Turismo
Turismo náutico movimenta Salvador, Itaparica e Simões Filho
As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa

Dois eventos esportivos movimentaram a zona turística Baía de Todos-os-Santos, no último sábado (12), com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). A iniciativa integrou as ações da pasta para o incremento das atividades náuticas no litoral baiano, para movimentar a economia, atraindo atletas e seus acompanhantes de diversas regiões brasileiras.
As marinas da Penha (Salvador) e de Itaparica foram bases para o 3º Festival Náutico Maria Felipa, em homenagem à heroína itaparicana que lutou na consolidação da Independência do Brasil na Bahia. O evento teve palestras, regata, manifestações culturais e passou a usar o selo Lixo Zero, por práticas de sustentabilidade, com a participação de 200 velejadores baianos, do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O festival foi uma promoção da Federação de Esportes Náuticos da Bahia e da Flotilha de Vela Oceânica.
“Viemos participar da regata com o objetivo maior de confraternizar, para depois ficar alguns dias em Itaparica. A infraestrutura náutica da Bahia é, sem dúvida, uma das melhores do Brasil”, elogiou o velejador Armando de Oliveira, de São Paulo.
“A experiência de navegar na Baía de Todos-os-Santos é sensacional. Achei os equipamentos náuticos bonitos e bem-feitos, oferecendo segurança e conforto”, completou a velejadora Isabela Garcia, do Rio de Janeiro.
Ainda no sábado, a travessia entre as marinas da Penha e de Aratu, até a Orla da Capadócia, em Simões Filho, foi o percurso da 3ª Copa Z6, um dos mais importantes eventos do segmento no Brasil, atraindo atletas de diversos estados. Ela reuniu três competições: Circuito Baiano de Downwind (canoagem), Campeonato Baiano de SUP (stand up paddle) e o Circuito de Vela. Realizada pela Z6 Náutica e Ella Produções, a Copa teve, também, ações do projeto ambiental Maré Sem Plástico e programação cultural.
Licitação de marinas
No dia 29 de julho, às 10h, a Setur-BA irá realizar, pela internet, a licitação de quatro marinas construídas pelo Governo do Estado (Penha, Itaparica, Cacha-Pregos e Salinas da Margarida), para concessão à iniciativa privada, por um período de 30 anos. O edital está disponível no site www.setur.ba.gov.br. Após a entrega dos equipamentos, uma zeladoria foi contratada pela secretaria para garantir a conservação deles, enquanto não acontece o resultado do certame.
Turismo
Setur-BA requalifica Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista
A iniciativa reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) deu início, nesta semana, em Barra do Choça, na zona turística Caminhos do Sudoeste, à elaboração de um diagnóstico para mapear a infraestrutura e os atrativos do município. A iniciativa integra as ações da requalificação da Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista, que reúne 22 fazendas e empreendimentos afins, em Barra do Choça e outras seis cidades próximas, com vocação para o turismo rural.
“Viemos conhecer e identificar as potencialidades do município, quais as experiências que podem ser oferecidas e se o destino está estruturado para receber turistas. Posteriormente, vamos fazer capacitações, produzir material de divulgação e implantar sinalização turística, entre outras ações”, explicou a coordenadora-técnica da Setur-BA, Lúcia Bichara.
Durante a visita, a equipe da secretaria se reuniu com autoridades, produtores rurais e representantes do trade turístico, além de conferir o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Coorperbac). A entidade atua na torrefação, seleção e armazenamento de grãos, incluindo laboratórios de degustação, abertos à visitação.
“Nossos cafés especiais são vendidos para diversos países, e agora estamos nos preparando para vender a experiência de conhecer de perto como esses cafés são produzidos. O foco é explorar o turismo rural, valorizando as tradições locais. Essa parceria com a Setur-BA é importante para avançarmos na estruturação do segmento”, ressaltou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Alessandra Santana.
“O café é o nosso principal atrativo turístico, além de ser o maior gerador de desenvolvimento econômico e social. Temos fazendas que reúnem história e cultura, onde os turistas podem conhecer todo o processo do cultivo. É uma rota que passa por belas paisagens naturais e inclui elementos do Ciclo do Café. Essa potencialidade precisa ser mais explorada”, completou a presidente da Cooperbac, Joara Oliveira.
Turismo
Turismo religioso baiano é promovido na maior feira católica do mundo
Os roteiros baianos da fé foram divulgados na 18ª Expocatólica, que reuniu 200 expositores e mais de 61 mil visitantes

O turismo religioso da Bahia esteve representado no estande da secretaria por sete santuários: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santa Dulce dos Pobres e Nossa Senhora dos Alagados, em Salvador; Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro; e Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora das Candeias, nos municípios de mesmo nome.
Os roteiros baianos da fé foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba) na 18ª Expocatólica, a maior feira mundial de produtos e eventos do catolicismo. Ela foi encerrada, no último domingo (6), após quatro dias de programação, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, reunindo 200 expositores e mais de 61 mil visitantes.
“Neste ano, tivemos um número maior de devoções em nosso estande, o que demonstra que o turismo religioso católico baiano tem muito potencial ainda a ser explorado. A devoção ao Anjo Bom da Bahia, por exemplo, está chegando a outros estados e países. Ouvimos aqui na feira relatos emocionantes de fiéis que não são baianos”, explicou a assessora técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira, que fez a palestra “Bahia Religiosa – Fortalecendo as Raízes Espirituais”.
“Demos o nome de Santa Dulce a uma obra social na cidade de Navegantes, o que gerou um estímulo entre os fiéis para conhecer o santuário dela, na Bahia”, relatou o padre Eduardo Bastos, do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, no litoral de Santa Catarina.
No espaço da Setur-BA, as pessoas ainda conheceram a trajetória da beata Lindalva Justo de Oliveira, a caminho de se tornar a segunda santa brasileira. Nascida no Rio Grande do Norte, ela teve a sua formação e atuação religiosa em Salvador, até ser assassinada por um interno no abrigo Dom Pedro II, em 1993, na Sexta-Feira da Paixão. O fato de ter sido martirizada abriu as portas para a beatificação, o primeiro passo para a canonização.
“Sou do Rio Grande do Norte e fiquei feliz em ver essa bela homenagem dos baianos à beata Lindalva, que será santificada, com a graça de Deus”, disse o filósofo potiguar Renné Fernandes.
Para o empresário Marcelo Sacramento, presidente da Irmandade do Senhor do Bonfim, “o governo baiano, por meio da Setur-BA, está de parabéns, pela grande participação na Expocatólica, uma oportunidade ímpar para mostrar as ações no turismo religioso, onde a Colina Sagrada do Bonfim acolhe visitantes nos 365 dias do ano”.
Promoção no Centro-Oeste
Nos dias 3 e 4 de julho, a Setur-BA divulgou os atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia na 5ª Expo Turismo Goiás, no Espaço de Convenções de Goiânia, o maior evento do setor da região Centro-Oeste, com a participação de 180 expositores e 4,2 mil visitantes. Paralelo à feira, a secretaria capacitou 100 profissionais da Operadora Azul Viagens sobre as experiências oferecidas pelos destinos baianos.
Turismo
Bahia mira turistas das Américas
Setur-BA, Copa Airlines e o trade turístico alinham estratégias para ampliar a chegada de visitantes internacionais ao estado

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, nesta sexta-feira (4), um encontro com a Copa AirLines e o trade turístico, para discutir ações conjuntas visando atrair mais turistas internacionais para a Bahia. A iniciativa aconteceu após a confirmação da companhia aérea, que retomará o voo da Cidade do Panamá (América Central) para Salvador, a partir de 7 de janeiro de 2026. A rota oferece conexões para 88 destinos em 32 países das Américas, incluindo Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia.
“Depois do esforço do Governo do Estado, que garantiu a volta das operações da Copa na Bahia, precisamos estar unidos na promoção do voo do Panamá e dos atrativos da Bahia, para ampliar o fluxo de turistas das Américas no estado. Demos o primeiro passo e vamos seguir com outras ações”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
O gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, elogiou a iniciativa da pasta. “É um prazer estar de volta à Bahia, e a Secretaria de Turismo exerceu um papel de destaque nesse processo. A gente vem aqui para demonstrar ao trade turístico a nossa disposição de apoiar a entrega de um produto competitivo no mercado internacional”.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, seção Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “essa cooperação é fundamental, para que a gente continue crescendo e avançando no turismo baiano, por meio dessa sintonia com a Setur-BA”.
“Esse evento de hoje é de extrema importância para o turismo da Bahia, é a união da ponte que faltava após a pandemia, para a nossa conectividade aérea com o mundo”, destacou o diretor da agência Alcance Viagens, Luiz Cesar.
“A gente fica muito feliz com o momento que o trade está vivendo, tendo o apoio do Governo do Estado ao turismo. A promoção deve ser colaborativa, envolvendo as partes pública e privada. A união é a chave do negócio”, completou a diretora da rede hoteleira Vila Galé, Adriana Borges.
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