SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Meio Ambiente

Harpia é o novo morador do Zoo de Salvador

Também conhecida como gavião-real, a ave desembarcou na capital baiana vinda do Zoológico de Itatiba, no estado de São Paulo

Publicado

em

Nesta terça-feira (21), uma Harpia, também conhecida como gavião-real, desembarcou na capital baiana vinda do Zoológico
Foto: Ascom/Inema

Nesta terça-feira (21), uma Harpia, também conhecida como gavião-real, desembarcou na capital baiana vinda do Zoológico de Itatiba, no estado de São Paulo. A parceria estabelecida busca fomentar a reprodução dessa espécie e contribuir para a preservação da biodiversidade brasileira. O transporte do animal silvestre foi realizado por via aérea, seguindo os protocolos ambientais estabelecidos. 

Nos próximos dias, o macho da espécie passará por um período de adaptação em um recinto mais isolado antes de ser introduzido ao seu novo ambiente. Durante esse período, ele terá a oportunidade de conhecer sua nova parceira, uma harpia fêmea que já reside no zoológico de Salvador. Conhecida por sua imponência e força, a Harpia é uma ave que enfrenta uma situação crítica de ameaça de extinção. 

A inclusão da harpia no zoológico foi cuidadosamente recomendada por especialistas no manejo dessa espécie. A decisão de trazê-la está alinhada com um projeto de conservação voltado para espécies ameaçadas. Anna Celly, bióloga do zoo, destacou ainda a intenção de estabelecer um programa de reprodução para contribuir para a perpetuação da espécie. 

A bióloga ressaltou também a importância das parcerias estabelecidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a preservação das diversas espécies da fauna brasileira. Ela explica que o objetivo é reproduzir essas espécies (harpia) com a perspectiva de participar futuramente em programas de soltura e reintrodução desses animais na natureza. 

A harpia é uma ave de rapina que habita as florestas tropicais da América Central e do Sul. Com uma envergadura notável que pode atingir até 2,5 metros, esse predador possui garras potentes e uma cabeça distintiva com uma crista de penas. Sua alimentação é diversificada, incluindo mamíferos de médio porte e aves. 

ANÚNCIO

 

Meio Ambiente

Recuperação dos Recifes de Corais ganha destaque internacional

A atividade teve como objetivo registrar as ações do ‘Projeto Mares’, que busca recuperar recifes de corais na região

Publicado

em

ações do 'Projeto Mares', que busca recuperar recifes de corais na região. A expedição foi acompanhada por uma equipe da assessoria de
Fotos: Ludmille Nazaré/Ascom Sema

Em uma ação voltada para a conservação dos recifes de coral, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, neste sábado (26), de uma expedição na Ilha Itaparica, em Mar Grande, no município de Vera Cruz, em parceria com o Consulado Francês e a ONG PRÓ-MAR. A atividade teve como objetivo registrar as ações do ‘Projeto Mares’, que busca recuperar recifes de corais na região. A expedição foi acompanhada por uma equipe da assessoria de comunicação da Embaixada da França, vinda de Recife, que registrou imagens e depoimentos para apresentar os resultados do projeto na primeira Conferência da ONU sobre Oceanos, que acontecerá em Nice, na França, em junho deste ano. 

O Projeto Mares se destaca por utilizar corais invasores da espécie coral-sol como base para a regeneração de corais nativos da costa baiana, promovendo a restauração ecológica de maneira criativa e sustentável. 

Presente na ação, o diretor de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, destacou que, desde 2024, a Secretaria e o Inema vêm fortalecendo a parceria com a ONG PRÓ-MAR. 

“A ONG desenvolveu uma experiência inovadora de restauração de corais, removendo o coral-sol, uma espécie invasora, e utilizando seu cimento para criar blocos onde plantam corais nativos. Essa ação tem gerado uma “fazenda de corais”, promovendo a formação de um novo ecossistema. A Sema e o Inema acompanham essa iniciativa para avaliar seus resultados e, futuramente, expandi-la para outras regiões. Além disso, buscamos capacitar nossos servidores para fortalecer o gerenciamento costeiro na Bahia, reconhecendo sua importância estratégica”, reiterou Porto. 

O assessor técnico da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação (DISUC) do Inema, Túlio Rego, comentou sobre a importância desse projeto para o estado e reforçou a relevância de apoiar iniciativas voltadas à conservação dos oceanos. 

ANÚNCIO

“É uma honra participar desta campanha promovida pelo Consulado Francês, que valoriza a cooperação entre França e Brasil em prol da preservação marinha. A nossa Coordenação de Gestão de Unidades de Conservação tem acompanhado de perto esse projeto, inclusive autorizando pesquisas em unidades de conservação administradas pelo Inema, como a que trata da restauração do coral-de-fogo e do combate ao coral-sol. Além disso, esse projeto oferece a oportunidade de envolver as comunidades do entorno, promovendo a capacitação local e podendo ser integrado a outros programas de governo, como o Pagamento por Serviços Ambientais, fortalecendo ainda mais a proteção dos nossos ecossistemas marinhos”, afirmou Túlio. 

Importância do Projeto Mares 

Zé Pescador, um dos fundadores e coordenador de projetos da PRÓ-MAR, salientou o quanto o projeto é fundamental para a recuperação dos recifes de corais. 

“O que estamos fazendo aqui é restaurar o ecossistema, criando um ambiente mais saudável para atrair seus moradores naturais — peixes, crustáceos, moluscos. Esse trabalho gera impactos positivos não apenas na região, mas para o planeta como um todo, ajudamos a capturar carbono da atmosfera, promovemos a biodiversidade, beneficiamos a pesca, impulsionamos o turismo regenerativo, e fortalecemos a conexão das pessoas com a natureza”. 

Zé também destacou que o projeto se integra com outras iniciativas, levando educação e conscientização para as comunidades locais sobre a importância dos recifes focando no desenvolvimento social, ambiental e econômico — o verdadeiro tripé da sustentabilidade. “É uma grande felicidade ver que, com soluções simples e inovadoras, conseguimos recuperar, de forma prática e eficaz, ambientes que vêm sendo degradados há séculos”, acrescentou. 

Iniciativa baiana sendo referência mundial em preservação ambiental 

“Os pescadores daqui são verdadeiros pioneiros na proteção dos recifes de corais da Baía de Todos-os-Santos (BTS)”, ressaltou o Consul Honoraire de France à Salvador, Bernard Greck. Ele também destacou que em outubro de 2024 o embaixador Olivier Poivre d’Arvor, representante da França na ONU, esteve aqui para conhecer o Projeto Mares. 

ANÚNCIO

“No início de junho, haverá um evento da ONU em Nice, no sul da França, e o embaixador Olivier Poivre d’Arvor convidou o Projeto do Zé Pescador e representantes da Bahia para apresentar essa importante iniciativa de preservação do meio ambiente marinho da BTS. Hoje estamos aqui com a equipe do Consulado da França de Recife, realizando filmagens das atividades deste Projeto, para divulgar essa ação, fortalecer essa parceria franco-brasileira e reforçar o compromisso com a preservação dos oceanos, um desafio global frente ao aquecimento climático”. 

No Brasil, algumas iniciativas são pioneiras no cultivo de corais, como o Projeto Mares, na Ilha de Itaparica, que iniciou seu cultivo e pretende restaurar uma aérea de 1,5km2 do Recifes das Pinaúnas. 

Continue Lendo

Meio Ambiente

Lobo-guará atropelado no Oeste da Bahia passa por cirurgia 

O animal foi resgatado pelo Inema na BR-242, nas proximidades da cidade de Luís Eduardo Magalhães

Publicado

em

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atropelado na BR-242, no Oeste da Bahia, passou por uma cirurgia, nesta terça-feira (25),
Fotos: ASCOM/Inema

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atropelado na BR-242, no Oeste da Bahia, passou por uma cirurgia, nesta terça-feira (25), após ser resgatado por uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nas proximidades da cidade de Luís Eduardo Magalhães. O animal, que sofreu fraturas nas duas patas dianteiras, recebeu o primeiro socorro ainda no local, sendo atendido pelo centro de conservação e educação socioambiental Parque Vida Cerrado, instituição parceira do Inema e encaminhado a Salvador para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que realizou todos os procedimentos necessários para a recuperação desta espécie símbolo do Cerrado brasileiro e ameaçada de extinção. 

O médico veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinícius Dantas, explicou sobre as medidas clínicas adotadas. “Após estabilização do estado clínico, o indivíduo atendido no Parque Vida Cerrado precisou ser transferido para o Cetas, na capital baiana, onde constatamos a necessidade de intervenção cirúrgica nas duas patas dianteiras, uma ação para que o animal recupere suas funções de locomoção. A intervenção foi um sucesso, o animal respondeu muito bem aos procedimentos realizados, tendo um excelente pós-operatório e agora passará pelos cuidados de uma equipe multidisciplinar, que dará continuidade ao tratamento e processo de reabilitação”. 

A operação ocorreu com o apoio do Instituto de Cirurgia Ortopédica e Neurológica Veterinária (ICONVET), que disponibilizou seu centro cirúrgico localizado no bairro do Rio Vermelho, com todos os equipamentos e suporte de profissionais com experiência em veterinária ortopédica. 

O resgate 

À frente da ação de resgate, o técnico da Unidade Regional (UR) do Inema de Barreiras, Danilo Cezar, explicou sobre o os procedimentos adotados para o atendimento e manejo adequado do animal. “Fomos acionados por moradores e instituições para liderar o resgate de emergência. Devido ao estado delicado e da espécie estar na lista das ameaçadas de extinção, ação precisou ser em curto espaço de tempo”. O técnico também fez questão de alertar que essa rodovia é de grande fluxo e por isso a atenção deve ser redobrada, não só por conta da travessia de lobos, bem como demais animais silvestres que tem no Cerrado seu habitat natural. 

Só neste mês, dez dias depois do primeiro resgate, outro lobo também foi atropelado na mesma região, desta vez no município de São Desidério (BA-020). Como a situação de saúde não apresentava gravidade, o animal foi encaminhado para o Criadouro Fazenda Trijunção, referência no atendimento veterinário à fauna silvestre do Cerrado. 

ANÚNCIO

“Diante desse cenário, o Inema tem reforçado as ações de fiscalização e educação ambiental junto aos produtores rurais, condutores e população em geral, são ações de proteção da fauna e para fortalecer parcerias com instituições especializadas que possam garantir o bem-estar e a reabilitação de animais vítimas de acidentes”, ressaltou o técnico Danilo Cezar. 

Disque Fauna

Ao encontrar animais silvestres feridos ou fora de seu habitat natural, a população deve solicitar, imediatamente, o resgate através do Disque Fauna do Cetas (71) 99661-3998 (WhatsApp). 

A espécie

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul, um animal adulto chega a medir 1,30 m de corpo, além de 40 centímetros de cauda, podendo atingir mais de 20 quilos. O lobo-guará apresenta hábito de vida solitária, sendo encontrado formando casais apenas na época reprodutiva e durante o cuidado parental. É classificado pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como uma espécie “Quase ameaçada” e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-MMA) como “Vulnerável”.

Continue Lendo

Meio Ambiente

Polícia Militar realiza ação de conscientização ambiental no Porto da Barra

Além de equipes na faixa de areia, a ação conjunta da Coppa com a Marinha do Brasil contou com o apoio de embarcações

Publicado

em

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), uma ação de
Foto: COPPA e Sgt PM RR/C Magno

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) realizou, na manhã desta sexta-feira (14), uma ação de conscientização ambiental junto aos frequentadores da praia do Porto da Barra, com a remoção de resíduos na areia e na água.  

A ação foi realizada por policiais da unidade, com o reforço de 30 alunas-a-soldado que estão sendo formadas na sede da Coppa, em Pituaçu. Após o término do Curso de Formação de Soldados (CFSd), as novas soldados da Polícia Militar serão distribuídas entre o efetivo de unidades operacionais da PMBA e ampliarão as ações de patrulhamento e segurança na capital baiana. 

“Essa iniciativa é importante porque, além de dar visibilidade para a causa ambiental, demonstra que a Polícia Militar, e mais especificamente a policial feminina, está perto da população e preocupada com o ambiente em que vivemos”, revelou a aluna-a-soldado Ingrid Lobo. 

Além das equipes na faixa de areia, mergulhadores voluntários voltados à conservação do meio-ambiente marinho somaram esforços. No mar, embarcações da Coppa e da Marinha do Brasil realizaram ações de patrulhamento e fiscalização na região. Como resultado, uma geladeira chegou a ser localizada e retirada do fundo do mar. 

“Temos um núcleo de alunas, que já está na nossa instituição com a missão de proteger e servir o cidadão, mas também com uma atenção especial ao meio-ambiente”, destacou a major Érica Patrícia, comandante da Coppa. “Essa é uma das preocupações da nossa instituição, sobretudo nesse momento de emergência climática, em que conclamamos a população para que tenha cuidado com o meio ambiente”. 

ANÚNCIO

Entre frequentadores e turistas, a ação não passou despercebida e foi bastante elogiada. “Acho essa iniciativa um exemplo para todo o Brasil, essa não deveria ser uma preocupação apenas da Polícia Militar, mas de todos os cidadãos”, revelou Hércules Reis, turista de São Paulo. “É uma ação que não encontramos em outros lugares, e a Polícia Militar da Bahia está de parabéns”. 

Continue Lendo

Mais Lidas