Infraestrutura
CERB apresenta balanço histórico de 2025 e projeta expansão hídrica para 2026
Companhia investiu mais de R$ 128 milhões em obras que levaram água potável a 126 municípios
A Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB) reafirmou seu papel como vetor de transformação e modernização tecnológica ao apresentar, na última quarta-feira (17), no auditório de sua sede em Salvador, o balanço de um ano histórico em 2025 e o planejamento estratégico para 2026. Sob a liderança da Diretoria Colegiada, a Reunião de Avaliação de Resultados destacou como a inovação e o compromisso social foram fundamentais para superar desafios e levar dignidade a milhares de baianos.
O presidente da CERB, Jayme Vieira Lima, abriu o encontro enaltecendo a dedicação do corpo técnico no cumprimento rigoroso das metas, ressaltando que o sucesso de 2025 é fruto de uma gestão focada na modernização dos sistemas de abastecimento e na execução de obras estruturantes de alta complexidade. Entre os avanços celebrados, destacam-se a ampliação do acesso à água potável em comunidades rurais e a implementação de adutoras em regiões historicamente afetadas pela estiagem, reforçadas por parcerias estratégicas com organismos internacionais que garantem a aceleração da infraestrutura hídrica estadual.
O impacto social das ações foi detalhado pela diretora de Saneamento, Talita Flor, que apresentou números expressivos: apenas em 2025, 126 municípios foram contemplados com um total de 415 obras, somando investimentos de R$ 128,1 milhões provenientes do Governo do Estado e Funcep. Esse esforço conjunto beneficiou diretamente mais de 225 mil pessoas, incluindo comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e assentamentos, que totalizaram mais de 8 mil cidadãos atendidos com novas tecnologias de saneamento.
Além disso, a integração dos Governos Estadual e Federal, por meio do PAC, resultou em aportes que superam R$ 157 milhões neste ano, consolidando intervenções robustas em nove municípios. A CERB também se destacou pela excelência no saneamento de campo, realizando mais de 15 mil abordagens domiciliares e centenas de diagnósticos socioterritoriais, garantindo que a tecnologia empregada nas obras esteja alinhada às reais necessidades de cada território.
No setor de energização e regularização, a empresa avançou com 147 ligações e a liberação de 451 áreas em 130 municípios, preparando o terreno para um crescimento ainda mais acelerado. Olhando para o futuro e para a sustentabilidade ambiental, o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Zarur Assis, destacou o avanço de projetos emblemáticos, como a Barragem de Baraúnas/Vazante, que já atinge 90,24% de avanço físico com quase R$ 100 milhões investidos. A engenharia de ponta também está presente na Barragem do Rio da Caixa e nos novos processos licitatórios para as barragens de Morrinhos e Bonito, que preveem investimentos de R$ 280 milhões.
Um dos maiores êxitos técnicos do ano foi o segmento de perfuração de poços: superando a meta inicial, a CERB entregou 461 poços para beneficiar comunidades remotas, com investimento superior a R$ 5 milhões. Para 2026, o horizonte é de expansão contínua: com a assinatura de um novo acordo de empréstimo de R$ 179 milhões pelo Programa Bahia que Produz e Alimenta, a meta é implantar 400 novos sistemas de abastecimento e perfurar 600 poços, consolidando a CERB como referência em inovação e eficiência na gestão dos recursos hídricos da Bahia.
Com este balanço de superação, a CERB reafirma seu compromisso inabalável com o desenvolvimento da Bahia, mantendo o foco prioritário nas famílias da zona rural que enfrentam, geração após geração, os desafios da escassez hídrica. Ao aliar engenharia de precisão a um olhar humano, a Companhia consolida sua missão de levar água de qualidade aos pontos mais remotos do estado, transformando a realidade das comunidades historicamente castigadas pelos efeitos da seca. A meta para 2026 é clara: continuar a inovar em processos e infraestrutura para garantir que a segurança hídrica seja um direito plenamente exercido por todos os baianos, mitigando os impactos climáticos com tecnologia de ponta e reafirmando a CERB como um dos pilares de dignidade e sustentabilidade hídrica no interior da Bahia.
Infraestrutura
Obras de esgotamento sanitário avançam em Conceição do Coité
Investimento prevê 70 km de rede, estação de tratamento e ampliação da cobertura até 2027, beneficiando 23 mil moradores
As obras de implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário seguem avançando no município de Conceição do Coité. Ao todo, estão previstos 70 quilômetros de redes coletoras de esgoto para atender, inicialmente, os bairros Alto da Colina, Barreiros, Centro, Cruzeiro, Madureira, Marajoara, Nova Esperança, Olhos d’Água, Pampulha, Quadra, Sonho Meu, Vila Real, Vila Rica e Vila Toide.
