SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cidade

Prefeitura libera funcionamento de piscinas e espaços de dança

Esses locais podem funcionar de segunda a domingo, inclusive feriados, observando os limites impostos pelo toque de recolher

Publicado

em

Conforme o decreto nº 33.793, publicado em edição extra no Diário Oficial do Município de domingo (18), está autorizada a utilização das piscinas das
Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS

Com a estabilização dos números da pandemia em Salvador, a Prefeitura liberou a retomada de mais atividades que estavam suspensas por conta das medidas de enfrentamento à Covid-19.  Conforme o decreto nº 33.793, publicado em edição extra no Diário Oficial do Município de domingo (18), está autorizada a utilização das piscinas das academias e dos clubes sociais, recreativos e esportivos exclusivamente para práticas esportivas, bem como espaços de dança e escolinhas.

Esses locais podem funcionar de segunda a domingo, inclusive feriados, com horário livre, observando os limites impostos pelo toque de recolher decretado pelo governo do Estado, assim como os protocolos geral e setorial de cada atividade. As regras podem ser consultadas no site www.informe.salvador.ba.gov.br/coronavirus.

No caso das piscinas de academias e clubes, os protocolos estabelecem que as aulas devem ter duração máxima de 50 minutos, com intervalo mínimo de 10 minutos entre elas para higienização de escadas, suportes e dos ambientes. É obrigatório afixar, em locais visíveis ao público e próximo aos acessos às piscinas, a capacidade máxima de pessoas que podem utilizar estes espaços simultaneamente.

Deve ser mantido um distanciamento mínimo de dois metros entre os alunos dentro das piscinas e em todos os momentos em que estiverem sem máscara. Além disso, cada raia poderá ser utilizada por, no máximo, dois alunos simultaneamente.

Segue proibida a disponibilização, empréstimo ou compartilhamento de equipamentos utilizados durante as aulas, como pranchas, macarrão, pullbuoy, dentre outros. Estes equipamentos só poderão ser utilizados se os próprios alunos os levarem para a academia. Também continua proibido o uso de calçados utilizados no ambiente externo ao da academia, após passar pelo lava pés e/ou ducha externa.

ANÚNCIO
Anúncios
Dança

Escolas e estúdios de dança, balé, jazz, sapateado, danças urbanas e semelhantes também estão autorizados a receber o público mediante os critérios sanitários para impedir a disseminação da Covid-19. Desse modo, segue proibida a realização de ensaios, coreografias e apresentações que gerem contato físico ou redução do distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, inclusive professores e instrutores.

As turmas deverão ter composição fixa de alunos de maneira a permitir a rastreabilidade caso necessário. Além disso, os usuários não poderão usar nos estabelecimentos os mesmos calçados que utilizaram nos ambientes externos para chegar às escolas. As mochilas, bolsas e sacolas deverão ser armazenadas em locais específicos para este fim, devendo-se evitar o contato entre esses utensílios.

Escolinhas

Já as escolinhas de atividades esportivas, inclusive nos clubes sociais, recreativos e esportivos, estão liberadas para o máximo de dez alunos. As aulas devem ser realizadas em áreas com pelo menos 6 m² por aluno, com grupos fixos, cabendo ao professor manter o distanciamento de pelo menos 1,5m entre os alunos e os materiais utilizados durante as aulas deverão ser individuais.

Estão proibidas aulas de artes marciais e lutas como jiu-jitsu, boxe, boxe tailandês, muay thai, judô e capoeira. Os grupos de alunos de cada aula deverão permanecer constantes e registrados para permitir, caso necessário, o acompanhamento das pessoas que mantiveram contato.

As aulas devem ter duração máxima de 50 minutos, com intervalo mínimo de dez minutos entre elas para higienização completa dos ambientes, utilizando os produtos sanitizantes adequados.

ANÚNCIO
Anúncios

Cidade

Salvamar alerta para riscos com avanço de frente fria em Salvador

A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados a serem tomados

Publicado

em

A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país mudou o cenário de céu azul e calmaria em Salvador.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A chegada de uma frente fria que avança do Sudeste em direção ao Nordeste do país mudou o cenário de céu azul e calmaria em Salvador. A Marinha do Brasil e a Defesa Civil da capital baiana emitiram alertas reforçando os cuidados diante da previsão de ventos fortes e chuvas moderadas a intensas.

