SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Bahia inaugura primeira delegacia de combate ao racismo e à intolerância religiosa

A Decrin foi inaugurada nesta terça (21), em Salvador, e começa a funcionar após sanção assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues

Publicado

em

A primeira Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa (Decrin) da Bahia foi inaugurada nesta
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A primeira Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa (Decrin) da Bahia foi inaugurada nesta terça-feira (21), em Salvador, e começa a funcionar após sanção assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante entrega da unidade, no Engenho Velho de Brotas, onde antes funcionava a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). A unidade funcionará dentro do Centro Policial de Cidadania e Diversidade (CPCD), investigando e reprimindo crimes de racismo e intolerância religiosa de forma complexa, atendendo especificidades como LGBTfobia e violências direcionadas a pessoas idosas.

“Aqui tem segurança pública, mas tem assistência social, tem direitos humanos, com uma missão, muito forte, de garantir o direito de quem queira fazer uma denúncia. Para aqueles que não tiverem coragem, nós vamos preparar, cada vez mais, a sociedade baiana. Agora temos mais um instrumento, inicialmente, aqui, em Salvador, mas nos próximos 10 anos vamos garantir que a intolerância religiosa seja banida do nosso estado. Preparamos nossas forças, tem muita competência nesse serviço. A gente vai trabalhar para zerar isso”, frisou o governador Jerônimo Rodrigues, sobre a política baiana de combate aos crimes de racismo.

A delegacia funcionará 24h, todos os dias da semana, com serviço de investigação, assistência social e psicologia, cartório, sala de reconhecimento e apoio integrado dos Núcleos Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), de Combate aos Crimes Cibernéticos (Cyber), de Diversidade e da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), que também atenderão na estrutura de segurança. No local também terá um posto SAC, com oferta de serviços de cidadania.

“Nesse Centro vamos aglutinar diversos serviços para proteção dos grupos vulnerabilizados. Mais uma vez, a Bahia sai na dianteira, reforçando o seu compromisso com a defesa da nossa liberdade de expressão, da liberdade religiosa, onde todas as pessoas possam ter seus direitos devidamente garantidos. Entendemos que a gente consegue vencer o preconceito através da difusão do conhecimento e do respeito às pessoas. E é que vamos fazer”, reforçou Heloísa Brito, delegada-geral da Polícia Civil da Bahia (PC-BA).

Liderança religiosa e diretor da Associação Mesa de Ogãs de Camaçari, Antônio Passos entende a delegacia como um instrumento de reparação, que ultrapassa o combate ao racismo e à intolerância religiosa.

ANÚNCIO

“Muita gente já sofreu muito! Muitos terreiros já foram atacados, muitas pessoas morreram, por conta do racismo religioso. Eu vejo a delegacia como um start, como um novo momento político e social para a Bahia, sendo referência também para outros estados. Infelizmente, é uma realidade presente em todo o Brasil. Mesmo em Salvador, na cidade mais preta fora de África, ainda vivenciamos isso. Espero que essa e outras políticas continuem sendo fomentadas para que nós possamos defender a nossa ancestralidade, ter o direito de professar a nossa fé e viver bem em comunidade”, compartilhou.

De acordo com dados da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), só em 2024 foram registrados 500 casos de racismo e 350 de intolerância religiosa na Bahia. Os números representam um aumento de 11% e 9%, respectivamente, na violência direcionada a pessoas negras ou de religiões de matrizes africanas e não cristãs.

“É um dado que, com certeza, justifica muito a existência da criação dessa delegacia. Por isso, é um instrumento para que a gente, por meio de ações preventivas e também repressivas, contribua para que o Estado fortaleça sua missão de ser um Estado laico, onde todas as pessoas são respeitadas em sua dignidade, independente da cor da sua pele e da sua condição religiosa”, pontuou a secretária Ângela Guimarães, à frente da Sepromi.

Ela ainda destaca que a delegacia funcionará junto a uma rede de assistência e combate a esses crimes, que atua há mais de dez anos na Bahia, através da administração estadual.

ANÚNCIO

Segurança

DPT da Bahia recebe novos equipamentos para análises toxicológicas e amplia capacidade pericial

Investimento fortalece a produção de provas científicas, reduz o tempo de emissão de laudos e amplia a identificação de substâncias em materiais biológicos

Publicado

em

O Laboratório Central do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com três novos cromatógrafos do tipo LC-MS/MS
Foto: Ascom/DPT

O Laboratório Central do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com três novos cromatógrafos do tipo LC-MS/MS, destinados às análises realizadas pela Coordenação de Toxicologia Forense. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo da Bahia e representam um avanço na capacidade técnica da perícia criminal do estado.

A nova tecnologia permite identificar e quantificar substâncias presentes em materiais biológicos, como sangue e urina, com elevado grau de precisão. A modernização deve contribuir para a redução do tempo de resposta dos laudos periciais e para o aumento da capacidade de processamento das amostras analisadas pelo laboratório.

Os equipamentos são capazes de detectar substâncias em concentrações extremamente baixas, ampliando as possibilidades de investigação em exames toxicológicos relacionados a ocorrências policiais e processos judiciais.

Entre os materiais que podem ser identificados por meio da tecnologia estão drogas ilícitas, medicamentos, venenos e outras substâncias de interesse forense, fundamentais para a produção de evidências técnicas e científicas.

Com a instalação dos novos cromatógrafos, o Laboratório Central do DPT fortalece sua estrutura de análises especializadas e amplia o suporte às investigações criminais conduzidas pelos órgãos de segurança pública e pelo sistema de Justiça.

