Turismo
Bahia melhora infraestrutura para aquecer o turismo náutico
Obras de construção e requalificação estão em andamento em quatro marinas da Baía de Todos-os-Santos (BTS)

A Bahia está se preparando para ser um dos principais destinos internacionais do Turismo Náutico. Obras de construção e requalificação estão em andamento em quatro marinas da Baía de Todos-os-Santos (BTS).
O investimento é de aproximadamente R$ 63,7 milhões, com recursos do Prodetur. Em Salinas da Margarida, no recôncavo sul, um antigo píer está dando lugar a uma grande e nova marina. Na Ilha de Itaparica, duas marinas estão sendo reformadas, uma delas em Cacha-Prego.
Já em Salvador, a Marina da Penha, que estava abandonada, está sendo ampliada e completamente reconstruída. Nesta terça-feira (1º), o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, fez uma visita técnica às obras na capital baiana.
Segundo Fausto, a Baía de Todos-os-Santos é um grande patrimônio, com águas mornas e navegáveis o ano inteiro, mas que ainda carece de muita estrutura náutica. “Estamos aqui na Marina da Penha, na Ribeira, que é uma das quatro marinas que estamos fazendo, junto com Itaparica, Salinas da Margarida e Cacha-Prego, além de diversos atracadouros. Isso vai dar uma nova dinâmica no turismo náutico do nosso estado, que é um vetor importante para o desenvolvimento da economia de todos os 18 municípios que servem à BTS. Isso vai impulsionar ainda mais o turismo e fazer isso de forma perene, durante o ano inteiro, não somente no verão”.
- Salinas da Margarida
- Marina da Penha
- Itaparica
O secretário afirmou ainda que estão sendo feitos diversos treinamentos e ações de conscientização com a população, incentivando para que eles se sintam pertencentes a esse projeto, desde pequenos artesanatos, até reparo de embarcações, de como montar uma pousada, um restaurante.
“Enfim, um impacto socioeconômico muito importante que com certeza vai dar uma nova guinada no turismo e na economia de todos esses municípios que fazem parte da nossa querida Baía de Todos-os-Santos”, disse.
Outras intervenções
O Museu Wanderley de Pinho e a revitalização do MAM são mais duas obras também do Governo do Estado. “Essas obras todas têm interligações não só para o turismo. A população também poderá ser transportada em barcos novos, seguros, modernos. Vamos ter uma nova dinâmica de transporte na BTS, como já foi no século passado, das pessoas chegarem em Salvador pelo mar de forma segura e muito mais agradável, vendo o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra, esses patrimônios do nosso estado”, ressaltou Fausto Franco.
O engenheiro Eduardo Gama, responsável pela obra da Marina da Penha, falou sobre a nova estrutura do equipamento. “São duas frentes distintas de trabalho. Nós temos as obras da parte terrestre, que, basicamente, nós temos aqui o prédio 1, que é a sede administrativa, e tem mais dois galpões metálicos que serão a guarda dos barcos. São 96 vagas secas de barcos. Isso compõe a parte terrestre. Na parte náutica, nós temos um píer flutuante que vai abrigar 48 barcos de 15 a 30 pés. Essa é a estrutura básica aqui da marina”.
Turismo
Celebrações da Semana Santa movimentam turismo baiano

Na última quinta-feira (17), uma multidão seguiu a Procissão do Fogaréu, em Serrinha, na zona turística Caminhos do Sertão, reunindo baianos e visitantes. A tradição completou 95 anos, na retratação da prisão de Jesus, pelas tropas romanas. O governador Jerônimo Rodrigues e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, participaram da celebração, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia.
“Estamos aqui para agradecer, pedir perdão e paz, para que as pessoas possam viver com tranquilidade, ter dignidade na vida, ter comida no prato, ter emprego”, disse o governador.
A comunidade religiosa manteve a tradição, coordenada pela Igreja, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e da Polícia Militar, visando fortalecer o desenvolvimento socioeconômico regional.
“Assim como aqui em Serrinha, as celebrações da Semana Santa acontecem por toda a Bahia, trazendo muitos fiéis do Brasil e de fora do país, que movimentam atividades turísticas, impulsionando a nossa economia”, destacou o secretário Bacelar.
Na sexta-feira (18), em Esplanada, na Costa dos Coqueiros, a Setur-BA patrocinou o espetáculo Paixão de Cristo, considerado o maior do litoral norte e agreste baiano. Cerca de sete mil pessoas, entre moradores e visitantes, assistiram à apresentação, na Praça de Eventos, com a atuação de uma equipe formada por 150 atores, dançarinos e técnicos.
“O evento vem crescendo, a cada ano, e se consolidou como produto do turismo religioso em Esplanada, que tem dentre os atrativos do segmento a estátua do Cristo, considerada a maior da Bahia e a segunda maior do Nordeste. Sem o apoio da Setur-BA, não seria possível fazer algo tão grandioso, como essa festa da Sexta-feira da Paixão”, declarou o prefeito Nandinho da Serraria. Segundo a prefeitura, os meios de hospedagem, na sede do município e no distrito de Baixio, tiveram ocupação máxima na Semana Santa.
“Sempre venho a Esplanada visitar minha afilhada e aproveitei o feriado para ver esse espetáculo emocionante, com uma produção de qualidade e ótimos atores. Divulguei nas minhas redes sociais e, certamente, voltarei no ano que vem”, elogiou Cleone de Araújo, moradora de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
O fluxo de visitantes na cidade também fez o faturamento de pequenos comerciantes aumentar. “Atendi muita gente de fora de Esplanada. O meu faturamento foi 80% maior do que na feira de artesanato local, onde estou todos os fins de semana”, relatou a artesã Luciana Almeida, que vende peças religiosas.
Já em Nazaré, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, as celebrações da Semana Santa acontecem no período da tradicional Feira de Caxixis, a maior feira de artesanato ao ar livre da América Latina. Este ano, em quatro dias de atividades artísticas e culturais, 250 ceramistas participaram do evento, que teve o apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur-BA), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Cultura (Secult) e de Promoção da Igualdade Social (Sepromi). No Sábado de Aleluia (19), a feira recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues e do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, entre outras autoridades.
Ainda no sábado, em Jacobina, na Chapada Diamantina, aconteceu a Caminhada da Luz, que fez o percurso da Igreja da Matriz até o Morro do Cruzeiro. A manifestação católica completou 21 anos, com o incentivo da Setur-BA, como parte das ações para o incremento do turismo religioso no estado.
Outros segmentos
No último fim de semana, a pasta estadual de turismo também atuou em iniciativas, fora do segmento religioso, que movimentaram atividades turísticas. O órgão apoiou o 11° Sarau Poético e Musical de Vera Cruz (Baía de Todos- os-Santos); o Surf Soul Festival de Arembepe (Costa dos Coqueiros); e a Festa dos Caretas de Canarana e comemoração pelos 170 anos de Ipirá (Caminhos do Sertão).
Turismo
Bahia lidera receptivo de turistas internacionais no Nordeste entre janeiro e março
Dados divulgados pela Embratur, indicam que, no período, o estado recebeu 68.024 visitantes estrangeiros

A Bahia manteve sua posição de destaque como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte/Nordeste, nos primeiros três meses de 2025. Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), indicam que, no período, o estado recebeu 68.024 visitantes internacionais, consolidando-se como líder no receptivo deste público, na região. O número é 50% maior que o primeiro trimestre de 2024.
Somente em março, foi registrada a chegada de 17.583 pessoas de outras nações. No mesmo intervalo de tempo, o Brasil recebeu 3.739.649 pessoas vindas de fora do país, o melhor desempenho da história. Este desempenho é 47,8% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, os números são reflexo de “um trabalho do Governo do Estado na promoção do destino Bahia em âmbito internacional, associado à captação de voos. Um fator importante que impacta na decisão da viagem é a facilidade de chegar ao destino. Somado a isso, tem a qualificação de trabalhadores e empreendedores e os investimentos em obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas, o que dá segurança e atrai turistas”, explicou.
Atualmente, a Bahia está ligada diretamente a três capitais na Europa: Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Já na América do Sul, tem rotas para Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Santiago, no Chile. A Argentina, com 24.441 passageiros, lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.
A qualificação da mão-de-obra é feita através de ações da própria Secretaria de Turismo (Setur-BA), por meio de uma plataforma de ensino à distância, do Governo do Estado. A capacitação acontece em parceria entre o governo estadual e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O esforço do Governo do Estado em promover o destino Bahia foi recompensado recentemente. O projeto comunitário Instituto Santa Cruz – Ponta da Serra, em Adustina, na zona turística Caminhos do Sertão, ganhou o prêmio ouro, na categoria Patrimônio Imaterial, no concurso de Turismo Sustentável da World Travel Latin America (WTM), a maior feira da indústria de viagens da América Latina, na última quarta-feira (16), em São Paulo. O projeto oferece a experiência da devoção à Santa Cruz, incluindo trilhas pela Caatinga, artesanato e gastronomia inspirada na cultura sertaneja.
Turismo
Cerca de 200 mil pessoas devem deixar Salvador no feriado
Com o aumento do movimento nas rodovias nesse período, um esquema especial foi montado para o transporte de quem pretende viajar

Cerca de 200 mil pessoas devem deixar a capital baiana no feriado da Semana Santa, pelo terminal rodoviário e ferry-boat. Com o aumento do movimento nas rodovias nesse período, um esquema especial foi montado para o transporte de quem pretende passar o feriadão fora, e, além disso, o policiamento estará reforçado com ações de fiscalização para coibir o transporte clandestino.
De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) a expectativa no Terminal Rodoviário de Salvador durante o feriado prolongado da Semana Santa é de um crescimento de 4,13% na movimentação em relação ao mesmo período de 2024. Estão previstos a abertura de 600 horários extras, além dos horários normais, e 94.500 passageiros devem utilizar o terminal até a próxima segunda-feira (21) para embarque e desembarque. A operação iniciou desde o último domingo (13).
