Cultura
Diretor de “Pantera Negra” é detido ao tentar sacar dinheiro da própria conta
Nesta semana, quando os vídeos foram divulgados, o cineasta lamentou o ocorrido
O diretor americano do filme “Pantera Negra”, Ryan Coogler foi algemado ao tentar sacar US$ 12 mil da própria conta. O caso aconteceu em janeiro deste ano em uma agência bancária em Atlanta, mas o caso só foi divulgado na quarta-feira (09).
As câmeras nas roupas dos policiais registraram a abordagem. Nas imagens é possível ver um dos agentes abordar um homem negro que estava na boca do caixa. O policial pede para que ele coloque as mãos para trás. Ele é algemado, enquanto explica que estava tentando sacar seu próprio dinheiro, e é levado para fora.
Só então, com ele dentro de uma viatura, os policiais esclarecem a história. A polícia recebeu uma ligação sobre a suspeita de que alguém estava tentando roubar o banco porque entregou um bilhete à caixa, na hora do saque.
Ryan Coogler confirmou que escreveu uma mensagem num bilhete pedindo que o dinheiro fosse contado num lugar reservado por segurança, porque a quantia era muito alta.
Ele tinha entregue o próprio cartão bancário para fazer o saque de US$ 12 mil de sua conta. A polícia só foi averiguar os detalhes depois de ter detido também dois amigos de Coogler, que o aguardavam num carro, no estacionamento do banco.
A caixa confirmou que o diretor apresentou sua carteira de identidade, mas que mesmo assim ela desconfiou. Disse que a transação era de alto risco.
A gerente disse que não conseguia explicar como isso aconteceu, que a caixa está grávida, emocionalmente abalada e é inexperiente. E disse: “Peço desculpas sinceramente por ser quem você é, você é um jovem negro.”
Nesta semana, quando os vídeos foram divulgados, o cineasta lamentou o ocorrido. “Essa situação nunca deveria ter acontecido. No entanto, o Bank of America resolveu de uma maneira satisfatória pra mim, e deixamos isso para trás.”
Agricultura
Thiago Guedes é o novo diretor geral da CEPLAC
O engenheiro agrônomo assume a liderança da principal instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação da cacauicultura brasileira

O Governo Federal confirmou a nomeação de Thiago Guedes, ex-Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia e figura de compromisso na formulação de políticas públicas para a agropecuária sustentável, como novo Diretor Geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, órgão da estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA. A nomeação, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (30), foi recebida com entusiasmo por produtores, lideranças políticas e movimentos da agropecuária da Bahia, Pará e Espírito Santo, os três maiores estados produtores de cacau do país.
Natural de Itabuna, sul da Bahia, com raízes familiares na cacauicultura e formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Thiago Guedes construiu uma sólida carreira com foco em sistemas agroflorestais, agroecologia e sustentabilidade na produção de cacau, tendo atuado em projetos também no Espírito Santo e no Pará.
Nos últimos anos, acumulou experiências na implantação de políticas estruturantes, como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono da Bahia (Plano ABC+ Bahia), atuou na Câmara Setorial Nacional do Cacau e Sistemas Agroflorestais e na Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia. No âmbito nacional, foi secretário geral da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, coordenador da Comissão Nacional de Produção Orgânica e contribuiu na construção do Plano Inova Cacau 2030, garantindo um lastro técnico, bom trânsito político e diálogo com o setor, para a agenda da inovação agroambiental do cacau.
“Thiago representa uma geração de profissionais comprometidos com a valorização do cacau brasileiro, aliando ciência, competitividade do setor, articulação e conservação produtiva. Sua nomeação reforça o papel estratégico da CEPLAC na transição sustentável da agricultura brasileira”, destacou o superintendente da Bahiater da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Lanns Almeida, com quem Guedes tem boa parceria.
Guedes também coordenou programas voltados à certificação socioambiental de cacau, qualidade de amêndoas de cacau, recuperação de áreas degradadas, agricultura familiar e agregação de valor por meio da verticalização do setor cacaueiro com a produção de chocolate de origem e Indicação Geográfica. Foi autor e organizador de publicações técnicas e científicas, incluindo o Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca e o Plano ABC+ Bahia.
Sua chegada à CEPLAC ocorre num momento decisivo: a instituição passa por debates sobre sua reestruturação e retomada do protagonismo nacional diante de novos desafios globais, como o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR), que impacta diretamente as exportações de cacau.
A expectativa é que, sob sua gestão, a CEPLAC fortaleça a integração entre ciência, mercado e produtores – resgatando seu papel histórico como indutora do desenvolvimento da cacauicultura na Amazônia, na Mata Atlântica e mais recente no Cerrado. Líderes do setor já sinalizam apoio à nova direção, vislumbrando avanços em temas como rastreabilidade, bioeconomia, pesquisa aplicada, aumento da produtividade no cacau, transferência de tecnologia pela extensão, atenção à defesa agropecuária, mercado de carbono, sistema agroflorestal e valorização da Cabruca.