ANÚNCIO

A ampliação da capacidade laboratorial contribui para a produção de provas científicas mais robustas, auxiliando na elucidação de ocorrências e na emissão de laudos com maior agilidade e precisão técnica.

Continue Lendo

Segurança

Bahia triplica ações de combate a incêndios florestais e reforça operação contra os efeitos da estiagem

Estado mobiliza 180 bombeiros, aeronaves, helicóptero e dezenas de viaturas para enfrentar queimadas, apoiar municípios em emergência e minimizar impactos da seca em áreas rurais

Publicado

em

o Governo da Bahia ampliou a mobilização para enfrentar o avanço das queimadas e os efeitos da estiagem em diversas regiões do estado.
Foto: Divulgação/Ascom Casa Civil

Com 543 intervenções de combate a incêndios florestais realizadas nos últimos 78 dias, número três vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado, o Governo da Bahia ampliou a mobilização para enfrentar o avanço das queimadas e os efeitos da estiagem em diversas regiões do estado.

Como parte da estratégia preventiva adotada neste ano, a operação reúne atualmente 180 bombeiros militares, duas aeronaves, um helicóptero e 47 viaturas, empregados em ações de monitoramento, combate direto ao fogo e proteção de comunidades ameaçadas.

Para fortalecer a integração entre os órgãos envolvidos, uma reunião coordenada pela Casa Civil, nesta terça-feira (15), em Salvador, reuniu representantes de secretarias estaduais e instituições responsáveis pelas ações de enfrentamento à seca e aos incêndios florestais.

Atualmente, a Bahia possui 85 municípios com decreto de situação de emergência por estiagem, dos quais 67 já tiveram o reconhecimento homologado pelo Estado.

Segundo os órgãos envolvidos na operação, cerca de 97% dos incêndios florestais têm origem em ações humanas, o que tem motivado o reforço das campanhas de conscientização e orientação à população, além da ampliação das iniciativas de prevenção e monitoramento.

ANÚNCIO
Operações em diversas regiões

Entre as ocorrências de maior impacto está o incêndio registrado em Pilão Arcado, no Norte da Bahia, que chegou a figurar entre os dois maiores focos ativos do país na semana passada. Após mais de dez dias de combate ininterrupto, as chamas foram controladas, embora as equipes permaneçam na região para evitar a retomada do fogo e garantir sua completa extinção.

Na Chapada Diamantina, equipes seguem atuando no município de Lençóis, em operação integrada com órgãos federais e apoio aéreo.

Também há ações de combate e monitoramento em municípios do Oeste baiano, como Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Barreiras e Barra, além da região compreendida entre Caém e Jacobina, no Centro-Norte do estado.

Monitoramento e resposta antecipada

O Governo da Bahia também intensificou o uso de tecnologias para monitoramento de áreas vulneráveis.

Dados georreferenciados relacionados à infraestrutura hídrica, condições da vegetação e áreas de risco para a agricultura familiar e a pecuária estão sendo integrados para identificar pontos críticos e antecipar respostas emergenciais.

ANÚNCIO

O monitoramento por satélite permite detectar regiões com maior vulnerabilidade ao fogo antes mesmo do surgimento de focos de incêndio, auxiliando na definição das estratégias de prevenção e combate.

Paralelamente, equipes realizam o mapeamento de poços e de localidades que necessitam de abastecimento emergencial por carros-pipa, especialmente em comunidades rurais não atendidas pela rede da Embasa.

Apoio à agricultura familiar

As medidas adotadas pelo Estado também incluem ações voltadas à manutenção da produção rural e à segurança alimentar das famílias afetadas pela seca.

Entre as iniciativas estão a distribuição de milho para alimentação dos rebanhos da agricultura familiar e a ampliação da oferta de cestas básicas para populações residentes em áreas prioritárias impactadas pela estiagem e pelos incêndios.

As ações contam com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e envolvem diferentes órgãos estaduais para mitigar os efeitos da seca e preservar as atividades produtivas no campo.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Segurança

PM apreende quatro fuzis e outras armas após confronto com suspeitos de integrar facção em Cajazeiras

Ação do BPATAMO ocorreu na tarde desta terça-feira (15), em Salvador, durante operação de combate ao crime organizado

Publicado

em

durante uma ação de combate ao crime organizado realizada na tarde desta terça-feira (15), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Foto: Divulgação SSP

Equipes do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPATAMO) da Polícia Militar da Bahia apreenderam um arsenal de armas de fogo durante uma ação de combate ao crime organizado realizada na tarde desta terça-feira (15), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Segundo a corporação, os policiais interceptaram um grupo suspeito de integrar uma facção criminosa que atuava na região. Durante a tentativa de abordagem e prisão dos suspeitos, houve confronto armado. Alguns dos envolvidos foram atingidos e receberam atendimento após a ocorrência.

No local, os militares apreenderam quatro fuzis, uma carabina, cinco pistolas e uma espingarda, além de carregadores, munições e outros materiais utilizados pelos criminosos.

A operação integra as ações permanentes de enfrentamento às organizações criminosas desenvolvidas pelas forças de segurança na capital baiana.

Após a apreensão, todo o material foi encaminhado para registro e adoção das medidas legais cabíveis. A Polícia Militar não informou, até o momento, o número de suspeitos envolvidos na ocorrência.

ANÚNCIO

De acordo com a corporação, o policiamento permanece reforçado em Cajazeiras e em áreas estratégicas da região, com o objetivo de ampliar a presença policial e prevenir novas ações criminosas.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reforça que informações sobre integrantes de facções e atividades criminosas podem ser repassadas de forma anônima por meio do telefone 181, do Disque Denúncia. O sigilo do denunciante é garantido por lei.

Continue Lendo

Mais Lidas