SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Educação

Governo do Estado fortalece educação e segurança em Apuarema

As entregas no município ainda incluíram a pavimentação que dá acesso à unidade escolar, veículos e equipamentos para a saúde

Publicado

em

Educação e segurança fortalecidos em Apuarema, no Médio Rio de Contas. Na manhã deste sábado (14), o governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Educação e segurança fortalecidos em Apuarema, no Médio Rio de Contas. Na manhã deste sábado (14), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Vasco Filho e uma unidade integrada de Delegacia Territorial e Pelotão da Polícia Militar. As entregas no município, que acaba de celebrar 36 anos de emancipação política, ainda incluíram a pavimentação que dá acesso à unidade escolar, veículos e equipamentos para a saúde, além de autorizações para a agricultura familiar, esporte e infraestrutura.

“É uma agenda de R$ 55 milhões aqui em Apuarema, entre entregas e autorizações. Ainda vamos dar continuidade a algumas obras paralisadas, como habitações e a creche, para que a cidade, com pouco mais de sete mil habitantes evolua, se desenvolva. Fica aqui o meu compromisso com a população”, afirmou o governador.

Os 287 estudantes matriculados no Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Vasco Filho foram contemplados com cinco novas salas de aula, dois laboratórios, sala multifuncional, biblioteca, teatro, restaurante estudantil, campo de futebol society, dez banheiros e reforma do Ginásio Coberto. Foram aplicados R$ 7,2 milhões na obra, que ainda ganhou pavimentação no acesso.

De acordo com a secretária da educação, Rowenna Brito, esta é mais uma unidade para se orgulhar. “Toda a população de Apuarema já passou por essa escola e hoje, estamos entregando uma nova sede integral, completamente modernizada. O nosso objetivo é que os estudantes possam voltar a sonhar, como já está acontecendo em outras cidades da Bahia. Os números estão aí para provar todo o nosso cuidado com a educação baiana. Investir em estrutura física é também investir na qualidade do ensino”, afirmou a secretária se referindo aos últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a liderança nacional da Bahia quanto ao número de adolescentes matriculados, entre 15 e 17 anos de idade.

Além do investimento em infraestrutura, na alimentação escolar e nos programas de permanência, projetos como o da Agência de Notícias tem aproximado ainda mais os estudantes do ambiente escolar. Ítalo Luís de Carvalho, de 17 anos, está no 3º ano do ensino médio e já produz conteúdo para o @conecta.vasco — perfil do colégio na rede social Instagram.

ANÚNCIO

“Sou filmaker e editor da nossa rede social. Gravamos vídeos relacionados a tudo que acontece no colégio, como eventos, feiras. Como desde pequeno gosto muito de câmeras, abracei com muito entusiasmo esse projeto. É uma grande oportunidade para mostrarmos o nosso talento. Essa nova estrutura abriu muitas portas para quem deseja seguir carreira na área”, disse entusiasmado.

Reforço na segurança

A entrega da nova Delegacia Territorial (DT) e Pelotão do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié), em Apuarema, também marcou a agenda. Agora são 50 unidades policiais inauguradas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) só em 2025. R$ 4,4 milhões foram investidos pelo governo estadual na construção das estruturas que contam com mais comodidade para os servidores e cidadãos.

A DT possui salas de atendimento para o delegado titular, para os investigadores, além da seção de inteligência, espaço para reconhecimento de criminosos e custódia. “A iniciativa vai refletir diretamente no trabalho dos policiais civis, porque gera naturalmente uma motivação. Entrar em um ambiente desses é muito agradável para eles e, principalmente para a população daqui e de cidades circunvizinhas”, avaliou o delegado-geral da PC, André Viana.

“São investimentos em torno de R$ 3 milhões feitos para a Polícia Militar em duas cidades da região – Apuarema e Itamari – que vamos aos poucos proporcionando maior dignidade, maior conforto e, por consequência, melhor prestação de serviço para a população”, disse o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.

Como parte das comemorações pelo Mês do Meio Ambiente, o governador plantou, nos dois equipamentos entregues, da educação e da segurança, uma árvore Ipê Amarelo e outra Pau-Brasil, respectivamente, simbolizando o compromisso do Governo do Estado com a natureza.