De acordo com a Marinha, o sistema afetará a faixa litorânea entre Caravelas e Salvador, com ventos variando de sudoeste a sul e rajadas de até 60 km/h, entre a manhã de quinta (12) e a noite de sexta-feira (13). A orientação é para que navegantes e embarcações de pequeno porte redobrem a atenção e evitem atividades marítimas recreativas durante o período. As informações atualizadas estão disponíveis no site oficial da Marinha ou nos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”.

Diante do cenário, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuará em esquema de plantão para possíveis emergências no litoral soteropolitano. Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o alerta é fundamental, principalmente por conta do comportamento do mar nos próximos dias.

“Observando a frente fria já registrada nas regiões do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sabemos que esse mesmo fluxo deve chegar a Salvador, o que pode provocar ocorrências graves de afogamento. O mar fica mais perigoso, com aumento das ondas, intensificação dos ventos e formação de correntes de retorno. Recentemente, tivemos um caso em que um surfista precisou ser resgatado por um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, após ser levado por uma corrente de retorno para longe da costa”, lembra.

A recomendação da Salvamar é evitar o banho de mar e a prática de esportes náuticos, especialmente por pessoas sem experiência. “Pedimos que todos redobrem os cuidados, principalmente com crianças e idosos. Não deixem essas pessoas sozinhas na praia, mantenham sempre o contato visual e a distância de um braço. Assim, conseguimos evitar tragédias. Quando a Marinha emite um alerta, é porque a situação é realmente séria. O ideal é evitar o mar neste fim de semana”, reforça.

ANÚNCIO
Anúncios
Atuação preventiva

A Salvamar atuará com rondas ostensivas na orla, orientando e sinalizando banhistas que se expuserem ao risco. “A galera que tem o costume de pegar o baba de manhã, por exemplo, que evite entrar no mar depois. Se for se molhar, que seja com muito cuidado. Como sempre digo: água acima do umbigo é sinal de perigo”, alerta Dantas.

Estrutura

A Salvamar atua ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Continue Lendo

Cidade

Rótula do Abacaxi terá bloqueios das 21h30 às 5h

A interdição teve início nesta quarta (4) e seguirá até domingo (7)e ocorre entre o supermercado Assaí Atacadista e o acesso à Avenida ACM

Publicado

em

Para a continuidade das obras de construção de um elevado na Rótula do Abacaxi, o trânsito será bloqueado no trecho entre o
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Para a continuidade das obras de construção de um elevado na Rótula do Abacaxi, o trânsito será bloqueado no trecho entre o supermercado Assaí Atacadista e o acesso à Avenida ACM, das 21h30 às 5h. A interdição teve início nesta quarta-feira (4) e seguirá até domingo (7).

Durante as três primeiras noites, os condutores que estiverem vindo da Rótula com destino à Avenida ACM deverão retornar no sentido Avenida Barros Reis, realizar outro retorno em frente à Fiori e seguir pelo elevado da Rótula do Abacaxi, alcançando assim a Avenida ACM. Aqueles que precisarem acessar a Avenida Bonocô poderão utilizar a via marginal em frente ao Supermercado Assaí, onde uma faixa estará livre para permitir o trânsito até a Bonocô.

Nas noites de sábado e domingo, o bloqueio será ampliado, afetando também os veículos provenientes da Avenida Barros Reis com destino ao Cabula/BR-324. Nesses casos, os motoristas deverão seguir pela Avenida Heitor Dias, retornar na Avenida Dois Leões e subir o elevado da Via Expressa, de onde poderão seguir para o Cabula ou descer em direção à BR-324. Os veículos com destino às avenidas ACM e Bonocô deverão utilizar o mesmo trajeto já indicado.

Para orientar condutores, pedestres e passageiros, agentes de trânsito estarão presentes no local. Além disso, painéis luminosos e placas informativas serão instalados para alertar sobre as alterações temporárias no tráfego.