A Agerba recomenda aos passageiros que verifiquem a documentação necessária e não deixem para última hora para adquirir as passagens. Para saber se um ônibus é do sistema regular e não clandestino, o usuário deve verificar se existe o selo e o número de ordem da Agerba que são colocados em locais visíveis, além do CAT (Certificado de Autorização de Tráfego). O pedagogo Alex Cruz não vê a hora de rever a família em Santanópolis. Ele aproveitou para elogiar a organização do terminal rodoviário nesse período. “Hoje tá muito melhor do que os outros anos. Nós tivemos o cuidado de chegar mais cedo e agora é aproveitar pra ir passar com a família e descansar, além de curtir também, né? Que faz parte da época”, acrescenta.
Neste feriadão, um dos destinos mais procurados a partir do Terminal Rodoviário de Salvador para o interior do estado é o Recôncavo Baiano, com cidades como Cachoeira, Santo Amaro, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Na Costa do Dendê, destinos como Ilhéus, Porto Seguro e Itabuna estão atraindo os turistas. Já na Região Norte, cidades como Alagoinhas, Esplanada, Conde e Rio Real registram o grande fluxo. A região da Linha Verde, como Praia do Forte, Guarajuba e Imbassaí, também é bastante procurada. No Oeste baiano, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Luiz Eduardo Magalhães se destacam, assim como cidades do sudoeste e sul, como Vitória da Conquista, Jequié e Ubatã. No cenário interestadual, capitais como Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza, João Pessoa, além de grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, estão entre os principais destinos escolhidos pelos passageiros.
Ferry-boat
Para atender a grande demanda de quem optar sair da cidade via transporte aquático, a Internacional Travessias Salvador (ITS), operadora do sistema ferry-boat, estará utilizando seis embarcações: Anna Nery, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Zumbi dos Palmares, no esquema especial que vai de hoje até o dia 22 abril, para transportar os cerca de 100 mil passageiros e 15 mil veículos, um aumento de 5% em relação ao ano passado.
Além disso, a ITS vai operar com horários extras de travessias, de acordo com a demanda e a disponibilidade das embarcações, e o Terminal São Joaquim funcionará 24h entre esta quinta (17) e sexta (18), e o Terminal Bom Despacho entre segunda (21) e terça (22). Para saber o tempo de espera e o movimento em tempo real, acesse o Filômetro: internacionaltravessias.com.br/filometro.
Já o serviço de Hora Marcada, contará com 320 vagas extras, já à venda no portal www.internacionaltravessias.com.br. Os usuários também podem agendar a travessia de veículos de passeio por meio do SAC Digital, acessando www.sacdigital.ba.gov.br. Desde o ano passado, o serviço conta com uma nova forma de pagamento da passagem convencional para pedestres, que facilita o acesso e contribui para a redução de filas. Agora, é possível acessar diretamente as catracas utilizando cartões de crédito ou débito com tecnologia de aproximação (EMV), conforme a capacidade da embarcação.
E quem desejar fazer ou substituir o Ferry Card, o setor de cartões funcionará nesta quinta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Terminal São Joaquim. O atendimento será retomado na próxima terça-feira (22). A troca exige a presença do titular, munido de um documento oficial com foto. A operação especial conta também com o apoio das Polícias Militar, Transalvador, Secretaria de Transporte de Itaparica, Corpo de Bombeiros e Juizado de Menores.
Policiamento reforçado
Para garantir a segurança nas estradas, na manhã desta quinta-feira (17), o Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) iniciou a Operação Semana Santa 2025, com a intensificação das ações de policiamento e de fiscalização nas rodovias estaduais e ferries. A Operação, que segue até a próxima terça-feira (22), tem como objetivo preservar vidas, reduzir os índices de acidentes de trânsito e intensificar o enfrentamento da criminalidade nas rodovias estaduais.
Neste período de feriadão serão empregadas equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das três Companhias Independentes de Polícia Rodoviária (CIPRv), que irão fiscalizar os documentos de porte obrigatório (veículo e condutor) e os excessos. “O Comando Especializado de Policiamento Rodoviário potencializou as ações de prevenção de delitos com abordagens preventivas e a fiscalização em todo o período do feriadão da Semana Santa. Como sabemos que muitas ocorrências estão relacionadas ao uso do álcool aliado à direção, equipamos todas as nossas guarnições e postos com etilômetros e radares móveis. A nossa principal missão é reduzir os sinistros de trânsito, bem como preservar vidas”, destacou o tenente coronel Borges, subcomandante do CEPRv.
O CEPRv orienta cuidados antes de pegar a estrada, como não exceder o limite máximo de velocidade da via, sempre utilizar o cinto de segurança em todos os passageiros, não combinar a ingestão de bebida alcóolica à direção, fazer uma revisão preventiva no veículo (elétrica e mecânica), portar a documentação obrigatória válida (CRLV e CNH), não forçar ultrapassagens e, se estiver com crianças, atentar sobre os usos de cadeirinha, bebê conforto e/ou assento de elevação.