ANÚNCIO
Mais ações para Apuarema

Jerônimo também entregou uma ambulância, veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), kits odontológicos e kits de estabilização para unidades de saúde do município. Também foram autorizadas licitações para a reforma do Centro de Abastecimento de Apuarema, para obras de pavimentação, incluindo trechos da Rodovia BA-549, no entroncamento com a BR-330, que liga os municípios de Jitaúna, Ipiaú e Apuarema e no acesso da unidade integrada da segurança pública, além de licitação para a construção de cobertura da quadra poliesportiva no Novo Horizonte, do ginásio de esportes no bairro José Novaes e conclusão da creche municipal.

Educação

Governo da Bahia paga nova parcela do FUNDEF e abono a profissionais da Educação

Mais de 85 mil servidores são beneficiados com repasses que ultrapassam R$ 103 milhões 

Publicado

em

nova parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF)
Foto: Douglas Amaral/Ascom SEC

Os pagamentos da nova parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do abono extraordinário destinado aos profissionais da Educação da rede estadual foram realizados nesta terça-feira (9). A medida reforça a política de valorização dos educadores e reconhece a contribuição de milhares de servidores para o fortalecimento da escola pública na Bahia. 

Nesta etapa, o abono extraordinário soma mais de R$ 103,3 milhões. Os profissionais com carga horária de 20 horas recebem R$ 719,73, enquanto aqueles com jornada de 40 horas recebem R$ 1.439,47. O benefício contempla mais de 85 mil servidores ativos e aposentados vinculados ao quadro do magistério estadual. 

Já o precatório do FUNDEF é destinado aos profissionais da Educação Básica que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2006, totalizando cerca de 87 mil servidores. Os valores são calculados de forma proporcional ao período de exercício e à carga horária de cada beneficiário, seguindo os critérios definidos na legislação específica. 

O pagamento integra o processo de complementação dos recursos do FUNDEF, fundo que antecedeu o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A iniciativa resulta de acordos e decisões judiciais que asseguraram o repasse de valores devidos ao Estado da Bahia. 

“Os pagamentos reafirmam o compromisso com os educadores e o reconhecimento à dedicação de quem contribui para a aprendizagem em todo o território baiano”, destacou a secretária da Educação em exercício, Luciana Menezes. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Educação

Alba aprova gratificação para professores do sistema socioeducativo na Bahia

Medida amplia benefício da Geusp e reconhece atuação de docentes em unidades de internação de adolescentes

Publicado

em

Exercício em Unidade do Sistema Prisional (Geusp) aos professores vinculados às escolas do sistema socioeducativo.
Foto: Ananda Nunes/Fundac

O Governo da Bahia avançou no fortalecimento da política socioeducativa e na valorização dos profissionais da educação que atuam em unidades de internação. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o Projeto de Lei nº 26.292/2026, de autoria do Poder Executivo, que estende a Gratificação pelo Exercício em Unidade do Sistema Prisional (Geusp) aos professores vinculados às escolas do sistema socioeducativo.

A proposta altera a Lei nº 11.056, de 26 de junho de 2008, garantindo a inclusão dos docentes no recebimento da gratificação. A medida reconhece as especificidades do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, onde os profissionais atuam em um ambiente que exige preparo técnico, atenção a protocolos de segurança e compromisso permanente com a formação educacional dos adolescentes.

Na mensagem enviada ao Legislativo, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que os professores da socioeducação enfrentam desafios semelhantes aos que motivaram a criação da Geusp, reforçando a importância da valorização desses profissionais.

Para o vice-diretor do Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana – Anexo CASE Zilda Arns, Carlos Alberto Alves Lima, a ampliação da gratificação representa o reconhecimento do papel estratégico da educação no processo socioeducativo. Segundo ele, a escolarização nas unidades é um dos pilares da ressocialização, contribuindo para a construção de novos projetos de vida, o fortalecimento da cidadania e a formação humana dos adolescentes.

O educador ressaltou ainda que o trabalho nas unidades vai além do conteúdo curricular. Além da formação pedagógica, os profissionais atuam diretamente na reconstrução de trajetórias e no desenvolvimento de novas perspectivas para os jovens, preparando-os para o retorno ao convívio social com mais autonomia e oportunidades.

ANÚNCIO

“A educação para a liberdade é um dos maiores desafios da escolarização dentro do socioeducativo”, afirmou Carlos Alberto Alves Lima, ao destacar que a valorização dos professores amplia também a responsabilidade dos profissionais que atuam diariamente nas unidades.

A extensão da Geusp integra uma estratégia mais ampla do Governo do Estado para o fortalecimento do sistema socioeducativo, alinhada ao programa Bahia Pela Paz. Entre as ações, estão obras de reforma e requalificação de unidades, incluindo a antiga Case CIA e a Case Feminina, melhorias nas unidades de semiliberdade, implantação de scanner corporal e ampliação de capacitações para equipes técnicas e socioeducativas.

Os avanços também têm refletido nos resultados educacionais dos adolescentes atendidos pela Fundação, com participação em olimpíadas do conhecimento, melhoria no desempenho escolar e expansão do acesso a atividades pedagógicas, culturais e profissionalizantes.

A iniciativa reafirma a educação como eixo central da socioeducação e fortalece as ações voltadas à garantia de direitos, responsabilização e construção de novas perspectivas para adolescentes e jovens atendidos pelo sistema socioeducativo baiano.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Educação

Governador inaugura complexo educacional em Eunápolis

Nova unidade integra ensino médio, formação profissional, esporte e cultura; agenda incluiu anúncios nas áreas de saúde, infraestrutura, mobilidade e habitação

Publicado

em

entre os mais de 800 alunos atendidos pelo Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Eunápolis,
Foto: Joá Souza/GOVBA

“Sou apaixonado por vôlei desde criança e poder conciliar os estudos com o esporte dentro da escola é bom demais”, afirmou, entusiasmado, o estudante do 1º ano do Ensino Médio Pedro Ítalo Santos Vilar. Ele está entre os mais de 800 alunos atendidos pelo Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Eunápolis, inaugurado nesta terça-feira (12) pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Território Costa do Descobrimento. 

Com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões em ampliação e modernização, a unidade conta com 26 salas de aula climatizadas, laboratórios, biblioteca, sala multifuncional, sala de dança, teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta, campo society com pista de atletismo e piscina semiolímpica. Durante a cerimônia, também foi entregue um ônibus escolar rural, ampliando o acesso de estudantes que vivem em comunidades mais afastadas. 

Na ocasião, o governador destacou a expansão da rede estadual de ensino em tempo integral no interior da Bahia. “São mais de 100 novas escolas entregues em todo o estado. Estamos investindo para garantir educação pública de qualidade, com estrutura moderna, formação integral e mais oportunidades para que os jovens construam o seu futuro”, afirmou Jerônimo Rodrigues. 

Investimentos em diversas áreas
A agenda do governador em Eunápolis incluiu ainda a entrega de uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), uma ambulância e um veículo administrativo. Também foi inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água, que beneficiará moradores das localidades de Ponto de Maneca, Areal, Igrejinha, Escolinha, Senhorinha, Elias, Bairro Novo e Rotatória, situadas a cerca de 25 quilômetros da sede do município. 

Durante a visita, foi anunciada a licitação para pavimentação do trecho que liga as BRs-101 e 367, no bairro Arnaldão, ao Contorno Viário de Eunápolis. O projeto prevê cerca de sete quilômetros de extensão, investimento estimado em R$ 13 milhões e conclusão prevista para março de 2027. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, a obra vai aliviar o tráfego e melhorar significativamente a mobilidade urbana da cidade. 

ANÚNCIO

A agenda incluiu ainda a autorização para a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER), a assinatura da ordem de serviço para implantação da sinalização de trânsito, além da sanção da lei que torna a Festa do Pedrão patrimônio cultural imaterial da Bahia. O governador também acompanhou a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, vistoriou as obras da Avenida David Jonas Fadini, a construção de 496 unidades habitacionais dos residenciais Eunápolis 1 e 2, do programa Minha Casa Minha Vida, e participou da entrega da nova Usina de Asfalto de Eunápolis. 

Continue Lendo

Mais Lidas