SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Economia

Frango fica 40% mais caro com aumento da conta de luz

Com isso, o frango supera em aumento de preços a carne bovina

Publicado

em

Além do preço da energia elétrica residencial acumular alta de 10,6% em 2021 e de 21% em 12 meses até agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento de preço da energia está batendo num outro lugar mais inusitado: no preço do frango que compramos no supermercado.

Além do preço da energia elétrica residencial acumular alta de 10,6% em 2021 e de 21% em 12 meses até agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento de preço da energia está batendo num outro lugar mais inusitado: no preço do frango que compramos no supermercado.

Segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o frango ficou 8,6% mais caro nos supermercados de São Paulo apenas em agosto. Desde janeiro, a alta acumulada é de 21,42% e, em 12 meses, de 40,44%.

Com isso, o frango supera em aumento de preços a carne bovina, que teve alta de 0,15% em agosto e de 36% no acumulado de 12 meses. O aumento de custos também afeta os ovos de galinha, com alta de 1,46% em agosto e de mais de 20% em 12 meses.

“O caso do frango exemplifica o efeito dominó causado pelos aumentos da bandeira tarifária, já que a energia elétrica é fundamental para a criação de aves”, explica Diego Pereira, economista da Apas.

A bandeira mais cara das contas de luz já foi reajustada em 127% desde dezembro de 2020, com a cobrança adicional passando de R$ 6,24 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) ao fim do ano passado, para R$ 14,20 em setembro deste ano.

ANÚNCIO

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias visa indicar para os consumidores que os reservatórios hidrelétricos estão em baixa e que está sendo necessário o acionamento de usinas termelétricas, que produzem energia mais cara. Além disso, o valor adicional pago pelos usuários serve para bancar essa geração mais custosa.

“A indústria do frango utiliza energia elétrica 24 horas por dia, para acelerar o processo de maturação das aves para abate e de produção de ovos”, explica o economista. “Então esse incremento de preços da energia em decorrência do acionamento das usinas termelétricas está sendo repassado para toda a cadeia.”

Segundo Pereira, os sucessivos reajustes da bandeira de energia a partir de julho se somaram a um outro efeito que já vinha impactando o preço das aves e seus derivados desde o início do ano: a alta global das commodities, particularmente do milho e da soja, ingredientes da ração usada na alimentação de pintos, frangos e galinhas.

 

ANÚNCIO

Economia

Vice-presidente do Sinduscon-BA participa da Canton Fair em São Paulo

Durante o evento, Angelo Simões reforçou o compromisso de ampliar as relações comerciais e explorar novas parcerias

Publicado

em

O vice-presidente do Sinduscon-BA e Presidente da Coopercom, Angelo Simões, esteve presente no evento de promoção da 137ª edição
Foto: Divulgação

O vice-presidente do Sinduscon-BA e Presidente da Coopercom, Angelo Simões, esteve presente no evento de promoção da 137ª edição da Canton Fair, realizado recentemente em São Paulo. A Canton Fair, reconhecida como a maior feira multissetorial do mundo, oferece uma plataforma abrangente para empresas brasileiras acessarem diretamente fabricantes chineses, facilitando negociações.

Acompanhado por Wando Barbosa, representante da Bahia Eventos —empresa parceira do Sinduscon-BA na organização da Construnordeste —Simões dedicou-se a avaliar oportunidades estratégicas para fortalecer tanto a Construnordeste quanto a Coopercom. Além disso, o Sinduscon Bahia planeja organizar uma Missão Técnica para que os associados do Sinduscon-BA participem da próxima edição da Canton Fair em Guangzhou, China, visando aproximar empresários do setor da construção civil às inovações e tendências do mercado internacional.

Durante o evento, Angelo Simões também foi recebido por executivos da China Trade, organização que desempenha um papel fundamental na promoção e facilitação de negócios entre empresas chinesas e brasileiras. A reunião com a China Trade reforçou o compromisso do Sinduscon-BA em ampliar as relações comerciais e explorar novas parcerias que beneficiem o setor da construção na Bahia e no Brasil.

Continue Lendo

Economia

Mercado do Rio Vermelho ganha novos estabelecimentos

Chamamento público atrai 13 novas operações e conta com a ampliação do box Pesqueiro, Tsuri Sushi Bar e do restaurante Catiguria

Publicado

em

O Mercado do Rio Vermelho, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), vai receber 13 novas
Foto: Mário Marques/Ascom SDE

O Mercado do Rio Vermelho, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), vai receber 13 novas operações, após o primeiro edital de chamamento público de 2025, que selecionou propostas para ocupação dos espaços comerciais disponíveis no equipamento. O ato de assinatura do Termo de Permissão Remunerada de Uso foi realizado nesta segunda-feira (10), pelo secretário Angelo Almeida, junto aos novos permissionários.

A ocupação terá o prazo de vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, nos termos do art. 24 do Decreto Estadual nº 21.196/2022.

O gestor da pasta destacou a importância da realização do edital e celebrou a atração das novas operações. “Atraímos 13 novos comércios que representam geração de empregos, movimentação econômica e diversidade para nossa Ceasinha, como é carinhosamente apelidada. Nesta gestão, liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, abriremos mais processos como este. É uma alegria contar com esse novo time que está chegando para somar com o Mercado. Com essas novas operações a praça de alimentação da Ceasinha está 100% ocupada e pronta para oferecer o melhor aos clientes e turistas”, afirmou.

Cultura e gastronomia presentes na Ceasinha

Com dois restaurantes de comida baiana em Portugal, a sócia-proprietária do restaurante Acarajé da Carol, Carolina Brito, decidiu empreender no Mercado do Rio Vermelho e afirmou estar realizando o sonho de voltar para casa, após 22 anos de muito trabalho em outro país com um projeto que respira a tradicional culinária baiana. A nova unidade vai comercializar moquecas, bobó de camarão e vegetariano, caldo de feijão, carne do sol com aipim, bolinho de estudante, manjar de coco e muito mais.

Com experiência no ramo desde os 19 anos e restaurante próprio desde 2018, Carol afirma que viu na Ceasinha um espaço perfeito para uma nova instalação. “É um local que reúne muito da nossa cultura, com artesanato, feira e agora, com a nossa chegada. Enxergo a Ceasinha como um local incrível: fica em um bairro de vida pulsante, em uma das principais avenidas da cidade, tem amplo estacionamento e potencial para receber bem soteropolitanos e turistas com segurança”, destacou.

ANÚNCIO
Novas ampliações

O tradicional restaurante Catiguria vai ampliar sua operação, podendo multiplicar sua capacidade de produção e atendimento. O box Pesqueiro e o Tsuri Sushi Bar também terão suas atividades ampliadas. “Nossa intenção é ampliar o espaço, para dar mais conforto aos clientes que terão mais espaço para sentar-se, além disso, vamos expandir o delivery. Hoje a gente avalia que o Mercado do Rio Vermelho tem um potencial altíssimo. É o único mercado que oferece esse tipo de serviço e estrutura. A gente tem um fluxo bacana, principalmente de quinta a domingo, quando o local fica mais movimentado”, destacou Débora Dória, sócia-proprietária dos dois empreendimentos.

Continue Lendo

Economia

IPVA pode ser pago com 15% de desconto até 7 de fevereiro

O pagamento pode ser feito de forma digital, pelo ba.gov.br, e nos canais bancários parceiros, como Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob

Publicado

em

Os motoristas baianos têm até o dia 7 de fevereiro para aproveitar o desconto de 15% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 com cota única. O pagamento do IPVA e do licenciamento podem ser feitos de forma totalmente digital, por meio da plataforma ba.gov.br, e nos canais bancários parceiros, como Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.

“O Governo do Estado está concedendo um dos maiores descontos do Brasil para IPVA, de 15%, para quem pagar até o dia 7 de fevereiro em cota única. Aquele cidadão que queira aproveitar o desconto terá a chance de economizar no pagamento do imposto, sem precisar sair de casa e de forma simplificada pela plataforma do governo”, detalhou o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Rodrigo Pimentel.

Para realizar o pagamento, basta ter em mãos o número do Renavam, acessar a plataforma ba.gov.br e clicar em ‘pagar licenciamento cota única’, por meio do site ou do aplicativo. Para quem optar pela cota única após o vencimento do prazo do desconto, dia 7 de fevereiro, o benefício será reduzido para 8%.

Correntistas dos bancos parceiros também podem realizar o pagamento da cota única direto no caixa eletrônico de uma agência bancária. Não pagando a cota única, o contribuinte pode pagar o IPVA de forma parcelada, em até cinco vezes, com início previsto para março.

Links falsos

O Detran também tem alertado os motoristas sobre o acesso a links falsos para pagamento do IPVA e sobre avisos de multas ou bloqueios de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por SMS ou WhatsApp. Conforme divulgado pelo Departamento de Trânsito, nenhum acesso para pagamento será informado ao cidadão por links para esses canais ou e-mail.

ANÚNCIO

O cidadão que quiser realizar qualquer pagamento ou consultar multas de trânsito deve acessar apenas os canais oficiais do Governo Estadual. São eles: o aplicativo da plataforma ba.gov.br, disponível para Android e IOS, o canal do WhatsApp do ba.gov.br e o próprio site ba.gov.br.

Continue Lendo

Mais Lidas