Esporte
Governador autoriza reforma do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro
O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela Série D do Campeonato Brasileiro
O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, neste domingo (20), a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) a firmar convênio com o Município de Juazeiro para a reforma e ampliação do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela penúltima rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, no Adautão, como é conhecido o equipamento esportivo.
O jogo terminou empatado em 0x0, resultado que garantiu ao Juazeirense a classificação antecipada para a segunda fase da competição nacional. Acompanhando a partida das arquibancadas, Jerônimo destacou o papel do esporte como instrumento de inclusão e desenvolvimento regional.
“Vamos continuar torcendo para que o Juazeirense traga esse troféu para nós. O empate aqui deu a condição de passar para a próxima fase. E agora encerramos a agenda em Juazeiro, com um ato de grande importância, fundamental, para a garantia do esporte e cultura, com o time bem colocado no Campeonato Brasileiro na série D. Quero parabenizar aqui ao Juazeirense, ao Cancão de Fogo, pelo desempenho no campeonato.”
A presença do governador no estádio reforça o apoio do Governo do Estado ao futebol do interior e à valorização da infraestrutura esportiva baiana. A visita de Jerônimo ao município de Juazeiro teve início na última quarta-feira (16), com uma série de agendas institucionais voltadas ao desenvolvimento da região, inclusive com a participação do presidente Lula.
“Encerramos hoje aqui uma jornada de 5 dias, morando aqui em Juazeiro, despachando aqui, trouxe meu governo, meus secretários, trouxemos até o presidente Lula e ministros. Fizemos viagens aqui na região, atendemos os prefeitos no gabinete da prefeitura, nos reunimos com secretários e gestores da região, fizemos entregas importantes na área de segurança pública, combate a incêndios, saúde e infraestrutura”, comentou Jerônimo.
Agenda em Juazeiro
Entre quarta-feira (16) e este domingo (21), o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu uma intensa agenda em Juazeiro, no Norte da Bahia, marcada por investimentos em segurança, saúde, infraestrutura e habitação. Na quarta-feira (16), inaugurou a nova sede do Comando de Policiamento da Região Norte, lançou a Operação Florestal Bahia 2025/2026 e assinou o decreto que cria o programa Bahia Sem Fogo, além de entregar viaturas para reforço policial e autorizar a construção da sede da CIPE/Caatinga. No dia seguinte, reuniu-se com prefeitos e secretários municipais para tratar de melhorias na Policlínica Regional e anunciou a entrega de micro-ônibus para o transporte de pacientes, pelo programa Tratamento Fora do Domicílio, que já garantiu mais de 312 mil atendimentos na região desde 2019.
Já na sexta-feira (18), Jerônimo acompanhou o presidente Lula no lançamento do novo PAC Seleções, garantindo recursos federais para ampliar o número de exames e consultas especializados, inclusive em horários noturnos e aos sábados. Durante a visita, também assinou ordem de serviço para a construção de 250 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e entregou investimentos em abastecimento de água, saúde e infraestrutura urbana, incluindo novas UBSs, UPA, serviço de hemodinâmica e iluminação pública. Além disso, o governador participou de um encontro histórico com representantes do setor produtivo local, discutindo estratégias de desenvolvimento que, somadas, já representam quase R$ 340 milhões aplicados pelo Governo do Estado, somente em Juazeiro, desde 2023.
Esporte
Painel em Salvador debate segurança no esporte e abre caminho para voluntariado da Copa do Mundo Feminina de 2027
Evento reuniu pesquisadores, gestores, estudantes e representantes do esporte para discutir proteção no ambiente esportivo e divulgar mais de 6 mil vagas de voluntariado da FIFA
Pesquisadores, representantes do esporte e membros da comunidade escolar participaram, nesta quinta-feira (3), do painel “Futebol & Cidadania”, realizado no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, em Salvador. Promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), em parceria com o Instituto de Pesquisas, Inteligência e Estudos Aplicados (IPIE) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o encontro debateu temas relacionados à segurança no esporte e apresentou as diretrizes do Programa de Voluntariado da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027.
As inscrições para o programa foram abertas nesta quinta-feira e disponibilizam mais de 6 mil vagas em todo o país. Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, com disponibilidade para atuar entre junho e julho de 2027 e conhecimento da língua portuguesa. O domínio do inglês é considerado um diferencial, mas não é obrigatório, e não é exigida experiência prévia.
Os voluntários selecionados receberão uniforme oficial da Adidas, alimentação, transporte na cidade-sede, treinamento e certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas por meio do canal oficial da FIFA.
Além da apresentação do programa de voluntariado, o painel abordou temas relacionados à segurança e à proteção no esporte, conhecidos internacionalmente como safeguarding. Entre os assuntos discutidos estiveram a prevenção de abusos e assédios, a criação de canais de denúncia e a capacitação de profissionais para atuação em ambientes esportivos mais seguros e inclusivos.
Durante o evento, pesquisadores também anunciaram o início do mapeamento de projetos de futebol feminino desenvolvidos em escolas de tempo integral em diferentes regiões do país. Representantes do esporte de base apresentaram demandas ligadas à infraestrutura e defenderam iniciativas como a criação de um Centro de Referência do Futebol Feminino e de um Plano Estadual de Formação voltado para árbitras, treinadoras e gestoras.
A Bahia será um dos estados-sede da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Salvador receberá sete partidas na Arena Fonte Nova entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, sendo seis jogos da fase de grupos e um confronto das oitavas de final.
Esporte
Baianas poderão vender quitutes dentro da Arena Fonte Nova durante a Copa Feminina de 2027
Conquista assegura a presença de um dos maiores símbolos da cultura baiana no maior evento esportivo feminino do mundo
A Bahia terá acarajé na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Em reunião com o grupo responsável pelas Concessões de Alimentação e Direitos dos Parceiros Comerciais, o Governo do Estado, por meio do GECOPA, com o apoio da Prefeitura de Salvador e da Arena Fonte Nova, conquistou a autorização para a presença das baianas de acarajé e a comercialização dos tradicionais quitutes baianos no interior da Arena, durante os jogos da competição.
A iniciativa representa uma importante conquista para a Bahia e assegura que um dos mais reconhecidos símbolos da identidade e do patrimônio cultural baiano esteja presente em Salvador durante o maior evento esportivo feminino do mundo.
A reivindicação retoma uma iniciativa adotada pelo Governo da Bahia durante a Copa do Mundo FIFA 2014, quando também foi defendida e assegurada a presença das baianas e do acarajé no ambiente da Arena Fonte Nova.
Mais do que uma questão gastronômica, a presença das baianas na Copa Feminina de 2027 representa a valorização da cultura, da identidade e das tradições da Bahia, aproximando a experiência dos torcedores e visitantes daquilo que torna Salvador e o estado únicos.
“Teremos acarajé na Copa! É uma conquista que vai muito além da alimentação. Estamos garantindo que a cultura baiana esteja dentro da Arena e seja apresentada ao mundo durante a Copa Feminina de 2027. Assim como fizemos em 2014, queremos que quem vier a Salvador para a Copa possa vivenciar também a nossa identidade, a nossa história e a nossa hospitalidade”, destaca a Secretária de Políticas para as Mulheres, Camila Batista, ao lado do coordenador técnico de preparação da Copa Feminina 2027 na Bahia, Ney Campello .
A presença das baianas reforça ainda a estratégia de legado cultural e turístico da Copa Feminina de 2027, utilizando o megaevento como plataforma de promoção da Bahia, de seus patrimônios e de suas manifestações culturais.
A Copa é feminina. A Copa é mundial. E, na Bahia, terá acarajé!
Esporte
Fifa divulga calendário da Copa do Mundo Feminina de 2027
Arena Fonte Nova será uma das protagonistas do Mundial no Brasil, com partidas da primeira fase e um confronto das oitavas de final
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (20) o calendário oficial da Copa do Mundo Feminina de 2027, confirmando os locais e datas das 64 partidas do torneio que será realizado no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho do próximo ano. Salvador está entre as oito cidades-sede e terá papel de destaque, com a Arena Fonte Nova recebendo jogos da fase de grupos e também uma partida das oitavas de final.
De acordo com a programação divulgada pela entidade máxima do futebol, a primeira partida em Salvador ocorrerá no dia 25 de junho, pela fase de grupos. A Arena Fonte Nova voltará a receber jogos nos dias 27 de junho, 29 de junho e 2 de julho, contemplando confrontos de diferentes grupos da competição.
Além dos duelos da etapa inicial, a capital baiana também sediará uma partida das oitavas de final, garantindo a presença do mata-mata do Mundial na cidade. A Fifa confirmou que Salvador, assim como Brasília, Recife e Porto Alegre, receberá partidas até essa fase da competição.
O torneio contará com 32 seleções e será disputado em oito cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife e Porto Alegre. A abertura está marcada para o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 24 de junho, enquanto a grande final será realizada também na capital fluminense em 25 de julho.
A seleção brasileira, classificada automaticamente por ser a anfitriã, fará sua estreia no Maracanã e disputará os outros dois compromissos da fase de grupos em São Paulo e Brasília.
Com tradição em receber grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, a Arena Fonte Nova reforça sua importância no cenário esportivo mundial ao integrar o roteiro da primeira Copa do Mundo Feminina realizada na América do Sul. A expectativa é de grande movimentação turística e econômica em Salvador durante o período da competição, impulsionada pela presença de torcedores de diferentes países e pela visibilidade internacional do torneio.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (15)
-
Economiahá 3 diasSetre certifica 500 trabalhadores em cursos de qualificação profissional e formação para a economia do Carnaval
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (16)
-
Turismohá 2 diasEncontro Nacional do Café impulsiona turismo rural e destaca rota de cafés especiais no sudoeste baiano