Com investimento da Embasa e do Governo Federal (FGTS/Selesan), na ordem de R$ 53 milhões, cerca de 23 mil moradores passarão a ter acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, o que deve resultar em mais qualidade de vida para a população.
Atualmente, quatro frentes de serviço atuam na implantação das redes de esgoto na cidade. Já foram executados 17 quilômetros de rede e mais de 1.600 ramais prediais. Também está em construção, na Estrada da Goiabeira, uma estação com capacidade para tratar até 70 litros de esgoto por segundo. O sistema contará ainda com uma estação elevatória, 2,5 quilômetros de linhas de recalque e 41 quilômetros de ramais prediais.
Entre os principais benefícios do sistema, destaca-se a melhoria da saúde pública, a partir da redução do lançamento indevido de esgoto nas vias públicas e da diminuição do risco de contaminação. “Esgoto tratado e destinado corretamente não polui as águas, o solo e o meio ambiente, além de não atrair animais e insetos transmissores de doenças”, afirma o gerente de Expansão Norte da Embasa, Victor Bruno Fernandes.
Durante a execução das obras, no entanto, são necessárias intervenções como escavações, abertura de valas, retirada parcial de pavimento e interdições temporárias de vias públicas, o que pode causar transtornos momentâneos à população. Segundo Fernandes, eventuais danos a redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial podem ocorrer devido à movimentação de máquinas pesadas. “Nessas situações, a Embasa tem cobrado das empresas contratadas o reparo no menor prazo possível, com o objetivo de reduzir os impactos para a população”, explica.
Após a conclusão dos serviços, a recomposição do pavimento das ruas afetadas será realizada. “Pedimos a compreensão dos moradores. Os transtornos são temporários, mas os benefícios em termos de qualidade de vida serão permanentes”, reforça o gerente.
O diretor de Expansão da Embasa, Christiano Bressy, destaca que a obra representa um marco para o município. “Trata-se de um investimento estruturante, que amplia significativamente a cobertura de esgotamento sanitário e contribui diretamente para a saúde pública e a preservação ambiental. É um avanço importante que impacta positivamente a vida das pessoas”, afirma.
A conclusão desta etapa está prevista para o segundo semestre de 2027. Paralelamente, a Embasa já licita um novo projeto para ampliar ainda mais a cobertura do serviço. Os investimentos fazem parte do compromisso da empresa com a universalização do saneamento, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.
Atuação social
Uma equipe social da Embasa tem realizado reuniões e visitas aos moradores das áreas em intervenção, com o objetivo de informar sobre as etapas e o andamento das obras. Também foram disponibilizados canais de contato para esclarecimentos, solicitações e registros de ocorrências: (71) 99634-8477 e (75) 98711-6294.
Infraestrutura
Juazeiro recebe obras e anúncios que ampliam infraestrutura rodoviária
Governo da Bahia e Ministério dos Transportes inauguram investimentos do Novo PAC e autorizam novos projetos para a região Norte do estado
Nesta terça-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro dos Transportes, George Santoro, estiveram em Juazeiro, no norte da Bahia. Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade recebeu comitivas estadual e federal para a inauguração de duas importantes obras de infraestrutura rodoviária.
Uma das entregas foi a primeira etapa da Travessia Urbana de Juazeiro, que contempla serviços de restauração, pavimentação e ampliação da capacidade de tráfego, além de melhorias na segurança das rodovias BR-407 e BR-235. Com investimento de R$ 127,7 milhões, por meio do Novo PAC, o projeto totaliza nove quilômetros de extensão e inclui a construção de cinco viadutos.
Na mesma agenda, foi descerrada a placa de inauguração da pavimentação asfáltica de 11,8 quilômetros da BR-020, no subtrecho entre Campo Alegre de Lourdes (BA) e a divisa com o Piauí, no sentido de São Raimundo Nonato (PI). Executada no âmbito do Novo PAC, a obra contou com investimento de R$ 32,5 milhões para pistas de rolamento e acostamento.
“Estamos aqui hoje para uma agenda muito especial, de acompanhamento das obras e entregas com o Ministério dos Transportes. Essa intervenção é muito importante para este município, para quem mora aqui e para quem passa diariamente por esse trecho. Com a parceria com o presidente Lula, vamos seguir desenvolvendo cada vez mais a nossa Bahia”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues durante coletiva de imprensa.
Mais investimentos nas rodovias
A agenda incluiu ainda o anúncio de novos investimentos. Jerônimo Rodrigues autorizou a publicação de dois editais de licitação para obras de pavimentação. O primeiro contempla o trecho Mandacaru – Tramo para o Rio, com mais de dez quilômetros de extensão e aporte superior a R$ 12,2 milhões. O segundo prevê a restauração e pavimentação de 10,78 km entre o entroncamento da BA-210 e a Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ), com orçamento estimado em R$ 9,4 milhões.
