SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Traficante é flagrado pelas câmeras de reconhecimento facial

Mais de 55 pessoas procuradas por venda de entorpecentes foram localizadas pelo sistema

Publicado

em

Um traficante foi capturado, na manhã desta segunda-feira (11), após ser flagrado pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento
Foto: Ascom/SSP-BA

Um traficante foi capturado, na manhã desta segunda-feira (11), após ser flagrado pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública. Até o momento, a tecnologia alcançou mais de 300 procurados por crimes contra a vida, contra o patrimônio e contra a sociedade.

O homem passava por um dos pontos monitorados pela tecnologia, quando teve a imagem captada pela ferramenta e comparada com a disponibilizada pelo Banco Nacional de Mandados. O criminoso tinha uma ordem de recaptura por tráfico de entorpecentes expedida pela Justiça.

O Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou equipes da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar, que abordaram o foragido e o encaminharam à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter).

Segurança

Defesa Civil testa novo sistema nacional de alertas por SMS na Bahia 

Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e Santa Cruz Cabrália participam, simultaneamente, da ação do Governo Federal no dia 14 de junho 

Publicado

em

A Defesa Civil da Bahia realiza, neste sábado (14), às 12h, um teste do novo sistema nacional de alertas por SMS, o ‘Defesa Civil
Foto: Divulgação/Portal GOVBR

A Defesa Civil da Bahia realiza, neste sábado (14), às 12h, um teste do novo sistema nacional de alertas por SMS, o ‘Defesa Civil Alerta’, desenvolvido pelo Governo Federal para reforçar as estratégias de prevenção e resposta a desastres. A ação ocorrerá simultaneamente para moradores em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e outros 32 municípios do Nordeste, incluindo todas as capitais da região, que vão receber uma mensagem de alerta de demonstração diretamente em seus celulares. 

A mensagem será disparada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), localizado em Brasília, e marca o início da fase de implantação do novo sistema, que utiliza a rede de telefonia celular para enviar avisos gratuitos e em tempo real à população. O sistema já está em operação nas regiões Sul e Sudeste e, na Bahia, entrará em funcionamento definitivo a partir do dia 18 de junho. 

Para o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, a ferramenta representa um avanço essencial na prevenção de desastres. “É uma ação concreta de proteção à população, que vai permitir avisos rápidos e orientações diretas em situações de risco”, afirma. “A informação chega a tempo de salvar vidas e fortalecer a capacidade de resposta das comunidades”, completa. 

Durante o teste, os moradores receberão a seguinte mensagem de demonstração: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado.  

A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de informar e proteger a população em casos de desastres naturais ou provocados por ações humanas, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).  

ANÚNCIO
Anúncios

O novo sistema Defesa Civil Alerta envia mensagens de texto à população em áreas de risco, com diferentes níveis de urgência: extremo, severo e demonstração. No alerta extremo, um som semelhante a sirene será emitido, mesmo com o celular no modo silencioso. Já no severo, o aviso será mais discreto. Os alertas fornecem orientações claras sobre como agir diante de riscos como alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas, vendavais, entre outros eventos. 

A definição do conteúdo e o momento de envio dos alertas são de responsabilidade das Defesas Civis municipais e estaduais, que atuam com base em monitoramento técnico e em protocolos de segurança. Durante a fase de implantação, além dos alertas reais, também poderão ser enviados comunicados de demonstração para familiarizar a população com a nova ferramenta. A tecnologia funciona automaticamente, sem necessidade de cadastro ou CEP. 

Informações detalhadas sobre o uso da ferramenta estão no https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/defesa-civil-alerta 

Continue Lendo

Segurança

Militares atuam em salvamento de família durante incêndio em Brotas

Após a ação, as vítimas foram socorridas para o atendimento médico

Publicado

em

Na noite de terça-feira (10), policiais militares empregados na Operação Sentinela resgataram uma família presa em um apartamento
Foto: 26ª CIPM 

Na noite de terça-feira (10), policiais militares empregados na Operação Sentinela resgataram uma família presa em um apartamento em chamas no bairro de Brotas, em Salvador. 

Durante patrulhamento, a equipe foi alertada por populares e identificou um incêndio em apartamento no terceiro andar de um prédio localizado na Avenida Dom João VI. Um homem, uma mulher e uma criança tentavam escapar do fogo através da janela. 

A equipe tentou acesso direto ao imóvel, mas as chamas impediram a entrada. Com o apoio de vizinhos, os policiais acessaram o apartamento ao lado e, com o auxílio de uma escada improvisada entre as janelas, aturam no resgate da família. 

Após a ação, as vítimas foram socorridas para o atendimento médico. 

“A ação rápida e corajosa dos policiais militares evitou uma tragédia ainda maior e demonstra, mais uma vez, o compromisso da PMBA com a vida e a segurança dos cidadãos”, comentou o capitão Fonseca, que coordenou a ação. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Segurança

Forças policiais da Bahia recebem veículos blindados e fuzis

Além de quatro veículos táticos para transporte da tropa também foram entregues 650 fuzis e 23 mil espargidores

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (6), representantes das forças policiais receberam equipamentos da Secretaria da Segurança Pública
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Na manhã desta sexta-feira (6), representantes das forças policiais receberam equipamentos da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, para potencializar as ações em todo o estado. Veículos táticos blindados, fuzis e espargidores foram entregues no Centro de Operações e Inteligência (COI), pelo vice-governador Geraldo Junior e pelo secretário da SSP, Marcelo Werner.   

Além de quatro veículos táticos para transporte da tropa também foram entregues 650 fuzis e 23 mil espargidores. Outras sete viaturas semiblindadas vão reforçar as ações preventivas. 

Cerca de R$ 16,5 milhões foram empregados na aquisição dos itens, que visam ofertar maior precisão e preservação dos agentes envolvidos nas iniciativas de combate ao crime organizado.  

“Esse é mais um grande investimento nas forças policiais, com foco na preservação dos profissionais em ações realizadas na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado”, explicou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.  

O comandante-geral da PM, coronel Antônio Magalhães, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, o diretor-geral do DPT, perito criminal Osvaldo Silva, entre outras autoridades participaram da solenidade. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas