SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho

Brasil ganhou de 2×0 a equipe cearense no Estádio de Pituaçu neste domingo (13) e ficou com a taça da décima quinta edição da competição

Publicado

em

Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15.
Foto: Luís Paulo Leal/Ascom Sudesb

Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. A equipe venceu o Ceará por 2×0 neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, e alcançou o tetracampeonato na 15ª edição da maior competição sub-15 do país.

A partida foi muito equilibrada, com mais chances para a Seleção Brasileira, que abriu o placar no meio do primeiro tempo com o gol de cobertura de José, que também confirmou o placar com o gol no final para garantir o triunfo. O Ceará seguiu seu ritmo de jogo com uma defesa forte, que não havia tomado gol ainda na competição, enquanto a Seleção Brasileira já chegava com 46 tentos marcados em sete jogos.

Único baiano na Seleção, David Fraga, comemorou o título conquistado em casa. “Muito importante numa partida muito disputada contra o Ceará. Muito feliz por ganhar aqui na minha terra, na Bahia. Graças a Deus, me concedeu essa vitória e esse título. A projeção agora é voltar lá pro Flamengo, focar no Carioca e o restante a gente vê pela frente”, conta o jogador do rubro-negro carioca.

A Seleção chegou ao primeiro lugar geral ganhando todas as partidas no torneio, que já havia sido campeã em mais três momentos (2009, 2010 e 2013), quando ainda era no formato sub-17. A partir de 2015, quando passou a ser sub-15, a Seleção disputou as edições de 2023 e 2024, chegando, respectivamente, nas quartas e nas oitavas.

Para este ano, o time se reforçou mais e focou na competição, de acordo com a equipe técnica, focada na preparação para campeonatos continentais em seguida. Esse foco da Seleção Brasileira e a presença de grandes times nacionais destaca a relevância nacional e internacional da Copa 2 de Julho, segundo Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que promove o torneio ao lado da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

ANÚNCIO

“Essa é a maior competição sub-15 do nosso país com a participação de mais de cinco mil atletas de várias regiões da Bahia e também do Brasil. A Bahia é o estado que mais investe em esporte no Brasil, desde infraestrutura esportiva, passando pela iniciação de crianças e adolescentes, a inclusão da pessoa com deficiência e o alto rendimento. Aqui, passaram atletas que certamente vão despontar no cenário nacional e internacional do futebol, assim como já passaram vários. Estamos muito felizes com o resultado.”

O secretário também conta que as expectativas são ainda maiores para a edição do ano que vem, com novidades. “Na próxima edição, a gente vai ampliar o número de participantes das seletivas. Vamos fazer uma também aqui, na capital, e em Feira de Santana. A expectativa é ampliar ainda mais a participação de clubes e consequentemente de atletas.”

Prêmios Individuais

O melhor jogador da competição foi o canhoto Jean Carlos, da Seleção Brasileira, que demonstrou muita capacidade técnica ao longo da competição, atraindo os olhares de todos. O técnico do Brasil Sub-15 também foi eleito o melhor do torneio. Ao receber o prêmio, Guilherme Dalla Déa convidou o ex-lateral esquerdo e atual técnico do Ceará Sub-15, Bruno Cortez, para compartilhar o momento.

“Quero agradecer primeiramente a Deus. Esse título foi ele e minha família também, que sempre esteve comigo. Comemorar, agora. Muito feliz com meu primeiro título pela Seleção. Fui ganhando confiança durante a competição e me tornei peça importante. A expectativa é seguir trabalhando focado, que possa vir mais convocações”, conta Jean Carlos, melhor jogador da competição.

Já o Ceará também conquistou as premiações de revelação com o zagueiro Vitor Gabriel e o melhor goleiro da competição – Carlos Eduardo. O goleiro foi o menos vazado da competição, que foram apenas os dois tomados nesta final e foi um dos destaques não só do torneio como da final ao evitar mais gols da Seleção Brasileira.

ANÚNCIO

Completando os troféus, o Bahia foi premiado como melhor equipe baiana da Copa 2 de Julho, e Vitor Godoy, do Goiás, foi o artilheiro com dez gols marcados. A equipe goiana teve o segundo melhor ataque, com 38 gols marcados, atrás apenas da Seleção Brasileira, que marcou 46 gols ao todo. O Goiás também foi a equipe com a melhor defesa ao lado do Santos e do Vitória, com apenas um gol tomado.

Copa 2 de Julho

A maior competição sub-15 do país seguiu o formato que vem acontecendo nas últimas três edições, com a divisão por fase regional e nacional. Criada em 2007, a Copa 2 de Julho consolidou-se como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras.

O torneio é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes do país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte.

“Mais um sucesso para o Estado. A Dois de Julho é uma grande vitrine para o nosso interior do Estado e, principalmente, para os nossos clubes baianos, profissionais também. Esse é o objetivo do Estado, promover o esporte em todos os cantos. Foram 16 clubes do interior, que venceram outros 240, 256 no total. É algo incrível, algo inimaginável para o futebol brasileiro uma Copa desse tamanho. É importante também da parte social. Você consegue promover e alimentar o sonho de todo aquele brasileiro de jogar futebol, e que pode mudar a sua relação com a vida’, finaliza Diogo Rios, chefe de gabinete da Sudesb.

Confira a lista de premiações individuais
  • Atleta revelação: Vitor Gabriel, do Ceará
  • Melhor goleiro: Carlos Eduardo, do Ceará
  • Artilheiro: Vitor Godoi, com 10 gols, do Goiás
  • Melhor jogador: Jean Carlos, Seleção Brasileira
  • Melhor técnico: Guilherme Dalla Déa, da Seleção Brasileira
  • Técnico vice-campeão: Bruno Cortez, do Ceará

Esporte

ACE OPEN QPC 2026 reúne Bruno Soares, esporte, networking e ação social em Salvador

Torneio chega à quinta edição nos dias 25 e 26 de setembro, no Clube Bahiano de Tênis, com disputas de Tênis e Beach Tennis, presença de grandes nomes do esporte e apoio a projeto social voltado para crianças e adolescentes

Publicado

em

O ACE OPEN QPC 2026 realiza sua quinta edição nos dias 25 e 26 de setembro, no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador, reunindo
Foto: Divulgação Ace Open

O ACE OPEN QPC 2026 realiza sua quinta edição nos dias 25 e 26 de setembro, no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador, reunindo atletas, convidados, empresários e formadores de opinião em uma programação que une esporte, relacionamento, entretenimento, hospitalidade e responsabilidade social.

Um dos principais destaques desta edição será a participação do ex-tenista Bruno Soares, campeão de Grand Slam e um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro. Ele estará presente na abertura do evento, na sexta-feira (25), participando de um bate-papo com atletas e convidados sobre sua trajetória no circuito internacional, alta performance, disciplina e os aprendizados proporcionados pelo esporte.

A edição de 2026 marca ainda um novo momento para o torneio, com a QPC assumindo oficialmente o naming right do evento. A proposta é consolidar o ACE OPEN QPC como uma plataforma de experiências e relacionamento, fortalecendo conexões entre esporte, negócios, bem-estar e hospitalidade.

Esporte e experiências

Mais do que uma competição esportiva, o ACE OPEN QPC combina disputas de Tênis e Beach Tennis, em formato de duplas, com momentos de convivência e networking entre participantes, convidados, parceiros e marcas.

A estrutura do evento foi planejada para transformar o Clube Bahiano de Tênis em um espaço de encontro e interação ao longo dos dois dias de programação, promovendo experiências que vão além das quadras.

ANÚNCIO

O jornalista esportivo Fernando Nardini, atualmente na CazéTV, será o mestre de cerimônias oficial do evento, conduzindo os principais momentos da programação, desde a abertura até a cerimônia de premiação.

Ao final de cada dia, os participantes também poderão aproveitar atrações musicais, ampliando o ambiente de confraternização e celebração.

Esporte com impacto social

A edição de 2026 reforça o compromisso social do evento por meio da parceria com o Instituto Viver Cassange, organização que atua desde 2016 no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa apoia o Projeto Primeiro Set, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão, educação e qualificação profissional.

Durante o torneio, serão destinados materiais esportivos e uniformes para o instituto, que também terá espaço para apresentar seu trabalho a empresários, executivos, atletas e potenciais apoiadores.

ANÚNCIO
Novo capítulo

Com a chegada da QPC ao naming right, a presença de Bruno Soares e Fernando Nardini, além da programação esportiva, cultural e social, o ACE OPEN QPC 2026 amplia sua proposta de conectar esporte, experiências e impacto social, fortalecendo sua posição como um dos principais eventos esportivos de relacionamento da capital baiana.

Serviço

ACE OPEN QPC 2026 – 5ª Edição

📅 Data: 25 e 26 de setembro de 2026
📍 Local: Clube Bahiano de Tênis – Salvador (BA)
🎾 Modalidades: Tênis e Beach Tennis (duplas)
🕑 Início: 14h, na sexta-feira (25)
⭐ Convidados especiais: Bruno Soares e Fernando Nardini
🎤 Mestre de cerimônias: Fernando Nardini
✅ Realização: QPC ACE OPEN 2026

Continue Lendo

Esporte

Painel em Salvador debate segurança no esporte e abre caminho para voluntariado da Copa do Mundo Feminina de 2027

Evento reuniu pesquisadores, gestores, estudantes e representantes do esporte para discutir proteção no ambiente esportivo e divulgar mais de 6 mil vagas de voluntariado da FIFA

Publicado

em

Pesquisadores, representantes do esporte e membros da comunidade escolar participaram, nesta quinta-feira (3), do painel “Futebol & Cidadania
Foto: Ricardo Filho/Setre

Pesquisadores, representantes do esporte e membros da comunidade escolar participaram, nesta quinta-feira (3), do painel “Futebol & Cidadania”, realizado no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, em Salvador. Promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), em parceria com o Instituto de Pesquisas, Inteligência e Estudos Aplicados (IPIE) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o encontro debateu temas relacionados à segurança no esporte e apresentou as diretrizes do Programa de Voluntariado da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. 

As inscrições para o programa foram abertas nesta quinta-feira e disponibilizam mais de 6 mil vagas em todo o país. Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, com disponibilidade para atuar entre junho e julho de 2027 e conhecimento da língua portuguesa. O domínio do inglês é considerado um diferencial, mas não é obrigatório, e não é exigida experiência prévia. 

Os voluntários selecionados receberão uniforme oficial da Adidas, alimentação, transporte na cidade-sede, treinamento e certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas por meio do canal oficial da FIFA. 

Além da apresentação do programa de voluntariado, o painel abordou temas relacionados à segurança e à proteção no esporte, conhecidos internacionalmente como safeguarding. Entre os assuntos discutidos estiveram a prevenção de abusos e assédios, a criação de canais de denúncia e a capacitação de profissionais para atuação em ambientes esportivos mais seguros e inclusivos. 

Durante o evento, pesquisadores também anunciaram o início do mapeamento de projetos de futebol feminino desenvolvidos em escolas de tempo integral em diferentes regiões do país. Representantes do esporte de base apresentaram demandas ligadas à infraestrutura e defenderam iniciativas como a criação de um Centro de Referência do Futebol Feminino e de um Plano Estadual de Formação voltado para árbitras, treinadoras e gestoras. 

ANÚNCIO

A Bahia será um dos estados-sede da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Salvador receberá sete partidas na Arena Fonte Nova entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, sendo seis jogos da fase de grupos e um confronto das oitavas de final.

Continue Lendo

Esporte

Baianas poderão vender quitutes dentro da Arena Fonte Nova durante a Copa Feminina de 2027

Conquista assegura a presença de um dos maiores símbolos da cultura baiana no maior evento esportivo feminino do mundo

Publicado

em

meio do GECOPA, com o apoio da Prefeitura de Salvador e da Arena Fonte Nova, conquistou a autorização para a presença das baianas
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A Bahia terá acarajé na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Em reunião com o grupo responsável pelas Concessões de Alimentação e Direitos dos Parceiros Comerciais, o Governo do Estado, por meio do GECOPA, com o apoio da Prefeitura de Salvador e da Arena Fonte Nova, conquistou a autorização para a presença das baianas de acarajé e a comercialização dos tradicionais quitutes baianos no interior da Arena, durante os jogos da competição.

A iniciativa representa uma importante conquista para a Bahia e assegura que um dos mais reconhecidos símbolos da identidade e do patrimônio cultural baiano esteja presente em Salvador durante o maior evento esportivo feminino do mundo.

A reivindicação retoma uma iniciativa adotada pelo Governo da Bahia durante a Copa do Mundo FIFA 2014, quando também foi defendida e assegurada a presença das baianas e do acarajé no ambiente da Arena Fonte Nova.

Mais do que uma questão gastronômica, a presença das baianas na Copa Feminina de 2027 representa a valorização da cultura, da identidade e das tradições da Bahia, aproximando a experiência dos torcedores e visitantes daquilo que torna Salvador e o estado únicos.

“Teremos acarajé na Copa! É uma conquista que vai muito além da alimentação. Estamos garantindo que a cultura baiana esteja dentro da Arena e seja apresentada ao mundo durante a Copa Feminina de 2027. Assim como fizemos em 2014, queremos que quem vier a Salvador para a Copa possa vivenciar também a nossa identidade, a nossa história e a nossa hospitalidade”, destaca a Secretária de Políticas para as Mulheres, Camila Batista, ao lado do coordenador técnico de preparação da Copa Feminina 2027 na Bahia, Ney Campello .

ANÚNCIO

A presença das baianas reforça ainda a estratégia de legado cultural e turístico da Copa Feminina de 2027, utilizando o megaevento como plataforma de promoção da Bahia, de seus patrimônios e de suas manifestações culturais.

A Copa é feminina. A Copa é mundial. E, na Bahia, terá acarajé!

Continue Lendo

Mais Lidas