, vereadores (as) e deputados (as), o chefe do executivo baiano reforçou a importância da colaboração mútua para a execução de políticas públicas que atendam às necessidades da população. O investimento nas ações chega a R$506 milhões.
“A partir de agora, precisamos construir um diálogo estratégico. Estamos acompanhados por deputados federais, estaduais, vereadores, movimentos sociais e lideranças de diversos setores, como cultura, além dos partidos políticos. O objetivo é iniciarmos esse processo de planejamento”, destacou Jerônimo Rodrigues, ao se referir à semana que Salvador receberá investimentos em celebração ao aniversário da cidade.
O evento contou também com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior, e lideranças políticas que trataram de assuntos como direitos humanos, saúde, educação, cultura, esporte, segurança, mobilidade, saneamento e emprego. Na ocasião, o secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, falou sobre as entregas previstas até o próximo domingo com detalhes de obras que serão executadas e equipamentos. Um dos pontos discutidos a ordem de licitação para início das obras de reforma e ampliação do Hospital Geral do Estado (HGE), um investimento estimado em R$118 milhões.
“Para nós, isso é muito importante, e é com grande satisfação que apresentamos os investimentos que o governador disponibilizou. Reunimos e concentramos esses recursos para esta semana de aniversário. Agradecemos também aos deputados federais e estaduais pelas emendas que possibilitaram tornar essa semana tão significativa para nós. Estamos celebrando, pela primeira vez na história, uma semana de entregas em comemoração ao aniversário de Salvador”, pontuou durante a sua apresentação, Adolpho Loyola.
Política
Rui Costa exalta liderança de Jerônimo Rodrigues e afirma que Bahia vive maior ciclo de investimentos em educação
Ao lado de Jerônimo e Jaques Wagner, ex-governador destaca continuidade do projeto político e mais de 600 obras na rede estadual durante agenda no Litoral Norte
O ex-ministro da Casa Civil e pré-candidato ao Senado pela Bahia, Rui Costa, destacou a liderança do governador Jerônimo Rodrigues e afirmou que o estado vive o maior ciclo de investimentos em educação de sua história. Nesta sexta-feira (17), durante agenda nos municípios de Jandaíra e Conde, ao lado do senador Jaques Wagner e do próprio governador, Rui enfatizou a continuidade do projeto político e o avanço das políticas públicas na Bahia.
Segundo Rui Costa, a gestão conduzida por Jerônimo imprime um novo ritmo ao governo estadual e amplia resultados de um projeto iniciado há quase duas décadas. “Esse grupo começou essa caminhada com Wagner, eu tive a honra de dar seguimento por oito anos e hoje Jerônimo toca a Bahia rodando os quatro cantos do estado, com um ritmo alucinante, trabalhando de manhã, de tarde e de noite”, afirmou.
O ex-ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a educação tem sido prioridade absoluta da atual gestão e atribuiu ao governador o protagonismo na ampliação dos investimentos no setor. “São mais de 600 obras de escolas em toda a Bahia, entre novas unidades e escolas completamente transformadas. Esse é o maior investimento da história do estado em educação, e isso não se reflete apenas na infraestrutura, mas também na qualidade do ensino em tempo integral e nas políticas de assistência estudantil, que têm garantido a permanência dos estudantes nas escolas”, declarou.
Rui Costa também ressaltou que os avanços são resultado de uma política consistente, construída ao longo dos governos do presidente Lula, do senador Jaques Wagner e agora sob a liderança de Jerônimo Rodrigues. “Estamos garantindo escolas que são iguais ou melhores do que as melhores escolas particulares da Bahia, oferecendo dignidade e oportunidade. Quando a escola cresce, cresce o estudante, crescem as oportunidades de futuro e cresce o orgulho da família em nossos jovens”, concluiu.
Política
MST acampa no CAB após marcha e cobra avanços em projetos produtivos e infraestrutura rural
Mobilização do Abril Vermelho reúne agricultores sem terra em Salvador e é marcada por diálogo com o governador e secretários estaduais
Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que realizaram uma caminhada de Feira de Santana até Salvador, acamparam nesta quinta-feira (16) em frente às sedes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A mobilização integra a jornada de lutas do Abril Vermelho e tem como foco a viabilidade de projetos produtivos, a melhoria da infraestrutura em assentamentos e o fortalecimento da comercialização da agricultura familiar.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve no local para dialogar com a coordenação do movimento. “Cada marcha que os movimentos fazem tem uma simbologia, tem um objetivo. E o que motiva é o ato de caminhar, de estar unido, de mostrar que a gente continua seguindo todos os dias. A marca dessa caminhada é tão forte que mostra que somos do mesmo lado, da mesma origem, do mesmo barro”, afirmou.
Para a secretária de Desenvolvimento Rural, Elisabete Costa, a mobilização reforça a importância do diálogo e da construção conjunta de soluções para o fortalecimento do campo e da agricultura familiar. “O que a gente quer é construir com consciência, com responsabilidade. Não é um movimento vazio, é algo pensado e estruturado. No fim das contas, não vai faltar oportunidade nem diálogo. O pedido feito aqui não é por interesse pessoal, mas pelo coletivo”, destacou.
Já o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, ressaltou os encaminhamentos voltados à melhoria da infraestrutura nos assentamentos e ao fortalecimento da produção agrícola. “Dos 1.418 quilômetros que o movimento apresentou, vamos melhorá-los em um prazo de um ano. A ideia é que, até a próxima marcha, a gente consiga deixar todos esses assentamentos com rede elétrica instalada, atendendo não só as casas, mas também incentivando a produção, com energia para o funcionamento dos equipamentos”, adiantou.
O coordenador nacional do MST, Isaias Nascimento, ressaltou os avanços nas políticas públicas voltadas para o campo e a abertura ao diálogo com o Governo do Estado. “Este ano, graças a Deus, conseguimos avançar e atingir objetivos importantes, como na área da educação, garantindo mais qualidade para o povo do campo”, afirmou.
Política
Vice-prefeito de Lafaiete Coutinho declara apoio a Jerônimo Rodrigues e expõe divisão política no município
Dani do Som reforça aliança com o governador em Salvador e gesto evidencia isolamento do grupo ligado ao prefeito Binho e ao ex-prefeito Zé Cocá
O vice-prefeito de Lafaiete Coutinho, Dani do Som (Avante), reforçou seu apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta quinta-feira (16), durante encontro realizado em Salvador.
“Foi muito boa essa recepção aqui com o governador Jerônimo Rodrigues. Estou muito satisfeito e quero dizer que a gente está junto para 2026”, afirmou Dani do Som.
A declaração explicita a fragilidade política do ex-prefeito Zé Cocá no município, onde seu irmão, Binho, ocupa atualmente o cargo de prefeito. O posicionamento do vice-prefeito evidencia um distanciamento dentro do próprio grupo político local.
Também participaram do encontro outras lideranças de Lafaiete Coutinho, entre elas vereadores do município e o ex-vereador Professor Orlando, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (17)
-
Políticahá 2 diasVice-prefeito de Lafaiete Coutinho declara apoio a Jerônimo Rodrigues e expõe divisão política no município
-
Cidadehá 2 diasCaravana do Afroempreendedorismo movimenta Águas Claras
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 314 vagas para esta sexta-feira (17)
