SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Bahia Beer Festival movimenta Alagoinhas com cervejas especiais

o evento promoveu alta ocupação nos hotéis e movimentou a economia da região, inserindo a cidade no circuito dos festivais internacionais

Publicado

em

amostras de cerveja de 34 países e a participação de 14 especialistas estrangeiros como jurados e palestrantes, o Festival Bahia Beer
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Com 1.064 amostras de cerveja de 34 países e a participação de 14 especialistas estrangeiros como jurados e palestrantes, o Festival Bahia Beer – Alagoinhas foi aberto, na última sexta-feira (15), no município da zona turística Caminhos do Sertão. Autoridades, empresários e profissionais do setor cervejeiro participaram da cerimônia, realizada no Hotel Absolar, que concentra a maior parte da programação.

Composto de concurso da melhor cerveja artesanal, além do Congresso Internacional da Cerveja (Conib), do concurso gastronômico Cerveja no Prato e de apresentações musicais, o evento promoveu alta ocupação nos hotéis e movimentou a economia da região, inserindo a cidade no circuito dos festivais internacionais. A realização é da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com organização da Sol Eventos e apoio da Prefeitura Municipal.

“Alagoinhas sedia o maior concurso de cervejas da América Latina, com jurados que estão entre os maiores especialistas do planeta, assim como os palestrantes do Conib e os chefs do concurso gastronômico. Trouxemos tudo isto para qualificar o Bahia Beer e levar o nome da cidade para o mundo como polo produtor de cervejas, ganhando o estado um novo produto turístico que se consolida nesta segunda edição”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Para o prefeito Joaquim Neto, o evento consagra Alagoinhas como “a capital estadual da cerveja, com a melhor água do Brasil e fábricas de algumas das melhores marcas do mundo, incrementando a economia, gerando emprego e renda”.

Após a cerimônia, foram entregues os certificados aos 48 participantes dos cursos de qualificação promovidos pela Setur-BA em Alagoinhas sobre o universo da cerveja, no âmbito do Bahia Beer.

ANÚNCIO
Anúncios

Em seguida, teve início o Conib, com a palestra da consultora norte-americana Tara Nurin sobre como fazer do seu local de trabalho um lugar acolhedor. “Adoro a forma como o Governo do Estado e o órgão oficial de turismo acreditam no potencial da cerveja para impulsionar o desenvolvimento econômico”, comentou ela, após sua participação.

Foram 12 palestras durante dois dias, com especialistas dos Estados Unidos, Polônia, Singapura, Holanda, Itália, Alemanha e Brasil falando sobre temas atuais do universo cervejeiro, como micromalteação, lúpulo e análise sensorial, softwares e o cenário da cerveja artesanal na Bahia.

Em outra área do hotel, jurados estrangeiros e brasileiros provaram as mais de mil amostras de cervejas concorrentes, trazidas em mais de 4 mil garrafas.

“Estamos tendo bons dias aqui, com muitas amostras de cerveja em estilos diferentes. Já provei cervejas com frutas, almadas e também de estilo germânico. É sempre bom provar cervejas diferentes”, pontuou o jurado e palestrante polonês Jan Lichota, especialista em turismo cervejeiro.

“Agradeço todos os organizadores por este evento belo e precioso. Mas o mais importante é que os pequenos produtores de cerveja do Brasil estão tendo este apoio do poder público. E posso dizer que a bebida deles é realmente muito boa”, elogiou o jurado e mestre cervejeiro peruano Walter Prötzel.

ANÚNCIO
Anúncios

“Esta segunda edição está fantástica, de grande porte e alta representatividade e com excelente organização. Sem dúvida, terá um grande impacto em nossa sociedade, sendo de extrema importância para o desenvolvimento econômico da cidade”, avaliou o mestre cervejeiro local Matheus Facca.

A programação incluiu degustação de cerveja. Foi realizada também no Hotel Absolar uma minifeira de produtos de origem da Bahia, como chocolate, queijo, café e cachaça.

O Bahia Beer trouxe ainda uma parte festiva, com desfile de trios elétricos e grandes atrações, como o grupo Psirico, na Avenida Joseph Wagner.

Turismo

Novo voo da Gol liga Salvador à zona turística Vale do São Francisco

A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à região

Publicado

em

A partir de 29 de setembro, a Gol Linhas Aéreas passará a oferecer o voo entre Salvador e Petrolina, em Pernambuco,
Foto: Divulgação

A partir de 29 de setembro, a Gol Linhas Aéreas passará a oferecer o voo entre Salvador e Petrolina, em Pernambuco, que faz divisa com Juazeiro, no norte da Bahia. Serão três frequências semanais (segundas, quintas e sábados), usando a aeronave Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à zona turística Vale do São Francisco, composta pelos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. A abertura da linha integra as ações do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), para ampliar a malha aérea regional do estado, em parceria com empresas de aviação. 

“Essa iniciativa da Gol é mais um avanço na malha aérea regional da Bahia, no esforço conjunto do Governo do Estado e a companhia, que tem sido uma grande parceira do turismo baiano. Ela abre a ligação entre Salvador e a zona turística Vale do São Francisco, qualificando os destinos da região, onde existe uma diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais, além do enoturismo”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Em Salvador, a Gol lidera a oferta de voos para diversos destinos nacionais e internacionais, e Petrolina passa a ser a 20ª cidade atendida de forma direta, partindo do aeroporto da capital baiana. “Buscamos continuamente oportunidades para expandir a nossa malha. A nova rota atende a uma demanda de conectar dois importantes polos econômicos nordestinos (Petrolina e Juazeiro) a Salvador”, afirma o diretor executivo de Planejamento da Gol, Rafael Araújo. 

Continue Lendo

Turismo

Premiações em beleza natural e hotelaria fortalecem turismo baiano

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi escolhida a melhor praia de enclave do mundo, em 2025

Publicado

em

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave
Foto: Ascom/Setur

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave (pequena área urbana) do mundo, em 2025. O título foi conquistado pela praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, em avaliação feita pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias (CIF Playas). O levantamento envolveu 200 destinos litorâneos do planeta. 

A escolha, feita por especialistas internacionais em oceanografia, geografia costeira e engenharia ambiental, levou em conta critérios como beleza natural, infraestrutura turística, segurança e gestão sustentável. A praia baiana, de águas cristalinas, com Mata Atlântica em seu entorno preservada, possui a certificação internacional Bandeira Azul, por sustentabilidade. A Ilha dos Frades é administrada pela Fundação Baía Viva. 

O turismo baiano também é destaque nacional com Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, que ficou na primeira posição no ranking de desempenho hoteleiro, no primeiro trimestre deste ano, registrando coeficiente de performance de 32,7%. A avaliação foi feita pela plataforma Omnibees, entre os 10 destinos brasileiros com os melhores resultados. Salvador ficou em nono lugar, com 16,6%. A pesquisa analisou quatro critérios: crescimento nas reservas, número de diárias ocupadas, diária média e volume bruto de vendas. 

“ A premiação é resultado do turismo que o município vem desenvolvendo, como a capacitação de sete mil agentes de viagens, em 2023, e a expectativa de capacitar até 15 mil, em 2025. Não temos somente sol e praia, temos segmentos como ecoturismo, a rota das aldeias indígenas, náutica e observação de aves, entre outros. Todas essas experiências, aliadas a um trade turístico muito participativo e às parcerias com a Setur-BA, contribuem para atrair o turista de ticket médio maior”, explica o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones. 

Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “as premiações para a Bahia qualificam ainda mais o destino e reforçam a sua posição de líder nacional na movimentação de visitantes e no crescimento da receita no setor, uma vitória dos baianos, com o esforço do Governo do Estado para garantir o incremento das atividades turísticas”. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Turismo

Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional  

O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%)

Publicado

em

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor,
Foto: Tatiana Azeviche (Ascom/Setur-BA)

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%).  

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (-0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Setur-BA. 

Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário. 

Continue Lendo

Mais Lidas