Cultura
Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’
Atividades realizadas pela Rede Bahia acontecerão no Shopping Piedade, na próxima segunda (30)

O público que ama novela tem um compromisso nesta segunda (30), a partir das 17h, no Shopping Piedade. Quem passar pelo local, vai conferir as ações realizadas pela Rede Bahia por conta do lançamento da próxima novela das seis da TV Globo, “Êta Mundo Melhor!”.
O evento gratuito vai transformar o espaço em um verdadeiro cenário de novela, com direito a exibição do primeiro capítulo; show ao vivo da cantora Kelly Fonteli, que trará em seu repertório músicas-tema da novela, além de grandes sucessos; ambiente instagramável inspirado no universo da trama; e, claro, muita pipoca para acompanhar.
‘Êta Mundo Melhor!’ tem como fio condutor a saga de Candinho (Sergio Guizé), que vive na capital paulista, na mansão da mãe, Anastácia (Eliane Giardini, em ‘Êta Mundo Bom’), a quem procurou durante toda a novela anterior. Apesar da riqueza que o cerca, ele enfrentará uma nova busca, em torno da qual a trama vai girar: a procura pelo filho perdido, Junior/Samir (Davi Malizia).
A novela é criada e escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, com colaboração de Letícia Mey, Cleissa Regina Martins, Bruno Segadilha e Rodrigo Salomão. A direção artística é de Amora Mautner, direção geral de João Paulo Jabur e direção de Mayara Aguiar, Nathalia Ribas e Alexandre Macedo. A produção é de Betina Paulon e Isabel Ribeiro, a produção executiva de Lucas Zardo e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Serviço
- O que: Ação de lançamento de Êta Mundo Melhor!
- Data: 30 de junho (segunda-feira)
- Horário: a partir das 17h
- Local: Shopping Piedade, Salvador
- Entrada gratuita
São João 2025
Pedrão 2025 celebra 20 anos de tradição em Eunápolis
Criada em 2005, a festa se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando 20 anos de história e foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (26) com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues. Com uma programação especial, apoiada pelo Governo do Estado, o evento recebeu na primeira noite Ana Castela, Maiara & Maraisa, Bell Marques e Arriba Saia, que subiram ao palco e animaram a multidão no Estádio Araujão.
Criado em 2005, o Pedrão se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado. Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou a importância do Pedrão para o turismo, a economia local e a preservação das tradições nordestinas. “O Pedrão é muito badalado e organizado. São 20 anos de um evento que movimenta a cidade, gera empregos, aquece o comércio e valoriza nossa cultura. É um orgulho para a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Já o secretário de Turismo (Setur), Maurício Bacelar pontuou, “aqui hoje em Eunápolis, o governador Jerônimo Rodrigues abre os festejos da Bahia a São Pedro. Esses festejos se estendem até meados do mês de julho. O governo tem ciência da importância cultural desses festejos, por conta disso apoia e, por conta desses festejos também, os investimentos têm reflexo na economia do Estado, na geração de emprego e de renda para os baianos”, disse.
Com expectativa de atrair milhares de visitantes, a edição 2025 do Pedrão reforça Eunápolis como um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil. “É uma festa que traz as famílias, congratula a região, traz gente de outros estados, como tem amigos aí de várias partes do Brasil, tem gente que vem de São Paulo, Porto Seguro, Espírito Santo, Minas Gerais”, ressaltou o prefeito Robério Oliveira.
O secretário de Cultura (Secult-BA), Bruno Monteiro, participou do evento e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em 2025. “Mais de 300 municípios baianos realizam ou já realizaram festejos juninos com o apoio do Governo do Estado. Esse investimento contempla a valorização da cultura, já que essas festas são marcadas por uma tradição cultural muito forte e representam uma parte significativa da identidade do povo baiano e nordestino. Além do aspecto cultural, há também um investimento expressivo em segurança pública, com o reforço do efetivo para garantir que os festejos ocorram com paz e tranquilidade. As estruturas de saúde também foram ampliadas. A mobilidade é outro ponto que recebeu atenção especial, pois esse é um período em que há um grande deslocamento de pessoas dentro do estado.”
Pra receber o evento, o Araujão passou por uma transformação. O local foi reformado e ampliado, ganhando quadras esportivas, pista de atletismo e uma estrutura moderna que vai ser usada também em eventos esportivos e culturais depois da festa. Para a realização do Pedrão, o campo de futebol foi coberto com um piso especial para proteção do gramado.
-
Economiahá 3 dias
Bahia avança na produção de energias renováveis com a chegada da Windey no estado
-
Culturahá 2 dias
Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’
-
Meio Ambientehá 3 dias
Planejamento Espacial Marinho do Nordeste será lançado nesta segunda (30)
-
Cidadehá 3 dias
Clubinho da Limpurb presenteia crianças no Acupe de Brotas