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Educação

Ginástica rítmica na escola incentiva descoberta de novos talentos

O aprendizado tem sido uma oportunidade de prática esportiva gratuita nas comunidade

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O projeto Ginástica Rítmica na Escola, realizado pela Prefeitura de Salvador, tem levado o esporte atrelado à expressão artística
Foto: Otávio Santos/SecomPMS

O projeto Ginástica Rítmica na Escola, realizado pela Prefeitura de Salvador, tem levado o esporte atrelado à expressão artística corporal para crianças e adolescentes de escolas municipais da capital baiana. O aprendizado tem sido uma oportunidade de prática esportiva gratuita nas comunidades e de descoberta de novos talentos. As aulas ocorrem em cinco sedes: na Escola Municipal Senhor do Bomfim, em Plataforma; no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Polícia Militar, nos Dendezeiros; na Estação Cidadania de Itapuã, no bairro homônimo, e no Subúrbio 360, em Coutos.  

A iniciativa já tem 16 anos de existência, começou a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e hoje é dirigido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Ao todo, 170 alunas de iniciação à ginástica rítmica participam do projeto. Além desse time de iniciantes, 20 atletas de alto rendimento treinam no Subúrbio 360 sob a orientação técnica de profissionais especializadas, representando Salvador em competições municipais, estaduais e nacionais.  

As aulas das turmas de iniciação ocorrem no contraturno da escola, às terças e sextas-feiras na Escola Municipal Senhor do Bonfim e às quartas-feiras no Cmei da Polícia Militar. Na Estação Cidadania de Itapuã, as aulas se estendem para toda a comunidade e ocorrem às terças e quintas, das 9h às 10h. Já o grupo de alto rendimento treina no Subúrbio 360 às segundas, terças e quintas-feiras, das 14h às 17h.  

As atletas contam com a orientação técnica das professoras Tatiana Brandão da Silveira e Neidejane Rios Santos. De 2007 até o momento, cerca de 2,8 mil alunos, de 7 a 17 anos e de 23 escolas municipais diferentes, já passaram pelo projeto.  

“Nas aulas para a turma de alto rendimento, a gente ensina questões técnicas corporais, tanto de aparelhos como de mãos livres, para que elas melhorem a flexibilidade, a força e possam aprender o manejo dos aparelhos. É uma aula muito específica para um nível mais avançado e várias delas se destacam. Nós temos alunas hoje que são professoras de Educação Física e de Ginástica Rítmica e outras disputando campeonatos regionais e nacionais, como é o caso de Fabiane, que representou Salvador no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica no ano passado”, explica a educadora física e especialista na modalidade esportiva, Tatiana Brandão.  

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Tatiana conta que dá todo o encaminhamento para que possam seguir carreira e amar o esporte que praticam. “É importante trazer a ginástica rítmica para dentro de um contexto social de meninas carentes, que não tinham quaisquer condições de participar de atividades como essa, mas que estão indo agora por um caminho onde competem com meninas de escola particular e vivenciam muitas coisas com meninas que têm uma condição social melhor.  É algo que elas levarão para a vida delas e que eu amo fazer”, diz.  

Representatividade – Aluna do projeto desde 2016, Fabiane Ferreira, 18 anos, conta como foi para ela disputar os torneios regional e nacional no ano passado. “Para mim foi algo novo e muito gratificante. No regional, em João Pessoa, eu fiquei em 2° lugar no arco e em 5° lugar no geral, me classificando assim para o Torneio Nacional, em São Paulo, no qual conquistei o 7° lugar no arco e 12° lugar na fita. Ficar entre as dez melhores do país no meu primeiro Campeonato Nacional no individual já foi uma grande conquista”.  

Para a atleta, a prática da ginástica rítmica sempre foi uma paixão e até hoje ela é grata por ter entrado em uma escola que contava com o projeto. Aos 11 anos, começou a treinar dois dias na semana e no mesmo ano em que começou a praticar o esporte, participou de uma prova para entrar na seleção municipal de ginástica rítmica. A atleta lembra que não passou de primeira, mas a técnica continuou acreditando no potencial dela e deu uma chance para que começasse a treinar na seleção municipal.  

“Eu nunca seria quem sou hoje como atleta e como pessoa e jamais teria conquistado o que conquistei sem o apoio das pessoas que acreditaram em mim e na minha capacidade desde o início. Através desse esporte descobri que posso ser muito mais do que imagino e que consigo conquistar muito mais do que penso, por isso sempre afirmo que o esporte transforma e muda vidas”, acrescenta Fabiane.  

Se a intenção das professoras era despertar o amor pelo esporte na aluna, o projeto deu muito certo, pois Fabiane pretende cursar a graduação em Educação Física e dar continuidade ao projeto de motivação em outras garotas que têm o mesmo sonho de praticar a ginástica rítmica, como ela teve um dia. “Eu quero poder passar tudo que aprendi e fazê-las alcançar o que pude e não pude com a prática desse esporte maravilhoso”, afirma.  

