Agricultura
Feiras agropecuárias movimentam a economia dos municípios baianos
Eventos ocorreram no último final de semana com as presenças do governador e secretário da Agricultura

Feiras agropecuárias apoiadas pelo Governo do Estado movimentam a economia, fortalecem as cadeias produtivas e celebram a cultura do campo. Neste fim de semana, 23 a 25 de maio, todos os caminhos levaram às cidades de Itapetinga e Eunápolis, onde a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) apoiou a realização da 53ª Exposição Agropecuária e a II Feira da Agricultura, respectivamente.
Entre as agendas de eventos, o Governo, por meio da Seagri, realizou a entrega de três tanques resfriadores de leite na cidade de Maiquinique, e mais dois equipamentos para a comunidade de Ingrunado, de Ibicuí. Uma ação estratégica para garantir que os pequenos produtores tenham acesso a tecnologias que melhorem a qualidade da produção e aumentem a competitividade no mercado.
O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, esteve, no sábado (24), no tradicional Parque de Exposições Juvino Oliveira em Itapetinga, e destacou que as feiras e exposições são vitrines estratégicas para a economia e manifestação cultural do interior.
“É um compromisso da nossa gestão, de caminhar lado a lado com os prefeitos, sindicatos e produtores rurais para fazer crescer cada feira e exposição nos 417 municípios do estado, seja do agro e, principalmente, da nossa agricultura familiar. São eventos que vão além dos negócios, sendo um momento de lazer, cultura e integração para as milhares de famílias da cidade e da zona rural”, afirmou o governador.
A Seagri esteve presente com demonstrações técnicas realizadas pelo Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab) nas duas feiras, além dos serviços e orientações, em uma atuação integrada com seus órgãos vinculados: a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Bahia Pesca.
“O sucesso das feiras demostra o crescimento da agropecuária no estado. Nosso compromisso é seguir apoiando essas iniciativas, que fortalecem a produção, geram emprego e valorizam a identidade rural da Bahia”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo.
Ações
O Cetab fez análises gratuitas de solo, água e mel, além de atendimentos voltados a programas de incentivo à agricultura familiar. A Bahia Pesca também marcou presença com apoio técnico especializado a produtores e aquicultores, orientações sobre boas práticas de manejo, apresentação de projetos estruturantes em aquicultura e a distribuição de 60 mil alevinos de espécies adaptadas à região.
Já a Adab atuou no controle sanitário de trânsito de animais, além de orientações sobre programas de sanidade animal e vegetal com atividades educativas voltadas para estudantes, produtores rurais e demais visitantes.
Agricultura
Remanso se prepara para os períodos de seca
A iniciativa implantada pela CAR garante aos agricultores familiares a instalação de cisternas calçadão e barreiros trincheira

Agricultores e agricultoras familiares do município de Remanso, no norte da Bahia, estão recebendo cisternas calçadão e barreiros trincheira para armazenar água da chuva. A ação garante acesso à água para produção de alimentos, cuidado com os animais e maior segurança hídrica durante os períodos de estiagem prolongada.
A iniciativa integra o Edital Bahia Sem Fome – Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), em parceria com organizações da sociedade civil selecionadas via edital público.
Ao todo, o edital prevê a instalação de 1.125 cisternas calçadão, com capacidade de 52 mil litros, e 1.722 barreiros trincheira em 45 municípios baianos, distribuídos em 13 territórios de identidade. Em Remanso, estão previstas 25 cisternas calçadão e 38 barreiros trincheira, com obras já em fase de conclusão nas comunidades de Salinas do Brejo, Lagoa das Melancias, entre outras da zona rural.
Para os moradores, o acesso à água representa uma mudança significativa na qualidade de vida. “A cisterna calçadão vai mudar muita coisa pra melhor. Agora vamos ter água para fazer hortas, plantar e colher o que a gente precisa. Vai ser uma oportunidade pra produzir o próprio alimento e garantir mais qualidade de vida”, destaca José Lúcio, morador de Salinas do Brejo.
Na Lagoa das Melancias, o agricultor Joseane de Oliveira comemora. “É mais um benefício importante para minha família e toda a comunidade. Com essa água, pretendo plantar milho, feijão, mandioca. Também vai ajudar na seca, principalmente para cuidar dos animais. A gente se sente mais preparado para enfrentar a estiagem.”
Essas tecnologias sociais são adaptadas à realidade do semiárido baiano e desempenham papel estratégico no combate à insegurança alimentar e nutricional. Além de possibilitarem a produção de alimentos saudáveis para consumo próprio, também abrem portas para a comercialização do excedente e o fortalecimento da economia local.
Agricultura
Bahia celebra Dia Mundial do Chocolate
O destaque no estado vai para a qualidade da produção da agricultura familiar

No Dia do Chocolate, é comum celebrarmos o sabor, as memórias e as experiências que ele desperta. Mas antes de chegar às prateleiras, às receitas e às mesas do povo baiano, o chocolate nasce de um fruto cultivado com muito trabalho e dedicação. É por isso que, nesta data, a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) destaca quem está na base dessa cadeia produtiva: os agricultores e agricultoras familiares, como Carlos Nascimento Almeida, morador do município de Camamu, no Baixo Sul da Bahia.
Carlos produz cacau em sua propriedade, próxima ao Assentamento de São Gonçalo. Ele é um dos beneficiários das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizadas pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à SDR, que acompanha de perto o plantio de milhares de famílias agricultoras em todo o Estado, oferecendo suporte técnico e contribuindo diretamente para o fortalecimento da produção no campo.
“O cacau precisa de técnica. Se você não colocar ela em prática, você não vai a lugar nenhum. Eu sou muito agraciado por ter assistência técnica na minha propriedade”, conta Carlos, que cultiva cacau clonado, um tipo de muda feita a partir da cópia de plantas selecionadas, que se destacam por sua alta produtividade, resistência a doenças e qualidade do fruto.
Essa técnica exige conhecimento e acompanhamento constante, algo que o agricultor encontrou com o apoio do ATER. Ele também utiliza o sistema cabruca, um modelo tradicional da agricultura familiar, que mantém os cacaueiros sob a sombra de árvores nativas da Mata Atlântica, promovendo sustentabilidade, conservação ambiental e equilíbrio na produção.
Para Carlos, a agricultura é mais do que uma atividade econômica. É transformação de vida. “A agricultura hoje, pra mim, é tudo. É minha fonte de renda, é um lazer que eu não tinha. A minha história é muito linda, porque a gente que vem de família humilde e que não tem recurso, nem um certo estudo, a gente almeja por uma terra para ter um futuro melhor, como tá sendo a minha vida hoje por causa da agricultura. Agradeço muito a Deus pela oportunidade que Ele me deu, junto com minha família, de chegar no nível de ser um cacauicultor no Baixo Sul da Bahia”, relata emocionado.
A trajetória do trabalho rural representa a de milhares de famílias agricultoras da Bahia que, com o apoio de políticas públicas, vêm superando desafios, gerando renda e movimentando a economia local. Através do trabalho da SDR e de suas áreas, como a Bahiater, agricultores familiares recebem acompanhamento técnico, acesso a tecnologias, incentivo à diversificação produtiva e caminhos para alcançar novos mercados.
Agricultura
Bahia colhe inclusão, renda e desenvolvimento com a agricultura familiar
São mais de 400 agroindústrias implantadas ou em processo de requalificação, produzindo mais de 6 mil produtos

O primeiro semestre de 2025 foi marcado por avanços significativos no fortalecimento da agricultura familiar na Bahia. Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Governo do Estado consolidou um conjunto de ações estruturantes que estão transformando a vida de milhares de famílias no campo, promovendo inclusão produtiva, geração de renda, segurança alimentar e desenvolvimento rural.
Com o objetivo de dinamizar a economia dos municípios, a CAR entregou mercados municipais construídos ou requalificados em diversas regiões da Bahia. Os espaços fortalecem o comércio local, promovem o convívio social e estimulam as trocas culturais entre produtores, feirantes e a comunidade.
As agroindústrias também ganharam protagonismo. São mais de 400 unidades implantadas ou em processo de requalificação, produzindo mais de 6 mil produtos, como doces, iogurtes, chocolates e farinhas, que vêm conquistando espaço no mercado com identidade, qualidade e inovação. Para garantir o funcionamento eficiente dessas unidades, a CAR apoiou a contratação de 480 profissionais entre agentes de negócio, produção e gestão, promovendo um novo ciclo de valorização da produção rural.
Para ampliar o mercado e as vendas da agricultura familiar, uma parceria estratégica com os Correios foi firmada, facilitando a logística para cooperativas e associações em toda a Bahia. A iniciativa, viabilizada pela CAR em parceria com a Federação Unicafes Bahia, permite coletas programadas nas cooperativas, envio de amostras para feiras, personalização das entregas, inclusive atendimento para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e envio de produtos para todo o território nacional, com soluções logísticas mais rápidas, eficientes e seguras.
O mercado virtual da agricultura familiar, o Mercaf (www.mercaf.com.br), será diretamente beneficiada com a nova estrutura logística, que permitirá entregas em Salvador e região metropolitana em até 24 horas, com separação e customização dos pedidos.
“Estamos executando um volume inédito de políticas públicas para quem vive e trabalha no campo. A Bahia é hoje referência nacional em agricultura familiar porque atua com estratégia e sensibilidade, promovendo dignidade e dinamizando a economia rural. E a CAR tem um papel central nesse processo”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia.
Combate à fome e fortalecimento das comunidades rurais
No combate à fome e à insegurança alimentar, a CAR estruturou 100 cozinhas comunitárias nos 14 maiores municípios da Bahia, responsáveis pela distribuição de mais de 1,5 milhão de refeições no primeiro semestre de 2025. A iniciativa foi ampliada com o lançamento do programa Comida no Prato 2, que destinará R$ 38 milhões à implantação de outras 100 cozinhas comunitárias em todo o estado.
No enfrentamento aos efeitos da estiagem no Semiárido baiano, a CAR coordenou uma série de ações emergenciais que beneficiaram mais de 33 mil famílias até junho de 2025. Entre as medidas, destaca-se a distribuição de 150 mil sacas de milho, parte de um total de 250 mil sacas previstas, para garantir alimentação dos rebanhos. Também foram instalados tanques-pipa e equipamentos diversos, além da implantação de tecnologias sociais voltadas à captação, armazenamento e uso eficiente da água, como as cisternas calçadão e os barreiros trincheira, soluções sustentáveis e adaptadas à realidade do Semiárido.
O fomento à produção foi reforçado com a entrega de kits produtivos, maquinários e insumos a milhares de famílias e grupos produtivos. São ações que fortalecem sistemas produtivos como leite, mel, mandioca, horticultura, galinha caipira, entre outros.
Em paralelo, a CAR tem avançado no programa de habitação rural, com a retomada de obras paralisadas e a construção de novas unidades por meio do Viver no Campo – Minha Casa Minha Vida Rural, priorizando comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.
Sustentabilidade e inclusão no Semiárido e na Mata Atlântica
Dois grandes projetos estruturantes marcaram o primeiro semestre de 2025: o Parceiros da Mata, focado em inclusão socioprodutiva e sustentabilidade nos territórios da Mata Atlântica, e o Sertão Vivo, voltado à promoção da resiliência climática das famílias do Semiárido. Juntos, os projetos beneficiarão mais de 600 mil pessoas, com ações que fortalecem a produção rural, geram renda e protegem o meio ambiente. Os investimentos somados ultrapassam R$ 1 bilhão, impactando diretamente o presente e o futuro do desenvolvimento rural na Bahia.
Feiras e eventos
A CAR também participou de grandes eventos nacionais, como a Naturaltech (São Paulo), a Bahia Origem Week (Brasília) e o Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães), levando os produtos da agricultura familiar baiana para o cenário nacional. Foram apoiados lançamentos que reforçam a identidade dos territórios, como o suco de uva de Sobradinho, doces do Semiárido, cajuína do Nordeste e os chocolates da Bahia Cacau — produtos que aliam qualidade, inovação e histórias de resistência e trabalho coletivo.
-
Políticahá 2 dias
Aracatu tem reforço na segurança, educação, água e produção rural
-
Economiahá 1 dia
Governo da Bahia e FIEB discutem impactos da taxação de Trump
-
Esportehá 2 dias
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
-
Economiahá 13 horas
Cargill informa aquisição de nova planta industrial na Bahia