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Cidade

Após intervenção, Prefeitura encerra contrato e assume gestão da CSN

A intervenção municipal foi realizada para garantir a continuidade dos serviços, além de preservar 4,5 mil empregos

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Após nove meses de intervenção, a partir de segunda-feira (29), a Prefeitura passa a assumir oficialmente a operação do transporte público na área de

Após nove meses de intervenção, a partir de segunda-feira (29), a Prefeitura passa a assumir oficialmente a operação do transporte público na área de abrangência da Concessionária Salvador Norte (CSN), após rompimento do contrato com a empresa diante da forte crise financeira, de graves falhas na gestão e do oferecimento do serviço à população pela concessionária. A medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis à imprensa neste sábado (27), através de coletiva virtual.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal lembrou que, desde 22 de junho do ano passado, a Prefeitura teve que fazer a intervenção na CSN. Na ocasião, a empresa alegou incapacidade de manter a operação e a intervenção municipal foi realizada para garantir a continuidade dos serviços para a população, além de preservar 4,5 mil empregos.

Durante esses nove meses, a administração municipal fez um estudo e o relatório demonstrou que a CSN possuía uma frota sucateada, condições precárias de trabalho e uma dívida total de R$516 milhões, distribuídas da seguinte maneira: rescisões e processos trabalhistas (R$125 milhões), tributos e outros (R$154 milhões), dívidas com o município (R$172 milhões), passivo com fornecedores (R$40 milhões), passivo com bancos (R$25 milhões).

“Foi encontrado um número significativo de irregularidades graves e gravíssimas, com infração de normas legais, contratuais e regulamentares, que comprometeram direta e fortemente a prestação de serviços”, declarou Bruno Reis. Os problemas envolvem, por exemplo, o pagamento de tributos federais de outras empresas com recursos da CSN; perda de condições econômicas, técnicas e operacionais necessárias para manter a prestação do serviço; e descumprimento de normas legais relativas ao pagamento de verbas trabalhistas, tributárias, administrativas e civis.

Além disso, foram identificados casos de apropriação indébita de R$5.129.304,64; transferência de dívidas dos sócios para a CSN (todo o passivo de empresas anteriores); situação financeira insustentável; dívidas com FGTS de R$19.995.161,62; pagamento pela CSN de dívidas de sócios e de outras empresas; celebração de contratos com os próprios sócios; e faturas pagas desses contratos sem controle contábil do setor financeiro da empresa.

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“Não há outra medida do que decretar a caducidade, ou seja, a rescisão do contrato com a CSN. No entanto, a situação será encaminhada para os órgãos de controle e a Prefeitura não deixará de tomar as medidas legais para responsabilizar quem colocou essa situação para a cidade”, disse Bruno Reis.

Esforços

Durante o período da intervenção, a Prefeitura realizou um aporte de R$90 milhões, que garantiu a manutenção da frota existente e a capacitação dos trabalhadores. O prefeito explicou que havia dois caminhos, sendo um deles organizar ou prestar, por meio de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluindo os de transporte coletivo, que têm caráter essencial.

“Durante o período da concessão, com a situação que estava se encaminhando e depois da chegada do relatório, fizemos contato com todas as empresas no Brasil de transporte público. No entanto, nenhum operador tem interesse de operar emergencialmente a empresa. O mercado considera a operação de Salvador a mais deficitária do Brasil, devido à situação da pandemia e a paridade da tarifa com o metrô”, alertou o gestor municipal.

A segunda opção, assim, é executar o serviço de forma direta, lançando uma licitação para operação definitiva. “Esperamos que alguma empresa se interesse a assumir”, completou Bruno Reis.

Na prática

A gestão direta da bacia atendida pela CSN passa agora a ser operada diretamente pela Prefeitura, estando a administração municipal livre para lançar uma licitação para operação definitiva do serviço por outra empresa. Já foi enviado um projeto à Câmara de Vereadores para autorizar a contratar como Reda os trabalhadores existentes para dar continuidade ao serviço.

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A bacia C, que passará a ser atendida pela Prefeitura, compreende os corredores das regiões da Orla e Centro. São 395 ônibus para atender 66 linhas em cerca de 50 bairros na cidade.

“Este é um passo importante para resolver o problema definitivo do transporte público. Sempre disse a todos, desde que tomei posse, que principal problema colocado na mesa era o transporte público e que precisaríamos tomar decisões para permitir oferecer um transporte público de qualidade na cidade”, finalizou Bruno Reis.

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Limpurb leva conscientização ambiental à Praia da Paciência na sexta (14)

O bairro do Rio Vermelho receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”

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Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto "A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa". A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb)
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

A ação terá como parceiros o Conselho Comunitário Social e de Segurança Rio Vermelho e Ondina, o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e o Frescobol – Arena Paciência. O objetivo é conscientizar banhistas e permissionários sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação das praias.

