Esporte
‘Verão Costa a Costa’ fortalece a prática esportiva no litoral baiano
O projeto promove momentos de lazer, diversão e inclusão social para a comunidade local e gera emprego e renda
Atividades esportivas das mais diversas modalidades, espaço de recreação infantil, comercialização de produtos e shows gratuitos têm marcado a terceira edição do projeto ‘Verão Costa a Costa’, promovido pelo Governo do Estado, com investimento total de R$ 5 milhões, com apoio da Bahiagás. Realizado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o projeto tem última parada em Camaçari, na praia de Arembepe, na zona turística Costa dos Coqueiros, até este domingo (16).
A iniciativa já percorreu municípios das costas do Descobrimento (Porto Seguro), do Dendê (Maraú), das Baleias (Alcobaça), do Cacau (Itacaré) e Salvador. Para o coordenador de esportes da Setre, Gustavo Miranda, o projeto tem como objetivo fortalecer o esporte, promover momentos de lazer, diversão e inclusão social para a comunidade local e gerar emprego e renda.
“O grande lance do ‘Verão Costa a Costa’ é difundir as modalidades de praia e também outras que são praticadas em cada cidade do território. A cada ano, a comunidade absorve mais, então o projeto vai se ampliando. É uma grande sacada, principalmente ao trazermos a Feira da Economia Solidária, uma excelente oportunidade de comercializar produtos”, enfatiza Miranda. Superando as expectativas, a edição de 2025 já alcançou mais de 40 mil pessoas, com o envolvimento de muitos estudantes da rede pública de ensino.
A programação em Arempebe, teve início nesta quinta-feira (13) e vai das 8h às 17h. Uma megaestrutura foi montada no fim de linha da localidade, para a prática de iniciação esportiva em futevôlei, vôlei de praia e beach tenis. Outras modalidades, como boxe, skate, futmesa, acesso à tirolesa, arborismo, escalada e brinquedos infantis, como futebol de sabão, piscina de bolinhas e cama elástica, também estão disponíveis para o público.
Pela primeira vez, o estudante de 13 anos, Enzo Veleiro Souza, se arriscou na escalada de 15 m de altura, que exigiu força e concentração. Para ele, a sensação foi de “frio na barriga”. “Quando chega lá em cima e a gente olha para baixo, bate aquele medo, mas é uma sensação boa. É uma atividade física em que trabalhamos as pernas, os braços. Achei muito bom. Aqui, já fiz boxe, jiu-jitsu e pretendo fazer futmesa”, disse.
A mesma sensação descrita por Franciele Sousa, 17 anos, também estudante e moradora de Camaçari, quando fez a aula de skate. “Vi os meninos fazendo esse esporte, achei legal e quis fazer também. Fiquei com medo no início, achei que eu ia errar, mas testando foi muito fácil. Pretendo voltar amanhã pra fazer novamente”, contou.
No Verão Costa a Costa também há um espaço destinado à Feira de Economia Solidária, que reúne empreendedores e oferece espaço para exposição e comercialização de produtos. A artesã Mariete Passos de Jesus, 62 anos, natural de Arembepe, aproveitou a oportunidade para mostrar os seus produtos em tecido cru.
“Trouxe roupas com crochê e bolsas temáticas. Gostei muito dessa iniciativa porque posso ter uma renda a mais e apresentar o meu trabalho, que faço há 35 anos. Tomara que eu consiga vender muito aqui”, afirmou animada.
A programação inclui ainda os shows de Afrocidade e Escandurras, no sábado (15); e no domingo (16), uma corrida de 5 km, a partir das 7h, com show musical.
Esporte
Baianão 2026 vira palco da campanha “Feminicídio Zero”
Iniciativa da SPM e Irdeb usa a força do futebol para conscientizar sobre violência contra a mulher e divulgar canais de denúncia
O Campeonato Baiano 2026 será marcado pela campanha Feminicídio Zero, lançada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Durante toda a competição, a ação pretende aproveitar a visibilidade do esporte mais popular do país para ampliar a conscientização sobre violência de gênero e fortalecer a rede de denúncias e proteção às mulheres.
A campanha levará mensagens de alerta e enfrentamento à violência contra a mulher para dentro e fora dos estádios, utilizando diferentes formatos de comunicação. O objetivo é chamar atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e agressão vividas por mulheres, além de divulgar o Disque 180, canal nacional gratuito disponível 24 horas para orientação, acolhimento e registro de denúncias.
Durante o Baianão, a iniciativa contará com a presença da Unidade Móvel da SPM em alguns estádios, oferecendo atendimento psicossocial e jurídico às mulheres. A ação integra a agenda permanente do Governo do Estado no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio — tema que ganha ainda mais relevância diante dos dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam que, a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil, além do aumento de casos de violência doméstica em dias de jogos.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, levar a campanha Feminicídio Zero ao Campeonato Baiano amplia o alcance da mensagem. “O Baianão é um espaço de grande visibilidade que agora também se transforma em um espaço de conscientização. Precisamos da participação de clubes, atletas, torcidas e da federação para fortalecer a mensagem de respeito, responsabilidade coletiva e pelo fim do feminicídio”, afirmou.
A Bahia conta com uma rede estruturada de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência. Entre os equipamentos disponíveis estão a Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, que reúne delegacia, juizado, promotoria e defensoria em um só espaço, além das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), Centros de Referência, Cras, Creas, Salas Elas à Frente e as Unidades Móveis da SPM, que percorrem municípios do interior levando atendimento direto às comunidades.
Esporte
Baía de Todos-os-Santos estreia no Campeonato Brasileiro de Vela Optimist
Evento reúne mais de 200 jovens atletas em Itaparica e movimenta turismo e economia local
As águas da Baía de Todos-os-Santos recebem, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, principal competição da vela de base do país. Organizado pelo Yacht Clube da Bahia (YCB) e com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento acontece até esta quinta-feira (15), em Itaparica, numa programação de 11 dias. Mais de 200 atletas, com idades entre 6 e 13 anos, de oito estados brasileiros, além de representantes da Argentina, participam das provas, que têm como sede a moderna marina construída pelo governo baiano no município. Eles estão acompanhados de equipes técnicas e familiares, reunindo cerca de 500 pessoas, com tempo livre para passeios e experiências na região.
“Além das condições técnicas favoráveis à prática da vela, Itaparica oferece infraestrutura turística qualificada e atrativos, com marina de padrão internacional, rede hoteleira, gastronomia diversificada, belezas naturais e identidade cultural. Esses fatores contribuem para que os envolvidos na competição tenham novas vivências”, destacou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
“A opção por Itaparica se deu pela qualidade da marina, da excelência da raia e das características da cidade, que é acolhedora, turística e histórica. Além disso, contamos com o apoio do Estado e da Prefeitura Municipal, o que facilitou a realização do evento, que movimenta a economia local”, completou o comodoro do YCB, Ricardo Dantas.
Para o diretor da Confederação Brasileira de Vela, Jônatas Gonçalves, “velejar em Itaparica é um sonho, com vento, mar limpo e condições ideais, além da infraestrutura e do acolhimento aos visitantes”.
História e religiosidade
Itaparica também deu início às comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil na Bahia, com cinco dias de atividades, homenagens à heroína itaparicana Maria Felipa e shows de BaianaSystem, Carlinhos Brown e Jota Quest, entre outros artistas. A festa terminou no domingo (11), com o tradicional desfile cívico-cultural pelo Centro Histórico. As celebrações tiveram apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e de outros órgãos.
Ainda no domingo, a Baía de Todos-os-Santos recebeu a procissão marítima que transportou a imagem do Senhor do Bonfim, da Penha até o Terminal Náutico, em Salvador. A imagem foi levada para a Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, de onde sairá, na quinta-feira (15), para o cortejo da Lavagem do Bonfim, com destino ao santuário de mesmo nome, na Cidade Baixa. A programação festiva conta com incentivo da Setur-BA, visando o incremento do turismo religioso baiano.
Esporte
Bahia fortalece corrida de aventura com doação de caiaques infláveis
Equipamentos entregues pela Sudesb à FBCA ampliam estrutura para provas e treinamentos no estado
Após um ano de apoio a eventos e atletas da corrida de aventura, o Governo da Bahia encerrou 2025 com um reforço importante para a modalidade: a doação de 15 caiaques infláveis à Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA). A entrega foi realizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os novos caiaques estrearam na tradicional Volta da Ilha dos Frades, em 27 de dezembro, quando atletas percorreram um trajeto que contorna a ilha, passando pela Praia de Loreto e pelo município de Madre de Deus. Com investimento de R$ 52 mil, os modelos duck, fabricados em PVC flexível, têm capacidade para duas pessoas e vêm acompanhados de remos, kit de reparos e fole para enchimento.
A iniciativa integra o plano de trabalho da parceria entre Sudesb e FBCA, que já contemplou cinco etapas do Campeonato Baiano da modalidade em 2022 e 2023. Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, a ação reforça a política de incentivo ao esporte:
“A entrega desses caiaques amplia as condições de treino e competição da corrida de aventura na Bahia. É um investimento que fortalece a federação, valoriza os atletas e contribui para o crescimento sustentável do esporte”, destacou.
Segundo o presidente da FBCA, Vitor Hugo, os equipamentos representam um avanço para a modalidade:
“Esses caiaques infláveis ampliam nossa capacidade de realizar provas e treinamentos em diferentes ambientes naturais, garantindo mais segurança e acessibilidade aos atletas”, afirmou.
A corrida de aventura é uma modalidade multidisciplinar que combina orientação, mountain bike, canoagem, trekking e técnicas verticais, exigindo resistência física, estratégia e trabalho em equipe. Os caiaques, que pesam entre 15 kg e 20 kg, facilitam o transporte e permitem acesso a rios e lagos, ampliando o potencial de exploração durante as provas.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (20)
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (21)
-
Cidadehá 3 diasPrimeiros ônibus chegam à Nova Rodoviária da Bahia e marcam início das operações
-
Agriculturahá 2 diasBahia celebra avanços na produção de queijos no Dia Mundial do Queijo