Continue Lendo

Cidade

Governador Jerônimo entrega Parque Zoobotânico da Bahia requalificado

Equipamento recebeu reforma no aviário, felinário e ainda tem como novidade réplica gigante de um Tiranossauro Rex

Publicado

em

Boa notícia para quem curte natureza e um passeio ao ar livre. Após passar por obras de requalificação, o Parque Zoobotânico
Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Boa notícia para quem curte natureza e um passeio ao ar livre. Após passar por obras de requalificação, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, será reaberto para visitação pública na próxima terça-feira (3). A primeira fase das obras, que contou com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado e inclui a revitalização do aviário, da Ilha dos Macacos, do felinário, além de quiosques e pistas de acesso, foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste domingo (1º).   

Acompanhado da primeira-dama, professora Tatiana Velloso, e de secretários de Estado e outras autoridades, o governador plantou algumas mudas de Oitizeiro da Bahia, Pau-Brasil, Jamelão e Tamboril, e circulou pelas áreas do equipamento. “Com a entrega desta fase da requalificação do Parque, hoje, estamos marcando o começo de um conjunto de agendas que iremos desenvolver o longo do mês de junho, pelo mês do Meio Ambiente, para reafirmar nossa responsabilidade e nosso compromisso com o meio ambiente e com a população baiana”, declarou Jerônimo durante inauguração oficial.  

O Parque Zoobotânico da Bahia é referência na conservação da fauna silvestre e na educação ambiental, abrigando animais que, por diferentes razões, não podem mais ser reinseridos na natureza. Por isso mesmo, vai além de ser um zoológico tradicional. O principal objetivo do equipamento, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), é promover a sensibilização da sociedade sobre a importância da proteção da biodiversidade. 

O local tem capacidade para receber 1,5 mil visitantes e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. São 1,4 mil animais de 136 espécies reunidos pelo parque. Dividida em fases, a reforma tem como foco a melhoria da ambiência dos recintos, o bem-estar dos animais e a qualificação da experiência educativa para os visitantes.  

“É uma grande felicidade poder participar da reinauguração. O zoológico sempre teve como característica permitir que as pessoas façam um percurso completo, dando a volta por todo o espaço. Mas isso estava comprometido, devido ao fechamento de duas áreas importantes: o felinário e o aviário. Então, nosso foco principal foi reabrir esses espaços, permitindo novamente a circulação total dos visitantes”, pontuou o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré. 

ANÚNCIO
Anúncios

O espaço, um dos favoritos de lazer de baianos e turistas, ganhou mais uma novidade: o Sítio Paleontológico, com uma réplica gigante de um Tiranossauro Rex (T-Rex) que chama atenção da criançada e dos adultos também. “Eu estava ansiosa para trazer minha filha para aproveitar o domingo aqui. O zoológico, que agora é um Parque Zoobotânico, tem muito para ensinar para nossos filhos. Estou muito feliz de poder estar aqui participando dessa reabertura”, falou a auxiliar administrativa, Eliane Almeida. 

Também presente no evento, a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destaca que o passeio no Parque Zoobotânico pode ser também uma aula de campo. “Os estudantes do ensino médio podem vivenciar o Parque como um espaço de ampliação do tempo das aprendizagens, para ampliar o repertório e para estudar um pouco mais sobre a biodiversidade do estado da Bahia”, enfatizou.  

Bióloga e gestora técnica do Parque Zoobotânico, Ana Celly Lima afirma que o local passou por grandes mudanças. “O Parque é um equipamento importantíssimo para a cidade de Salvador e para o estado da Bahia. Ele é um centro de referência na conservação da fauna, abrigando animais que, por diversos motivos, não podem retornar ao seu habitat natural e que são mantidos sob cuidados humanos”, explicou.  

Regularização de permissionários 

Foram realizadas outras intervenções na estrutura do equipamento, a exemplo do horto e dos reservatórios de água. Além da revitalização física, o Governo do Estado realizou a regularização dos 24 permissionários que trabalhavam sem documentação. Equipamentos novos, como barracas, freezers, carrinhos de pipoca, micro-ondas e fardamentos também foram fornecidos pelo Estado.  

ANÚNCIO
Anúncios

Rafaela dos Santos vende pipoca no parque e conta da importância da regularidade documental. “Há mais de 10 anos que eu atuo aqui. Vim do segmento dos meus pais que atuam aqui há mais de 30 anos e, assim como para os outros permissionários, é um momento muito especial para mim ter essa regularização e receber esses equipamentos de trabalho”, completou. 

 

Continue Lendo

Mais Lidas