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Para o secretário da Sempre, Junior Magalhães, o desenvolvimento dos atletas na ginástica rítmica mostra o quanto é importante a gestão fomentar a política municipal de esporte e lazer. “Com a prática esportiva, essas crianças e adolescentes adquirem o conhecimento sobre a ginástica e também aprimoram o senso de responsabilidade, respeito, pontualidade, entre outros valores importantes que são necessários para guiar os mais variados aspectos da vida”, avalia. 

Educação

Qualificação da rede estadual fortalece inclusão de estudantes surdos na Bahia 

Dos mais de 26 mil estudantes com deficiência (PcD) matriculados na rede estadual, 336 são declarados com surdez

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A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reconhece o Dia Nacional da Educação de Surdos, neste 23 de abril, reafirmando o compromisso
Foto: Ascom/SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reconhece o Dia Nacional da Educação de Surdos, neste 23 de abril, reafirmando o compromisso com uma escola inclusiva e acessível. Dos mais de 26 mil estudantes com deficiência (PcD) matriculados na rede estadual, 336 são declarados com surdez e têm garantido o direito à aprendizagem com o apoio de profissionais, entre intérpretes e instrutores de Libras. Estes asseguram a participação plena desses alunos nas atividades escolares, nas unidades de ensino e nos Centros de Apoio Pedagógico Especializados (Cape), incluindo a oferta de cursos de Libras para as comunidades. 

“Estamos construindo uma rede cada vez mais preparada para acolher e ensinar com equidade. A educação bilíngue é o caminho para garantir cidadania e protagonismo às pessoas surdas”, destaca Alexandre Fontoura, coordenador de Educação Especial da SEC, referindo-se à Lei n° 14.191 de 2021, que incluiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional normas estabelecendo os princípios e as regras da educação bilíngue no Brasil. 

Para fortalecer esse processo, a SEC garante a matrícula dos estudantes em sala de aula regular e oferta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como forma de promover igualdade de oportunidades no processo de escolarização, incluindo 14 Centros de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE). São oferecidos serviços e recursos específicos com o apoio de professores especialistas, mestres, doutores e pesquisadores da Educação Especial com perspectiva inclusiva. 

A atuação desses centros amplia as possibilidades de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes surdos. “Os atendimentos são realizados, preferencialmente, nas escolas estaduais onde os estudantes estão matriculados, contando também com os Cape, que desempenham um papel fundamental como espaços de apoio, contribuindo para a formação e o desenvolvimento dos estudantes em um ambiente inclusivo e acolhedor”, explica Alexandre Fontoura. 

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Educação

Estudantes criadores de conteúdos participam de bate-papo com o governador

A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’

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Mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino de diversas regiões da Bahia, protagonistas do projeto Agência de Notícias,
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino de diversas regiões da Bahia, protagonistas do projeto Agência de Notícias, conheceram nesta quarta-feira (16), o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Salvador e participaram de um bate-papo com o governador Jerônimo Rodrigues e influenciadores digitais. A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’, promovido pela Secretaria da Educação (SEC).

O governador destacou que o momento de integração entre os jovens e o poder público foi importante para responder a algumas perguntas sobre o futuro desenhado pelo Governo do Estado para os estudantes na área da comunicação.

“É uma agenda potente, em que aproveitamos o ambiente educativo para informar sobre a importância de uma comunicação segura, sem fake-news, que capacita e prepara os jovens para criar uma agência de comunicação e estimula a criação de conteúdos, de divulgação de notícias na escola, com formação cidadã”, pontuou Jerônimo.

Na ocasião, estudantes de 83 Agências de Notícias e 54 estudantes criadores de conteúdo digital dialogaram sobre o trabalho realizado pelas agências de notícias das escolas e produziram conteúdos para as suas redes sociais. Os jovens ainda participarem de oficinas e palestras com influenciadores digitais experientes, como o professor de história e comediante Matheus Buente e o educador, ator e humorista, Sulivã Bispo, ambos com mais de 250 mil seguidores no Instagram.

Aproximadamente 250 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa, que teve como objetivo, estimular o diálogo sobre a educação, fortalecer a relação entre as juventudes e o poder público e criar espaços de diálogo direto. Além de ser também espaço para formação teórica e prática para estudantes criadores de conteúdo digital e de trocas de experiências.

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Para a secretária da educação, Rowenna Brito, esta foi uma agenda estratégica para potencializar a comunicação nas escolas. “Sabemos que a informação e a tecnologia funcionam como um instrumento e a gente quer que esse instrumento esteja à serviço da educação. Temos aqui, unidades escolares de municípios dos 27 territórios de identidade, com professores que orientam os estudantes e passaram por dois dias de imersão”,  explicou. A titular da SEC destacou ainda que os professores foram capacitados em oficinas e palestras, sobre temas como fake news e produção de roteiro e de conteúdo.

A estudante Bárbara Samira Costa, 17 anos, de Juazeiro, contou como o projeto e o encontro se conectaram com os seus objetivos profissionais. “Quero seguir carreira na área de jornalismo, então, esse já é um pontapé inicial para levarmos uma bagagem para o ensino superior. Aqui temos experiência com a escrita, porque somos estimulados dentro das agências de notícias, testamos a comunicação para falar com as câmeras, para ter esse jogo de cintura de querer fazer uma entrevista com uma pessoa desejada, então, sem dúvidas, tudo isso acrescenta muito”, disse.