Desde o início do verão, a Limpurb tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização em 12 praias da capital baiana, dentre elas a do Farol da Barra, de Ondina, do Flamengo, da Boa Viagem e de Tubarão. Além das ações educativas, a Limpurb também tem investido na instalação e reposição de kits de praia ao longo da orla. Esses kits facilitam o descarte adequado de resíduos, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza das praias.

“Estamos desde o início do verão realizando esse trabalho de conscientização justamente para sensibilizar as pessoas a manterem as praias limpas. Além disso, também reforçamos a infraestrutura para garantir que os resíduos sejam descartados corretamente”, destaca o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.

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Primeira motofaixa de Salvador começa a operar na Av. Bonocô 

O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da avenida nesta segunda (10)

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A partir desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço destinado à circulação de
Foto: Divulgação/ Transalvador 

A partir desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da Av. Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô). Salvador é a terceira capital do país a ser autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar a estratégia viária. 

A motofaixa foi desenhada entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, de cada sentido da Bonocô. O espaço foi demarcado com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso, os motociclistas poderão transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via. Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido da avenida continuará tendo quatro faixas para circulação de veículos. 

Por determinação da Senatran, para a instalação da motofaixa, a velocidade máxima na Bonocô passará a ser 60 km/h. Porém, nos primeiros trinta dias, a fiscalização será em fase de testes para os condutores se habituarem ao novo limite. Mesmo com espaço segregado, os motociclistas têm de respeitar a velocidade da via.  

“Essa iniciativa inovadora é resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador. Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa iniciativa para outras avenidas”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.  

A motofaixa se alia a outras iniciativas da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, para conscientizar os motociclistas e para coibir a ocorrência de sinistros com esses condutores. Nos últimos anos, a autarquia municipal tem intensificado ações educativas, com distribuição de materiais educativos e rodas de conversas. Também houve a intensificação da fiscalização, seja presencial ou por meio de videomonitoramento, que impede que condutores conduzam motos de maneira irregular. Houve, ainda, investimentos em redesenho viário, com implantação de estruturas que impeçam a conversão irregular (“roubadinhas”), por exemplo. 

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Sinistros 

Nos dois primeiros meses de 2025, a Transalvador registrou 464 sinistros envolvendo motos, que resultaram em 11 pessoas mortas. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 467 acidentes, com 18 vítimas fatais. Em todo o ano de 2024, esses números chegaram a 3.063 sinistros envolvendo motos, com 84 mortos. Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% foram de sinistros envolvendo motos.  

Na série histórica apresentada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o ano de 2024 foi o que apresentou a maior da quantidade de motos emplacadas na capital baiana, com 16.851 unidades. No acumulado dos últimos cinco anos, a frota em Salvador passou de 160.661, em 2020, para 216.338 motos emplacadas até o momento. O que representa um aumento de quase 35% nesse tipo de meio de transporte, não sendo contabilizadas as motos de outros municípios que circulam pela cidade. 

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Tráfego será modificado em Paripe a partir deste sábado (8) 

As equipes da Semob estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações

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A previsão é que as intervenções tenham duração de uma semana, e o trecho ficará completamente interditado para o tráfego neste período. 
Foto: Ascom/Semob 

Em razão de uma obra da Embasa que será realizada em Paripe, entre as ruas Almirante Tamandaré, Dr. Eduardo Dotto e Avenida São Luís, as linhas de ônibus que atendem a localidade terão os itinerários modificados a partir deste sábado (8). A previsão é que as intervenções tenham duração de uma semana, e o trecho ficará completamente interditado para o tráfego neste período. 

As linhas 1708 – Terminal Águas Claras x Lagoa da Paixão, 1603 – Base Naval x Hospital do Subúrbio, 1607 – Paripe x Barra, 1608 – Paripe x Ribeira, 1625 – Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras) e 1671 – Paripe x Iguatemi serão diretamente afetadas pelas intervenções. As linhas que têm destino ou base operacional em Paripe ou Tubarão deverão acessar a Avenida São Luís, Rua 2 de Julho de Paripe, Rua da Independência, e Rua Iriguaçu – sentido Paripe -, ou Rua Dr. Eduardo Dotto – sentido Tubarão. 

As demais linhas deverão realizar o retorno na Rotatória de Paripe, enquanto as linhas que iniciam na frente do Centro de Abastecimento deverão iniciar as viagens na Rotatória. 

As equipes da Semob e prepostos da concessionária estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações. Após a conclusão da obra, o itinerário regular das linhas será retomado normalmente. 

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