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Últimos trens do VLT de Salvador seguem para São Paulo

Veículos passarão por restabelecimento técnico e operacional antes de serem integrados ao sistema baiano 

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Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador
Foto: Divulgação/CTB

Na manhã desta sexta-feira (4), foi realizada a expedição da 40ª e última composição dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana rumo à fábrica da CAF, em Hortolândia (SP). O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em publicação nas redes sociais. A movimentação marca o encerramento do envio das unidades destinadas aos procedimentos técnicos e operacionais necessários à futura operação do sistema. 

“O VLT do Subúrbio faz parte da transformação histórica que fizemos em Salvador. Hoje, concluímos o envio de todos os trens pra Hortolândia, onde passam pelos ajustes finais. Esse é um projeto que vai mudar o dia a dia de quem mais precisa do transporte público”, destacou o governador. 

Com o transporte da última remessa, a Bahia conclui uma etapa estratégica do cronograma de implantação do novo modal, que integra o projeto de reestruturação da mobilidade urbana da capital e região metropolitana. A logística foi realizada por via terrestre, em carretas especiais, com desmontagem técnica e acompanhamento rigoroso das equipes responsáveis, assegurando a integridade dos equipamentos durante todo o trajeto. Esta etapa contou com o acompanhamento direto do diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente. 

Na unidade da CAF, os veículos passam por intervenções técnicas específicas, incluindo restabelecimento técnico-operacional, modernização de componentes, adequações e testes de performance. As modificações visam atender às exigências do projeto baiano, assegurando eficiência, segurança e plena compatibilidade com o sistema metroferroviário local. 

A previsão é que os trens comecem a ser transferidos para Salvador a partir de dezembro de 2025, conforme o cronograma estabelecido. O investimento previsto no material rodante é de R$ 820 milhões. As obras do VLT estão organizadas em três trechos: o primeiro da Calçada à Ilha de São João, o segundo de Paripe a Águas Claras e o terceiro de Águas Claras à orla de Piatã, totalizando 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas. 

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Os trens foram adquiridos pelo Governo da Bahia após a celebração do Instrumento de Transmissão Onerosa de Bens e Outras Avenças, firmado entre o Estado de Mato Grosso, o Estado da Bahia, o Consórcio VLT Cuiabá, Várzea Grande e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A. O processo de envio das composições teve início em 15 de outubro de 2024. 

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Primeiros trens do VLT iniciam da fase de testes

Sistema sobre trilhos, com investimento de R$ 5,4 bilhões, avança para a fase de preparação da operação assistida prevista para 2026

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Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais.
Foto: Renato Ribeiro/GOVBA

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais. Nesta quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com auxílio de um trator rebocador até a oficina, onde passam por atualização de softwares, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes para os primeiros testes no trecho 1.

Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para os ajustes iniciais. Na oficina, técnicos verificam funcionalidades e configurações do sistema. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre Calçada e Lobato, com duração prevista de seis meses. A operação assistida deve ocorrer no segundo semestre de 2026.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028.

Impacto histórico e modernização
A chegada dos primeiros trens do VLT marca um capítulo histórico na mobilidade urbana de Salvador, comparável ao início da operação do metrô na capital baiana. O projeto simboliza a transição para um transporte mais sustentável, integrado e eficiente, alinhado às tendências globais de redução de emissões e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Com tecnologia moderna e infraestrutura robusta, o VLT promete transformar a experiência de deslocamento, conectando regiões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade.

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Primeiros trens do VLT chegam a Salvador e marcam início da fase de testes 

Governador Jerônimo Rodrigues apresenta composições que vão integrar o novo sistema de transporte; operação assistida começa em 2026 

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Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades pelo governador Jerônimo Rodrigues, em ato realizado na Avenida Paralela. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto. 

“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou o governador. 

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: 

  • Trecho 1: Comércio – Ilha de São João 
  • Trecho 2: Paripe – Águas Claras 
  • Trecho 3: Águas Claras – Piatã 

As obras incluem drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, iluminação e urbanização. A conclusão está prevista para 2028. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a relevância do projeto para os comerciantes do Subúrbio: 

“A obra também incluirá novos equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha, comerciantes e chefs da gastronomia, além de mercados, uma central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse. 

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O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, reforçou o caráter sustentável do VLT: 

“É um equipamento moderno, com cerca de 50 metros de extensão, capacidade para 400 pessoas e operação silenciosa, alinhado aos conceitos de descarbonização”, afirmou. 

Ao todo, 40 trens vão compor o sistema em pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros começam no segundo semestre de 2026. 

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Festival da Lambreta movimenta Mouraria com gastronomia e música

Evento estreia nesta terça e promete resgatar tradição boêmia do bairro histórico de Salvador

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A Mouraria, um dos bairros mais tradicionais do Centro Histórico de Salvador, será palco da 1ª edição do Festival da Lambreta,
Foto: Bruno Concha / Secom PMS

A Mouraria, um dos bairros mais tradicionais do Centro Histórico de Salvador, será palco da 1ª edição do Festival da Lambreta, que começa nesta terça-feira (18) e segue até 30 de novembro. Durante 13 dias, seis bares e restaurantes locais — Bigu, Koisa Nossa, Mistura Perfeita, Oxente Menina, Bar da Crys e Destampa — vão apresentar versões exclusivas da iguaria típica, acompanhadas de temperos e criações que celebram a diversidade da gastronomia baiana.

Além dos pratos, o festival oferece promoções especiais: de segunda a quarta, na compra de duas cervejas, a terceira é grátis; e ao pedir duas dúzias de lambreta, a terceira é por conta da casa. De quinta a domingo, o “Esquenta do Bloco Os Internacionais” anima o bairro com música e combos especiais (lambreta + petisco) criados por cada estabelecimento.

A iniciativa, realizada em parceria entre comerciantes locais, o bloco Os Internacionais e a Prefeitura, busca revitalizar a Mouraria e resgatar sua vocação boêmia. “Queremos que o festival seja o ponto de partida para uma nova fase do bairro, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local”, destacou Gegê Magalhães, da Secretaria de Cultura e Turismo.

A proposta é que o evento entre para o calendário oficial de Salvador, consolidando a lambreta como símbolo da tradição gastronômica da cidade.

 

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