A consolidação dessas melhorias viárias e os novos anúncios foram destacados pelo Ministério dos Transportes como fundamentais para o desenvolvimento regional. Durante o evento, o ministro George Santoro assinou, ao lado do governador, a ordem de serviço que autoriza o início das obras na BR-242, no trecho entre Paraguaçu e Lençóis, com extensão de 219 quilômetros e investimento aproximado de R$ 160 milhões.
“Já temos R$ 6 bilhões aplicados em diversas obras na Bahia nos últimos anos. Vamos garantir a Juazeiro o que o município merece: qualidade e infraestrutura. Não tenho dúvidas de que continuaremos avançando”, afirmou o ministro.
Outras ações
Na área da saúde, Jerônimo Rodrigues celebrou convênio com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro 1 e Centro 2. Já na educação, foi assinada autorização para a celebração de convênio destinado à reforma e ampliação do Colégio Municipal Helena Celestino Magalhães, na sede do município.
Infraestrutura
Obras em rodovias estaduais reduzem tempo de viagem e impulsionam economia no interior da Bahia
Investimentos em infraestrutura melhoram a qualidade de vida da população, facilitam o escoamento agrícola e fortalecem a integração regional
Para a médica neuropediatra Mayra Batista, de 45 anos, passar o máximo de tempo possível com o filho Breno, de 10 anos, é prioridade. A pavimentação dos 75,9 km da BA-120, entre Monte Santo, Cansanção e Queimadas, atualmente em andamento, tem contribuído para que esses momentos se tornem mais frequentes.
Como precisa sair de Monte Santo, onde mora, para atender crianças e adolescentes em Itiúba, Cansanção, Nordestina, Santaluz e Feira de Santana, Mayra utiliza diariamente a BA-120 e observa os impactos positivos da obra, tanto na qualidade de vida quanto na redução de custos. “Viajar de Monte Santo até Nordestina levava duas horas. Com a obra, o tempo diminuiu para até uma hora, e também consegui reduzir os gastos com a manutenção do carro”, destaca a médica.
Com investimento de R$ 80,8 milhões, os serviços já alcançaram 63% de execução e têm conclusão prevista para janeiro de 2027.
O Governo do Estado está investindo R$ 7,2 bilhões em obras de recuperação, pavimentação e implantação de rodovias, somando 8,1 mil quilômetros de extensão, entre intervenções concluídas, em andamento e a iniciar. Os investimentos incluem a interligação de acessos a distritos e povoados, no âmbito do programa Bahia em Movimento, e o Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), entre janeiro de 2023 e os dias atuais.
Outra intervenção de destaque é a pavimentação da BA-225, que liga o distrito de Mirorós, em Ibipeba, ao município de Gentio do Ouro. A obra, com previsão de conclusão em junho, vem contribuindo para o transporte da produção agrícola na região de Irecê.
A produção de banana do agricultor Ivanilton Leonardo dos Santos, de 51 anos, em Mirorós, já apresenta ganhos com os 31 km asfaltados da BA-225. O escoamento ocorre de forma mais segura para Salvador, Feira de Santana e Irecê. “Antes, eu só conseguia transportar meia tonelada de banana ou menos, por causa das condições da rodovia. Agora, posso levar até 16 toneladas para outros municípios. É um grande benefício para a região, pois chegávamos a ficar até três dias sem viajar por conta da situação do trecho”, relata.
Segundo Ivanilton, o tempo de deslocamento entre Mirorós e Gentio do Ouro caiu de duas horas para cerca de 40 minutos. Com a conclusão da obra, que conta com investimento de R$ 51,9 milhões, ele pretende retomar também o cultivo de feijão e milho na propriedade.
Entre 2023 e 2025, a Bahia passou a contar com mais de 1,8 mil quilômetros de novas rodovias asfaltadas. Atualmente, a malha rodoviária estadual pavimentada sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) soma aproximadamente 15 mil quilômetros.
“As ações nas rodovias têm como foco transformar a vida das pessoas. São obras que facilitam a interligação de distritos e povoados em todo o território baiano, contribuem para o escoamento da produção agrícola, o transporte de minérios, a instalação de parques eólicos e solares e a atração de mais turistas”, afirma o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.
-
Culturahá 3 diasRio de Contas reforça tradição de mais de 300 anos com a Noite das Lanternas
-
Políticahá 3 diasGoverno da Bahia anuncia R$ 135,8 milhões em obras de infraestrutura e serviços públicos
-
Políticahá 2 diasMairi recebe pacote de investimentos do Governo da Bahia em diversas áreas
-
Comunicaçãohá 2 diasO Globo destaca avanços da Bahia em áreas estratégicas na gestão Jerônimo Rodrigues

