SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Djamila Ribeiro é uma das atrações da Bienal do Livro Bahia

Conhecida no país pelo seu ativismo feminista, a filósofa se apresentará no espaço Café Literário

Publicado

em

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro acaba de ser confirmada como uma das atrações da Bienal do Livro Bahia, que acontece de
Foto: Helena Wolfenson

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro acaba de ser confirmada como uma das atrações da Bienal do Livro Bahia, que acontece de 10 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador, com realização da GL Events.

Conhecida no país pelo seu ativismo feminista, Djamila se apresentará no espaço Café Literário. Nesse ano de 2022, ela recebeu o grau de Comendadora, na Ordem do Mérito do Tribunal Superior Eleitoral, e foi eleita para a Academia Paulista de Letras, como a imortal da cadeira número 28, sucedendo a escritora Lygia Fagundes Telles.

Em 2019, foi laureada pelo Prêmio Prince Claus, concedido pelo Reino dos Países Baixos, e considerada pela rede britânica BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Em 2020, ganhou o Prêmio Jabuti, o mais importante do meio literário brasileiro, na categoria Ciências Humanas, pelo livro “Pequeno Manual Antirracista”. Em 2021, foi a primeira pessoa brasileira da história a ser homenageada pelo BET Awards, concedido pela comunidade negra estadunidense.

Djamila escreveu também os livros “Lugar de Fala”, “Quem tem medo do Feminismo Negro?” e “Cartas para minha avó”, com traduções para quatro idiomas. Além disso, ela é professora da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), colunista do Jornal Folha de São Paulo e coordenadora do Selo Sueli Carneiro e da Coleção Feminismos Plurais. Foi também professora convidada do departamento de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo, em 2016.

Além de Djamila Ribeiro, outros dois autores já foram confirmados para o Café Literário: o baiano Itamar Vieira Júnior, agraciado com o Prêmio LeYa 2018, o Prêmio Jabuti 2020 de melhor romance e o Oceanos-Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2020, e a mineira Carla Madeira, escritora de instigantes histórias protagonizadas por personagens femininas. Itamar e Carla foram os dois autores mais lidos do Brasil em 2021. Ademais do Café Literário, a Bienal do Livro Bahia contará com mais dois espaços, com o objetivo de contemplar uma programação para toda a família: a Arena Jovem e o Espaço Infantil.

ANÚNCIO
Anúncios

2 de Julho

Documentos que contam a história estão expostos no Arquivo Público

A exposição “Do Recôncavo à Independência” reúne fac-símiles de documentos históricos da coleção Independência do Brasil na Bahia

Publicado

em

representa a resistência do estado. Se unindo às comemorações dos 202 anos de independência, o Arquivo Público
Foto: Carta acusando o General Pedro Labatut de enviar para Pernambuco peças roubadas dos portugueses João e José Teixeira Barba. Arquivo Público do Estado da Bahia

O dia 2 de julho trata-se de um dos feriados mais importantes para a Bahia. Nesta data, é celebrada a Independência da Bahia ou a Independência do Brasil na Bahia, e representa a resistência do estado. Se unindo às comemorações dos 202 anos de independência, o Arquivo Público do Estado da Bahia, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), responsável por salvaguardar a história e memória do povo baiano, traz para a população uma exposição que revela correspondências que ajudam a contar fatos sobre as lutas por liberdade.

A exposição “Do Recôncavo à Independência”, que reúne fac-símiles de documentos históricos da coleção Independência do Brasil na Bahia, estão sob a guarda do APEB. A mostra parte sobre o processo de independência a partir de documentos produzidos em diferentes localidades do Recôncavo Baiano, território fundamental na resistência às tropas portuguesas entre os anos de 1821 e 1823. Composta por correspondências, atos normativos e registros oficiais, a exposição revela o protagonismo de sujeitos e comunidades que muitas vezes foram pouco celebradas pelas narrativas oficiais.

Mais do que um acervo de papéis históricos, a exposição oferece ao público uma travessia pela escrita da liberdade, uma escrita feita a muitas mãos, em vilas, quartéis, câmaras municipais e estradas do Recôncavo.

“A mostra reafirma o papel do APEB como guardião da memória pública e espaço de pesquisa, reflexão e valorização da história popular”, enfatiza o diretor do APEB, Jorge Vieira.

A exposição fica aberta à visitação entre os dias 1 a 31 de julho.

ANÚNCIO
Anúncios
SERVIÇO
  • Exposição comemorativa ao 2 de julho “Do Recôncavo à Independência
  • Quando: De 01 a 31 de julho
  • Onde: Arquivo Público do Estado da Bahia – Ladeira Quintas dos Lázaros, nº 50, Baixa de Quintas, Salvador.
Continue Lendo

2 de Julho

Lula propõe tornar a data Dia da Consolidação da Independência

A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência

Publicado

em

Nacional, nesta terça-feira (1°), um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1°), um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência pelo imperador Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822.

O dia 2 de julho marca a Independência da Bahia e é feriado estadual.

“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirma o presidente em vídeo postado nas redes sociais.

Nas imagens, Lula aparece ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), ambos ex-governadores baianos. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, outro baiano, também acompanhava o presidente.

“Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência”, acrescentou Lula.

ANÚNCIO
Anúncios

O presidente embarcou nesta tarde para Salvador, onde cumprirá agenda de celebração do dia 2 de julho na Bahia. De lá, ele viajará diretamente a Buenos Aires, para participar da Cúpula do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (3).

Continue Lendo

Agricultura

Nova unidade de beneficiamento de mel fortalece apicultores de Itiúba

A nova agroindústria vai beneficiar mais de 80 famílias, promovendo o fortalecimento da atividade apícola na região

Publicado

em

de produtos de abelhas da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Itiúba (Apismeli), localizada na comunidade de Várzea Formosa. 
Foto: Geraldo Carvalho/Ascom CAR 

O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), inaugurou no último sábado (28/06), a nova unidade de beneficiamento de produtos de abelhas da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Itiúba (Apismeli), localizada na comunidade de Várzea Formosa. 

A nova agroindústria vai beneficiar mais de 80 famílias de apicultores e meliponicultores, promovendo o fortalecimento da atividade apícola na região, especialmente com o aumento da produção e da comercialização do mel local. 

Presente à inauguração, ao lado da primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância da iniciativa. “Essa nova unidade faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar as oportunidades de comercialização, diversificar as fontes de renda e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares, por meio das agroindústrias familiares”, afirmou. 

O presidente da Apismeli, Luiz Antônio, comemorou a conquista e falou sobre o impacto para os produtores. “Essa unidade vai aumentar nossa produção, porque Itiúba já é um município com grande potencial para a apicultura. Estamos muito felizes, porque agora vamos conseguir colocar dinheiro no bolso com uma atividade que também preserva o meio ambiente.” 

Já a agente de negócios da associação, Amanda Santos, contratada via projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, reforçou o otimismo com o futuro da produção. “Temos uma grande expectativa com essa agroindústria, e deveremos alcançar a marca de 20 toneladas de mel produzidas ainda este ano. Além disso, já avançamos no Selo de Inspeção Municipal (SIM) e agora estamos em busca do registro que permita a comercialização em âmbito nacional.” 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas