Segurança
Reconhecimento Facial da SSP alcança marca de 6 mil foragidos capturados na Bahia
Sistema identificou, em Ilhéus, homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia e atingiu número histórico de localizações desde 2019
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou, na noite de quinta-feira (31), a marca de 6 mil foragidos da Justiça capturados desde sua implantação, em 2019. A prisão que consolidou o número histórico ocorreu no município de Ilhéus, após a identificação de um homem procurado por dívida de pensão alimentícia.
As câmeras de videomonitoramento da SSP emitiram um alerta indicando a presença do suspeito, que possuía mandado de prisão em aberto. Após a confirmação da identidade, equipes policiais realizaram a abordagem e efetuaram a captura.
Utilizado diariamente em Salvador, na Região Metropolitana e em diversos municípios do interior do estado, o Sistema de Reconhecimento Facial tem se consolidado como uma importante ferramenta de apoio às ações de segurança pública.
A tecnologia também é empregada de forma itinerante durante grandes eventos e festas populares da Bahia, como Carnaval, São João e Réveillon, ampliando o monitoramento e o apoio às forças policiais em áreas de grande circulação de pessoas.
De acordo com a SSP, entre os 6 mil foragidos localizados desde a implantação do sistema, cerca de 70% eram procurados por crimes como homicídio, roubo, estupro, tráfico de drogas, furto e violência contra a mulher. Os outros 30% possuíam mandados de prisão relacionados ao não pagamento de pensão alimentícia.
O resultado reforça a importância do uso da tecnologia no combate à criminalidade e no cumprimento de mandados judiciais em todo o estado.
Segurança
PM realiza prisões e apreende arma, moto adulterada e 50 kg de cocaína
Operações da Polícia Militar em Salvador e Feira de Santana resultaram na prisão de dois suspeitos e na apreensão de arma de fogo, motocicleta com placa adulterada, drogas e materiais utilizados no tráfico
A Polícia Militar realizou, entre a noite de sexta-feira (14) e a manhã deste sábado (15), duas importantes ações de combate à criminalidade em Feira de Santana e Salvador. As ocorrências resultaram na prisão de dois suspeitos e na apreensão de arma de fogo, munições, uma motocicleta com placa adulterada, além de uma grande quantidade de entorpecentes e materiais relacionados ao tráfico de drogas.
Em Feira de Santana, policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Águia Branca prenderam um homem na Rua Vitorino Freire, no bairro Jardim Europa. Durante patrulhamento preventivo, os agentes identificaram um motociclista transitando sem capacete e determinaram sua parada. O suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pela guarnição.
Durante a abordagem, os policiais encontraram uma pistola calibre 9 mm, um carregador com 12 munições e um aparelho celular. Após a verificação do veículo, foi constatado que a motocicleta possuía placa adulterada. O homem, a motocicleta e todo o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrantes do bairro Sobradinho.
Já em Salvador, policiais militares do Batalhão de Policiamento Tático Central prenderam um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na Travessa do Grilo, na Rua das Flores, no bairro de Pernambués.

Foto: BPT-C
Durante rondas na região, os militares identificaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a aproximação da guarnição, ele tentou fugir, mas foi alcançado. Na abordagem, foram apreendidos cerca de 50 quilos de pasta base de cocaína, 50 mil pinos vazios utilizados para acondicionamento de entorpecentes e duas balanças de precisão.
O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Segurança
Nova sede da 27ª CIPM reforça a Segurança Pública em Cruz das Almas
Unidade inaugurada no bairro da Coplan amplia a capacidade operacional da Polícia Militar e melhora as condições de trabalho da tropa no Recôncavo Baiano
As ações de Segurança Pública em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, ganharam um importante reforço com a inauguração da nova sede da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), realizada nesta sexta-feira (15).
Localizada no bairro da Coplan, na Rua Cinco, nº 138, a nova unidade integra os investimentos do Governo da Bahia voltados à modernização e ao fortalecimento da estrutura da Segurança Pública em todo o estado.
A nova sede foi projetada para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais militares, além de ampliar a capacidade operacional da corporação no município e nos demais territórios atendidos pela 27ª CIPM.
Com uma estrutura mais moderna e adequada, a unidade proporcionará maior eficiência no desenvolvimento das atividades policiais, contribuindo para o aprimoramento dos serviços prestados à população e para o fortalecimento das ações de segurança na região.
A entrega do equipamento reafirma o compromisso com a valorização das forças de segurança e com a ampliação da capacidade de atendimento da Polícia Militar, beneficiando diretamente os moradores de Cruz das Almas e dos municípios que integram a área de atuação da companhia.
Segurança
PF e PM erradicam 35 mil pés de maconha em ação integrada no interior da Bahia
Operação de inteligência contra o crime organizado foi realizada em Contendas do Sincorá; parte da plantação foi encaminhada para perícia e o restante destruído no local
As polícias Federal e Militar erradicaram, na manhã desta sexta-feira (14), cerca de 35 mil pés de maconha durante mais uma ação integrada de inteligência de combate ao crime organizado.
O flagrante ocorreu no município de Contendas do Sincorá, no sudoeste da Bahia, localizado a aproximadamente 450 quilômetros de Salvador.
Com a chegada das forças de segurança estaduais e federais, suspeitos que estavam na área fugiram por uma região de mata e conseguiram escapar.
Parte da droga foi recolhida para a realização de perícia, enquanto o restante da plantação foi incinerado no próprio local.
Participaram da operação equipes da Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Juazeiro, do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga e Sudoeste.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (14)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 267 vagas para a próxima sexta-feira (14)
-
Infraestruturahá 3 diasBahia autoriza 12 obras viárias que somam cerca de 190 quilômetros em diversas regiões do estado
-
Economiahá 3 diasInteligência Artificial ganha espaço na construção civil durante a Construnordeste 2026