Em Juazeiro, Bárbara e outros nove estudantes estão à frente da produção para a Agência de Notícias Velho Chico e utilizam o Instagram para produzir conteúdos e divulgá-los. “No nosso perfil compartilhamos tudo, inclusive uma seleção para novos redatores. Teremos também um podcast e um mural informativo”, informou a estudante, cheia de ideias após a experiência do evento.

Agência de Notícias

O projeto Agência de Notícias na Escola, idealizado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) – órgão vinculado à SEC –, tem caráter pedagógico e proporciona a estudantes e professores uma vivência prática na produção e veiculação de conteúdos sobre a realidade escolar e o território de identidade onde estão inseridos. A iniciativa alia o exercício simulado de práticas profissionais ao desenvolvimento de habilidades como observação, apuração e expressão em diferentes linguagens.

No espaço, os estudantes são desafiados a produzir conteúdos com impacto direto na realidade que os cerca. Assim, desenvolvem autonomia, responsabilidade, iniciativa e diversos outros atributos socioemocionais essenciais para toda a vida. Simultaneamente, aprimoram na prática habilidades e competências previstas em currículo, como ler, observar, interpretar, pesquisar, argumentar e escrever.

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“O que conseguimos perceber com esse tempo de ação é uma maturidade dos estudantes. As redes sociais das unidades escolares têm apresentado uma qualidade impressionante, melhorando a qualidade da comunicação. Eles têm nos ajudado na promoção de campanhas dentro da rede estadual e de atração de outros estudantes”, acrescentou Rowenna Brito.

Entre 2023 e 2024, foram implantadas 83 agências de notícias em escolas estaduais da Bahia, distribuídas por 77 municípios e 27 territórios de identidade. Cada agência é composta por cerca de 10 estudantes e 2 professores orientadores.

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Educação

“Voz da Rede” reúne criadores de conteúdo digital

Estudantes da rede pública estadual protagonizam o primeiro dia do encontro em Salvador com oficinas, debates e troca de experiências

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Hotel Fiesta, em Salvador, para viver uma experiência de troca, aprendizado e escuta. Eles são os protagonistas do Encontro “Voz da Rede:
Foto: ThuaneMaria/GOVBA

Com celulares em mãos, cadernos nas mochilas e muitas ideias na cabeça, cerca de 250 estudantes de diferentes regiões da Bahia chegaram nesta terça-feira (15) ao Hotel Fiesta, em Salvador, para viver uma experiência de troca, aprendizado e escuta. Eles são os protagonistas do Encontro “Voz da Rede: Estudante conectando ideias, territórios e histórias”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), que reúne jovens de 83 Agências de Notícias Escolares e criadores de conteúdo digital da rede pública estadual. 

Entre oficinas, rodas de conversa e muito entusiasmo, os estudantes mergulharam em temas como produção de conteúdo para redes sociais, linguagem jornalística, podcast, storytelling e comunicação comunitária. A ideia é justamente essa: unir prática e teoria, valorizar os saberes de cada território e fortalecer o protagonismo estudantil. 

“É uma oportunidade única estar aqui. Na nossa agência de notícias, em Ruy Barbosa, a gente já faz matérias sobre o que acontece na escola, mas participar desse encontro me dá novas ideias e mostra como podemos melhorar”, conta Ellen Vitória, estudante de 17 anos, da Agência Cemanews do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Magalhães Neto, de Ruy Barbosa. 

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, reforçou a importância de escutar e valorizar as vozes juvenis. “O Voz da Rede é mais do que um evento: é um espaço potente de escuta, de valorização das narrativas juvenis e de formação. Ao conectar estudantes de diferentes territórios, fortalecemos laços, ampliamos repertórios e promovemos o sentimento de pertencimento à escola pública”, afirmou. 

Atividades 

O encontro, que vai até quarta-feira (16), é também um espaço para os estudantes ampliarem conexões e enxergarem a comunicação como ferramenta de transformação social. “A gente sente que faz parte de algo maior. Além de aprender, estamos conhecendo outros jovens que vivem realidades parecidas com as nossas e também querem transformar a escola com a comunicação. As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia e poder usá-las para falar de educação e dar visibilidade ao que vivemos na escola é muito potente”, diz Giovanna Teles, estudante do Colégio de Tempo Integral Georgina de Melo Erisman de Feira Santana e criadora de conteúdo com mais de 41 mil seguidores no Instagram. 

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A proposta do evento é inspirada no projeto Agência de Notícias na Escola, criado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). Desde 2023, a iniciativa já implantou 83 agências em escolas estaduais de 77 municípios baianos. Muito além da técnica jornalística, o projeto estimula a cidadania, o senso crítico e a expressão em múltiplas linguagens. Nesta quarta-feira (16), os estudantes visitarão o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), onde vão participar de um bate-papo com autoridades e influenciadores baianos. 

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